Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Onde investir em julho 2021

Gostou? Incentive o autor!

“Ação não é jogo e investimento também não é jogo.”

“A única coisa que acredito do jornal e a data. Todo o resto eu vou checar”.

 “O valor de uma ação é somente a soma de todos os pagamentos futuros de dividendos trazidos (descontados) a valor presente.”

Dório Ferman, sócio fundador Opportunity

Prezado leitor,

Desta vez quem pede sua torcida e suas orações, é o Professor Flávio Lemos, que infelizmente está com Covid19 .

Continuamos torcendo para que quem nos lê, e suas pessoas queridas, estejam bem.

Para você que é um novo por aqui, todo mês fazemos uma carta escrita com carinho, com diversas recomendações e explicações aos seguidores. Espero que gostem.

Antes de mais nada, você gostaria de agendar uma consulta para ajudar a escolher entre tantos investimentos de acordo com seu perfil? Clique aqui:

SIM, FLÁVIO GOSTARIA DA AJUDA DE SUA EQUIPE PARA ESCOLHER MEUS INVESTIMENTOS.

***

Compre na Amazon

Será que o Brasil tornou-se cringe para os gringos?

O que é cringe? . “Cringe” é a palavra usada pelos jovenzinhos da “Geração Z” (ou pós-millenials) para definir certas atitudes e coisas vistas por eles como “cafonas”, “vergonhosas” ou que despertam “constrangimento”.

Há um gênero da comédia chamado de “Cringe Comedy”, que é o humor que provoca desconforto e vergonha alheia em quem está assistindo. como o visto em “Borat”. Estão na lista de ser cringe: gostar da Disney, gostar de tomar café da manhã e usar palavras como “boleto” (nota do autor: eu adoro café da manhã e o Tio Patinhas). 

Após várias interações que a equipe de Análise da XP teve com investidores estrangeiros nas últimas semanas , a conclusão foi: os gringos estão começando a ficar otimistas com Brasil, mas alguns motivos mantêm certa cautela: eleições em 2022; o cenário fiscal de curto e longo prazo; e a expectativa para a taxa de câmbio.

A conclusão é que os estrangeiros não estão muito posicionados em empresas de commodities ou bancos (que são as grandes empresas em participação no Ibovespa), o que é um fator positivo, pois isso abre espaço para um possível fluxo gringo caso a percepção de risco do Brasil melhore.

Histórias do Mercado:

O que foi a Merposa?

Os fins dos anos 1960 e o início dos 1970 foram de intensa movimentação, com muitas empresas abrindo o capital e passando a ter ações listadas nos pregões do Rio e de São Paulo. O pano de fundo eram os incentivos concedidos pelo regime militar para que o setor privado financiasse o seu crescimento nas bolsas.

Na virada dos anos 70, a corretora de valores – a M. Marcello Leite Barbosa – se tornou um símbolo da prosperidade econômica nos primeiros anos do regime militar. Cresceu ao ponto de ser considerada a maior do Brasil e, por isso, virou uma espécie de escola para os figurões que depois protagonizariam as várias febres do mercado financeiro – das ações da década de 1970 ao overnight dos anos 1980.

Nesse ambiente amador, quando o acesso aos produtos de investimentos era muito mais restrito do que atualmente, Leite Barbosa cativou os pequenos poupadores. Em um anúncio de jornal publicado em 1970, a M. Marcello Leite Barbosa convidava: “100 ou 100.000 ações – Nós queremos a sua ordem”.

O número de IPOs alcançou 254 em 1971, contra 83 no ano anterior. Nem nos tempos mais promissores desse século se chegou perto disso. Em 2020, como comparação, houve 28 IPOs no Brasil .

A festa durou até a metade de 1971. Quando a classe média já tinha vendido carros e apartamentos para comprar ações, a bolha começou a murchar. A movimentação nas bolsas era claramente especulativa. Ficou famosa a história da correria dos investidores atrás das açõesde uma suposta empresa que abriria o capital, a Merposa – sigla para uma fictícia “Merda em Pó S.A.”.

A virada do mercado em 1971 foi uma paulada dura demais para a M. Marcello Leite Barbosa. Era hábito da corretora financiar os clientes que queriam investir em ações – mas como os preços derreteram ao longo dos meses, a maioria ficou devendo.  A empresa sofreu uma intervenção do Banco Central – fruto de perseguição do regime militar, segundo alguns – e definhou até ser totalmente vendida em 1987. As histórias e os personagens forjados na corretora, no entanto, sobrevivem.

E em julho agora?

Os ativos de risco operam próximos a estabilidade e vêm mantendo sua tendência positiva. Não há mudanças relevantes de cenário e minha visão e minhas recomendações seguem as mesmas.

Na Inglaterra, a variante delta está levando a um aumento do número de casos de Covid, mas ainda sem sinais de aumento nas hospitalizações.

No Brasil, a pandemia dá seus primeiros sinais mais concretos de arrefecimento, com redução mais expressiva do número de casos e queda do número de óbitos. Parece ser a vacina fazendo efeito:

No mundo, o ambiente para negócios se mostra bastante positivo e estamos em meio a um “boom” de M&A´s:

Vale lembrar que nossa análise da experiência internacional mostra que quando Reino Unido, Israel e EUA atingiram cerca de 5% de sua população com ao menos 1 dose de vacina, conseguiram promover uma normalização social e econômica mais estrutural e duradoura.

O Brasil está chegando, neste momento, nesse limiar de imunização. No fim de junho, no Brasil, recebemos mais um resultado fiscal melhor do que as expectativas A recuperação econômica mais robusta do que o esperado vem dando suporte as receitas, ao mesmo tempo em que a contenção de gastos, muita ajudada pelo Teto de Gastos, tem se mantido disciplinada, explicam a maior parte destes resultados mais positivos.

Os dados do CAGED mostram uma recuperação mais expressiva do emprego, mas os dados do IBGE, por questões de metodologia e devido ao retorno de parte da população à força de trabalho, ainda mostram deterioração da taxa de desemprego.

Ao final do mês, dia 25 de junho, mercados foram surpreendidos pela divulgação da segunda parte da reforma tributária.

A proposta inclui mudanças na tributação de pessoa física, jurídica e investimentos. A reforma traz a ampliação da faixa de isenção do imposto de renda para Pessoas Físicas e redução na alíquota para Pessoas Jurídicas. E para custear essas alterações, o governo promove uma série de alterações em outras tributações. Dentre elas, a tributação em dividendos e o fim do Juros sobre Capital próprio (JCP) têm sido o centro da preocupação dos investidores. Esta reforma ainda tem de ser aprovada no Congresso.

Outro risco potencial, o de racionamento de energia ou um apagão, parece não estar no horizonte, diz. A tarifa mais cara vai pesar num IPCA acima do teto da meta do BC, com a Selic finalizando o ano em 6,5%.

**

Vamos ao mercado:

Rotação entre valor e crescimento: Em 2021, com a reabertura econômica global, as ações mais cíclicas e consideradas “de valor” por negociarem à múltiplos menores finalmente começaram a parecer mais atrativas aos investidores e ter uma performance melhor, na medida em que o mercado ficou mais animado com a aceleração da vacinação no mundo e o forte crescimento econômico esperado. Nas últimas semanas, porém, o movimento começou a perder um pouco de força, desde que o Federal Reserve adotou uma postura mais dura em relação aos juros nos EUA, e com a aceleração de casos da COVID-19, por conta da variante Delta. Seguimos otimistas com as commodities, mas é importante ficar de olho nesse tema valor vs. crescimento.

Rotação para temas de reabertura: Com perspectivas melhorando para o restante do ano, estamos construtivos em relação aos nomes ligados à recuperação econômica. Setores como o financeiro, shoppings, educação e varejo físico devem se beneficiar. Trazemos uma lista de ações que continuam atrativas e que podem ver um bom desempenho com essa rotação em direção à temas de reabertura, caso o tema siga ganhando tração.

Rotação entre large caps e small caps: Estamos vendo também uma rotação de ações de large cap para small caps acontecer. No ano, as small caps têm tido uma performance melhor que o Ibovespa.

Target do Ibovespa para o fim de 2021

Investimentos em junho de 2021

O ouro e moedas internacionais como dólar e euro ficaram entre as classes de pior performance, enquanto o real ganhou valor. Os títulos prefixados perderam 1.58% no semestre e os títulos de renda fixa longos sofreram e a indicação tem sido encurtar os prazos para não ficar sujeito aos vaivéns que a eleição presidencial em 2022 pode ditar aos ativos.

Veja aqui como foram os investimentos em junho de 2021:

Este post Onde investir em julho 2021 apareceu primeiro em Blog TRADER BRASIL Escola de Finanças & Negócios | 20 anos de excelência.



This post first appeared on Blog TRADER BRASIL Escola De Finanças & Negócio, please read the originial post: here

Share the post

Onde investir em julho 2021

×

Subscribe to Blog Trader Brasil Escola De Finanças & Negócio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×