Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Teoria de Jean Piaget

Olá pessoal, o post de teorias de hoje é sobre “Teoria de Jean Piaget”. Espero que gostem de mais esse post sobre Teoria. Vamos começar:

Teoria de Jean Piaget

Entendendo a Teoria de Jean Piaget

Conhecida como Teoria cognitiva foi criada para explicar o desenvolvimento cognitivo humano. Essa característica da sua obra a tornou uma das maiores contribuições para a psicologia do desenvolvimento, pois muitos psicólogos incluindo Piaget tiveram a certeza que a construção do ser humano é um processo que vai acontecendo ao longo da vida das crianças.

História da Teoria de Jean Piaget

Surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1960 como uma forma de crítica ao Comportamentalismo, que postulava, em linhas gerais, a aprendizagem como resultado do condicionamento de indivíduos quando expostos a uma situação de estímulo e resposta.

Criador da Teoria – Jean Piaget

Foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.

Vídeo sobre a vida de Jean Piaget:

Consequências – Teoria de Jean Piaget

A teoria envolve processos cognitivos envolvem, portanto, habilidades relacionadas ao desenvolvimento do pensamento, raciocínio, linguagem, memória, abstração etc. têm início ainda na infância e estão diretamente relacionados à aprendizagem.

Regra – Teoria de Jean Piaget

A teoria diz que é preciso compreender a ação do sujeito no processo de construção do conhecimento. Apesar de diferenças entre suas teorias, procuraram compreender como a aprendizagem ocorre no que se refere às estruturas mentais do sujeito e sobre o que é preciso fazer para aprender.

Teoria de Jean Piaget no cotidiano

A teoria pode ser aplicada em sala de aula, para compreender o conhecimento dos alunos e também fazer com que seja adquirido mais rápido.

2 Filmes sobre a Teoria de Jean Piaget

Alexandria (2009)

O filme relata a história de Hipátia, filósofa e professora em Alexandria, no Egito entre os anos 355 e 415 d.C. Única personagem feminina do filme, Hipátia ensina filosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, junto à Biblioteca.

Sinopse do filme – Alexandria (2009)

Em Alexandria, no ano de 391, Hipátia é professora de astronomia e matemática, além de filósofa. Um dos seus alunos, Orestes, está apaixonado por ela, assim como o seu escravo Davus. Juntos, eles deverão lutar contra extinção da biblioteca local e outras grandes instituições, que não devem sobreviver quando o Cristianismo ganha poder político na cidade.

Trailer sobre o filme Alexandria (2009):

2 Experiencias sobre Teoria de Jean Piaget

Experiencias sobre Teoria – Assimilação

O processo de assimilação de uma criança ocorre quando algo novo lhe é demonstrado, ou seja, quando a mesma tem uma experiência nova e tenta moldar o novo ensinamento ao seu rol de conhecimento, em suas estruturas cognitivas passadas. Podemos demonstrar um exemplo desse tipo de processo da seguinte forma: Uma criança que convive com um cachorro, ao ver um gato pela primeira vez, o chamará de cachorro devido a ser um quadrúpede, assim como o cachorro. Ao ser corrigido por um adulto que diz que aquele animal é um gato, após assimilar a informação de que aquilo é um gato e não um cachorro, a criança acrescentará uma nova estrutura cognitiva, que passará a chamar-se gato.

Experiencias sobre Teoria – Acomodação

O processo de acomodação acontece quando acontece uma modificação de uma estrutura do objeto para que seja incluídas novas informações. Podendo criar um novo esquema ou modificar, acrescentando ou alterando totalmente a sua configuração. Apos o indivíduo fazer o processo de acomodação volta-se para o ciclo de assimilação, sendo assim, podemos dizer que a acomodação é compreendida pela atividade de um sujeito para com o objeto e não somente do próprio objeto.

2 Vídeos no youtube falando sobre a Teoria de Jean Piaget

Vídeo 1 sobre a Teoria de Jean Piaget

Vídeo 2 sobre a Teoria de Jean Piaget

FIM

Bom pessoal, aqui foi mais um post sobre teoria, hoje falamos sobre Teoria de Jean Piaget, mostrando seus princípios. Obrigado por pesquisar sobre Teoria de Jean Piaget, se você gostou compartilhe.

O post Teoria de Jean Piaget apareceu primeiro em Demonstre.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

Teoria de Jean Piaget

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×