Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Canjica – Receitas de Comidas Indígenas

Veja o post que saiu agorinha do Demonstre.com:

Os indígenas sempre contribuíram muito com o enriquecimento cultural de todos os povos com que já entrarem em contato. Aprenda a preparar receitas de comidas indígenas! Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Canjica e outras Comidas Indígenas.

Canjica

A culinária é um traço importante, e único, da cultura de cada povo. Justamente por isso, ela é muito característica de cada lugar. Por isso, as comidas típicas indígenas brasileiras possuem variações, até mesmo entre uma tribo e outra.

Em comum, elas possuem o uso de ingredientes muitos simples e naturais, a exemplo da mandioca, milho, frutas, ervas e peixes. Ou seja, são aquele retirados diretamente da natureza. Além disso, a comida, nas tribos indígenas, é preparada com diversas finalidades, como por exemplo oferendas aos deuses e espíritos, para as mulheres períodos pós-parto e para os homens que vão caçar. Há, ainda, os alimentos proibidos e os especiais para festas e determinadas épocas do ano. Ainda que muitas comidas tenham sofrido influência dos portugueses e dos africanos, ou tenham sido modificadas ao longo do tempo, elas guardam em sua essência a originalidade de um povo que é responsável pela construção de boa parte daquilo que hoje compõem a cultura brasileira.

Comidas Indígenas

Em vários posts anteriores mencionamos a influência indígena nos pratos, e hoje veremos a culinária  indígena em si. Algumas receitas não possuem medida exata, já que o registro de algumas delas não era tão fácil assim por serem preparadas com as quantidades a olho. Sabe-se que os indígenas costumam plantar o que consomem, além de utilizarem a caça e a pesca. É comum o uso de mandioca e tapioca nos pratos, vários tipos de pimentas, peixes e bebidas fermentadas e muitos outros ingredientes. Não é possível generalizar, já que há muitas etnias indígenas, mas é fato que os indígenas sempre contribuíram muito com o enriquecimento cultural de todos os povos com que já entrarem em contato. Aprenda a preparar essas receitas!

Canjica – Comidas Indígenas

A tão amada canjica tem origem indígena! Envolto em muitas controvérsias a respeito de sua origem, acredita-se que um dos pratos mais bem quistos das festas juninas tem origem indígena, mais especificamente, uma herança dos índios Tupinambás. A canjica é feita a partir de um milho branco, cozido e preparado junto com outros ingredientes, como leite, leite de coco e açúcar. Em algumas regiões brasileira, o prato recebe o nome de mungunzá.

(Imagem: Receiteria)

Ingredientes da Canjica

  • 500g de milho para canjica cozido;
  • 500ml de leite;
  • 1 xícara de açúcar;
  • ¼ xícara de água;
  • 5 colheres de sopa de coco ralado;
  • 6 cravos e 1 canela em pau;
  • 1 colher de sopa de amido de milho.

Como preparar Canjica

Em uma panela de pressão, coloque o milho pra canjica com doze xícaras de água, e cozinhe por 50 minutos depois depois de pegar pressão. Retire a panela do fogo e escorra o micho. Em uma panela, coloque o milho já cozido, o leite, a canela e os cravos e mexa bem, até que comece a ferver. Adicione o açúcar, o coco ralado, amido de milho diluído em ¼ de água. Mexa bastante em fogo baixo por quatro minutos. Sirva com canela polvilhada.

Fim da receita Canjica

Se você gostou da receita, compartilhe, deixe seu comentário ou crítica.

Comidas Indígenas

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa receita, e quer mais, temos diversas outras. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

O post Canjica – Receitas de Comidas Indígenas apareceu primeiro em Demonstre.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

Canjica – Receitas de Comidas Indígenas

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×