Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Onde Investir em Fevereiro de 2022: A coisa mais otimista que um ativo pode fazer

Gostou? Incentive o autor!

Onde Investir em Fevereiro de 2022:

A coisa mais otimista que um ativo pode fazer

Temas tratados: 

Como Pescar com estes insights 

Beethoven e as adversidades 

Por que análise técnica funciona

Cenário de 2022 

Bolsa de valores Brasil: Estamos numa onda 1 de alta? 

Oportunidades na Renda Fixa do Brasil 

Bolsa de valores Brasil x Eua x criptomoedas 

O que aconteceu com os FIIs

“O destino de um investidor é determinado pelo seu estômago e não pelo seu cérebro.

Peter Lynch

Prezado leitor, feliz ano novo!

Durante minhas férias com as crianças, um dia fomos pescar.

Depois de preparar tudo, colocando linha, pesos e isca no anzol , disse a eles:

-Meu trabalho aqui acabou. Eu só dou as ferramentas, pescar é com vocês.”

Afinal Dê ao homem um peixe e ele se alimentará por um dia.
Ensine um homem a pescar e ele se alimentará por toda a vida… 

(homem aqui é o ser humano, pode substituir homem, por qualquer gênero LGBTQIA+)

E é justamente isso que tentamos fazer aqui nos nossos textos e vídeos: dar conteúdo e insights para vocês pescarem no Mercado financeiro os melhores peixes de acordo com seus objetivos e perfil de risco de cada um.

⁠Muitos surdos achavam loucos, pessoas dançando ouvindo música

Há mais de 250 anos, nascia, na cidade de Bonn, na Alemanha, um dos maiores nomes da história da música: Ludwig van Beethoven. Ele não só revolucionou a música clássica, como também deixou um legado que até hoje influencia compositores dos mais diversos estilos musicais.

Ainda muito jovem, assumiu um importante papel no sustento da família. Aos 26 anos, Beethoven começou a perder a audição. Aos 44, presenciou a música de sua vida ser substituída pelo silêncio. Isso não o impediu de compor algumas de suas obras mais famosas e, no final de sua vida, sem poder ouvir nenhuma nota musical, compôs uma das suas maiores obras, a Sinfonia nº 9. O último movimento da sinfonia, chamado de “Ode à Alegria”, embala momentos vitoriosos em esportes e até do meu casamento. Escute aqui a musica Ode a Alegria com a Filarmônica de Berlim.

O compositor honrou durante toda sua vida uma frase de sua mãe, Maria Magdalena Keverich:

 “Sem sofrimento não há luta, sem luta não há vitória e sem vitória não há coroa”.

A vida de Beethoven retrata a vitória sobre a adversidade – e é um ótimo retrato do que viemos enfrentando e vencendo nos últimos tempos.

Desenvolvemos várias vacinas ao mesmo tempo e em tempo recorde. Além disso, passamos a trabalhar de forma híbrida e a consumir muito mais pelo comércio eletrônico – e isso trouxe enormes ganhos de produtividade, frutos que deixarão o mundo ainda mais eficiente.

A coisa mais otimista que um ativo pode fazer

O mercado dos EUA está num topo?

Topos são um processo, não um evento único.

E o do mercado brasileiro está no fundo?

Os fundos também são um processo, não um único evento.

Os mercados simplesmente não jogam uma moeda, para ver se dá cara ou coroa, se vai subir e /ou cair, e aí decidem o que irão fazer.  Antes normalmente nos mostram muitos sinais. E onde há fumaça, pode haver fogo.

É aí que entra a análise técnica.

E a análise técnica nunca erra, ela é perfeita?

Não. Há algo perfeito?

Poxa, mas a análise técnica não olha apenas para as informações do passado?

Sim. Mas Se você puder, envie-me algumas informações do futuro, ficarei feliz em dar uma olhada.

Veja bem, ao fazer análise fundamentalista, usando técnicas de valuation, fazemos uma estimativa  dos fluxos de caixa futuros da empresa e trazemos a valor presente por uma taxa conhecida como custo médio ponderado de capital. Ela não é inútil, mas olhando somente uma análise certamente os melhores gestores precisam ter muito sangue frio e estômago para aguentar as oscilações negativas.

O dia a dia dos mercados não se trata apenas de ganhos das empresas. Não se trata do FED e dos bancos centrais.

Se trata da oferta e demanda:

Se houver mais demanda por uma ação do que oferta, o preço irá subir.

Os preços de mercado mostram uma tendência. Nós sabemos disso com certeza. É apenas aritmética básica.

Veja o preço da gasolina por exemplo.

Sabemos que os retornos do mercado NÃO são normalmente distribuídos.

É por isso que a Análise Técnica funciona, porque estamos identificando tendências.

Se uma ativo sobe e continua subindo em tendência, isto é o mais otimista que qualquer ativo pode fazer. Como os preços da gasolina!

Em suma, a análise gráfica não nos dá todas as respostas. Mas com certeza ajuda muito a fazer as perguntas certas!

**

Cenário Para 2022

2021 foi um enorme campo minado, ao contrário de anos recentes, mesmo aqueles com choques relevantes e agudos, como 2020.
Para 2022, não antecipamos um ambiente menos complexo nos mercados financeiros.

Há uma gama bastante ampla de cenários possíveis, tanto para a economia global quanto para a economia brasileira.

Fed reforça sinalização de aumento nos juros em março. Após reunião de política monetária, realizada em janeiro, o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que o banco central está pronto para aumentar as taxas em sua reunião de 15 a 16 de março e pode aumentá-las mais rapidamente do que em outros ciclos da última década.

O cenário prospectivo para este ano continua desafiador, com expectativas de desaceleração brusca no crescimento, manutenção de juros reais altos, a fim de trazer a inflação de volta para a meta, e incertezas em relação à política econômica do próximo governo.

Bolsa Brasileira subiu 6,98% em janeiro

Entre 2000 e 2021, o investidor em ações no Brasil assistiu a cinco quedas acentuadas: primeira eleição do Lula, crise do subprime americano, crise fiscal da Dilma, pandemia do Covid e a crise atual. Quatro delas se provaram como ótimas oportunidades de investir em companhias de qualidade e gerar retornos
extraordinários. Acreditamos estar diante de mais um desses eventos.

Como consequência da forte correção de preços, observamos boas oportunidades de investimento, por vezes camufladas atrás de valuations de curto prazo aparentemente demandantes.

As expectativas de crescimento revelam nos próximos trimestres patamares de precificação comparáveis aos de momentos de maior estresse macroeconômico do país.

Os ativos brasileiros hoje precificam muitas notícias negativas. Temos um dos mercados mais fracos do mundo em 2021, e uma das moedas de pior desempenho também, apesar de o país ser um dos maiores beneficiários  dos preços elevados das commodities. Com a postura mais firme do Banco Central em relação à inflação, esperamos que o Real se estabilize.

Além disso, o mercado de ações brasileiro continua barato, independentemente do ponto de vista:
1) Comparado ao histórico e em relação aos Mercados emergentes e globais
2) Em relação às taxas de juros
3) Analisando cada um dos setores da Bolsa, entre outros

A Bolsa Brasileira parece barata em relação aos pares emergentes e em termos de valores absolutos de valuation histórico.

No livro “Análise Técnica dos Mercados Financeiros” do Professor Flávio Lemos e também no perfil twiter @traderbrasil falamos sobre psicologia das ondas de Elliott de alta e de baixa.

A primeira Onda 1 de alta: é raramente óbvia no seu começo. Quando a primeira onda de um novo mercado de alta começa, quase todas as notícias fundamentalistas são negativas. A tendência anterior é considerada fortemente em vigor. Analistas fundamentais continuam a revisar para baixo suas estimativas de lucros; a economia, provavelmente, não parece forte.Pesquisas de sentimento e expectativa estão pessimistas e baixistas e a volatilidade implícita das opções está alta. O volume pode aumentar um pouco nas subidas de preço, mas não o suficiente para alertar muitos analistas técnicos.

A teoria sem a prática não faz sentido, pois não resultará em nada. Fazendo um exercício de aplicar teoria na prática: o que acham dessa tentativa no índice Bovespa Futuro Contínuo?

nova onda 1?

Por isso, depois de 5 meses seguidos de queda em 2021, e contrariando a expectativa com maioria das noticias negativas- e de muitos analistas- o Ibovespa foi o melhor investimento do mês de janeiro de 2022 com +6,98%, onde até as bolsas americanas –5.96% recuaram muito e as criptomoedas -21,98% despencaram. Até o dólar caiu 4%.. Veja mais abaixo o ranking das aplicações.

Lição importante: Nem tudo sobe ou cai indefinidamente. O mercado é dinâmico.

e a Renda fixa ?

A diversificação continua a regra no jogo dos investimentos em 2022, e a renda fixa continuará uma excelente (e importante) opção para composição de
carteira. Com o nível atual da taxa básica de juros, a Selic, e expectativas de juros nominais superiores a 10% já no início de 2022, mantemos nosso otimismo em relação ao retorno oferecido pela renda fixa, principalmente na parcela de pós fixados, com baixa volatilidade em um momento que será de grandes incertezas no país.

A renda fixa continua como uma concorrência grande para todos os ativos.

Os ativos pós-fixados irão capturar a alta da Selic esperada nos próximos meses e, mesmo que os juros venham a cair, ainda assim devem continuar em
patamar elevado.

Títulos atrelados ao IPCA também poderiam se beneficiar, ainda que em menor magnitude, de eventual melhora no cenário fiscal, além de serem boa alternativa para proteção contra a inflação para quem mantiver o título até o vencimento.

São, inclusive, uma boa alternativa para investidores que buscam títulos com vencimentos mais longos: é uma forma de garantir que seus rendimentos vão
sempre na direção certa (acima dos aumentos nos preços).

Em relação aos prazos, dado o cenário atual e esperado para a economia nos próximos anos, aconselhamos cautela.

Para os pré-fixados, prazos entre 1 e 2 anos trazem maior segurança do que horizontes mais longos, mas carregando bons retornos. Além disso, em caso de redução na percepção de risco no país, tendem a valorizar antes do vencimento, o que pode representar uma possibilidade de ganho (mas isso não é garantido).

Os fundos que possuem ativos de crédito privado devem também continuar a ter um cenário positivo de retornos, talvez com menor intensidade após um
período de fechamento dos spreads.

Nossa visão para os Fundos Imobiliários

No fim de janeiro de 2022, a CVM publicou uma decisão sobre o Maxi Renda (MXRF11), maior fundo imobiliário do mercado em número de cotistas, vedando a distribuição de rendimento aos cotistas com cálculos baseados em regime de caixa, mesmo quando excedem os valores reconhecidos no lucro do exercício.

Perante esse cenário, é esperada uma maior volatilidade no mercado de FIIs nos próximos dias. No entanto, ainda não há um posicionamento definitivo sobre o assunto.

É esperado que alguns segmentos sejam mais impactados:

  • Fundos de Fundos, já que atualmente apresentam maiores descontos, portanto não tem Lucro contábil, ou seja, não poderiam mais distribuir dividendos;
  • Mesma lógica se aplica aos (ii) Fundos de Tijolos, principalmente  os segmentos de Lajes e Shoppings e em menor proporção no segmento de Logística, que recentemente tiveram reavaliações positivas.

Já os segmentos que, na nossa visão, seriam menos impactados: os Fundos de Recebíveis e os FIAGROs atuais, já que a maior parte deles já distribuem em regime de competência e como suas correções são basicamente mensais, podem ter uma dinâmica de menores incertezas perante esse cenário.

A decisão da CVM pode eventualmente refletir em todo mercado, o que em nossa visão seria algo muito prejudicial para a classe dos fundos imobiliários, caso realmente seja definitiva a decisão que os fundos não poderiam mais distribuir rendimentos no caso de caixa negativo (não ter lucro contábil). O momento requer cautela do investidor e também é prudente aguardar um posicionamento da própria CVM após recurso por parte dos gestores.

Se quiser contar com nossa ajuda, entre em contato.

Veja o ranking das aplicações em janeiro 2022:

Este post Onde Investir em Fevereiro de 2022: A coisa mais otimista que um ativo pode fazer apareceu primeiro em Blog TRADER BRASIL Escola de Finanças & Negócios | 20 anos de excelência.



This post first appeared on Blog TRADER BRASIL Escola De Finanças & Negócio, please read the originial post: here

Share the post

Onde Investir em Fevereiro de 2022: A coisa mais otimista que um ativo pode fazer

×

Subscribe to Blog Trader Brasil Escola De Finanças & Negócio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×