Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Onde Investir em Junho de 2022:

Gostou? Incentive o autor!

Onde Investir em Junho de 2022:

“O medo de ficar de fora é seu maior inimigo em valorizar o seu próprio tempo” 

Temas tratados: 
Renda fixa, Renda variável e o dólar no cenário atual de 2022 

Segue o fluxo!

Oportunidades 
**

Prezado leitor,
Recentemente o Professor Flávio Lemos, foi convidado para visitar a Bolsa de Nova Iorque pelo seu amigo analista Jay Woods também CMT (veja videos e fotos em @traderbrasil). Daí que vem a nossa história de mercado de hoje.

O ar sai do balão muito mais rápido do que entra.

O Panico de 1907 foi uma crise financeira que ocorreu nos Estados Unidos durante um período de três semanas, começando em meados de outubro, quando a Bolsa de Valores de Nova York caiu quase 50% de seu pico no ano anterior.

Os eventos que marcaram o início da crise de 1907 foram o terremoto ocorrido em São Francisco, em 1906, e os incêndios que dele decorreram.

As Companhias de seguro se mostraram hesitantes em pagar os elevados sinistros e, como conseqüência indireta disso, causaram restrição generalizada de crédito, mesmo que tenham, ao final e em juízo, pago a maior parte das indenizações.

Além disso, na época, companhias como a Standard Oil, a American Tobacco e a Du Pont sofriam ações concorrenciais como resultado da política antitruste, o que acabou apenas por elevar o nervosismo e o medo de um pânico mais descontrolado.

O pânico de 1907 começou com uma manipulação de ações esquema para monopolizar o mercado em F. Augustus Heinze ‘s United Copper Company . Heinze fizera fortuna como magnata do cobre em Butte, Montana . Em 1906 ele se mudou para a cidade de Nova York, onde estabeleceu um relacionamento próximo com o notório banqueiro de Wall Street Charles W. Morse . Morse certa vez conquistou com sucesso o mercado de gelo da cidade de Nova York e, junto com Heinze, ganhou o controle de muitos bancos – o par atuou nos conselhos de pelo menos seis bancos nacionais , dez bancos estaduais , cinco empresas fiduciárias e quatro seguradoras .

O irmão de Augustus, Otto, planejou o esquema para encurralar a United Copper, acreditando que a família Heinze já controlava a maioria da empresa. Ele também acreditava que um número significativo de ações da Heinze havia sido emprestado e vendido a descoberto por especuladores que apostavam que o preço das ações cairia e que eles poderiam recomprar as ações emprestadas por um preço baixo, embolsando a diferença. Otto propôs um short squeeze , no qual os Heinzes comprariam agressivamente o máximo possível de ações remanescentes e, então, obrigariam os vendedores a descoberto a pagar por suas ações emprestadas. A compra agressiva aumentaria o preço das ações e, sendo incapazes de encontrar ações em outro lugar, os vendedores a descoberto não teriam outra opção a não ser recorrer aos Heinzes, que poderiam então definir o preço.

Para financiar o esquema, Otto, Augustus e Charles Morse se encontraram com Charles T. Barney , presidente do terceiro maior consórcio da cidade, o Knickerbocker Trust Company .

Barney tinha dado financiamento para esquemas de Morse anteriores. Morse, no entanto, advertiu Otto que, para tentar o aperto, Otto precisava de muito mais dinheiro do que Barney, e Barney se recusou a fornecer financiamento.

Otto decidiu tentar o esquema de qualquer maneira. Na segunda-feira, 14 de outubro, ele começou a comprar ações agressivamente da United Copper, que subiram em um dia de $ 39 para $ 52 por ação. Na terça-feira (15 de outubro), ele fez uma convocação para que os vendedores a descoberto devolvessem as ações emprestadas. O preço da ação subiu para quase US $ 60, mas os vendedores a descoberto conseguiram encontrar muitas ações da United Copper em outras fontes além da Heinzes. Otto interpretou mal o mercado, e o preço das ações da United Copper começou a despencar. A ação fechou a US $ 30 na terça-feira e caiu para US $ 10 na quarta-feira (16 de outubro). Otto Heinze estava quebrado.

Por fim, Augustus Heinze, um investidor de Wall Street, numa tentativa frustrada de corner da United Copper, precipitou a falência do Mercantile National Bank, o que causou uma corrida bancária generalizada, afetando especialmente os trustes. Tal foi o pânico que o quarto maior banco, o Knickerbocker Trust Company, à semelhança do Lemann Brothers, chegou a quebrar – somente a ajuda orquestrada pelo financista J. P. Morgan, que se tornaria o herói da crise de 1907, reverteu a aguda situação até restabelecer a normalidade nos mercados.

O preço de um ativo é baseado em fundamentos e como as pessoas vêem esses fundamentos.

Portanto, a mudança no preço de um ativo é baseada em uma mudança nos fundamentos e/ou na forma como as pessoas veem esses fundamentos.

Os fundamentos das empresas estão teoricamente sujeitos a algo chamado “análise” e possivelmente até uma previsão futura.

Por outro lado, as atitudes e expectativas em relação aos fundamentos são psicológicas/emocionais, não sujeitas a análise ou previsão, e capazes de mudar muito mais rápido e dramaticamente.

Os três estágios de um mercado em alta:

  1. o primeiro, quando algumas pessoas com visão de futuro começam a acreditar que as coisas vão melhorar,
  2. o segundo, quando a maioria dos investidores percebe que a melhoria está realmente em andamento, e
  3. o terceiro, quando todos concluem que as coisas vão melhorar para sempre.

Numa temporada feliz como há um ano atrás, os que acreditavam na alta eterna de criptomoedas e de ações de tecnologia disseram: “Você precisa comprar as criptomoedas e ações de crescimento para  surfar décadas de aumentos potenciais de lucros”.

Mas agora, após um declínio significativo, ouvimos: “Investir com base no potencial futuro é muito arriscado. Você tem que se ater ao valor das ações por seu valor presente determinável e preços razoáveis.

ANO PASSADO AS AÇÕES DA ZOOM CHEGOU A VALER MAIS QUE A PETROLEIRA EXXON MOBIL…

E AGORA EXXON VALE 1000% MAIS QUE ZOOM. Veja o gráfico abaixo:

A inflação tem sido a pedra no sapato dos investidores.

Em meio ao movimento de alta da Selic, com a taxa já em 12,75% ao anopoucas aplicações até aqui superam o IPCA, o índice usado pelo Banco Central (BC) para balizar a política monetária, muito por conta da volatilidade dos mercados.

Com o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e o BC brasileiro em plena correção das taxas de Juros, ainda que em fases diferentes, a mensagem é que a inflação segue como principal fonte de preocupação para preservar poder de compra e proteger a carteira dos investidores.

Ativos de crédito isentos, Tesouro IPCA+ e Tesouro Prefixado compõem as alocações, enquanto o caixa em Selic/CDI parte de uma remuneração que pode ficar ainda mais gordaA fatia em ações, multimercados e em classes internacionais aparece com uma participação menor nas carteiras.

Contra fluxo não há argumentos

Como a taxa Selic continua subindo, os fundos de ações locais ainda enfrentam resgates.  À medida que o ciclo de alta da taxa de juros local se aproxima do fim, esperamos que os resgates diminuam ainda mais nos próximos meses.

Estamos vendo uma migração indiscriminada dos investidores de todos os tipos de fundos para a renda fixa.

As rentabilidades oferecidas hoje na Renda Fixa são realmente atraentes, mas o que observamos é que existem muitas ações com uma taxa interna de retorno implícita potencial acima de 20%, que são retornos muito superiores do que a renda fixa oferece, porém com muito mais risco.

Em cenários de grande incerteza, alguns elementos são essenciais para conseguir converter as quedas do mercado em retornos positivos para o portfólio, e sem dúvidas ter conhecimento necessário para saber atuar em momentos de volatilidade é fundamental. Além disso, ter caixa, flexibilidade e velocidade de atuação vai fazer toda diferença.

Se tem uma classe que possui um importantíssimo papel de trazer flexibilidade de alocação à carteira, é a classe de fundos multimercados.

Como o próprio nome sugere, maior liberdade de investimento em diversos mercados é uma das características dos fundos multimercado. Ao optar por esse tipo de aplicação, você pode estar investindo, ao mesmo tempo, em renda fixa, moedas, ações de empresas do Brasil e de outros países, derivativos e outros ativos e estratégias.

Aproximadamente 70% dos fundos multimercado fecharam o 1º trimestre do ano acima do CDI.

Como vimos acima, já nota-se maior interesse do investidor para a classe, após os bons resultados dos primeiros meses do ano.

Para as gestoras de fundos que estão performando bem, é possível notar posições relevantes em:

  1. (i) commodities, em especial posições compradas nas relacionadas a energia e óleo e gás,
  2. (ii) posição comprada na bolsa brasileira e no real, que foram positivamente impactadas pelo fluxo de capital estrangeiro e
  3. (iii) estratégia em juros locais, se beneficiando do aumento da Selic, a taxa básica de juros do país.
  4. (iv) estratégia em juros externos, se beneficiando do aumento das taxas diante de pressões persistentes de inflação de países do G10.

 Um aviso importante e que sempre faço: a rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

Uma análise de qualquer tipo de investimento jamais pode se deixar levar somente pelo desempenho mais recente. Observar períodos tortuosos e mais longos é fundamental para analisar a persistência de eventuais boas performances. Da mesma forma, verificar o risco (e mecanismos de controle) ao qual a estratégia do fundo se expõe permite avaliar se ele se adequa ou não ao seu perfil de investimento.O mercado de fundos multimercado possui fundos extremamente diversos, com estratégias e atuações em nichos de mercado completamente distintos.

Veja este exemplo de um fundo que rendia 15% no ano e em apenas um dia caiu mais de 20% devolvendo os ganhos e mais um pouco.

Fundo multimercado com ótima perfomance passada, que em 1 mês perdeu 20 %

Quer saber algum fundo multimercado que recomendamos?

 https://api.whatsapp.com/send?phone=+551123864080&text=oi%20flavio%20Qual%20recomenda%20?

DÓLAR CONTINUA EM QUEDA LIVRE


Após fortes fluxos de entradas de capital estrangeiro nos primeiros 3 meses do ano (total de R$ 65 bilhões), os fluxos de saídas foram relativamente fortes em abril (R$ 7,7 bilhões) e maio (R$ 9,0 bilhões no acumulado do mês). Dito isso, nos últimos 5 dias, os estrangeiros foram compradores líquidos de ações brasileiras no valor de R$ 3,2 bilhões.

Contra a maioria das expectativas para um ano eleitoral, o dólar cai 15% no ano de 2022 ficando cada vez mais distante dos R$5,80 registrados no ano passado.

Esse interesse dos estrangeiros pelo mercado financeiro brasileiro tem relação direta com o ciclo de alta da Selic, taxa básica de juros da economia, que atrai investidores externos para a renda fixa.

E o Mercados de ações no Brasil ?

Após um fraco desempenho em abril, o Ibovespa voltou a ter um desempenho positivo em maio (alta de 3,2% em reais e 7,8% em dólares), mantendo-se como um dos mercados de ações com melhor desempenho no acumulado do ano.

Destacamos o  IDIV – índice de ações pagadoras de dividendos da B3 sobe +14 % só neste ano de 2022.

Embora o desempenho relativo do Ibovespa tenha sido bom neste ano, acreditamos que o índice ainda está sendo negociado com um valuation muito atrativo. As ações brasileiras estão sendo negociadas a um P/L projetado de 12 meses de 9,5x, quase dois desvios padrão abaixo da média histórica .

O valuation é atrativo apesar das taxas de juros reais de longo prazo muito altas (encerraram maio em 5,72%).

Enquanto isso, o prêmio para manter ações, medido como o inverso do P/L menos as taxas de juros reais de 10 anos, é de 4,8%, um desvio padrão acima da média histórica.
Reconhecemos que o aperto monetário nos EUA não ajudará as ações dos mercados emergentes em geral, e as ações brasileiras em particular. Mas continuamos acreditando que o Brasil está relativamente bem posicionado no atual ambiente geopolítico desafiador.

As taxas de juros reais de longo prazo em 5,7% implicam riscos políticos e fiscais significativos. há espaço para que as taxas reais de longo prazo caíam ainda este ano, principalmente se os principais candidatos presidenciais do Brasil se comprometerem com a disciplina fiscal na campanha.
Naturalmente, a queda das taxas de juros de longo prazo seria um importante gatilho para os preços das ações no Brasil.
Por outro lado, o crescimento estruturalmente baixo do Brasil pode limitar o interesse dos investidores em ações brasileiras.
Uma agenda de reformas mais agressiva, privatizações e leilões adicionais de infraestrutura podem ajudar a liberar parte desse valor.

A tal da diversificação

A diversificação continua a regra no jogo dos investimentos em 2022, e a renda fixa continuará uma excelente (e importante) opção para composição de carteira. Com o nível atual da taxa básica de juros, a Selic, e expectativas de juros nominais superiores a 13% , mantemos nosso otimismo em relação ao retorno oferecido pela renda fixa, principalmente na parcela de pós fixados, com baixa volatilidade em um momento que será de grandes incertezas no país.

A renda fixa continua como uma concorrência grande para todos os ativos.

Só que é justamente em períodos de maior aversão a perdas, quando o investidor se retrai e vai em massa para a renda fixa, que pode estar o melhor momento para compor a carteira com ativos de maior risco

Os ativos pós-fixados irão capturar a alta da Selic esperada nos próximos meses e, mesmo que os juros venham a cair, ainda assim devem continuar em patamar elevado.

Títulos atrelados ao IPCA também poderiam se beneficiar, ainda que em menor magnitude, de eventual melhora no cenário fiscal, além de serem boa alternativa para proteção contra a inflação para quem mantiver o título até o vencimento. São, inclusive, uma boa alternativa para investidores que buscam títulos com vencimentos mais longos: é uma forma de garantir que seus rendimentos vão sempre na direção certa (acima dos aumentos nos preços).

Em relação aos prazos, dado o cenário atual e esperado para a economia nos próximos anos, aconselhamos cautela.

Para os pré-fixados, prazos entre 1 e 2 anos trazem maior segurança do que horizontes mais longos, mas carregando bons retornos. Além disso, em caso de redução na percepção de risco no país, tendem a valorizar antes do vencimento, o que pode representar uma possibilidade de ganho (mas isso não é garantido).

Os fundos que possuem ativos de crédito privado devem também continuar a ter um cenário positivo de retornos, talvez com menor intensidade após um período de fechamento dos spreads.

Quando trocar inflação curta para vértices mais longas ou prefixado?

Olhando o movimento histórico de mercado, entendemos que as taxas prefixadas, especialmente o componente de inflação implícita, mostram seu pico mais próximo do patamar máximo da inflação corrente. Esse movimento de preço foi verificado em 2011, 2015, 2018 e também esperamos na virada de abril para maio, quando o IPCA irá atingir seu máximo antes da deflação esperada de maio (efeito revisão de energia elétrica). Por outro lado, entendemos também que as posições em prefixados performam melhor em ambiente de menor incerteza inflacionária, manutenção e/ou redução de Selic, algo que esperamos apenas mais à frente.

Quer saber alguma renda fixa que recomendamos?

 https://api.whatsapp.com/send?phone=+551123864080&text=oi%20flavio%20Qual%20recomenda%20?

Veja o Ranking dos Investimentos até 31/maio/2022


Este post Onde Investir em Junho de 2022: apareceu primeiro em Blog TRADER BRASIL Escola de Finanças & Negócios | 20 anos de excelência.



This post first appeared on Blog TRADER BRASIL Escola De Finanças & Negócio, please read the originial post: here

Share the post

Onde Investir em Junho de 2022:

×

Subscribe to Blog Trader Brasil Escola De Finanças & Negócio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×