Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Aula de Canto

Aula de Canto

Pode parecer irônico falar que todos deveriam fazer alguma aula de canto, num texto sobre o tema. Mas, não. O real sentido dessa frase, é que todos usamos nossa voz, seja em casa, na escola, no trabalho, na rua, no trânsito. E com o avanço tecnológico, muitas pessoas trabalham com a voz.

Eu vejo muitas pessoas criando conteúdo para o YouTube. Algumas com sua imagem outras somente narrando, mas, em geral, a voz está lá, presente. É um dos gatilhos mais intensos do nosso cérebro, a voz nos traz lembranças e pode ser utilizada pode beneficiar muitas pessoas.

No entanto, se ainda não se convenceu, pense num professor que fala o dia inteiro, numa mãe que ensina as coisas aos seus filhos, num aluno curioso, um palestrante, um vendedor ou até um médico. Todos usam suas vozes exaustivamente, e a aula de canto pode ajudá-los a não cansar a sua voz. Chegando aos 50 ou 55 anos sem rouquidão, pigarros, entre outros sintomas de desgaste de voz.

Aula de Canto

Aprenda a cantar. Seja você um instrumentista que nunca cantou ou um cantor experiente procurando novas técnicas e formas de fortalecer seu instrumento. Existem técnicas para todos os módulos espalhados pela internet. Junte-se aos vocalistas profissionais para que eles te ajudem você a começar a cantar.

Primeiro é necessário entender a história do canto para dar algum contexto à sua jornada. E, em seguida, você deve entender seu instrumento vocal, descobrindo conceitos e terminologia principais.

Além disso, um dos pontos importantes é praticar alguns exercícios para aumentar a força do núcleo – o que pode melhorar o seu canto. Bem como analisar palavras-chave relacionadas a som, tom e melodia.

Como se aprende canto

Há muitas razões pelas quais você pode estar interessado em aprender como se aprende a cantar. Talvez as lições sejam muito caras, ou você não está inteiramente certo de que cantar é sua paixão. Talvez você esteja envergonhado com seu nível de canto ou se sinta como se estivesse atrasado e queira dar o pontapé inicial em seu canto. Mas é realmente possível aprender a cantar? Sim e não.

Você já canta!

Cantar faz parte do nosso cotidiano. Não é como aprender algo completamente novo, como um instrumento ou aprender a dirigir, porque cantar é simplesmente um uso prolongado da voz. Você já está a meio caminho de cantar quando fala. Portanto, você vai querer trabalhar nas técnicas de usar sua voz para melhorar essa habilidade que você já possui. As técnicas que você vai querer começar incluem:

Tom Vocal

O tom vocal é uma das áreas mais importantes do canto. Quando você trabalha com um treinador vocal, seu tom pode ser uma das primeiras coisas sobre as quais ele fala. Cantar fora do tom é o que faz com que a maioria dos cantores pare de cantar, ou os ouvintes pensem que alguém parece ruim.

Quando você estiver aprendendo a cantar consigo mesmo, você desejará estabelecer uma boa rotina de exercícios e exercícios para ajudar nessa técnica. Correspondência de tom – reproduzir tons que você ouve com sua voz – é provavelmente o exercício mais simples em que você pode trabalhar. Isso envolve não apenas trabalhar com sua voz, mas também seu ouvido, já que seu ouvido é uma chave importante para o tom vocal. Tudo o que você precisa para exercícios de correspondência de afinação simples é um afinador, um tom para combinar e sua voz.

O tom que você combina pode ser o pitch embutido em um sintonizador, um piano ou até mesmo um vídeo do YouTube ou um teclado virtual. Além disso, a melhor técnica é usar um piano, porque ele treina seu ouvido da mesma forma que você faria em aulas profissionais. Toque uma nota e cante de volta. Isto é onde você vai querer um sintonizador para dizer se você está realmente combinando o tom.

Poder Vocal

O próximo passo na jornada de como se ensinar a cantar é trabalhar em seu poder vocal. Para começar, o poder vocal requer respiração adequada e controle do diafragma. Adicione alguns exercícios de respiração ao seu aquecimento diário e preste atenção ao posicionamento correto de sua mandíbula, boca e corpo para ajudar com isso.

Muitos exercícios de respiração incorporam o canto de sons diferentes em tons e a subida e descida da escala. Você deve respirar de sua barriga e apoiar sua voz durante o exercício  para alcançar o poder. Sequências como “Mi Me Ma Mo Mu” subindo e descendo a balança lhe darão prática em abrir sua boca, relaxar sua garganta e sustentar seu som. Você não quer que essas notas soem nasais, mas sim apoiadas e firmes.

Alcance vocal

O alcance vocal vai de mãos dadas com o poder vocal. Depois de manter o controle da respiração sob controle, você pode começar a explorar seu alcance. A capacidade de relaxar sua garganta e sustentar sua voz lhe dará o poder necessário para o alcance mais amplo das notas.

Há vários exercícios de grande alcance para experimentar enquanto você trabalha em escalas.

Origem do Canto

Resumi a origem do canto em poucas palavras é impossível, se deseja se aprofundar sugiro que pesquise em livros e textos voltados somente a origem. Mas, dando uma pincelada, podemos dizer que foi se desenvolvendo ao longo do tempo, vamos ver o resumo de cada.

Origem do Canto – Pré-História

Os homens cantaram seus sentimentos muito antes de poderem falar seus pensamentos. Mas é claro que não devemos imaginar que “cantar” significa exatamente a mesma coisa que hoje. Porque é diferente de como acontece em uma sala de concertos moderna.

Quando dizemos que a fala originou-se em música, o que queremos dizer é meramente que nossa linguagem falada comparativamente monótona e nossa música vocal altamente desenvolvida são diferenciações de enunciados primitivos, que tinham mais neles do que do primeiro.

Origem do Canto – Antiguidade

Passando pelo período da antiguidade histórica quando as principais culturas primitivas que eram fontes para a música ocidental, tinham características musicais distintas que se relacionavam, em algum grau, com suas respectivas línguas. Especialistas reconhecem que a linguagem falada de uma cultura e sua expressão musical influenciam uns aos outros, mas a relação é muito complexa e não é bem compreendida.

Origem do Canto – Treze séculos de música sagrada

No quarto século depois de Cristo, o cristianismo se estabeleceu como a religião oficial do Império Romano. E o Schola Cantorum foi fundado pelo papa Sylvester. A Igreja Católica Romana controlaria o desenvolvimento da música ocidental pelos próximos treze séculos, um período que viu a mudança da música do canto uníssono ao estilo coral polifônico altamente desenvolvido de Palestrina. Esta época foi marcada por um padrão recorrente, aproximadamente três séculos no período. Quando o Papa reinante, preocupado com a pureza da música da igreja, ordenaria o corte estilístico e colocaria novas restrições na criatividade daqueles que eram propensos a elaborar a música de a MASSA.

Três estilos de melodia de canto evoluíram: silábico (para clero e congregação), neumatico (várias notas para uma sílaba, para coristas) e melismático (florido, para solistas). A metricidade em ambos os textos de canto ou melodias era incomum, mas ocorreu logo no quarto século. Por volta de 600 d.C., o papa Gregório (donde o canto gregoriano) reorganizou a Schola Cantorum. Suas reformas padronizaram o repertório litúrgico e mudaram o caráter do serviço cristão do êxtase desenfreado para a reverência moderada.

Origem do Canto – A ascensão da polifonia

A ideia de vozes altas e baixas surgiu com a chegada da polifonia no século IX. Como a polifonia se desenvolveu em complexidade, cantores mais instruídos foram requisitados. Mais importante, um dos dispositivos de treinamento criados (por Guido D’Arezzo, século XI) foi a Mão Guidoniana. Portanto, essa é a base de uma técnica de leitura de visão, ainda usada hoje.

Origem do Canto – O aumento da música teatral

Embora seu propósito fosse recriar o antigo drama grego, a Florentinecamerata estabeleceu efetivamente uma maneira completamente nova. Suas óperas eram o que nós considerávamos peças clássicas, cantadas ao longo de um recital sem forma, centrado no texto. No entanto, eles alteraram a história da música, abrindo um novo local para a criatividade musical e performance. O mundo secular do teatro.

O impacto que isso teve no canto foi revolucionário: vozes de mulheres podiam ser usadas, expressividade dramática entrava no reino do canto, as habilidades de se mover e agir enquanto o canto tinha que ser aprendido e a reverberante acústica da igreja era trocada pelo design menos favorável de o teatro. Além disso, uma presença nova e competitiva, o acompanhamento instrumental, estava se desenvolvendo. O velho estilo desacompanhado, com sua relativa facilidade de emissão, logo seria reservado para uso “na igreja” – a cappella. Atender e aumentar esse tempo de disjunção artística seria a transição fundamental da modalidade para a tonalidade menor-maior.

10 aulas de Canto – Iniciando tudo

Ser iniciante em aula de canto pode ser um problema quando não se sabe por onde começar, por isso preparamos 10 aulas incríveis e gratuitas, que ajudam centenas de pessoas. Conheça as 10 aulas para iniciantes, ou seja, bem básico.

Aula de Canto 1

A primeira aula de canto se trata de um exercício de respiração. Porque o cansaço ao cantar uma música que exige muito de seu fôlego, pode tirá-la do tom e do ritmo.

Nessa primeira aula que é do Canal Anny Cee, você aprenderá exercícios de respiração essenciais para ter um bom desempenho vocal. Além de explicar quais os tipos de respiração existem e qual é o melhor para o canto.

O primeiro se trata de como manter uma respiração baixa, equilibrada e sem tensão, e o segundo e demais diz sobre dar ritmo e qual a intensidade da respiração, vale a pena conferir o vídeo abaixo.

Aula de canto 2

A segunda aula de canto é bem mais nítida como canto, pois todos sabemos que uma voz mais duradoura e rítmica é aquela que é bem projetada.

Portanto, a próxima aula é com a Gláucia Quites, que vai te ensinar como tirar a voz da garganta, bem como tirar a sonoridade esperada de sua voz. É muito importante para quem precisa palestrar também.

Aula de Canto 3

Nessa aula de canto a Luiza Lobo fala sobre o diagnóstico vocal, diagnóstico funcional o entendimento do funcionamento da sua voz levando em conta anatomofisiologia acústica vocal e os paradigmas do cantor.

Pode parecer um monstro a primeira vista, mas é essencial para trabalhar a sua voz como um todo, e com suas devidas potencialidades. Confira o vídeo do Canal fullvoicestudios.

Aula de Canto 4

Eu poderia dizer que essa é a aula que vai te ensinar a prevenir um acidente com suas cordas vocais, e irá preservar a saúde da sua voz.

Todo atleta pode e deve aquecer sua voz, e o cantor é considerado o atleta da voz. Então este é o momento de aprender as 3 técnicas mais conhecidas e importantes de aquecimento vocal com o professor de canto popular Márcio Markkx, através do vídeo no Canal Aprender a Cantar.

Aula de canto 5

Essa é uma divertidíssima, mas por incrível que pareça, essencial para quem deseja cantar com fluidez. O relaxamento é essencial para que a tensão não te impeça de cantar.

Muitas pessoas perdem a voz por tensão, e os exercícios de relaxamento desse vídeo podem resolver esse problema. Cezar Romero, é um exímio profissional e no canal dele que leva seu nome, o levará a um nível sensacional de anto. Conheça esse e outros vídeos.

Aula de Canto 6

Essa aula também é do canal fullvoicestudios, só que com o Fernando Zimmerman, um excelente voicecoach que vai te ensinar como aplicar todas as técnicas vocais vistas até aqui, independente do seu tom de voz.

Como se trata de algo mais profundo recomendo que assista o vídeo na íntegra. Lembrando que isso é extremamente importante para você INICIANTE, e para você que já canta, mas não domina essas técnicas.

Aula de canto 7

Agora a coisa fica um pouco mais séria, porque após aplicar todas as técnicas vocais, você quer soltar a sua voz e cantar, não é mesmo? Então, o professor Welison Câmara vai te ensinar como cantar qualquer música no seu tom, por isso é tão importante a aula de diagnóstico vocal, para saber qual o seu tom.

Aula de canto 8

Novamente, Cezar Romero, da o ar da graça nessa lista. As dicas são realmente muito boas, e nessa aula ele passa exercícios para vozes graves. E mesmo a voz soprano, passa por trechos de músicas mais graves, logo esse exercício é fundamental.

Aula de canto 9

Essa é mais uma aula do canal Anny Cee, em qua aprendemos como afinar a voz. É importantíssimo para blindar todo o aprendizado até aqui.
Portanto, se chegou nessa aula, certamente já domina uma parte vultuosa que corresponde a mais do que 65% da população brasileira, o que é muito visto, que o nosso país é muito musical.

Aula de canto 10

Todas as aulas de escritas aqui são importantes, mas nenhuma delas fala do que não dá para desenvolver sem o lado sentimental. A música transcende técnicas e passo a passo, não se define com regras, apenas aprimora-se com as técnicas e regras. Para cantar bonito encantar as pessoas que vão te ouvir você precisa sentir a música, interpretá-la e passar emoção. Nesse vídeo a Gláucia Quites explica um pouco mais sobre cantar bonito, e faz um apanhado sobre o que você precisa fazer.

10 dicas rápidas para aproveitar a aula de canto e aprender mais

O canto é uma dádiva, mas como tudo, exige dedicação e esforço, siga essas dicas para aprender mais e aproveitar a sua aula de canto. Além disso, essas dicas ajudarão a qualquer pessoa, a preservar e cuidar da voz.

  • Beba até 8-10 copos de água pura todos os dias. A água dilui o muco e lubrifica as cordas vocais. O muco espesso causa fricção e trauma nas cordas vocais. Mais água, menos atrito, menos trauma, melhor voz.
  • Aqueça sua voz regularmente – Exercícios simples são recomendados, especialmente para audições e performances. Melhor ainda, adote uma abordagem de música clássica: faça glissandos, staccatos e messadivoce.
  • Tome “sonecas” vocais – Sua voz precisa de um descanso.
  • Durma adequadamente – Soa como bom senso e é. Quanto mais você dormir, mais você ficará acordado e terá mais energia para um show.
  • Não fume nada – a fumaça é um irritante que incha suas cordas vocais.
  • Use seu microfone – Não há necessidade de cantar para o fundo da sala. Usar o microfone evita sobrecarregar sua voz.
  • Tenha bons monitores – Você precisa se ouvir para o feedback vocal. Você pode estar cantando mais alto do que precisa e forçando sua voz.
  • Desenvolver uma boa técnica de canto – O treinamento vocal não mudará seu estilo. Fortalecerá sua voz e permitirá que você cante mais forte e mais alto, com mais frequência e sem cansaço.
  • Desenvolva uma voz falante para acompanhar sua voz – Você fala 99% do tempo e canta 1%.
  • O mais importante, ouça sua voz – Como qualquer atleta, você será o primeiro a saber quando o problema está começando. Se você dói, recue. Mude seu conjunto. Escolha músicas que você pode cantar sem prejudicar sua voz.

Despedida

Se você gostou dessa matéria, compartilhe em suas redes sociais, porque ajuda muito.
Espero ter ajudado e até a próxima.

O post Aula de Canto apareceu primeiro em Demonstre.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

Aula de Canto

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×