Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Onde investir em Setembro com Flávio Lemos , CMT

Gostou? Incentive o autor!

“O mercado não vence você, mas sim a sua própria fraqueza humana.”

– William Gann

Prezado leitor,

Torcemos para que quem nos lê, e suas pessoas queridas, estejam bem.

O mercado e as notícias

Há 41 primaveras, esta foi a capa da Business Week em agosto de 1979.

E obviamente o S&P 500 não morreu. Inclusive está na máxima histórica enquanto escrevo em setembro de 2020. Quem morreu foi a revista.

Posso ganhar dinheiro vendo alguém recomendar ações na tv ou internet?

Quando alguém começa a investir, e vê alguém sentado na frente de meia dúzia de câmeras na TV nacional ou mesmo nas redes sociais divulgando conselhos sobre ações, uma coisa é certa: você não é o único que está ouvindo e uma outra coisa é incerta: será que ele está habilitado como analista de investimentos pela CVM para dar conselhos sobre ações?

O analista precisa adotar “linguagem serena e moderada” em seus comunicados (incluindo os realizados em redes sociais) e isso significa demonstrar se tratar da opinião do autor, vedadas garantias de retorno e avisar sobre riscos incorridos, salientado que retornos passados se baseiam em fatos passíveis de demonstração, que servem apenas como referência histórica e não são garantia de retornos futuros.

E mesmo assim, no minuto em que uma dica sai da boca dele, já é uma notícia velha que foi ouvida por milhares, senão milhões de outros investidores e, conseqüentemente, já perdeu qualquer pingo de vantagem que possa ter dado a você.

O dano do ruído alto constante é que pode assustar investidores inexperientes. Isso faz com que o mercado de ações pareça um lugar muito mais assustador do que realmente é.

Também pode fazer com que a extremidade mais conservadora do mercado pareça tão arriscada quanto a extremidade especulativa, levando os novatos a jogar e apostar em vez de investir .

Não acho que haja uma resposta fácil para esse problema. Os meios de comunicação são empresas e precisam de um fluxo constante de histórias e entrevistas para preencher seu tempo no ar e centímetros de colunas em matérias.

Educar-se financeiramente é uma constante busca por liberdades.

Como já disse outras vezes, investir de forma sensata é realmente muito enfadonho, e se você está constantemente dizendo às pessoas o que elas realmente precisam ouvir, corre o risco de perder seus leitores ou espectadores.

E qual seria sua melhor aposta?

Trate os gurus do mercado o que eles realmente são:  vendedores artistas de anúncios. Somente analistas registrados podem dizer se é para comprar ou vender algo.

Mantenha uma carteira devidamente diversificada (ex: um mix de ações, títulos de renda fixa, ouro, cambio, fundos, dinheiro e imóveis que devem ser recalibrados de acordo com sua tolerância ao risco à medida que você envelhece) que resistirá a qualquer tempestade que vier, e você ficará melhor depois disto.

Onde existem oportunidades?

O que determina um investimento atrativo, não é o cenário positivo. Mas, sim, estar mais barato do que deveria.

O fluxo de dinheiro vai procurar onde há maior potencial de retorno, e o Brasil e demais emergentes acabam sendo bons suspeitos para receber esses capitais vindos do mundo desenvolvido.

Você quer minha ajuda para escolher entre tantos investimentos de acordo com seu perfil? 

SIM, FLÁVIO GOSTARIA DE  SUA AJUDA PARA ESCOLHER MEUS INVESTIMENTOS. 

Quando as pessoas investem, elas passam a sentir todos movimentos políticos e econômicos do país, param de viver no piloto automático, e começam a participar ativamente do desenvolvimento sócio econômico.

A principal vantagem de adotar a filosofia ou de buscar investimentos acreditando e visando o conceito do Skin in the game está justamente na probabilidade de alcançar os melhores resultados. Afinal, administradores que investem o próprio dinheiro em seu negócio não estão jogando para perder.

Como vimos, conhecimento é fundamental para o investidor. Que tal aumentar o seu conhecimento ?

Queda das taxas

Quanto menor forem os juros, mais os ativos vão valer.

O pano de fundo de juros baixos permaneceo que pode movimentar a compra de imóveis, permitir a alavancagem de empresas, e estimular mais movimentos de fusões e aquisições, eventos típicos de geração de riqueza.

O FED americano não irá elevar os juros de maneira preventiva para evitar uma inflação prospectiva mais alta. Só devem elevar os juros reativamente, após a alta da inflação. Na média, deveremos conviver com juros baixos por mais tempo (a depender da inflação, obviamente).

Com a Selic a 2%, o movimento de deslocamento de poupança tende a prosseguir. Ganham apelo, além da bolsa, fundos imobiliários e ativos externos como as BDRs.

Depois de quatro meses a um bom ritmo, a bolsa brasileira ralentou e fechou agosto no campo negativo. Mas a renda variável segue como uma das principais alocações de gestores de patrimônio e de fundos de investimentos. Com a leitura de que os juros vão permanecer baixos — no Brasil e no mundo —, ações são como parcela importante do risco.

O que temos visto é um encaminhamento natural dos investidores para a bolsa, que é um ativo relativamente líquido, porém com mais volatilidade.

Busca por ativos reais

Quando os bancos centrais imprimem dinheiro, o efeito matemático equivalente é a transferência de riqueza futura do cidadão, trazida p/ o presente, para ele mesmo. Você tira uma casa própria lá do futuro, e entrega na forma de um cheque hoje. Mas como? Via inflação de ativos.

Quando as pessoas ficam com medo, os ativos tendem a se movimentar juntos.· Talvez a descorrelação hoje não seja tão grande quanto imaginávamos. Importante ter diversificação geográfica, e de ativos: ações, títulos de renda fixa e  alternativos.

E o dólar?

Os anlistas acham que agora, setembro de 2020, não é o melhor momento de comprar dólar porque a recuperação dos preços das commodities beneficia a pauta brasileira de exportações.

O câmbio brasileiro embute um prêmio de risco de ruptura, mas a desvalorização da moeda já cumpriu o papel de melhorar a conta de transações correntes. O país deve sair de um déficit da ordem de US$ 50 bilhões em 2019, para um superávit de US$ 15 bilhões,

O que o mercado vêm embutindo nos ativos é um eventual deslize fiscal, mas por ora a avaliação é de que o governo não está disposto a furar o teto.

A temporada de divulgação de balanços do segundo trimestres vai chegando ao fim. Paralelamente, o mercado recebe números da atividade brasileira enquanto observa com cautela o cenário fiscal local. Lá fora, o destaque é a recuperação da indústria chinesa que reflete nas ações ligadas às commodities na B3.

Na agenda econômica, Produto Interno Bruto (PIB) caiu 9,7% no segundo trimestre de 2020 em relação aos três primeiros meses do ano, informou há pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado só não foi pior devido ao desempenho do setor de agronegócio (+0,4%), que foi impactado pela desvalorização cambial, alta das commodities e retomada da demanda global, especialmente a chinesa,

Mas não se esqueça de usar máscaras, também no mercado!

Em agosto, o risco fiscal bateu à porta com a derrubada do veto para o aumento do funcionalismo público até 2021 no Senado — revertida depois pela Câmara — e as indicações do governo de repaginar o Bolsa Família num valor maior, sem que ainda haja consenso com a equipe econômica de Paulo Guedes de como financiar o subsídio extra.

Pela imagem abaixo, observa-se que o custo dos recursos ficou mais caro no longo prazo do que era com os juros a 4,25%.

O resultado do estresse foi que dólar e ouro voltaram a liderar o ranking de aplicações financeiras, com altas de 5,06% e 4,4% no mês.

O Ibovespa recuou 3,44%. Alguns referenciais também cederam, como o IMA-B 5+, que representa uma cesta de títulos longos atrelados à inflação, e perdeu 3,62% no mês.

O ouro sobe 69% no ano e é uma posição que recomendamos desde o fim do ano passado, por se tratar de uma reserva de valor e pelo movimento dos fundos de pensão americanos de aumentar a participação nesses ativos.  Esses investidores têm 0,3% do patrimônio investido em ouro. Se dobrarem para 0,6%, 0,7%, é um volume suficiente para comprar todos os ETFs de ouro e mineradoras listadas.

O ativo acaba sendo um bom “hedge” (proteção no jargão do mercado) para momentos de volatilidade.

Apesar de não esperar muita turbulência da eleição americana, é um tipo de proteção bem-vinda se algo sair do trilho.

VEJA ABAIXO COMO FORAM TODOS OS INVESTIMENTOS EM AGOSTO

OPERAÇÕES ESPECIAIS COM OPÇÕES

Em JULHO passamos a enviar operações com opções para clientes com perfil agressivo- E QUE QUISERAM RECEBER-, dentre estas tivemos PETR4 com mais de 300% de ganho e GGBR4 com 200%. Se quiser receber alguma me avise.

***ME PERGUNTEM AS RECOMENDAÇÕES DE OPÇÕES SOMENTE PARA MEUS CLIENTES****

RECOMENDAÇÕES de AÇÕES PARA SETEMBRO :

Quer ser meu cliente?

SIM, FLÁVIO GOSTARIA DE  SUA AJUDA PARA ESCOLHER MEUS INVESTIMENTOS. 

FUNDOS DE INVESTIMENTOS

RECOMENDAÇÕES DE FUNDOS PARA AGOSTO PARA NOVOS APORTES COM INCLUSÃO DE FUNDOS INTERNACIONAIS

Os fundos estão pela ordem de menor risco para os de maior risco (e maior retorno).(Rentabilidades 12 meses) CDI de +4,23% e Ibovespa de +2%

***APENAS PARA MEUS CLIENTES****

VEJA AS RECOMENDAÇÕES de AÇÕES EM JULHO :

·         ***APENAS PARA MEUS CLIENTES****

FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Fundos de ativos logísticos e recebíveis são minhas recomendações.

***RECOMENDAÇÕES DE FIIs APENAS PARA MEUS CLIENTES****

CARTEIRA DE FII RECOMENDADA (PESOS IGUAIS)

Você quer minha ajuda para MONTAR UMA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS?

Você quer minha ajuda para escolher entre tantos investimentos de acordo com seu perfil? 

SIM, FLÁVIO GOSTARIA DE  SUA AJUDA PARA ESCOLHER MEUS INVESTIMENTOS. 

Você quer minha ajuda para MONTAR UMA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS?

E para você que não tem tempo de acompanhar o mercado, temos a solução que você deseja: o Trade Push.

Trade Push é uma ferramenta que permite repassar recomendações da Equipe de Análise aos clientes que quiserem.

E o melhor é que os clientes podem aceitar, alterar ou cancelar  a ordem pelo XP Mobile, de maneira rápida e fácil, pelo próprio telefone ou tablet.

Quer receber as oportunidades no celular sem custo adicional?  

SIM, EU QUERO RECEBER SIM!

Você quer minha ajuda para escolher entre tantos investimentos? 

SIM, FLÁVIO GOSTARIA DE  SUA AJUDA PARA ESCOLHER MEUS INVESTIMENTOS. 

Cordial Abraço,

Flávio Lemos,  

Tendo alguma dúvida, é só me falar.

Meus Whatsapps: +55 11 2386 4080 e +55 21 2524 7788

Este post Onde investir em Setembro com Flávio Lemos , CMT apareceu primeiro em Blog TRADER BRASIL Escola de Finanças & Negócios | 19 anos de excelência.



This post first appeared on Blog TRADER BRASIL Escola De Finanças & Negócio, please read the originial post: here

Share the post

Onde investir em Setembro com Flávio Lemos , CMT

×

Subscribe to Blog Trader Brasil Escola De Finanças & Negócio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×