Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dia do Nutricionista – Roteiro de atividades

Fala, pessoal. Tudo bem? Hoje falaremos sobre o Dia do Nutricionista. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

Dia do Nutricionista – 31 de agosto

O da Nutricionista é uma excelente oportunidade para trabalhar com os Alunos a grande temática “profissões”.

Além disso, dentro do escopo deste profissional, será possível abordar temas como alimentação saudável, legumes, frutas, verduras, obesidade infantil, dentre outros temas que o professor julgar importante. Os alunos desenvolverão habilidades de leitura, escrita, pesquisa, criatividade e trabalho em equipe.

Nesta atividade iremos trabalhar com recursos visuais e transpor as paredes da sala de aula. Os professos e/ou pedagogos poderão utilizar esta atividade nas aulas de português e ciências.

Brainstorm

Para o nosso brainstorm sugerimos que os alunos sejam reunidos em círculo. O professor deverá passar para a turma uma cesta com diversos alimentos saudáveis. Os alunos serão questionados sobre quais alimentos são aqueles e sobre qual profissional é responsável pela alimentação.

Se houver possibilidade, o professor poderá convidar um nutricionista para falar da sua profissão com os alunos e tirar dúvidas durante a sua apresentação. Os alunos serão estimulados a conversarem e debaterem o assunto, e o professor poderá direcionar a conversa para temas como alimentação saudável em casa e na escola e obesidade infantil. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, 33,5% das crianças de cinco a menores de nove anos apresentam excesso de peso.

Atividade de Leitura

Passar para os alunos vídeos sobre a profissão do nutricionista, como este do Conselho Federal de Nutrição, em comemoração ao dia do nutricionista. Aspectos sobre alimentação balanceada na escola também poderão ser abordados.

Os alunos serão convidados a pesquisarem online, em seus celulares ou no laboratório de informática, aspectos sobre a profissão nutricionista, sua história, alimentos saudáveis e como montar um cardápio balanceado.

O professor de ciências poderá trabalhar em sala de aula a composição dos alimentos, vitaminas, minerais, gorduras, carboidratos e proteínas. Os alunos poderão pesquisar sobre esta temática e serão estimulados a conversarem sobre alimentos e nutrição após cada pesquisa.

Produção Textual

Para a produção textual, os alunos utilizaram como base a pesquisa online realizada sobre a profissão nutricionista e sobre como montar um cardápio balanceado para a o dia a dia. Em um primeiro momento, os alunos deverão produzir um texto introdutório sobre a profissão.

Em um segundo momento, os alunos serão divididos em cinco equipes: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.  Cada equipe será responsável por produzir uma lista de compras dos alimentos para a refeição correspondente e sem seguida criarão a receita para esta refeição. Os alunos serão estimulados a utilizarem imagens ilustrativas e/ou seus próprios desenhos.

Em seguida, o professor convidará os alunos para uma feira de frutas, verduras, legumes e carnes. Sob a supervisão do professor os alunos deverão comprar os itens de cada lista.

Feedback

Para a atividade de feedback, os alunos de cada grupo deverão preparar na cozinha da escola a refeição correspondente, com supervisão do professor e seguindo a receita criada. Em um formato de concurso de comidas, os alunos apresentarão os seus pratos, descrevendo as propriedades nutritivas e calóricas.

Todos os alunos terão a oportunidade de provar um pouco de cada prato e com plaquinhas verdes (muito bom) ou amarelas (pode melhorar) irão classificar os grupos. No final da atividade todas as receitas deverão ser reunidas em um livreto nutricional.

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos!

APENAS 10 REAIS!


Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Abraços e até a próxima!

O post Dia do Nutricionista – Roteiro de atividades apareceu primeiro em Demonstre Educação.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

Dia do Nutricionista – Roteiro de atividades

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×