Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Onde investir em Junho com Flávio Lemos, CMT

Gostou? Incentive o autor!

Pede-se aos economistas que prevejam o que a economia fará. mas as previsões econômicas exigem a previsão do que os políticos farão – nada é mais imprevisível

(Thomas Sowell)

Onde investir em Junho com Flávio Lemos, CMT

Temas tratados:

  • O conceito de Ichigo Ichie
  • Cenário atual e suas dificuldades
  • Porque Diversificar
  • Existem Oportunidades
  • Investimentos em maio e performance do mês (Renda fixa, ações, dólar, FII , BDRs), investimentos no exterior.
  • RECOMENDAÇÕES SOMENTE PARA CLIENTES

Prezado leitor,

Torcemos para que quem nos lê, e suas pessoas queridas, estejam bem.

Você pode ler ou também:  também

Acessar nosso novo canal no Telegram! https://t.me/traderbrasiloficial

Ver o podcast em https://www.youtube.com/user/traderbrasil

Ouvir o podcast em:

A imprevisibilidade dos políticos é apenas uma das muitas variáveis ​​que complicam o futuro hoje.
Não podemos apenas prever as ações das pessoas e muitas outras coisas que determinarão o curso do vírus e seu impacto na economia, mas certamente também não podemos prever quando os políticos vão agir de maneira correta – e isso conta tanto quanto. Aqui estou sendo global e pluripartidário.

Mas se você me conhece agora, saiba que eu gosto e respeito muito a cultura japonesa.Isso começou quando eu era criança e uma família japonesa, cujo pai veio trabalha na Sony Music do Brasil, e veio morar no meu prédio. Aprendi a gostar de tempura de legumes, minha mãe nem acreditou quando disse para ela fazer couve flor, beterraba e cenoura pela primeira vez aos 7 anos de idade,

O conceito de Ichigo Ichie.

Ichigo Ichie é uma filosofia cultural de valorizar momentos únicos, irrepetíveis.

O que essa expressão significa, de forma bem prática, é: esteja aqui, no agora, porque isso que está acontecendo jamais vai acontecer de novo.

A expressão japonesa ichi-go ichi-e,  significa algo como “somente esta vez”, “nunca mais”, “chance única na vida” ou, de forma mais literal, “um momento, um encontro”.

Quem também pensou alinhado com essa noção de ichi-go ichi-e foi Heráclito, o filósofo grego que dizia que nunca entramos duas vezes no mesmo rio. As águas correm e também nós deixamos de ser quem éramos no contato anterior. Fomos modificados pela experiência de já haver entrado uma vez naquele rio, ou de já ter conversado uma vez com aquela pessoa. Nós carregamos conosco uma bagagem de experiências que informa como recebemos cada novo instante de vida.

Justamente pela preciosidade de cada momento, o que a expressão ichi-go ichi-e nos pede para cuidar é da atenção que entregamos ao que está acontecendo agora. Afinal, o presente é só o que há.

Nada é igual, nada é pra sempre, nada pode ser refeito. Ichi-go ichi-e. Um momento, um encontro. Depois nunca mais.

Sell in may, and go away?

O ano agora é 2020 e há cerca de três meses o mundo foi surpreendido pela maior crise pandêmica da história da humanidade. Diferentemente de 2008, estamos vivenciando mais do que apenas uma crise financeira. É uma crise sem precedentes de saúde com um choque de oferta que já altera diretamente o comportamento e modo de viver da sociedade global.

Vários clientes me disseram: ” Flávio, vi na mídia, a bolsa vai cair mais, a economia mundial vai pro saco. O “sell in may, and go away”, tradição americana de vender ações e maio e só voltar a investir depois das férias de verão. Só que não desta vez, meus caros.

Como sempre, existem paralelos entre o mercado e a vida.

Todos os dias o mercado faz algo que nunca fez antes ou que não faz há muito tempo.

Momentos de alta volatilidade também trazem oportunidades.

A mídia encontrará uma maneira de exagerar da melhor maneira possível, mas se você se lembra do conceito de Ichigo Ichie, sabe que cada dia é um momento distinto no tempo, e essa rara ocorrência é precisamente o que deveria estar ocorrendo.

“Mas Flávio, a Análise Técnica apenas olha para o passado!”

Temos que usar informações do passado para nos ajudar a tomar decisões no presente. Isso é simplesmente uma função do fato de que informações do passado ser tudo o que temos. Se você usa análise técnica, análise fundamentalista, economia, ferramentas quantitativas ou está olhando para as fases da lua, somos todos forçados a usar dados passados.

Eu tenho um amigo real que mora no futuro: explico ele mora na Austrália, 12 horas na nossa frente. Sempre brinco com ele que se ele tiver algumas informações do futuro, ficarei feliz se ele me contar.

Como na vida, pegamos o que aprendemos e o usamos para nos ajudar a tomar decisões hoje. Eu queimei minha perna num cano de descarga de moto quando eu tinha 10 anos e nunca mais toquei em uma. Eu nunca fiz isso de novo.

Todas essas foram experiências de aprendizado que me ajudam a tomar decisões todos os dias agora. Mas todas essas lições vieram de momentos muito específicos da minha vida que aprendi a valorizar. Alguns desses momentos foram felizes, alguns foram assustadores, outros não. Mas gostaria de poder voltar e me concentrar mais no que estava pensando no momento em que essas coisas estavam acontecendo ao meu redor.
Temos gráficos que nos ajudam a voltar e ver o que aconteceu com o preço, mas nossas emoções, sentimentos e, o mais importante, as lições não podem ser visualizadas em um gráfico. É aí que entramos. É aí que temos que ser responsáveis.

Você está praticando Ichigo Ichie? Ou você está muito focado na próxima semana ou no próximo mês para apreciar o que está acontecendo neste exato momento?

O otimismo e o pessimismo sempre se excedem, porque os limites de ambos só podem ser conhecidos,em retrospectiva, depois de ultrapassados . Encontre a sua motivação.

Cuide dos seus investimentos enquanto jovem que eles cuidarão de você no futuro.

A hora é agora. Com os juros reais perto do negativo e menores riscos na trajetória da inflação, a situação ganhou uma dinâmica tão rápida que as pessoas terão que pensar melhor onde e como investir.  E as pessoas já sabem disso: de acordo com a B3, a bolsa brasileira ganhou 470 mil novos investidores entre março e abril

Com a Selic baixa e sem expectativa de alta, os investimentos em renda fixa estão cada vez menos interessantes. O CDI rendeu só +0,24% no mês e 1,54% no ano e a poupança 0,22% e 1,2% no ano. Veja todos os rendimentos dos investimentos até 29 de maio 2020 no final deste artigo..

Para o investidor conservador o cenário continua desafiador. As taxas de juros de curto prazo estão bastante baixas e os Fundos de crédito continuaram amargando perdas leves e realizando volatilidade historicamente alta para classe.

É importante ter equilíbrio na carteira e saber o seu objetivo, o que vai fazer e quanto tempo você pode deixar aquele dinheiro investido. A diversificação é a melhor maneira de proteger os seus recursos.

Diversificação é um ganha-ganha para o investidor: a possibilidade de diminuição de perdas e volatilidade, e retornos no longo prazo.

No entanto, 68 anos depois, diversificação ainda não é prioridade para os investidores, e, por incrível que pareça, a maior parte deles dá pouca atenção à importância de uma diversificação eficiente de seus investimentos.

Além disso, a maior parte dos investidores também não tem uma carteira tão diversificada quanto acredita ter, principalmente os brasileiros, que alocam 99% dos seus recursos no Brasil, onde não temos muitas opções de variação setorial e empresas líquidas na nossa Bolsa. Portanto, nossos investimentos, sejam eles em fundos, sejam em ações, são bastante correlacionados entre si.

diversificação da carteira é tão importante quanto a sua estratégia de investimento quando se trata de bons retornos e gerenciamento de riscos. E aqui não estou falando somente de riscos atrelados à sua aplicação financeira, estou falando também de riscos associados à moeda (o nosso real é sempre muito volátil) e de riscos políticos e econômicos do nosso país.

Você quer minha ajuda para escolher entre tantos investimentos de acordo com seu perfil? 

SIM, FLÁVIO GOSTARIA DE  SUA AJUDA PARA ESCOLHER MEUS INVESTIMENTOS. 

Como foram os Investimentos em maio.

Em maio, duas das minhas 6 recomendações aos clientes estiveram entre as maiores altas do índice :as ações da Magazine Luiza, líder de vendas on-line no Brasil, subiram 29,48%; e as da Via Varejo, que segue na luta para alcançar a Magalu, 35,08%. Na visão de analistas e investidores, estão mais avançadas no e-commerce.

RECOMENDAÇÕES PASSADAS EM MAIO FORAM:

VVAR3 +35,08% MGLU3 +29,48% MRFG3 +2,5% Logn3  +1,75% LOGG3 +1,05%

ESTRATÉGIA Long Short: + 3,7% : long  pcar3 –5,7%  venda de crfb3 -9%

***RECOMENDAÇÕES  PARA JUNHO APENAS PARA MEUS CLIENTES****

E a bolsa?

O mês de maio foi frenético: ‘Sell in may”, pandemia de covid-19, maior contração mundial em 90 anos, crises no Planalto, demissão de ministro da Saúde, novas tensões entre China e EUA.Mas o saldo foi positivo, ainda assim, com reaberturas e vacinas falando mais alto.

A bolsa subiu 8,58% no mês recuperando parte das perdas no ano.

No caso do Brasil, nos últimos 11 anos, só por duas vezes o Ibovespa escapou de fechar maio no vermelho.

bovespa em maioO Índice Ibovespa está com um múltiplo de Preço/Lucro de 13,05x, ainda abaixo do nível de 14x que o múltiplo estava em Janeiro. Além disso, o nível de desconto da Bolsa Brasileira em relação à Bolsa americana está em patamares altos (-30% de desconto, vs. a média histórica de -22%), o que mostra que os preços relativos dos ativos brasileiros estejam atrativos.

No mês, o S&P 500, que espelha o sobe e desce em Nova York das 500 ações mais líquidas, subiu 4,53%%. O índice Nasdaq, já no azul em 2020 ao privilegiar ações “tech” em sua carteira teórica, saltou ainda mais em maio, 6,75%.

***RECOMENDAÇÕES DE BOLSA APENAS PARA MEUS CLIENTES****

E POR QUE NÃO INVESTIR EM BDRS?

Os BDRs possibilita ao investidor comum adquirir no Brasil valores mobiliários lastreados em ativos estrangeiros.

Hoje, apenas investidores qualificados  podem negociar a grande maioria dos BDRs.

Além de  algumas assimetrias que enxergamos no Brasil e na bolsa americana (que pode ser capturada via BDRs), com foco no setor de tecnologia, onde caminhamos para uma normalização da volatilidade, e as respostas monetária, fiscal e de gestão da crise serão mais consistentes. Me pergunte se tiver interesse em investir em BDRs.

Você quer minha AJUDA PARA INVESTIR EM BDRS?

E o dólar?

O dólar caiu -1,9% em maio.

Outro refúgio clássico, o ouro caiu 1,08% em maio.

FUNDOS IMOBILIÁRIOS

FiiS subiram 2,08 %, recuperando parte das perdas de 16,88% no ano.

A deterioração da situação financeira de alguns inquilinos impactou consideravelmente o resultado operacional dos fundos imobiliários, que refletiu em menor distribuição de dividendos no mês de março, abril e maio.

Entre os fundos de “tijolo”, os mais impactados, sem dúvida, serão os fundos de shopping centers devido ao comprometimento do fluxo de pessoas e deterioração da saúde financeira dos seus inquilinos. Devido ao resultado operacional fraco, os fundos de shopping centers apresentaram redução drástica no pagamento de dividendos em abril (queda de -97% em relação ao distribuído em fevereiro).

Agora, para os fundos de recebíveis, acreditamos que a queda do pagamento de dividendos dos fundos está em menor grau relacionado a inadimplência dado as estruturas robustas de garantias dos CRIs , mas pela queda das taxas de juros e inflação nos últimos meses, o que implica em menor rendimento dos ativos de renda fixa em seus portfólios (normalmente indexados à inflação ou CDI).

Fundos de ativos logísticos e recebíveis são minhas recomendações.

***RECOMENDAÇÕES DE FUNDOS APENAS PARA MEUS CLIENTES****

Diversificação Internacional: Por que fazer?

Para se aproveitar do tema de juros baixos no mundo, e em renda variável, diversificando a parcela de bolsa e trazendo uma exposição à moeda americana reservamos uma parte relevante  Internacional.

***RECOMENDAÇÕES DE FUNDOS APENAS PARA MEUS CLIENTES****

A nova era dos investimentos no Brasil já começou, mas o país ainda não se adaptou.

Está na hora de mudar e buscar carteiras mais otimizadas, pois o seu futuro depende disso.

Renda Fixa

Na renda fixa, despontaram em maio as aplicações em títulos que sobem e descem conforme a inflação, com prazo de até cinco anos. O IMA-B 5, que reflete o desempenho médio desses papéis, avançou em maio 2,12%.

Você quer minha ajuda para MONTAR UMA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS?

Rendimento das Aplicações financeiras até 29 de maio 2020

E para você que não tem tempo de acompanhar o mercado, temos a solução que você deseja: o Trade Push.

Trade Push é uma ferramenta que permite repassar recomendações da Equipe de Análise aos clientes que quiserem.

E o melhor é que os clientes podem aceitar, alterar ou cancelar  a ordem pelo XP Mobile, de maneira rápida e fácil, pelo próprio telefone ou tablet.

Quer receber as oportunidades no celular sem custo adicional?  

SIM, EU QUERO RECEBER SIM!

Você quer minha ajuda para escolher entre tantos investimentos? 

SIM, FLÁVIO GOSTARIA DE  SUA AJUDA PARA ESCOLHER MEUS INVESTIMENTOS. 

Cordial Abraço,

Flávio Lemos,  

Tendo alguma dúvida, é só me falar.

Meus Whatsapps: +55 11 2386 4080 e +55 21 2524 7788

Este post Onde investir em Junho com Flávio Lemos, CMT apareceu primeiro em Blog TRADER BRASIL Escola de Finanças & Negócios | 19 anos de excelência.



This post first appeared on Blog TRADER BRASIL Escola De Finanças & Negócio, please read the originial post: here

Share the post

Onde investir em Junho com Flávio Lemos, CMT

×

Subscribe to Blog Trader Brasil Escola De Finanças & Negócio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×