Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O cavalo e o burro – História Infantil

O Cavalo e o burro, traz uma reflexão sobre algo que acontece em diversas camadas sociais. Não se pode pensar que apenas quem é abastado, se dá o luxo de humilhar a outros. Na verdade, o orgulho e a humildade poderão estar presentes tanto em ricos quanto em pobres.

Se fores humilde e bondoso, não necessitas temer a queda, pois já estás com os pés no chão. Porém ao procederes com soberba e arrogância, apenas pequeno tombo pode lhe dar  boa lição!

O cavalo e o burro – Fábula de Esopo

Um príncipe, resolveu sair com seu  cavalo, ricamente enfeitado de seda e ouro de muito valor. Com a clina escovada e ferraduras galantes, ia pelo caminho o cavalo se esnobando!

Ao pararem junto ao rio para que pudessem tomar água, o orgulhoso cavalo da realeza, chacoteava de um burro trabalhador, o qual carregado de legumes, mau podia se mover, para beber  água.

–  Não sei por que deixam esses burros em meu caminho! Como se não bastasse! Vá logo saindo da frente, animal inconveniente!Por que não me cedes o lugar para que eu passe?

O pobre Burro calou-se e suportou a ofensa.

Alguns dias depois, o Cavalo torceu uma pata e começou a mancar. O seu dono retirou-lhe por isso os ricos arreios e pôs-lhe uma albarda para servir como animal de carga.

O Burro encontrou-o então carregado de esterco, e disse-lhe:

— Onde vais, irmão? Onde está a tua soberba? Porque não pedes agora que me arrede, como fazias noutro tempo? Sente agora como é ter o peso nos ombros?

Humilhado com a cabeça baixa, o cavalo nada respondia, entretanto, uma grande lição aprendia!

Moral da história

Que ninguém despreze os pequenos e pobres,por se ver bem alimentado e bem vestido ou com honras e ofícios; porque se mudam as venturas e estados, e a soberba passada não serve mais que de vergonha e injúria presente.

Fabula de Esopo – Adaptação: Elaine Costa

Quem foi Esopo?

Nascido de maneira suposta no século VI a.C. ou VII a.C., na Ásia Menor, Esopo foi um contador de histórias de desmedida cultura, o qual foi apanhado e levado para a Grécia para servir como escravo.

Esopo,fez tanto sucesso na Grécia que o escultor Lisipes,ergueu uma estátua em sua homenagem. O contador de fábulas teve um final de vida trágico, sendo condenado à morte por um crime que não cometeu.

O trabalho de Esopo,ficou conhecido, devido o grego Demétrio de Falero (280 anos antes de Cristo), por quanto este teria reunido as histórias contadas pelo sábio. Também Planúdio, um monge bizantino, havia colecionado as histórias e as difundiu.Portanto, esse foi o motivo da fama. (Mundo Genial)

Exercício de leitura para o Fundamental l

 O cavalo e o burro

  1. O que você achou dessa fábula, o que ela te lembra?
  2. Escreva no caderno qual a lição que essa história ensina
  3. Por que o cavalo era tão vaidoso e desfazia do burro?
  4. Escreva com suas palavras o motivo do cavalo ter ficado pobre
  5. Escreva um pequeno relato, dizendo como as pessoas devem tratar umas as outras.

Vamos colorir?

Proposta de atividade/dinâmica – O cavalo e o burro

Telefone sem fio

Adequado para: Pequenos ou grandes grupos Faixa etária: Infância ou adolescentes Ambiente: Espaço fechado Material necessário: Nenhum Objetivo do jogo: Conseguir receber uma mensagem e transmiti-la

  1.  As crianças sentam-se em círculo,
  2. o professor diz uma palavra à primeira criança que deverá sussurrá-la ao companheiro que está à sua direita e assim sucessivamente.
  3. O último do círculo deverá pronunciar a palavra em voz alta quando, então, será verificado se a palavra final não foi distorcida.
  4. Variação: O jogo pode ser variado se, ao invés de palavras, a atividade for feita com frases.
  5. Use de preferencia palavras ou frases relacionadas à fabula.

Outra versão da fábula: O cavalo e o burro

FIM

Se você gostou da fábula de Esopo: O cavalo e o burro, poderá acessar outras semelhantes a essa. Basta acessar as páginas do Demonstre e encontrar muitas novidade preparadas para você. Nosso prazer é trazer sempre algo que lhe seja útil, na nobre tarefa de educar.

Fique sempre conosco, um abraço

Até breve!

O post O cavalo e o burro – História Infantil apareceu primeiro em Demonstre.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

O cavalo e o burro – História Infantil

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×