Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Recursos literários

Olá, como sabemos a arte e Literatura está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de recursos que influenciam na literatura, e principalmente em artes, iremos falar de  Recursos literários.

Recursos literários

Recursos literários são estratégias que o orador pode aplicar ao texto para conseguir um determinado efeito na interpretação do ouvinte. Podem relacionar-se com aspectos semânticos, fonológicos ou sintáticos das palavras afetadas.

Os recursos literários são ferramentas que utilizam os autores de literatura para gerar certos efeitos de estilo nos seus textos.

Alegorias

Na literatura, a alegoria representa uma figura de linguagem, mais precisamente uma figura de palavra de caráter moral, a qual deixa de lado seu sentido meramente denotativo, para pôr em prática o sentido figurado das palavras, ou seja, a duplicidade de sentidos, ou mesmo sua plurissignificação (multiplicidade de significados).

Fábula e Parábola

Esse recurso retórico é muito utilizado na literatura sobretudo, nas fábulas e parábolas marcada pela relação entre o sentido literal e o sentido figurado. Destarte, a fábula e a parábola representam tipos de textos literários que trabalham a alegoria com o intuito de transmitir a mensagem de forma simbólica, enigmática.

Videos sobre Alegorias:

Ironia

Ironia é uma figura de linguagem na qual é dito, intencionalmente, o oposto do que se pretende transmitir. Revestida de um humor sutil, a ironia tem como objetivo a ridicularização e desvalorização de alguém ou de uma situação.

Tipos de ironia

  • Asteísmo: quando louva;
  • Sarcasmo: quando zomba;
  • Antífrase: quando engrandece idéias funestas, erradas, fora de propósito e quando se faz uso carinhoso de termos ofensivos.

Videos sobre Ironia:

Imaginário

É algo que só existe em nossa imaginação, pode-se chegar à conclusão de que tudo aquilo que não puder ser materialmente provado, pertence ao imaginário. Ou seja, pensamos que existe, mas ele realmente inexiste. Coisas imaginárias são aquelas cuja existência não pode ser comprovada.

Videos sobre Imaginário:

Alusão

Trata-se de uma espécie de intertexto, onde um texto se relaciona com o outro de forma explícita ou implícita. Sendo assim torna-se admissível mencionar fatos, pessoas, trabalhos de arte, acontecimentos históricos, celebridades, já existentes em outras obras.

Alusão e Intertextualidade

É válido acrescentar que a Alusão enquanto parte da intertextualidade, pode ocorrer entre textos de diferentes gêneros.

Videos sobre Alusão:

Desfamiliarização

“A finalidade da arte é dar uma sensação do objecto como visão e não como reconhecimento; o processo da arte é o processo de singularização ostranenie – (estranhamento) dos objectos e o processo que consiste em obscurecer a forma, em aumentar a dificuldade e a duração da percepção. O acto de percepção em arte é um fim em si e deve ser prolongado; a arte é um meio de sentir o devir do objecto, aquilo que já se ‘tornou’ não interessa à arte.”

Videos sobre Desfamiliarização:

Bricolagem

Bricolagem é um texto criado e composto por diferentes trechos de outros textos, que depois são “colados”, através de um processo semelhante ao da bricolagem.

Videos sobre Bricolagem:

Metafísica

O termo metafísica foi consagrado por Andrônico de Rodes a partir da ordenação dos livros aristotélicos referidos à ciência dos primeiros princípios e primeiras causas do ser.

Interpretação da metafísica

A interpretação da metafísica como estudo do “sobrenatural” é de origem neoplatônica. A tradição escolástica identificou o objeto de estudo da metafísica com o da teologia, ainda que tenha distinguido as duas pelos métodos usados: para explicar Deus, a metafísica recorre à razão e a teologia à revelação.

Videos sobre Metafísica:

A solidez da especificação

A solidez da especificação é o processo de colocar um produto ou serviço no mercado mostrando diretamente suas verdadeiras qualidades, apresentando uma ideia que convenças as pessoas.

Solidez na Literatura

Na literatura a solidez é baseada no que o autor represente ao leitor de maneira que interesse o leitor, com técnicas indutivas, chegando ao foco principal.

Videos sobre A solidez da especificação:

FIM

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem as artes, e hoje falamos de Recursos literários. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.

O post Recursos literários apareceu primeiro em Demonstre.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

Recursos literários

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×