Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que é e como montar uma carteira de investimentos?

Gostou? Incentive o autor!

Você já ouviu falar sobre Carteira de investimentos? Investimentos são hoje alternativas seguras para quem busca aumentar a renda, ter recurso para o período da aposentadoria, viver de renda, juntar dinheiro para abrir o próprio negócio ou ainda comprar um imóvel próprio.

Se você está começando a investir, seja como pessoa física ou jurídica, deve ter se deparado com um conjunto de siglas e conceitos que fazem parte do universo dos investimentos. Todo investidor precisa estar a par deles para saber o que fazer e como fazer de forma mais segura. 

Um conceito importante a se compreender é o de carteira de investimentos. Se você já ouviu falar, mas não domina o assunto, vamos te ajudar a entender o que é essa possibilidade de investimentos e como você pode criar a sua para ter sucesso no campo financeiro.

Vamos lá?

O que é uma carteira de investimentos?

Como benefício desse investimento, recebemos juros de volta. E essa frequência ou volume vai depender do tipo de investimento que você faz.

Existem diversos tipos de investimentos, em imóveis, letras, títulos, ações etc, que podem ser feitos por renda fixa ou renda variável. O primeiro é de menor risco – por isso, com pouco retorno financeiro -, enquanto o segundo é de maior risco e pode oferecer mais retorno financeiro.

Nesse contexto, a carteira de investimento pode ser composta de muitos, poucos ou apenas um tipo de investimento

Isso vai depender da sua disponibilidade financeira e também do seu objetivo com o investimento. Mas saiba que quanto mais diversificada for a sua carteira de investimentos melhor será para você. Veja a seguir os motivos disso.

Por que ter uma carteira de investimentos diversificada?

Independente da modalidade do investimento que você decida fazer, se renda fixa ou variada, ter diversidade nos tipos de produtos traz muitas vantagens.

Redução de riscos

Você também reduz os riscos de investir um volume grande de dinheiro em um só ativo e por alguma crise perder o valor. Assim, é mais seguro fragmentar o valor e investir em diversos ativos para obter retorno financeiro.

Retorno seguro sobre o investimento

Isso é uma outra vantagem da carteira de investimento diversa: a garantia de retorno sobre o investimento.

Maior rentabilidade

Ter uma carteira de investimentos pode ser mais rentável do que investir em um só ativo, se você souber, é claro. Assim, você pode investir em ativos de renda fixa e de renda variada. E, ainda que invista em uma só modalidade, é interessante ter mais de um ativo dessa mesma modalidade na carteira.

Digamos que você possui R$ 5 mil disponíveis para investimento! Você pode investir em um ativo imobiliário, em ações, títulos e letras financeiras. A composição da carteira precisa considerar seu objetivo com o investimento e também o seu perfil de investidor.

Passo-a-passo sobre como montar a carteira de investimentos

Saiba agora como montar a sua carteira de investimentos!

1 – Determine o objetivo do investimento

Enumere suas metas com o investimento que você pretende fazer. Compreenda para que finalidade o investimento vai existir: comprar um imóvel sair do aluguel, viver de renda ou garantir uma aposentadoria tranquila.

Com isso em mente, estabeleça o prazo para alcançar esse objetivo e compare com a verba disponível. Ou se oriente pela previsão de quando o lucro do investimento será necessário para alcançar o objetivo no tempo determinado, em relação com o montante disponível e a rentabilidade buscada.

Essa definição do objetivo é essencial. Com ele definido, o investidor poderá escolher os ativos que melhor respondem às suas expectativas financeiras. 

2 – Entenda o seu perfil

O conservador é o investidor que faz investimentos de baixo risco e aposta em títulos de renda fixa, CDB e tesouro direto. São ativos que possuem uma taxa de rendimento fixa e garantem o retorno.

Já o moderado é o investidor que arrisca um pouco a mais e já busca investimentos mais rentáveis. Para isso, investe em uma carteira diversificada, transitando entre ativos de baixo e alto risco. Ele busca um risco controlado. 

O agressivo, por sua vez, busca ativos de retornos altos e por isso investe em produtos de alto risco. Este perfil também aposta em uma carteira bastante diversificada e comprando ativos mais voláteis que dêem lucro alto e rápido.

3 – Avalie a sua renda

Ao entender qual perfil de investidor e o seu objetivo com o investimento, o item seguinte é avaliar a renda que se tem disponível para investir, compreendendo se ela é suficiente para alcançar os objetivos estipulados ou para corresponder ao perfil de investimento que se quer fazer.

Para não correr o risco de fazer investimentos arriscados demais e perder dinheiro, o ideal é começar com poucas quantias em ativos variados e de baixo risco, conforme já mencionamos, caso o objetivo seja de maior prazo.

Porém, se o objetivo é ter lucro em pouco tempo, recomenda-se ativos de alto risco, mas deve-se estudar bem o mercado para escolher os que sejam mais seguros, ainda que sejam de alto risco.

Resumindo…

Ter uma carteira de investimentos diversa requer um conhecimento significativo do mercado de investimentos para não fazer escolhas erradas. Se você é inexperiente no assunto, considere ter ajuda de empresas especializadas que te auxiliam na análise e identificação das melhores opções de investimentos disponíveis no mercado. 

Além disso, eles ajudam a definir o seu perfil, atendem aos seus objetivos e traçam um plano de investimentos com mais segurança e praticidade. Como resultado, você consegue montar uma carteira de investimento diversificada, confiável e rentável.

Esse conteúdo te deixou mais seguro? Fale agora com um consultor Trader e veja como podemos te ajudar a fazer investimentos acertados no mercado.

Este post O que é e como montar uma carteira de investimentos? apareceu primeiro em Blog TRADER BRASIL Escola de Finanças & Negócios | 20 anos de excelência.



This post first appeared on Blog TRADER BRASIL Escola De Finanças & Negócio, please read the originial post: here

Share the post

O que é e como montar uma carteira de investimentos?

×

Subscribe to Blog Trader Brasil Escola De Finanças & Negócio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×