Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A raposa e o macaco

A Raposa e o Macaco, é uma fábula que representa muito bem nossa realidade pois, boa parte das pessoas se deixam ser levadas pela aparência, no momento de escolher, quem as representará. Desta forma, podem entregar a direção de tudo o que possuem à liderança errada.

Portanto, simpatia e popularidade, não podem ser as maiores habilidades de um líder, eles precisam mostrar competência e integridade, como capacidade para defender e resolver, os problemas que surgem, no meio de seus liderados. Portanto, observem a fábula e vejam que ter um líder macaco, não dá!

A raposa e o macaco- fábula de Esopo

Os animais da floresta, queriam eleger um novo líder para eles. Após várias amostras, foi solicitado que o Macaco fizesse sua apresentação. Portanto, ele não perdeu tempo, saiu dando suas cambalhotas, fazendo mímicas, caretas e guinchos.

Tanta graça, que os animais ficaram impressionados com toda aquela encenação, e logo o elegeram como representante da bicharada.

Além de não votar no macaco, a raposa, ficou aborrecida com os outros animais, por terem eleito um líder tão desqualificado. Porquanto, olharam apenas as aparências, coisas que para ela, não tinha valor algum como qualidade para uma liderança.

Um dia, andando pela floresta, ela encontrou uma armadilha com um pedaço de carne. Dirigiu-se ao Rei Macaco, e lhe disse que tinha encontrado um rico tesouro, mas, que não o tocou, uma vez que por direito, pertencia a sua majestade, claro, o Macaco.

O ganancioso Macaco, embriagado com a vaidade de sua aparente importância, e de olho na joia, sem pensar duas vezes, seguiu a Raposa até a armadilha. E tão logo viu o pedaço de carne ali preso, sem pensar duas vezes, estendeu o braço para pegá-lo. Assim, acabou também ficando preso. A Raposa, ao seu lado, deu uma gargalhada e exclamou:

“Imagine você que pretende ser um Rei, e no entanto, mostra-se incapaz de cuidar até de si mesmo…”

Logo, passado aquele acontecimento, uma nova eleição foi realizada entre os animais para a escolha de um novo governante, já que o hipócrita fora desmascarado.

Moral da História :
“O verdadeiro líder é aquele capaz de provar para si mesmo suas qualidades! As aparências externas pecam pela falta de consistência interna.”

Fábula de Esopo

Quem foi Esopo?

Pouco se sabe sobre Esopo, alguns dizem que não existiu. A primeira alusão ao escritor foi feita por Heródoto, que comentou o fato de um contador de fábulas ter sido escravo.

Nascido de maneira suposta no século VI a.C. ou VII a.C., na Ásia Menor, Esopo foi um contador de histórias de desmedida cultura, o qual foi apanhado e levado para a Grécia para servir como escravo.

Esopo fez tanto sucesso na Grécia que o escultor Lisipes ergueu uma estátua em sua homenagem. O contador de fábulas teve um final de vida trágico, sendo condenado à morte por um crime que não cometeu.

Heráclides do Ponto, um dos sábios da época alexandrina, escreveu explanando a condenação de Esopo a pena de morte. De maneira suposta o contador de fábulas havia roubado um objeto sagrado e a morte foi a sua punição por completo.

Aristófanes também deu detalhes do sucedido: Esopo, ao visitar Delfos, aborreceu os habitantes, que eles não trabalhavam, viviam apenas das oferendas consagradas ao deus Apolo. Portanto, raivosos, os habitantes plantaram na mala de Esopo uma taça sagrada. Quando o roubo foi descoberto, Esopo recebeu uma punição fatal: foi atirado de um rochedo.

O trabalho de Esopo ficou conhecido, devido o grego Demétrio de Falero (280 anos antes de Cristo), por quanto este teria reunido as histórias contadas pelo sábio. Também Planúdio, um monge bizantino, havia colecionado as histórias e as difundiu. (Fonte: Mundo Genial)

Exercício de leitura para o Fundamental l

  1. O que você achou dessa fábula, o que ela te lembra?
  2. Escreva no caderno qual a lição que essa história ensina
  3. Por que será que a raposa não quis votar no macaco?
  4. Escreva com suas palavras o motivo do macaco ter ficado preso
  5. Se os animais forem comparados aos humanos, qual animal em sua opinião deveria ser o rei de todos? Por que você escolheu esse rei?
  6. Qual as qualidades um líder precisa ter em sua opinião?
  7. Escreva um pequeno relato, dizendo o que você faria, se pudesse ser o prefeito de sua cidade.
  8. Coloque V ou F

(   )  A raposa gostava muito do macaco

(   ) O macaco venceu as eleições porque era muito inteligente

(   )  O macaco se tornou rei porque fazia macaquices e os animais riam

(  )  A raposa quis mostrar que o macaco não era honesto

Proposta de atividade/dinâmica – A raposa e o macaco

Vamos ver quem possui talentos imitando sons?

  1. Portanto, peça para as crianças escolherem em segredo um animal
  2. logo depois, elas irão uma a uma tentarem imitar os sons produzidos por esses animais,
  3. Os demais deverão descobrir de qual animal se trata
  4. Essa dinâmica é uma forma de mostrar aos alunos como é possível fazer distinção por meio dos sons, e saber se estamos em perigo ou não.

Portanto, ao cantar de um ´passarinho relaxem, porém, ao rugido do leão corram!

Outra versão da fábula: A raposa e o macaco

Se quiser ouvir uma outra versão da fábula, acesse o vídeo abaixo e se divirta!

Fim

E aí, gostaram da fábula “A raposa e o macaco”? Conseguiram perceber, quantos macacos e raposas temos soltos por aí afora? Infeliz mente os leões se encontram em extinção, por isso os macacos estão ganhando fácil os lugares de destaque. Se quiser ler mais fábulas como essa, acesse as páginas da demonstre e encontre muita coisa interessante!

Um mega abraço e até breve!

O post A raposa e o macaco apareceu primeiro em Demonstre.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

A raposa e o macaco

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×