Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Onde investir em Fevereiro 2023 antes do carnaval

Gostou? Incentive o autor!

Onde investir em Fevereiro 2023 antes do carnaval

Prezado leitor,

“Olha a Beija flor ai gente…Chora cavaco!” Neguinho da Beija Flor

O Carnaval é só uma vez por ano, mas seus investimentos podem fazer seu futuro brilhar para sempre.

Dizem que o ano só começa depois do carnaval… Mas isso, é na verdade uma grande desculpa para procrastinar. Assim como esse, utilizamos vários outros pretextos, ao longo da vida, para justificar atividades que não foram executadas, alegando estar esperando o momento certo.

E você sabe qual a origem do Carnaval ?

A palavra Carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é “retirar a carne”.

O Carnaval é uma festa que surgiu, durante a Idade Média, em relação direta com o cristianismo.

A ideia que marcava o Carnaval medieval era a do “mundo de cabeça para baixo”, isto é, um mundo no qual a ordem das coisas foi invertida temporariamente. Gregos e romanos realizavam festas em homenagem a Dioníso (Baco, para os romanos), e essas festas promoviam bebedeiras e outros prazeres carnais.

Na Babilônia, duas festas possivelmente originaram o que conhecemos como Carnaval. As Sacéias eram uma celebração em que um prisioneiro assumia, durante alguns dias, a figura do rei, vestindo-se como ele, alimentando-se da mesma forma e dormindo com suas esposas. Ao final, o prisioneiro era chicoteado e depois enforcado ou empalado.

Outro rito era realizado pelo rei no período próximo ao equinócio da primavera, um momento de comemoração do ano novo na Mesopotâmia. O ritual ocorria no templo de Marduk (um dos primeiros deuses mesopotâmicos), onde o rei perdia seus emblemas de poder e era surrado na frente da estátua de Marduk. Essa humilhação servia para demonstrar a submissão do rei à divindade. Em seguida, ele novamente assumia o trono.”

No decorrer da Idade Média e com a consolidação da Igreja Católica, houve uma busca pelo controle dos ímpetos festivos da população. Isso porque as festas eram tidas como exageros, portanto, propensas a práticas enxergadas como pecaminosas. Assim, durante a Alta Idade Média, a Igreja estabeleceu a Quaresma — período de 40 dias que antecede a Semana Santa e é marcado pela rigidez e restrição afim de condensar o ímpeto festivo da população para as semanas e meses anteriores à Quaresma.

A expressão significa “retirar a carne” e representa o Carnaval exatamente como o momento de preparação para que os prazeres carnais fossem retirados.

***

Ficar esperando o “carnaval passar”, no entanto, pode não ser a melhor estratégia para quem quer colocar a vida e seus investimentos no caminho certo.

Então deixando o carnaval de lado, vamos voltar aos investimentos:

A perspectiva de crescimento na Europa e China continua melhorando, com a redução nos preços de commodities energéticas e o fim da política de tolerância zero contra a Covid-19. Por outro lado, a economia americana segue desacelerando gradualmente. Essa dicotomia está levando a uma divergência, com o Fed indicando que o fim do ciclo de altas está próximo, enquanto o ECB ainda indica mais altas de Juros à frente.

No Brasil, os ativos do país não acompanharam na mesma medida o “rally” de risco e o momento favorável a países emergentes diante do significativo ruído verificado no início do mandato do novo governo.  Esse foi marcado pelo episódio lamentável dos ataques em Brasília em 8 de janeiro e por sinalizações de que a diretriz econômica da nova administração deve ser similar ao implementado pelo governo do PT no período 2011-2015.

Durante o mês de janeiro presenciamos debates sobre a independência do banco central, criação de uma moeda comum entre Brasil e Argentina, mudança de metas do banco central, aumento da isenção na tabela do imposto de renda e eventual financiamento do BNDES para obras na América Latina.

No outro lado, o Ministro da Fazenda anuncia um pacote para melhorar a situação fiscal com potencial de arrecadar 1% do PIB ao ano. As medidas incluem aumento de imposto nos combustíveis, mudanças no aproveitamento de créditos do ICMS e mudanças no CARF para diminuir as perdas com litígios.

Em compensação, algumas declarações do presidente Lula questionando o patamar da meta de inflação colaboraram para intensificar o processo de deterioração das expectativas.

Renda fixa

O custo dessas decisões ficou explícito no aumento do prêmio de risco soberano do país, levando a uma performance fraca dos ativos brasileiros versus seus pares e na elevação da estrutura a termo das taxas de juros reais.

A taxa de juros real das NTN-Bs de prazo mais longo voltaram a superar 6,5%, algo visto anteriormente somente ao final do governo Dilma, e que deve acentuar a tendência de esfriamento da economia brasileira esse ano.

É difícil ver como essa agenda elevará a produtividade da economia e resultará em maior crescimento sustentado. Esse ambiente justifica a continuidade de nossa postura de cautela e baixo envolvimento com os ativos brasileiros nesse início de ano.

O cenário de inflação segue desafiador, a despeito da melhora na dinâmica inflacionária dos últimos meses. Ainda que a composição dos últimos IPCAs tenham apresentado melhora, a redução nos créditos tributários de PIS e Cofins decorrente da retirada do ICMS da base de cálculo deverá pressionar a inflação no 2º semestre de 2023 e as discussões em torno do ICMS da gasolina ainda podem resultar em aumento adicional de impostos (além dos federais).

A Comunicação mais dura do BCB retardou o cenário de cortes de juros, elevando assim a atratividade da classe de ativos pós fixados  por um período mais extenso. A liquidez continua importante em casos de movimentos mais táticos para risco.

A alta da Selic proporciona uma boa oportunidade de rendimento em renda fixa para o investidor que não pode ou não quer se sujeitar à volatilidade da renda variável.

Bolsa de valores

A bolsa no Brasil precisa de alguns gatilhos para destravar o valor dela:

E um deles, que é historicamente forte, é a estabilização e eventual queda dos juros. E é consenso no Brasil que isso deve acontecer. Se a Selic subir, sobe mais um pouquinho só e depois começa a descer.

O outro gatilho, da alta dos preços das commodities, vem especialmente da retomada da China. Após encerrar os lockdowns devido à covid-19, o governo chinês tem se empenhado em medidas de incentivo à atividade econômica. Uma consequência disso pode ser um aumento na demanda de commodities, especialmente minério de ferro.

Talvez mais interessante, o prêmio para manter ações, medido como o inverso do P/L menos as taxas de juros reais de 10 anos, está em 5,6%, dois desvios-padrão acima da média, mesmo considerando que as taxas de longo prazo estão em níveis muito elevados (os títulos do governo corrigidos pela inflação de 2035 estão pagando a inflação + 6,5%).
Dito isto, se a situação fiscal do país se deteriorar em linha com o cenário descrito anteriormente, não ficaríamos surpresos se as taxas de juros continuassem subindo, fazendo com que as ações tivessem um desempenho inferior.

Efeito Americanas

No geral Fundos de Renda Fixa perderam para o CDI em janeiro com efeito Americanas e piora no mercado de crédito .

A deterioração no mercado de crédito após a revelação da crise da Americanas (#AMER3) – com a descoberta de dívidas de mais de R$ 40 bilhões da varejista – afetou em cheio o retorno de fundos de renda fixa no mês de janeiro.

A rentabilidade média oferecida por todas as 16 subclasses de fundos de renda fixa ficou abaixo da taxa do CDI (indicador de referência para a renda fixa), que rendeu 1,12% em janeiro.

No mês passado, excluindo as carteiras que alocam em títulos soberanos e possuem títulos de dívida externa, os fundos que mais sofreram foram os do tipo crédito livre, com duração baixa – que investem em títulos com prazo médio ponderado inferior a 21 dias úteis. Eles tiveram uma perda média de -0,47% em janeiro.

Neste cenário, continuamos a enxergar os ativos pós-fixados, que acompanham a taxa Selic, como boas opções de investimento conservador, se beneficiando de patamares elevados de juros na conjuntura atual.

Rentabilidade em janeiro 2023

  • IBOV: 3,37%
  • MSCI ACWI: 3,60%
  • Dólar: -3,88%
  • CDI 1,12%
  • IPCA 0,53
  • poupança 0,55
  • IFIX -1,6%
  • BITCOIN +33,09%
  • OURO 2,72%

E um bom carnaval a todos!

Este post Onde investir em Fevereiro 2023 antes do carnaval apareceu primeiro em Blog TRADER BRASIL Escola de Finanças & Negócios | 20 anos de excelência.



This post first appeared on Blog TRADER BRASIL Escola De Finanças & Negócio, please read the originial post: here

Share the post

Onde investir em Fevereiro 2023 antes do carnaval

×

Subscribe to Blog Trader Brasil Escola De Finanças & Negócio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×