Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Onde investir em Outubro: O Brasil ganhou.

Gostou? Incentive o autor!

“Isso são outros quinhentos.” – Provérbio português

O Brasil ganhou

Prezado leitor,

O primeiro turno das Eleições no Brasil aconteceu ontem, com Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro disputando a presidência em segundo turno.

Para o mercado, quem sai ganhando com uma eleição disputada, especialmente no cargo para presidente, é o país e a sociedade.

E já no primeiro dia depois das eleições, a bolsa subiu mais de 5%!

Vale refletir que uma corrida eleitoral mais apertada reduz o risco de políticas mais ao extremo e aumenta a probabilidade de ambos os candidatos caminharem ao centro. Nosso país é um presidencialismo de coalização. Negociações políticas sempre serão necessárias, quer você queira, ou não.

O Brasil sai vitorioso se os candidatos caminharem ao centro e agregarem maior apoio político neste espectro da sociedade.

Um bom governo de centro tem potencial de resgatar aquela política previsível, sem surpresas, que é como deveria ser.

E agora são outros quinhentos…

História da frase : “outros quinhentos”

Você conhece a história desta frase? Tudo indica que ela tenha nascido a partir de uma lei instituída na península Ibérica, por volta do século XIII, que estipulava uma multa de 500 soldos a quem ofendesse um nobre. “Em casos de reincidência, o agressor deveria pagar outros 500. Quem não pertencesse a essa hierarquia alcançava apenas 300”, mas, geralmente, acabava sem receber nenhum tostão.

Essa discriminação social é curiosa, mas não vem ao caso.

O surgimento da expressão popular prende-se ao fato de que, condenado uma vez a desembolsar quinhentinhos, o agressor poderia incorrer na mesma pena de novo, caso voltasse a insultar a vítima.

**

E agora são vamos aos outros quinhentos…

Em setembro, vimos a volatilidade seguir elevada nos mercados internacionais, como de costume para os meses de Setembro historicamente. Já as ações brasileiras continuaram a superar os mercados globais em setembro. Em reais, o Ibovespa subiu ligeiramente +0,5% e, em dólares, caiu -3,6%. No acumulado do ano, o Brasil continua sendo o principal mercado com melhor desempenho, com retorno de +5% em reais e +8% em dólares. Em comparação, o S&P 500 caiu -9% no mês passado e -25% no acumulado do ano.

A bolsa brasileira continua sendo destaque, mesmo em momentos de adversidade no ambiente global.

Valuation continua atrativo e o final do ciclo da Selic dá oportunidades em setores ligados a economia doméstica.

Enquanto o mercado global mostra mais uma queda expressiva ao longo de setembro, o Ibovespa conseguiu mostrar resiliência, tanto em Reais (BRL), e mesmo quando comparamos em dólar (EWZ), a queda foi mais branda do que os pares das economias desenvolvidas. Mesmo na antessala do final da eleição, o fato do ciclo de alta de Juros ter se encerrado, abriu espaço para ativos mais sensíveis ao tema voltarem a performaram. Dentre os destaques, o setor Imobiliário voltou a entregar resultados (IMOB +12,4% no mês), bem como o financeiro (IFNC +3,09%).

Histórias de crescimento secular são empresas que devem permanecer resilientes em meio a uma deterioração das perspectivas Macro. Alguns dos principais nomes que mostram boas perspectivas de crescimento e que gostamos são do setor de atacarejo e varejo de alta renda.

Ibovespa continua atrativo em termos históricos. Seguimos uma bolsa brasileira extremamente atrativa do ponto de vista de valuation, com o Preço/Lucro (P/L) do Bovespa em 7,6x, sendo 9,5x na abertura ex-Petro e Vale, ambos significativamente abaixo da média estrutural do nosso mercado.

Em relação a Renda Fixa, as ações brasileiras também continuam mais atrativas. O Prêmio de Risco, que compara rendimento de renda variável com as taxas de juros reais, mostra que as ações brasileiras estão baratas mesmo considerando o alto nível das taxas de juros locais. O nível atual de Prêmio de Risco está em 9,4%, superior à média histórica.

Riscos globais

Se os riscos de recessão global continuarem subir, os preços de commodities podem cair e afetar negativamente o Ibovespa. Recentemente, as estimativas de lucros das empresas já começaram a ser ligeiramente revisadas para baixo em meio aos temores de recessão. Portanto, um dos principais riscos que vemos é se os mercados começarem a precificar uma chance maior de uma recessão global, o que poderia levar a uma redução mais acentuada nas projeções de lucros.

Cambio: Cenário de maior estabilidade do Real, mas sem grandes apreciações

Enquanto os Bancos Centrais ao redor do mundo seguem na sua batalha de controle de inflação via o aumento expressivo de taxas de juros, esse movimento no Brasil já chega mais próximo do fim. 

Selic: fim de ciclo e mercado com ainda sem apetite para incorporar a estratégia de manutenção por longo período. Conforme esperávamos, a reunião de setembro marcou o fim do ciclo de ajuste na taxa Selic em 13,75%. A estratégia do BC é similar aquela que estimamos para o Fed após sua taxa
terminal: seguir com juros parados por período suficientemente prolongado, a fim de assegurar a convergência da inflação à meta.

A curva PRÉ x DI ainda precifica uma Selic com um prêmio de cerca de 10,6% em 2024 e 11,7% em 2025, revelando dois pontos: i) um nível de incerteza maior do que o usual quanto à trajetória de cortes de juros que começará no próximo ano; ii) por conta do primeiro ponto, o nível de prêmio naturalmente segue elevado.

Veja aqui os melhores investimentos de Setembro de 2022:

Este post Onde investir em Outubro: O Brasil ganhou. apareceu primeiro em Blog TRADER BRASIL Escola de Finanças & Negócios | 20 anos de excelência.



This post first appeared on Blog TRADER BRASIL Escola De Finanças & Negócio, please read the originial post: here

Share the post

Onde investir em Outubro: O Brasil ganhou.

×

Subscribe to Blog Trader Brasil Escola De Finanças & Negócio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×