Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dia Nacional da Vacinação – Plano de aula

Olá pessoal, hoje é o Dia Nacional da Vacinação e o Demonstre praparou uma série muito legal de atividades que pode-se fazer nesse dia! Para conferir mais datas  comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links! Confira agora esse plano de aula e boa leitura!

17 de outubro – Dia Nacional da Vacinação – Plano de aula

O dia Nacional da Vacinação é um ótimo período para tratar com os alunos alguns dos gêneros textuais presentes no meio hospitalar, isso porque o mês de outubro é marcado por profissões da área médica como médico, anestesiologista, dentista, além de abordar a prevenção do câncer de mama na campanha “Outubro Rosa”.

Nesta atividade vamos mostrar os panfletos, cartazes, informativos e campanhas comuns nos postos de saúde. Aspectos do nosso sistema imunológico podem ser trabalhados nos diferentes momentos dessa atividade, podendo ela ser conduzida por professores de português, ciências ou pedagogos.

Brainstorm para o dia nacional da Vacinação

Para o nosso brainstorm é interessante reunir os alunos em círculo e perguntar sobre o que é vacina. Elementos visuais como panfletos atuais, vacina, cartazes das primeiras campanhas, e informativos sobre as diferentes vacinas, que eles possam pegar e passar de um aluno para o outro são interessantes.

Outro aspecto importante é sinalizar o gênero, guiando os alunos sobre as diferentes partes, funções e estratégias comunicativas dos panfletos e cartazes.

Uma vez que tenha ocorrido a roda de perguntas, os alunos devem anotar no caderno tudo o que sabem sobre a vacina e o que gostariam de aprender sobre o tema, montando assim um roteiro de estudos.

Atividade de Leitura sobre o dia nacional da Vacinação

Para a atividade de leitura sugerimos que o professor trabalhe com os alunos textos sobre a descoberta da vacina e os aspectos de saúde envolvidos na imunização.

Uma pesquisa no laboratório de informática poderá ser conduzida, assim como pesquisa nos livros texto de ciências. Essa atividade deve ser proposta com o caderno de anotações ao lado, para que o aluno anote informações que considere relevante.

Produção Textual sobre o dia Nacional da Vacinação

Nesta etapa os alunos serão convidados a fazerem uma campanha de vacinação na escola. Para isso, a produção escrita e o conhecimento devem se concretizar no uso e função social.

Os alunos deverão trabalhar em grupos, onde serão abordados os gêneros informativos no formato de cartaz e panfleto. Materiais didáticos como revistas, cartolinas e material de desenho deverão estar à disposição dos alunos. A importância da vacinação deverá ser o tema central desta atividade.

Feedback sobre o dia nacional da Vacinação

Para a atividade de feedback, cada grupo deverá apresentar para a turma o seu cartaz sobre o Dia da Vacinação, e em seguida escolher pontos estratégicos para expor na escola.

Durante o intervalo, distribuir fichas verdes e amarelas para que os demais alunos avaliem os trabalhos dos colegas como ótimo e nem tão bom, respectivamente. Esta pode ser uma alternativa interessante para aumentar o engajamento e explicações de cada grupo.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas.

O post Dia Nacional da Vacinação – Plano de aula apareceu primeiro em Demonstre Educação.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

Dia Nacional da Vacinação – Plano de aula

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×