Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Onde investir em Setembro de 2023

Gostou? Incentive o autor!

    “Do cálice à boca pode-se derramar a sopa.”  John Maynard Keynes

Prezado Leitor,

Onde investir em Setembro de 2023

O mês de agosto trouxe um banho de água fria para os investidores.

Agosto deixou a desejar com a promessa de que o início do ciclo de corte de Juros começaria a deslocar capital para ativos de maior risco. Mesmo com uma redução maior do que se previa para a Selic, de 0,50 ponto percentual no início do mês, os índices de ações passaram por uma sequência de quedas e encerraram no vermelho.

Em reais, o Ibovespa ficou quase em linha com seus pares globais, com um retorno de -5,1%,

Com a Selic em 13,25% ao anohá ainda uma massa de recursos que parece bem acomodada na renda fixa.

O Brasil nisso tudo, se fosse um aluno nota 8 ou 9, poderia suportar melhor as intempéries externas, porém com o tal arcabouço fiscal que já nasceu morto, fica suscetível ao humor externo. O que está por trás é a percepção de que faltam gatilhos para uma valorização adicional dos ativos como se viu após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ver o seu projeto fiscal aprovado.

O que está havendo na China nesse momento

Primeiramente, o processo de desaceleração no mercado imobiliário já dura mais de dois anos, tendo sido iniciado com os problemas financeiros da Evergrande, que até 2021 era a segunda maior empresa do setor. Mesmo após vários trimestres de estímulos à demanda e ao término de projetos em execução, a reversão de confiança no setor não ocorreu, culminando, no momento, com a possível falência da empresa Country Garden, outra gigante do setor.

Outro  ponto é  o desemprego de jovens em nível bastante elevado e a confiança das famílias em baixa, áreas de consumo também não conseguem avançar como poderiam, com queda nos volumes de empréstimos e desaceleração de vendas no varejo mesmo após a reabertura.

A China anunciou uma série de estímulos para a economia,  planejando reduzir os requisitos mínimos de pagamento inicial para compradores de primeira e segunda casa e cortar taxas sobre hipotecas existentes.

Petróleo na história

Com a perspectiva de demanda mais forte na China se soma ao risco de oferta Ainda mais apertada, ante relatos de que a Arábia Saudita vai estender seu corte voluntário de 1 milhão de barris por dia a outubro, pelo terceiro mês consecutivo, com concordância da Rússia, o petróleo acelera os ganhos após a rodada de estímulos mais robusta na China e o melhor desempenho desde fevereiro do setor industrial chinês (51 pontos no PMI Caixin de agosto, saindo de contração) no momento em que os estoques de petróleo bruto dos EUA caíram para o nível mais baixo desde dezembro de 2022.

O mercado de ações voltou a ver níveis mais altos de volatilidade em agosto, devido principalmente o Aumento Das Taxas de juros globais .
de longo prazo,  a decepção da recuperação econômica chinesa, e  o fraco crescimento dos lucros de empresas brasileiras depois de uma temporada de resultados fraca.

Olhando para o desempenho dos setores, a maioria foi negativo em agosto. Porém no acumulado do ano, eles ainda entregam ganhos.
Os únicos dois setores positivos em agosto foram Oléo, Gás e Petroquímicos (+5,0%) e Papel & Celulose (+4,2%) devido à alta nos preços das commodities. No entanto, a Mineração & Siderurgia (-4,2%) continuou a registar uma performance negativa apesar da nova rodada de estímulos económicos na China.

Os setores sensíveis à taxa de juros, que viram um forte rali nos últimos meses, apresentaram retornos negativos no mês passado, impactados por juros globais mais elevados, como o caso dos setores de Educação (-7,8%), Construção Civil (-6,3%) e Varejo (12,2%).

Valuationações brasileiras seguem baratas.

Estamos apenas no início da trajetória de queda de juros nesse cenário, é muito difícil apostar contra a renda variável por mais que ainda haja um cenário de cautela, tanto interna, com a questão fiscal, quanto externa, com os EUA.

 Continuamos a ver o valuation das ações brasileiras como descontado. O índice P/L do Ibovespa está em 8,1x, ainda um significativamente descontado frente à sua média histórica de 11x.

**

No último mês, ficamos muito honrados com o convite ao professsor Flávio Lemos para participar ao vivo em São Paulo do podcast Trader Talks. Se ainda não assistiu, confira no link abaixo.

**

Taxa Americana  vs. Taxa de 10 anos do Brasil

Historicamente, as taxas de juros dos títulos do Brasil são maiores do que os juros das Treasuries, mas o diferencial vem reduzindo desde o ano passado, ficando abaixo da média histórica. Isso reflete a expectativa de uma política monetária mais frouxa no Brasil ao longo dos últimos meses, em contraste com um Federal Reserve ainda mais duro nos EUA.
Apesar dos dois bancos centrais se moverem em direções opostas desde o final do ano passado, a correlação entre as duas taxas de juros tem aumentado – o que significa que tanto as taxas de longo prazo no Brasil como os títulos do Tesouro têm se movido na mesma direção. O aumento das taxas brasileiras pode ser atribuída a preocupações fiscais ainda elevadas, mas o aumento da correlação aponta que grande parte da inclinação da curva de juros doméstica pode ser explicada por taxas mais elevadas no exterior.

Embora o BC tenha iniciado o processo de afrouxamento monetário e a inflação venha caindo, o juro real segue elevado , então o investidor doméstico que ficar em ativos atrelados ao CDI ou com adicional em relação ao referencial (CDI+), pode ter num belo prêmio em relação a estratégias ligadas à inflação ou prefixadas.

Agosto também não foi um mês de muitas comemorações para quem aplica nos títulos públicos atrelados à inflação. Todos os seis papéis da modalidade encerraram o período com perdas na rentabilidade e o principal motivo, como é de se imaginar, é a movimentação da agenda econômica em Brasília.

O déficit primário de julho, quando a diferença entre as receitas e as despesas ficou negativa em R$ 35,933 bilhões, pesou sobre os investimentos. O resultado sucedeu o déficit de R$ 45,223 bilhões em junho. Esse é o pior desempenho para o mês desde 2020. Na leitura dos investidores, o governo não deve ser capaz de zerar o déficit no próximo ano.

Mas nem tudo é noticia ruim

No dia 1 de sembro, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, indicador mais importante da atividade econômica, avançou 0,9% no segundo trimestre de 2023 em comparação ao primeiro trimestre deste ano e surpreendeu positivamente ao vir maior do que o esperado. Novamente dois setores menos sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária tiveram forte desempenho.

A agropecuária, olhando principalmente a comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, cresceu 17%, ainda muito forte, apesar de queda de 0,9% no primeiro trimestre, especialmente dada a produção recorde de grãos, sobretudo soja. Também a indústria extrativa mineral, ligado a commodities, crescimento de 8,8% em termos interanuais. Esses dois setores responderam por grande parte do desvio entre a nossa projeção e o resultado efetivo.

Veja aqui os investimentos até agosto como ficaram: 

Este post Onde investir em Setembro de 2023 apareceu primeiro em Blog TRADER BRASIL Escola de Finanças & Negócios | 22 anos de excelência.



This post first appeared on Blog TRADER BRASIL Escola De Finanças & Negócio, please read the originial post: here

Share the post

Onde investir em Setembro de 2023

×

Subscribe to Blog Trader Brasil Escola De Finanças & Negócio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×