Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 Mamíferos

Olá pessoal, o post de hoje é sobre 10 mamíferos. Espero que gostem de mais um texto da série sobre animais do Demonstre.

                              10 Mamíferos

Os mamíferos constituem uma classe (classe Mammalia) bastante diversificada que inclui seres com as mais diversas características e hábitos de vida.

Confira na lista a seguir 10 exemplos desses animais:

Equidna – Mamíferos

As equidnas são Monotremados (só possuem um única abertura para todas as excreções) vive nas regiões da Nova Guiné e Austrália.

O mais interessante nesse simpático bichinho é que vinte dias após a fecundação, os filhotes nascem de ovos depositados na bolsa formada por uma “prega” de pele no abdomen. Após cerca de 10 dias, os ovos chocam e os “bebês equidna” alimentam-se de leite materno, que sugam através dos poros da mamãe. Ao contrário dos outros mamíferos, as fêmeas do equidna não têm mamilos definidos. Eles ainda permanecem na bolsa durante mais 2 meses até que nasçam os espinhos.

Vídeo sobre a equidna

Confira o vídeo sobre esses mamíferos:

Canguru – Mamíferos

O canguru é um animal muito diferente.

Além de pular ao invés de andar, ele possui características muito próprias e que são muito interessantes, tais como: usa seu rabo para andar como se fosse uma perna; é um marsupial, um mamífero cuja principal diferença é a presença, na fêmea, de uma bolsa abdominal, conhecida como marsúpio, onde se processa grande parte do desenvolvimento dos filhotes; seu rabo é musculoso, tem mais de 20 vértebras e durante a caminhada ajuda a impulsionar o corpo para frente; só existe na Austrália; o período de gestação da fêmea é de 30 a 40 dias, e em cada gestação nasce apenas um filhote bem imaturo. É na bolsa da mãe que ele vai se desenvolver durante um ano. Os cangurus são animais velozes, um adulto pode atingir até 50 km/h de velocidade.

Vídeo sobre o canguru

Confira o vídeo sobre esses mamíferos:

Capivara – Mamíferos

A capivara é o maior roedor do mundo.

Adultos pesam 50Kg em média, podendo chegar a 100Kg. Comprimento varia de 106 a 134cm e altura varia de 50 a 62cm. A pelagem é longa e grossa, com coloração marrom-avermelhada na parte superior e marrom-amarelada na parte inferior. Possui 4 dedos nas patas dianteiras e 3 nas traseiras, os quais são providos de membranas interdigitais. Como demais roedores possui um par de dentes incisivos na frente usados para roer.

Vídeo sobre a capivara

Confira o vídeo sobre essa espécie de mamíferos:

Castor – Mamíferos

Um animal simpático e que muitas pessoas classificam como sendo “fofo”, o castor é um roedor semiaquático nativo da América do Norte e também da Europa.

Esse gênero é o único que ainda existe dessa família sendo que as duas espécies que ainda existem são C. fiber (castor-europeu) e o C. canadensis (castor-americano). São animais encontrados quase exclusivamente no hemisfério norte.

Um castor pode chegar a medir em torno de 80 cm e em seu corpo possui um verdadeiro equipamento de trabalho que lhe possibilita realizar uma série de atividades grandiosas. As patas dianteiras dos castores são ferramentas especiais para realizar uma série de tarefas e não podemos esquecer de seus dentes potentes e afiados. Nem mesmo sua cauda possui uma única tarefa, pois além de ajuda-lo a nadar também golpeia o ar para dar sinais de perigo. Inclusive os castores podem se manter de pé apoiando-se somente na sua cauda.

Vídeo sobre o castor

Confira o vídeo sobre esse animal:

Chimpanzé – Mamíferos

Em pé, medem em torno de um metro de altura.

Na natureza, o macho pode pesar de 34-70 kg e a fêmea de 26-50 kg. Possuem braços extensos e pernas mais curtas, têm mãos e dedos longos, mas um polegar pequeno e delgado. Apresentam uma crista superorbital proeminente e uma face prognática, com protrusão de lábios. Dentição típica de primatas, com caninos e molares longos, que diminuem na parte posterior da boca. São muito fortes, três vezes mais que um homem.

Vídeo sobre o chimpanzé

Confira o vídeo sobre esses mamíferos:

Esquilo – Mamíferos

O esquilo é uma espécie de roedor da família Sciuridae.

Estes carismáticos mamíferos mede, geralmente, entre 20 e 40 centímetros e pesam entre 250 e 340 gramas. Habitam os bosques dos cinco continentes e a sua atividade principal durante o dia é a busca de frutos, sementes, cascas e até pequenos insetos.

A maioria de espécies de esquilos não hibernam como os outros roedores, pelo contrário, permanecem ativas em busca de recursos no solo e cavidades do ambiente natural. A falta de alimento prejudica gravemente a sua esperança de vida que, em estado selvagem é de 3 anos, longe dos 7 a 10 anos que pode chegar a viver em cativeiro.

Vídeo sobre o esquilo

Confira o vídeo sobre esse animal:

Gorila – Mamíferos

Apesar do seu tamanho e aparência um tanto assustadora, sua alimentação é exclusivamente vegetariana.

Cientistas que os estudaram na floresta identificaram no mínimo dezesseis gritos distintos de comunicação.
Ao ouvirem pessoas aproximando-se, o grupo de gorilas fica em silêncio. A ausência de som pode ser também um poderoso sinal.
Cada grupo de gorilas é liderado por um enorme macho adulto, conhecido como “costas prateadas” em razão de seu dorso peludo cinza-prateado.
O líder é o membro do grupo mais expressivo em termos vocais e físicos, e seu uivo significando “não se aproxime” é ouvido a quase um quilômetro e meio de distância. Ele consegue disciplinar um filhote ou decidir uma briga no grupo assumindo uma postura rígida e encarando com firmeza o agressor.

Vídeo sobre o gorila

Confira o vídeo sobre esse animal:

Hipopótamo – Mamíferos

Os hipopótamos, mesmo sendo quase totalmente herbívoros, são considerados os mamíferos mais perigosos do planeta.

Calcula-se que 500 pessoas morrem anualmente devido a seus ataques. Quando um hipopótamo abre sua imensa boca, formando um ângulo de 180 graus, os dois dentes caninos inferiores dos machos são de meter medo. Cada dente afiado chega a medir 50 centímetros!

Junto com os dois incisivos de 40 centímetros, esses quatro dentes não possuem nenhuma função na alimentação. São presas para morder o oponente durante um combate. Os machos são extremamente territoriais dentro d’água e protegem fêmeas e filhotes com grande agressividade. A primeira reação quando ele percebe que há algum macho da mesma espécie invadindo o território, outro animal grande ou até mesmo um humano em sua área é abrir a boca e mostrar suas armas afiadas.

Vídeo sobre o hipopótamo

Confira o vídeo sobre esses mamíferos:

Lontra – Mamíferos

As lontras são provavelmente um dos mamíferos mais carismáticos que existem. Elas possuem inteligência e são brincalhonas, além de serem muito fofas.

Sua dieta é composta preferencialmente por peixes e crustáceos, podendo incluir outros grupos de vertebrados e invertebrados, devido a isso a espécie apresenta uma forte dependência por corpos d’água límpidos e com presas disponíveis.

Vídeo sobre a lontra

Confira o vídeo sobre esses mamíferos:

Preguiça – Mamíferos

O Bicho Preguiça, também chamado apenas de preguiça, é um animal da classe dos mamiferos pertencente à familia Xenarthra (sem dentes), que vivem nas Américas, principalmente nas arvores do Brasil.

Os bichos preguiça são animais solitários e cada um tem seu território próprio definido, onde permanece a maior parte da sua vida. Cada animal costuma ter naquela área que definiu como seu território uma árvore preferida, na qual passa a maior parte do tempo.

Vídeo sobre a preguiça

Confira o vídeo sobre esse animal:

                               Fim do post sobre mamíferos

Espero que tenham gostado da lista de hoje, pessoal.

Não se esqueçam de conferir outras postagens do blog.

Até a próxima!

10 Animais Noturnos

O post 10 Mamíferos apareceu primeiro em Demonstre.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

10 Mamíferos

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×