Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Onde investir em setembro 2021.Inflação: a volta do Dragão

Gostou? Incentive o autor!

Coisas que nunca aconteceram antes acontecem o tempo todo.”

“Suas experiências pessoais com dinheiro talvez representem 0,00000001% do que aconteceu no mundo, mas cerca de 80% de como você acha que o mundo funciona”.

Morgan Housel

Prezado leitor,

Continuamos torcendo para que quem nos lê, e suas pessoas queridas, estejam bem.

Para você que é um novo por aqui, todo mês fazemos uma carta escrita com carinho, com diversas recomendações e explicações aos seguidores. Espero que gostem. Siga também nosso instagram @traderbrasil

Antes de mais nada, você gostaria de agendar uma consulta para ajudar a escolher entre tantos investimentos de acordo com seu perfil?

Clique aqui:

SIM, FLÁVIO GOSTARIA DA AJUDA DE SUA EQUIPE PARA ESCOLHER MEUS INVESTIMENTOS.

***

Inflação: a volta do dragão

No Brasil, uma nova bandeira tarifaria de energia chamada de “Escassez Hídrica” foi divulgada, assim como medidas de estímulo a redução do consumo de energia para consumidores pequenos e médios.

Desde o começo do ano, havíamos alertado sobre evitar os títulos prefixados, pois os Juros estavam subindo.

Na prática, os investidores estão pechinchando mais pelo preço do papel e exigindo mais juros em troca da tomada de risco com os títulos públicos.

Veja aqui artigo explicando esta tal curva de juros… 

A forte alta de juros de mercado em Agosto pesou sobre a bolsa, já que o custo de capital para as empresas aumentou.

Entretanto, o avanço da vacinação contra a Covid-19 e o início da reabertura econômica começaram a se refletir nos resultados das companhias. É fato que os resultados bons estão vindo, embora o Ibovespa, o principal índice da Bolsa, com as notícias de curto prazo, ainda não esteja refletindo isso.

E quando o preço dos ativos cai sem uma correspondência nos números divulgados, ou seja, há quando um descasamento claro entre preço e resultados das empresas, é nesse momento que as oportunidades começam a surgir.

***

Histórias do Flávio:

O Bizu

Quando A Família Real veio para o Brasil, trouxe, em sua comitiva, diversos professores de Coimbra. Esses docentes  foram colocados na Real Academia Militar.

As aulas de Matemática eram o terror dos alunos, até descobrirem que os mestres usavam, como base das aulas e provas, um livro de um autor francês chamado Etienne Bezout.

Ter o Bezout era o diferencial e todos queriam o Bezout, que passava de mão em mão.

Flavio, agora me passa o Bizu!

Porque os ativos brasileiros estão tão fracos?

Apesar dos Números Fiscais e de Emprego melhores do que o esperado e mostrando melhora da economia, tivemos um mês que os juros subiram muito e a bolsa caiu. Acho que alguns pontos explicam a dinâmica recente:

– Crise Institucional.Confrontos ideológicos entre o presidente Jair Bolsonaro e o STF (Supremo Tribunal Federal)

– Incerteza Fiscal.Discussões envolvendo o parcelamento do pagamento de precatórios, um aumento no valor do Auxílio Brasil (novo nome do programa Bolsa Família) e o novo Refis, que inclui o perdão de até 90% das dívidas de empresas

– Inflação Alta. A crise hídrica deve elevar as previsões de IPCA para este ano para a casa de 8%, com uma probabilidade não desprezível de uma inflação próxima a 9% no final deste ano.

– Taxas de juros mais elevada, que traz uma enorme competição para a bolsa. Julgamos este último ponto bastante importante. O fluxo de locais para ações de 2019 até começo de 2021 foi fundamental para dar sustentação ao mercado. os juros mais altos podem ser um vento contrário nessa direção.

Claro que tudo tem preço e todo fluxo tem limite. Não acredito que isso seja um problema estrutural, mas pode ser um “vento contrário” de curto-prazo.

Enquanto alguns investidores estão receosos quanto às notícias de curto prazo da macroeconomia e vendendo suas posições em ações, aqueles que têm uma carteira baseada em fundamentos sólidos estão visualizando as oportunidades de comprar boas empresas a preços mais baixos. Lembre-se da frase de velhinho de 91 anos recém completados chamado de Warren Buffet, o maior investidor do mundo:  ” O mercado é uma máquina que transfere dinheiro dos impacientes para os pacientes“.

Se você quiser apresentar retornos maiores no longo prazo, terá de se expor à maior volatilidade e a perdas temporárias.

A recompensa vem a longo prazo – mas é provável que você terá de sangrar no meio do caminho.

A bolsa brasileira está barata se comparada a outras emergentes

Os lucros esperados nos 12 meses seguintes do Ibovespa seguem em alta, tanto pela expansão da receita quando da margem esperada.

Lucros em alta enquanto os preços corrigiam fizeram que o múltiplo (P/L) chegasse ao menor patamar dos últimos anos, o que nos induz a concluir que o mercado está “de graça”.

O MERCADO BRASILEIRO ESTÁ REALMENTE BARATO?

Há uma rotação das companhias de menor capitalização, mais voláteis, para portos considerados mais seguros, como bancos, Petrobras ou o setor elétrico.

Sendo você um investidor brasileiro, lembre-se que no Brasil a inflação sempre dá um jeitinho de surpreender de tempos em tempos e, por isso, o ideal é sempre ter uma parcela da carteira protegida deste efeito.

O investimento no exterior continua interessante.

O índice de BDRs subiu +2,28% no mês de agosto .

Várias outras economias do mundo estão se recuperando mais rapidamente que nós, como Estados Unidos, Europa, China.

A zona do euro teve a maior inflação em 10 anos.

As sinalizações do Fed (Federal Reserve, o banco central americano) em torno de quanto – e como – deve ser iniciada a retirada de estímulos econômicos também continuarão sendo acompanhadas de lupa pelo mercado.

Em agosto, o FED norte-americano deixou mais claro que deve começar nos próximos meses a redução na compra de ativos e que aumentos na taxa de juros ainda estão longe e não devem acontecer antes do final do próximo ano, o que acalmou os mercados que estavam agitados.

Nos EUA, a nova onda da pandemia está levando a uma leve deterioração nos indicadores de reabertura do país, mas ainda nada que pareça alterar o cenário de longo-prazo.

Parte dessa deterioração, contudo, já começa a aparecer nos indicadores oficiais. Ontem recebemos um Chicago PMI e um Consumer Confidence mais fracos, claramente reflexo da deterioração da pandemia no país. Este é um ponto de atenção que precisará ser monitorado.

O que são BDRs?

Um dos instrumentos disponíveis para investimento no exterior é o BDR (Brazilian Depositary Receipt), recibo que representa ações de empresas negociadas no exterior como Apple, Amazon e Google. As ações negociadas no exterior são compradas por uma instituição depositária.

O BDR estará sujeito à variação cambial. Se o dólar se desvalorizar em relação ao real, a rentabilidade do BDR cairá. Do contrário, se o dólar se valorizar diante do real, a rentabilidade aumentará. Para lidar com o risco cambial, por exemplo, você pode optar por fazer um hedge (proteção) investindo em fundo de investimento internacional não dolarizado.

É uma forma de buscar dinamismo econômico como alternativa para rentabilizar aplicações.Os BDRs são uma forma fácil, conveniente e simples do investidor brasileiro investir no exterior em fundos imobiliários, ETFs e principalmente ações de empresas internacionais.

Investimentos em agosto de 2021

O maior tombo entre os títulos do Tesouro Direto ficou com o IPCA+ (que paga a variação da inflação oficial do país no período mais juros prefixados) com vencimento em 2045, com recuo de 9,46% em agosto.

Os juros pagos por títulos IPCA+ aumentou “de forma relevante em relação ao começo do ano, o que representa uma oportunidade.

O bitcoin, o índice de BDRs e o CDI  sagraram-se como os melhores investimentos do mês de agosto.

Veja aqui como foram os investimentos em agosto de 2021:

investimentos em agosto 2021

Este post Onde investir em setembro 2021.Inflação: a volta do Dragão apareceu primeiro em Blog TRADER BRASIL Escola de Finanças & Negócios | 20 anos de excelência.



This post first appeared on Blog TRADER BRASIL Escola De Finanças & Negócio, please read the originial post: here

Share the post

Onde investir em setembro 2021.Inflação: a volta do Dragão

×

Subscribe to Blog Trader Brasil Escola De Finanças & Negócio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×