Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Onde investir em junho de 2023: quem disse para vender tudo e se mandar?

Tags: maio cap juros
Gostou? Incentive o autor!

      “Se sair bem com o dinheiro tem pouco a ver com o quão inteligente você é e muito a ver com a forma como você se comporta.”

“Ficar rico e permanecer rico são coisas diferentes que exigem habilidades diferentes.Morgan Housel autor  

Prezado Leitor,

Onde investir em junho de 2023: quem foi que disse para vender tudo em maio e se mandar?

“sell in may, and go away”é uma tradição americana de vender ações e maio e só voltar a investir depois das férias de verão.

A origem do  “sell in may”

É no início de junho, que historicamente sinaliza uma desaceleração do verão no Hemisfério Norte para as ações.

Venda em maio e vá embora” diz o ditado.

Há uma história por trás dessa declaração originada na cidade de Londres por volta de 1800.

À medida que a população crescia, o envelhecido sistema de esgoto da cidade não conseguia acompanhar o ritmo.

Na verdade, dejetos humanos eram despejados no rio Tâmisa, criando o que ficou conhecido em 1858 como o “Grande Fedor“.

À medida que Londres desabrochava na capital financeira do mundo, os ricos corretores da bolsa escapavam da cidade nos meses de verão para o campo.

Eles só voltavam próximos do dia da corrida anual de cavalos no “Dia de Saint Leger” : um evento equestre promovido pela família real marca o início oficial do verão britânico. Cheio de pompas e circunstâncias.

O programa predileto da monarquia, atrai não só ingleses de todas as regiões do país, mas visitantes de vários cantos do planeta. Desde 1945, ainda em seu tempo de princesa, a rainha Elizabeth II nunca deixou de comparecer. A série de 30 páreos conquistou o status de ser o mais tradicional evento do calendário turfístico mundial.

A competição acontece no Ascot Racecourse, um dos principais hipódromos do Reino Unido, localizado na Fazenda Ascot, propriedade de Sua Majestade. Dona de mais de 40 cavalos de corrida, a rainha Elizabeth II  conquistou 20 vitórias em diferentes provas do Royal Ascot. E, quando o cavalo da monarca vencia, a plateia levantava e tirava o chapéu em reverência.

Então para completar a frase final ficava: “Venda em Maio, vá embora e não volte até o Dia de Saint Leger.”

O que os corretores de ações começaram em Londres continuaria (em tese!) sendo uma tendência do mercado até hoje.

Mas dessa vez não queridinho!

“sell in may, and go away”, mais uma vez furou. Como em maio de 2020 -quando a bolsa subiu mais de 8%, em maio de 2021 subiu mais 6,16% , mais 3,22% em maio de 2022 e  agora:mais  3,74% maio de 2023.

Antevendo um ciclo de corte da Selic à frente, as ações mais sensíveis a Juros começam a receber fluxo.

Este movimento pode criar um cenário de maior exposição a ativos de risco, como fundos de ações ou ações propriamente ditas, assim como fundos imobiliários, renda fixa prefixada e papéis de crédito privado mais longos, de forma gradual com bastante cautela, além de observar os indicadores macroeconômicos que forem sendo divulgados.

Em maio, enquanto o Ibovespa subiu +3,74%, o índice de empresas de menor capitalização na bolsa ganhou +13,5% e o de papéis do setor imobiliário, 17,11%. O indicador consumo também ganhou a preferência do investidor, com alta de 12,26%.

Momentos de alta volatilidade também trazem oportunidades.

Economia não é só bolsa de valores; é algo real, afeta a vida das pessoas.

Bolsa não é PIB, mas o PIB derruba a bolsa. E a bolsa notícia veio enfim : o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,9% no 1º trimestre deste ano de 2023, na comparação com os três meses imediatamente anteriores,

O fato é que a bolsa depende de expectativas.

A vez das small caps

O desempenho sólido das Small Caps, assim como do Ibovespa, é explicado pelas expectativas de taxas mais baixas no futuro. Especificamente, as taxas reais de longo prazo caíram de um pico de 6,5% em março para os atuais 5,6% (ainda acima da média de 5 anos, que é de 4,6%).

O Prêmio de Risco, que compara rendimento de renda variável com as taxas de juros reais, mostra que as ações brasileiras estão baratas mesmo considerando o alto nível das taxas de juros locais.

Dada a expectativa sobre um início de ciclo de cortes na taxa de juros no Brasil,  os setores que apresentaram a melhor performance em ciclos de cortes de juros no passado incluem o setor de TransportesVarejo e Saúde em uma janela de 3 meses.

Observamos que essa combinação de menores taxas de juros (mesmo que gradualmente) no futuro e uma perspectiva melhor para a atividade econômica nos últimos meses também ajudaram a impulsionar o rali das Small Caps.

Com um P/L (Preço/Lucro) projetado de 10,8x para os próximos 12 meses, as Small Caps ainda são negociadas com um desconto de 26% em relação à sua média histórica de 10 anos. Em comparação, o índice Mid Large Caps atualmente possui um P/L de 7,0x para os próximos 12 meses, e o índice Ibovespa, de 7,4x.

Embora isso signifique que as Small Caps estão mais caras do que as Large Caps, a diferença de múltiplo entre elas está em linha com a média histórica de 3,7x. Além disso, a recente alta das Small Caps fez com que os múltiplos subissem também, mas a relação P/L ainda está 1 desvio-padrão abaixo da média histórica.

valuation barato deverá continuar sustentando o Ibovespa

Na nossa opinião, o Brasil continua com um desempenho superior relativo aos mercados globais em grande parte por conta dos níveis de valuation ainda bastante atrativos.

Atualmente, o Preço/Lucro (P/L) projetado do Ibovespa se encontra em 7,4x, um desconto de mais de 30% em relação à média histórica de 11,0x. Mesmo quando retiramos as empresas de Commodities, ou somente a Petrobras e Vale, o P/L vai para 10,0x e 9,3x, respectivamente – ambos menores do que suas próprias médias históricas. E quebrando o Ibovespa setorialmente, vemos que todos os setores no Brasil estão com seus múltiplos negociados abaixo ou próximos às médias de longo prazo.

e a Renda Fixa?

Os Investidores com perfil de moderado a arrojado podem diversificar sua carrteira de renda fixa  com Certificado de Depósito Bancário (CDBs) e Letras de Crédito do Agronegócio e Imobiliário (LCAs e LCIs) prefixados, com data de vencimento curta, ao redor de 2025. Alguns oferecem taxas na casa dos 14% ao ano e garantia do FGC até R$250 mil reais.

O bom desempenho geral dos títulos mais longos do Tesouro Direto, bem como dos fundos imobiliários (o IFIX, índice do setor, subiu 5,43% no mês) reflete o alívio nos juros futuros de mais longo prazo visto neste último mês.

 Veja aqui os investimentos em maio como ficaram: 

Este post Onde investir em junho de 2023: quem disse para vender tudo e se mandar? apareceu primeiro em Blog TRADER BRASIL Escola de Finanças & Negócios | 22 anos de excelência.



This post first appeared on Blog TRADER BRASIL Escola De Finanças & Negócio, please read the originial post: here

Share the post

Onde investir em junho de 2023: quem disse para vender tudo e se mandar?

×

Subscribe to Blog Trader Brasil Escola De Finanças & Negócio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×