Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Onde Investir em Setembro 2022: dinheiro tem cheiro?

Gostou? Incentive o autor!
"Pecunia non olet." (O dinheiro não tem cheiro) 
Titus Flavius Vespasianus, o primeiro Imperador de Roma da dinastia flaviana - viveu entre 9 -79 D.C.

Prezado leitor,

A ideia básica de estudar o tema investimentos em profundidade é a de entender a dinâmica entre retorno e risco e como maximizar a relação entre eles por meio de um portfólio eficiente. O risco é uma quantificação da incerteza e  o investidor deve ser recompensado por sua disposição em assumi-lo.

Em agosto, o Ibovespa subiu +6,16%, aos 109.523 pontos, depois de bater a máxima de 113.813 pontos, pré-Jackson Hole, na penúltima semana do mês. O IMA-B 5+, que reflete uma cesta de títulos públicos atrelados à inflação com prazo acima de cinco anos, ganhou 2,49%, premiando quem alongou o investimento. O IRF-M, que representa os prefixados, teve valorização de 2,05%. Veja as rentabilidades de agosto e acumuladas aqui:

Se o futuro é -obviamente- incerto, logo quanto mais incerto, maior deverá ser a expectativa de recompensa ou o retorno exigido no ato do investimento.

Histórias do Mercado: “O dinheiro não tem cheiro”

Hoje a história de mercado vem de muitos séculos atrás, mas continua atual.

A cláusula tributária chamada pecunia non olet (dinheiro não tem cheiro) — significa que, para o fisco, pouco importa se os rendimentos tributáveis tiveram ou não fonte lícita ou moral. Com quase 2 mil anos de existência, a expressão surgiu da boca do imperador de Roma Vespasiano.

O imperador espalhou pelo seu território impostos bizarros. Quando restavam poucas coisas para serem taxadas, Vespasiano tributou, inclusive, o uso dos mictórios públicos.

Ao lado dos banhos, eles eram muito populares como locais de bate-papo entre os cidadãos. Quando Vespasiano declarou o imposto, irritou até mesmo seu filho Tito, que reclamou com seu pai da natureza imoral da taxa e que ela faria com que a cidade ficasse fedendo.

Vespasiano, em resposta, teria enfiado no nariz do filho uma das primeiras moedas provenientes dos banheiros, e perguntado algo como: “Incomoda-se com o cheiro?” O filho não sentia nada. “No entanto, provém da urina”, teria dito o imperador, concluindo: “pecunia non olet” – o dinheiro não tem cheiro”.

Moral da história:  a batalha do imperador para equilibrar as contas de Roma, submersa numa guerra civil depois da morte de Nero, foi vencida. Sem ligar para o cheiro do dinheiro, ele botou as contas do império em dia, o que permitiu atingir níveis de progresso assinaláveis nas finanças do Estado, tendo inclusive angariado fundos para a construção do Anfiteatro Flávio, conhecido popularmente como Coliseu de Roma.

**

Escritório de investimentos oferece livros e mentoria financeira para novos clientes: Grupo Trader Brasil busca ensinar o investidor sobre como gerir seu dinheiro

Lembre que o dinheiro não tem cheiro e nem carimbo.

Os especialistas consideram que os investidores não deveriam concentrar todas as suas aplicações na Renda Fixa, e sim buscar alguma diversificação, dentro do perfil de investidor de cada um, e visando o longo prazo e há oportunidades boas porque os preços das ações brasileiras estão descontados como há muito não se via.

Outra alternativa apontada por gestores para os investidores interessados em diversificar a carteira e com perfil de risco adequado são os fundos multimercados: Eles sofreram no ano passado, mas agora rendem bem.

Veja abaixo a impressionante rentabilidade de um fundo indicado por nós desde o começo do ano:

Há potencial grande de valorização na bolsa, com a volta gradativa do crescimento da economia local e o ajuste da inflação com queda dos juros

A Bolsa brasileira tem negociado há algum tempo com desconto grande em relação à média histórica e a outras emergentes, o investidor olha alguns múltiplos e vê como atrativa.

A tabela abaixo mostra o “Preço/Lucro” projetado para 12 meses das empresas que fazem parte da carteira Ibovespa. Esse múltiplo, que em média fica em torno de 14,3x, hoje está na faixa de 10,3x.

Alguns analistas veem uma volta de respiro na economia e alguns apostam até em um certo ‘rali’ na bolsa após as eleições. Dizem que o mercado já precificou o “risco eleitoral” e que os dois candidatos à frente das pesquisas de opinião são conhecidos e não devem apresentar uma agenda de surpresas, caso sejam vencedores.

Enquanto nos EUA está em torno de 18 vezes a correlação de preço sobre lucro, o das empresas da bolsa brasileira está bem abaixo de apenas dez vezes. Quando a taxa de juros da renda fixa cair a bolsa provavelmente não estará mais neste patamar.

Outro fator que chama atenção: os fundos de Private Equities (que, numa tradução livre, são fundos que investem em empresas de capital fechado, ou privado) decidem investir diretamente em ações na bolsa. Normalmente, um Private Equity (ou PE) compra grandes participações em empresas de capital fechado, para depois embelezá-la e vendê-la por um preço maior. A diferença: as empresas da bolsa são muito bem cobertas, enquanto nas empresas privadas você tem uma assimetria gigantesca.Ou seja, se um fundo de Private Equity prefere enfrentar a concorrência dos vários analistas do mercado e resolve comprar uma empresa já listada em bolsa, é um sinal de que aquela ação está barata. 

Na medida em que a taxa fique estável, o mercado começa a discutir em que momento o juro voltará a ser reduzido, é o que vai permear as análises nos próximos meses diante de uma queda de taxas [futura] muito expressiva.

É claro que há riscos.

Se dados de inflação mais altos ou uma recessão se confirmar nos Estados Unidos, dificilmente a bolsa brasileira passará ilesa.

Alguns bancos para setembro retiraram Petrobras e Banco do Brasil das suas carteiras recomendadas, segundo estes analistas, motivados pela proximidade das eleições, que pode atingir as estatais  no curto prazo. Ambas as ações tiveram um
desempenho muito bom e ainda estão super baratas, mas, no final das contas, o resultado da eleição pode impactá-las no
curto prazo.

No entanto, o comportamento do investidor tem sido outro. Só este ano, até agosto, houve resgates de R$ 53 bilhões em fundos de renda variável e ingressos de R$ 80 bilhões na renda fixa, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

E os juros da renda fixa

O fato é que o atual cenário de juros altos no Brasil, que beneficia os investimentos em ativos pós-fixados (como os fundos DI). E a gorda remuneração da renda fixa vem atraindo mais investidores.

Continuamos enxergando os pós fixados como essencial para um ambiente de maior volatilidade. O juro real dos próximos 12 meses, dado a acomodação esperada da inflação mensal, segue como maior atrativo. Além disso, liquidez da classe facilita rotação caso o mercado abra espaço para maior apetite ao risco.

A taxa de juro elevada também reduz a volatilidade no câmbio o que é benéfico para o investidor estrangeiro. Mas com a sinalização da inversão da curva de juros, esse comportamento pode mudar.

Com relação aos prefixados, a leitura que prevalece entre os gestores é semelhante à da bolsa: os preços são considerados atraentes e há boas oportunidades, mas o risco ainda é elevado.A nossa leitura é de que a probabilidade de início da discussão de corte de juros no segundo semestre de 2023 é consideravelmente maior do que de um cenário alternativo em que o BC seja forçado a se empenhar novamente em um aperto monetário agressivo.

Por isso, os prefixados podem ser interessantes para os investidores que têm foco no longo prazo. Como a última ata do Copom sinalizou o fim do ciclo de alta das taxas, o  potencial de perda é menor que o de ganho. Mas há que se ponderar o risco nessa oportunidade, e o investidor tem que calibrar o percentual adequado para esse ativo.

E os juros nos EUA?
Expectativas atuais do mercado para a taxa de fundos do Fed 

  1. Setembro: aumento de 75 bps para 3,00-3,25%
  2. Novembro: aumento de 50 bps para 3,50% -3,75%
  3. Dezembro: aumento de 25 bps para 3,75% -4,00%
  4. Pausa 
  5. Maio de 2023: Aumento de 25 bps para 4,00% -4,25%
  6. Não há mais aumentos
  7. Os cortes nas taxas começam na segunda metade de 2023, continuam em 2024 …

Rentabilidades

Este post Onde Investir em Setembro 2022: dinheiro tem cheiro? apareceu primeiro em Blog TRADER BRASIL Escola de Finanças & Negócios | 20 anos de excelência.



This post first appeared on Blog TRADER BRASIL Escola De Finanças & Negócio, please read the originial post: here

Share the post

Onde Investir em Setembro 2022: dinheiro tem cheiro?

×

Subscribe to Blog Trader Brasil Escola De Finanças & Negócio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×