Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Onde investir em Maio com Flávio Lemos, CMT

Gostou? Incentive o autor!

A cura para o tédio é a curiosidade. Não há cura para a curiosidade.

(Dorothy Parker)

Onde investir em Maio com Flávio Lemos, CMT

Temas tratados:

  • OTIMISMO X PESSIMISMO
  • Cenário atual e suas dificuldades
  • Considerações sobre o Covid-19
  • 10 Mandamentos do investidor de ações segundo o gestor Florian Bartunek.
  • Existem Oportunidades E/OU será um salto do gato morto?
  • Investimentos em abril e performance do mês (Renda fixa, ações, dólar, FII , BDRs), investimentos no exterior.
  • RECOMENDAÇÕES SOMENTE PARA CLIENTES

Prezado leitor,

Araras na praia de Ipanema, Tartarugas na Baia de Guanabara, cangurus na rua na Austrália… Os bichos estão soltos. E a gente preso em casa na quarentena. (Veja o video dos bichos na rua no fim deste post.)

Vi pela tv a estória de um senhor de 93 anos que graças a deus que se recuperou do Coronavírus devido ao seu senso de humor. Perguntado como conseguiu arrumar força depois de viver tantos anos. Ele sorriu maliciosamente e disse: “Os seriados de Netflix me viciaram… Eu tenho de viver para descobrir o que vai acontecer na próxima temporada”.

Ouça no Spotify:

Veja no youtube:

O mestre Ariano Suassuna uma vez disse:

“O otimista é um tolo. O pessimista um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso”

O otimismo e o pessimismo sempre se excedem, porque os limites de ambos só podem ser conhecidos ,em retrospectiva, depois de ultrapassados . Encontre a sua motivação.

Cuide dos seus investimentos enquanto jovem que eles cuidarão de você no futuro.

Com a Selic baixa e sem expectativa de alta, os Investimentos em renda fixa estão cada vez menos interessantes. O CDI rendeu 1,3% no ano e 5,16% em 12 meses e a poupança 0,98% e 3,73% em 12 meses. Veja todos os rendimentos dos investimentos até 30 de abril 2020 aqui.

Para o investidor conservador o cenário continua desafiador. As taxas de juros de curto prazo estão bastante baixas e os fundos de crédito continuaram amargando perdas leves e realizando volatilidade historicamente alta para classe.

É importante ter equilíbrio na carteira e saber o seu objetivo, o que vai fazer e quanto tempo você pode deixar aquele dinheiro investido. A diversificação é a melhor maneira de proteger os seus recursos.

Você quer minha ajuda para escolher entre tantos investimentos de acordo com seu perfil? 

SIM, FLÁVIO GOSTARIA DE  SUA AJUDA PARA ESCOLHER MEUS INVESTIMENTOS. 

livro na Amazon.com.br

Depois da xepa do fim de março, o investidor com perfil de risco agressivo foi catar os cacos. Correu atrás de ações de empresas menos afetadas pela crise, ou que oferecem perspectivas de grande alta quando o pior passar.

“Empresas ruins são destruídas pelas crises. Empresas boas sobrevivem às crises. Empresas excelentes melhoram com as crises.” Andy Grove

Empresas que têm bons fundamentos para atravessar (ou até saírem mais fortes da crise) também foram afetadas pelo pânico algumas perderam até mais de 70% do valor de mercado.

O Brasil, após uma cascata de eventos negativos , retomou uma trajetória positiva, embora frágil dadas as incertezas do cenário político.O cenário internacional continuou mostrando uma melhora dos números da pandemia nos países
desenvolvidos, que seguem com planos de reabertura gradual da economia. Em contraste, no mundo emergente, o avanço da doença segue alcançando números mais preocupantes.

O cenário ainda é de muita incerteza e é preciso ter muita cautela, mas algumas ações que estavam muito descontadas começaram a se recuperar no último mês. Algumas, por incrível que pareça, já valorizaram mais de 100%, mais que dobrando de valor desde o fundo de final de março.

Considerações sobre o Covid-19

A China é um país que culturalmente a sociedade respeita as regras, existe organização governamental/estatal e tecnologia para auxiliar no controle da pandemia.Poucos países no Ocidente detém capacidade de controle da população como a China – aqui não é uma opinião, critica ou elogio, apenas uma constatação.

Enquanto não houver uma vacina, o risco de novas ondas será elevado e a retomada será bastante frágil e incerta.

Já tinha comentado no começo de abril sobre a diferença entre usar máscara e não (Veja aqui). Mas até 2 de maio, a cidade de São Paulo só pedia uso de máscara para uso de transporte público! Um absurdo, sendo a cidade com mais casos, chega até ser inconsequente.Veja a probabilidade de contágio abaixo. Na Alemanha já existem até máquinas de venda de máscara.

Se todo mundo usar máscara ao sair, as chances de contágio diminui muito. Não saia sem máscara.

Este não é o momento de frases motivadoras ou da afirmação de que no final tudo fica bem. A hora é de encarar os fatos e compreender de verdade, aquilo que cada um tem condição de suportar em termos de condições econômicas, financeiras e psicológicas.

10 Mandamentos do investidor de ações segundo o gestor Florian Bartunek.

    1. Estudará cada empresa que comprar. Afinal quando a volatilidade vier, é importante conhecer bem o que voce comprou.
    2. Não usarás alavancagem. Termo, futuros, vendido em opções.  Alavancagem te tira do jogo. O importante é ficar no jogo.Não se pode aceitar se colocar numa situação de risco que poderá lhe quebrar.
    3. Focará mais nas notícias gerais da economia e das empresas do que em ruído político. Os preços das ações seguem os resultados das empresas no longo prazo.
    4. Escolherá bons sócios. Escolha negócios tocados por pessoas excepcionais.
    5. Assumirás o compromisso de ser um eterno aprendiz, estudante dos mercados. Até Buffet é um aluno aplicado. Quer ser o novo Warren Buffett? Acha que não tem chance, pois o mercado não é o mesmo de quando Buffett começou? De tempos em tempos, algumas ações não-muito-desejadas ficam muito baratas. Esse gráfico analisa o múltiplo PREÇO DA AÇÃO / GERAÇÃO DE CAIXA LIVRE. Olhem aonde estamos:

6.Compartilharás o conhecimento adquirido com outros investidores. Quanto mais ensinamos, mais aprendemos.

7.Conhecerás a sim mesmo. Como você comporta quando a porca torça o rabo , no pânico dos mercados.

8.Não descontará as trolhas tomadas no mercado na família, amigos via zoom. Eles não tem culpa de suas eventuais perdas. Use stops sempre.


Curso Trader Completo

9.Manterás o bom humor . Investimento é coisa séria, mas não vale a pena sofrer emocionalmente. Tenha sempre stops.

10.Comece a investir o quanto antes, Comece pequeno, mas comece. As oscilações vão te ensinar muito sobre o mercado e sobre você mesmo.

**

Como foram os Investimentos em abril.

***RECOMENDAÇÕES APENAS PARA MEUS CLIENTES****

Não foi um mês exatamente tranquilo.

O petróleo chegou a ser vendido  por preços negativos no mercado futuro de Nova York. Na prática, produtores topavam pagar para que levassem embora os barris de petróleo, por não terem mais lugar disponível em seus armazéns, abarrotados.

O mundo não está a salvo de uma segunda onda de contágio por covid-19 e  o governo brasileiro tenta, mas não tem dinheiro para gastar como os outros países

E a bolsa?

A bolsa subiu 10,38% no mês recuperando parte das perdas no ano.

O Índice Ibovespa está com um múltiplo de Preço/Lucro de 13x, ainda abaixo do nível de 14x que o múltiplo estava em Janeiro. Além disso, o nível de desconto da Bolsa Brasileira em relação à Bolsa americana está em patamares altos (-38% de desconto, vs. a média histórica de -22%), o que mostra que os preços relativos dos ativos brasileiros estejam atrativos.

O S&P500 já subiu +30% desde o fundo de Março, recuperando 62% da queda do ano, e cai apenas -9.8% no ano. Já o índice mais voltado às empresas de tecnologia, o Nasdaq, está com uma performance estável ao longo do ano, o que impressiona dado o tamanho da crise atual.

Mas até agora, este é um  clássico salto de gato morto….

Não há outra maneira de dizer isso. Repiques são usuais em mercado de baixa.
Estou esperando para ver evidências em contrário, qualquer evidência …

Mesmo estimando uma forte retração dos resultados da grande maioria das empresas nos próximos trimestres, o desconto parece significativo e, se por um lado sugere que o momento atual embute um alto grau de incerteza, por outro nos parece uma boa
oportunidade de investir aos poucos em bons ativos com boa margem de segurança.

O  ìndice VIX-o “Índice do Medo”, que apresenta a intensidade desse fator nas 500 maiores ações negociadas no mercado americano tem que continuar abaixo de 40, para nos dar alguma chance de alta.

Por isso faremos em maio  recomendações de alocações táticas, de menor prazo, em virtude da possibilidade de gaps do dia para noite contra nossa vontade.

***RECOMENDAÇÕES DE BOLSA APENAS PARA MEUS CLIENTES****

E POR QUE NÃO INVESTIR EM BDRS?

Os BDRs possibilita ao investidor comum adquirir no Brasil valores mobiliários lastreados em ativos estrangeiros.

Hoje, apenas investidores qualificados  podem negociar a grande maioria dos BDRs.

Além de  algumas assimetrias que enxergamos no Brasil e na bolsa americana (que pode ser capturada via BDRs), com foco no setor de tecnologia, onde caminhamos para uma normalização da volatilidade, e as respostas monetária, fiscal e de gestão da crise serão mais consistentes. Me pergunte se tiver interesse em investir em BDRs.

Você quer minha AJUDA PARA INVESTIR EM BDRS?

E o dólar?

O dólar subiu +4,69% em abril. Este é o quarto mês consecutivo de alta da moeda americana no país.

A expansão da curva de contágio e óbitos por aqui, além da tensão política,  pressionou o dólar, que renovou recordes algumas vezes, com uma alta importante no mês, e deve continuar a trazer tensão daqui para frente”.

Quatro fatores estruturais continuam contribuindo para que o dólar ganhe força frente ao real.

  1. Valorização do Dólar contra todas as moedas Emergentes: O dólar tem se valorizado fortemente contra todas as moedas de mercados emergentes em 2020, dada a elevação da aversão a risco em um cenário de crise. Assim, o índice de moedas de Emergentes se encontra no mais baixo patamar em 11 anos. O gráfico abaixo mostra que apesar do Real-Dólar ter se desvalorizado mais que outras moedas, a magnitude é semelhante à Lira Turca, o Rand Sul-Africano e o Peso Mexicano e Colombiano.
  1. Diferencial de juros entre Brasil e EUA: Ainda que a crise do coronavírus tenha feito o Banco Central dos Estados Unidos reduzir a taxa de juros do país para a faixa entre 0% e 0,25%, o diferencial de juros entre Brasil e Estados Unidos diminuiu consideravelmente nos últimos anos. Além disso, esperamos que o BC siga cortando juros, levando a taxa Selic para 3,25%a.a. e reduzindo ainda mais esse diferencial de juros.
  1. O passivo externo líquido continua elevado: Em razão do cenário 1 e 2, cada vez mais dólares têm saído do país, colaborando para o enfraquecimento de real frente ao dólar. Na crise atual, já saíram mais de US$100 bilhões de Mercados Emergentes, contra -US$25 bi de saída durante a crise de 2008. Essa fuga de capital impacta diretamente a moeda.
  1. Preços de commodities nas mínimas históricas: Definido como a razão dos preços de exportações e os preços de importações, essa variável tem mostrado que o valor das commodities exportadas pelo Brasil, relativo ao valor dos produtos que o Brasil importa, não está tão favorável. Isso traz uma pressão baixista em nossa moeda.

Assim sendo, é sempre importante manter um percentual da carteira de investimentos em outras moedas, que não só o Real. Isso traz uma forte proteção à carteira  em momentos de crise, como o atual. O investidor brasileiro hoje conta com muito mais opções de investimentos internacionais de lata qualidade, como fundos de índice (ETFs), COEs, e fundos de renomados gestores de renda fixa e de ações.

Outro refúgio clássico do investir que busca de escapar de turbulências,

O ouro subiu 11,94% em abril.

FUNDOS IMOBILIÁRIOS

FiiS subiram 4,39 %, recuperando parte das perdas de 18% no ano.

Após forte correções nos preços dos fundos imobiliários no mês de março, o mês de abril apresentou menor volatilidade e ensaiou uma pequena recuperação em relação ao mês anterior.

***RECOMENDAÇÕES DE FUNDOS APENAS PARA MEUS CLIENTES****

Diversificação Internacional: Por que fazer?

Para se aproveitar do tema de juros baixos no mundo, e em renda variável, diversificando a parcela de bolsa e trazendo uma exposição à moeda americana reservamos uma parte relevante  Internacional.

***RECOMENDAÇÕES DE FUNDOS APENAS PARA MEUS CLIENTES****

**

A nova era dos investimentos no Brasil já começou, mas o país ainda não se adaptou.

Está na hora de mudar e buscar carteiras mais otimizadas, pois o seu futuro depende disso.

Renda Fixa

Para maio, recomendamos encerrar a posição em ativos prefixados que construímos logo após o COPOM de setembro de 2019. Nossa recomendação era que os clientes mantivessem a alocação em papéis de prazos entre 3 e 4 anos.

Apesar da alta volatilidade do período, a posição trouxe resultados expressivos: alta de 7%, com o CDI acumulando ganhos inferiores a 3%.

Além disso, as maiores tensões políticas e preocupações com uma piora da posição fiscal do país nos indicam que há pouco espaço para quedas nas taxas de juros em prazos mais longos.

Você quer minha ajuda para MONTAR UMA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS?

Rendimento das Aplicações financeiras até 30 de abril 2020

E para você que não tem tempo de acompanhar o mercado, temos a solução que você deseja: o Trade Push.

Trade Push é uma ferramenta que permite repassar recomendações da Equipe de Análise aos clientes que quiserem.

E o melhor é que os clientes podem aceitar, alterar ou cancelar  a ordem pelo XP Mobile, de maneira rápida e fácil, pelo próprio telefone ou tablet.

Quer receber as oportunidades no celular sem custo adicional?  

SIM, EU QUERO RECEBER SIM!

Você quer minha ajuda para escolher entre tantos investimentos? 

SIM, FLÁVIO GOSTARIA DE  SUA AJUDA PARA ESCOLHER MEUS INVESTIMENTOS. 

Cordial Abraço,

Flávio Lemos,  

Tendo alguma dúvida, é só me falar.

Veja os bichos na rua :

Este post Onde investir em Maio com Flávio Lemos, CMT apareceu primeiro em Blog TRADER BRASIL Escola de Finanças & Negócios | 19 anos de excelência.



This post first appeared on Blog TRADER BRASIL Escola De Finanças & Negócio, please read the originial post: here

Share the post

Onde investir em Maio com Flávio Lemos, CMT

×

Subscribe to Blog Trader Brasil Escola De Finanças & Negócio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×