Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Índice VIX, a volatilidade: Modo de usar

Gostou? Incentive o autor!

Índice VIX, a volatilidade: Modo de usar

Temas tratados:

  • O QUE É O ÍNDICE VIX – o ÍNDICE DO MEDO
  • Origem e Cálculo do VIX
  • Os índices de volatilidade como indicadores de sentimento
  • E agora, o que fazer em cada nível de VIX?
  • Fatores que afetam os movimentos no VIX
  • Outros Índices de Volatilidade
  • Razão VIX/VXN
  • Estrutura a termo do VIX
  • Posições especulativas nas opções e futuros do VIX
  • Put/Call Ratio
  • Bônus técnico: VVIX – A Volatilidade da volatilidade

A volatilidade é uma das principais características observadas pelos investidores ao analisar o comportamento de um ativo.

O ìndice VIX-o “Índice do Medo”, que apresenta a intensidade desse fator nas 500 maiores ações negociadas no mercado americano. Por representar variações do mercado financeiro, o índice VIX é um dos principais indicadores acompanhados pelos investidores. Isso porque, da mesma forma que uma ação pode se valorizar rapidamente, também pode perder preço.

Março de 2020, o mês mais volátil da história

Meses mais voláteis da história
Curso Trader Completo

A Origem do VIX

Originalmente criado em 1993, o VIX utilizava as opções do S&P 100 e uma metodologia diferente. Em particular, a “fórmula original” usava opções monetárias para calcular a volatilidade. Este indicador ainda está disponível como o Índice de Volatilidade – Fórmula Original ($ VXO). Em 2003, a CBOE adotou uma nova metodologia que utiliza opções de compra e venda do atual e dos próximos vencimentos para medir a volatilidade implícita do S&P 500.

Vejamos a comparação entre Volatilidade e o Retorno Total do mercado dos EUA usando o Vix antigo VXO.

Explicando o VIX

Utilizando uma fórmula complexa, a CBOE calcula uma média ponderada da volatilidade implícita para encontrar a volatilidade esperada em 30 dias para o S&P 500. 30 dias referem-se a dias corridos, e não a dias úteis.

Então uma leitura de 20% esperara-se um movimento de 20%, para cima ou para baixo, nos próximos 12 meses. Esse número anualizado pode ser transformado em um número mensal dividindo-o pela raiz quadrada de 12 (~ 3.464). Um número diário seria encontrado dividindo pela raiz quadrada de 252 (~ 15.874), que é o número de dias de negociação em um ano.

Parece que a volatilidade seria imune à direção do mercado, mas o mercado de ações tem um viés de alta em geral. Um mercado de ações em ascensão é visto como menos arriscado, enquanto um mercado de ações em declínio acarreta mais riscos. Quanto maior o risco percebido, maior a volatilidade implícita. Portanto, essa volatilidade implícita é muito suscetível ao movimento direcional.

Aprenda a teoria e a prática das operações reais com opções utilizando a Planilha de Calculo com o modelo Black & Scholes de opções.

Uma desaceleração ou declínio prolongado aumenta a demanda por opções de venda, o que, por sua vez, aumenta os preços de venda e a volatilidade implícita. As puts são compradas como um hedge contra posições longas ou como uma aposta direcional. É por isso que muitos analistas consideram o VIX um indicador coincidente. Ele se move quando os ativos se movem, não independentemente dos ativos.

De fato, o VIX pode ser usado como um indicador de confirmação de tendência, porque muitas vezes tende a ir na direção oposta do mercado de ações.

Apesar de frequentemente ter ele próprio uma tendência, o VIX também pode mostrar  intervalos que mostram extremos de sentimentos : a ganância e o medo. Esses extremos podem ser identificados para antecipar reversões no mercado de ações.

Os índices de volatilidade como indicadores de sentimento

Os índices de volatilidade são indicadores de sentimento que reagem aos movimentos do mercado de ações. Eles não são realmente indicadores preditivos; em vez disso, eles identificam sentimentos extremos, declinando durante o avanço do mercado de ações e avançando quando as ações declinam.
Quedas acentuadas no mercado de ações geralmente produzem picos exagerados nos índices de volatilidade, à medida que o pânico toma conta do mercado. Picos acima de níveis específicos sugerem baixa excessiva que pode levar a uma recuperação do mercado.
Um avanço constante do mercado de ações produz uma tendência de baixa constante e níveis relativamente baixos para o VIX. Uma alta excessiva geralmente é difícil de se definir quando as ações estão subindo mais.
Como a maioria dos indicadores de sentimento, o CBOE Volatility Index e outros índices de volatilidade devem ser usados ​​em conjunto com outros indicadores para o timing do mercado.
Embora as chances de uma reversão aumentem com extremos de sentimentos, os cartistas devem recorrer a osciladores de momento, padrões gráficos ou outras formas de análise técnica para confirmar ou cronometrar uma reversão.

E agora, o que fazer em cada nível de VIX

Análise Técnica dos Mercados Financeiros

Raphael Figueiredo, um amigo analista da Eleven Research, mostrou em uma de suas Lives “que quanto maior essa variação do VIX, mais alto o risco de um investimento”.

Ele ainda orienta com propriedade a audiência, que se o Vix estiver :

  • maior que 70% : é melhor não fazer nada
  • entre 50 -70%: dá para fazer long short
  • entre 40-50%: voltar a analisar papéis
  • abaixo de 40%: voltar a fazer swing trade

Porque se o VIX estiver muito alto,o risco de tomar violinada na cabeça é enorme.Pois aberturas em saltos-os gaps– para baixo e para cima, sendo impossível utilizar stops protetores, seja na compra ou na venda.

Vix ABRIL 2020

Fatores que afetam os movimentos no VIX

O VIX reflete a oferta e a demanda de opções no índice S&P 500.

Os fatores que afetam os movimentos no VIX de um dia para o outro ou de uma semana para a outra, no entanto, estão sempre em fluxo.

O gráfico abaixo é o resultado de um despejo cerebral , em um esforço para colocar alguns desses fatores em uma única página.

Comecei a agrupar as forças que atuam no VIX e a usar algumas setas para indicar relações entre os vários fatores etc., mas isso claramente requer um pouco mais de tempo para que pareça um produto acabado. 

Volatilidade de curto prazo do IBrX- Brasil

No Brasil, podemos observar a volatilidade de curto prazo do IBrX,  cerca de 110%, o que só pode ser comparado a outros momentos de grande stress dos mercados.

Cabe destacar que a volatilidade da bolsa brasileira vem caindo nos últimos anos: enquanto a média na década passada era de aproximadamente 30% ao ano, na década atual e, principalmente, nos últimos anos, vinha se mantendo por volta de 20% ao ano, o que torna ainda mais chocante o aumento abrupto da volatilidade.

volatilidade do IBRx

Se quisermos ser ainda mais dramáticos, as duas piores semanas da história da bolsa (10 pregões) desde o Plano Real foram as que terminaram no dia 17/03, período em que as perdas acumularam 37,6%. Foi exatamente o período em que tivemos seis circuit breakers.

Quando o VIX faz topo em geral tem sido PRÓXIMO ao momento que a bolsa faz fundo.

Gráfico do Vix de 30 anos 1990  até 2020

A CBOE  possui vários índices diferentes para medir as expectativas implícitas de volatilidade nas opções do SPX:

VIX  (30 dias) Cboe Volatility Index®
VXN Cboe NASDAQ Volatility Index
VXO Cboe S&P 100 Volatility Index
VXD Cboe DJIA Volatility Index
RVX Cboe Russell 2000 Volatility Index
VIX9D    (VXST 9 dias) Cboe S&P 500 9-Day Volatility Index
VIX3M ( VXV 93 dias) Cboe 3-Month Volatility Index
VIX6M Cboe S&P 500 6-Month Volatility Index
VIX1Y Cboe 1-Year Volatility IndexSM
VXEFA Cboe EFA ETF Volatility Index
VXEEM Cboe Emerging Markets ETF Volatility Index
VXFXI Cboe China ETF Volatility Index
VXEWZ Cboe Brazil ETF Volatility Index
A Volatilidade – VIX de 3 meses (VXV)  versus a VIX de 30 DIAS  
O índice VXV, no entanto, é menos conhecido e mede a volatilidade implícita em 3 meses. Portanto, tende a ser menos volátil que o VIX.
A relação entre os dois nos diz se a volatilidade esperada no curto prazo excede a volatilidade esperada no longo prazo e vice-versa.

Relação VIX /VXV

Portanto, uma alta taxa VIX /VXV (> 1,25) significa uma alta volatilidade atual, mas espera-se  uma menor volatilidade em 3 meses, enquanto uma baixa taxa  VIX /VXV ( significa, em tese, que os traders e investidores esperam ter pouco com o que se preocupar nos próximos 3 meses futuros.
As leituras altas e baixasextremas– desta proporção VIX /VXV geralmente coincidem com fundos e topos nos preços, respectivamente :
Altos índices identificam os fundos mais facilmente porque os fundos são sempre uma questão de curto prazo: um fundo é investido em um dia, seguido de um pico mais alto nos próximos pregões.
Por outro lado, Razões VIX / VXV muito altas (> 1,25) são informações adicionais fáceis para confirmar que um fundo significativo está sendo estabelecido no lugar.
Leitura Baixa VIX/VXV
Os topos, por outro lado, levam tempo para se desenvolver e a complacência pode permanecer excessiva por muito mais tempo do que você pode permanecer racional ou solvente.
No gráfico abaixo , a relação está invertida com  VIX3M /VIX, então começamos a ver divergência de alta, conforme a relação faz fundos mais altos. Pode ser um sinal que mercado pode melhorar .
Volatilidade – VIX em 3 meses (VXV)  vs. VIX  30 DIAS
Leituras tão baixas não são tão confiáveis, mas ainda são muito úteis. 
Portanto, quando essa proporção VIX/VXN  estiver se aproximando dos níveis de 0,80, provavelmente é hora de ficar um pouco mais cauteloso. Mas, como em todo o resto ao se analisar os mercados, não use nada isolado.

VIX term structure

No entanto, oculto na estrutura de prazos futuros do VIX dá pistas para quando os fundos do mercado de ações são visíveis.

A estrutura a termo do VIX (como o preço dos contratos futuros se relaciona com o spot) está normalmente em contango (inclinação ascendente), o que significa que os futuros do VIX têm um preço mais alto que o spot.

A ordem de valores baixos a altos em um mercado “normal”, contango  seria a seguinte:

VIX9 dias 

Veja nos exemplos abaixo:

Estrututa a termo normal nos diversos  VIX

Transição para o ambiente de alta volatilidade:

O VIX9D passou pelo VIX em 29 de janeiro e, em 2 de fevereiro, já estava acima do VIX1Y. Se isso não é um sinal de aviso, não sei o que é. Em 2 de fevereiro, o VIX também estava bem acima do VIX3M, novamente mostrando perigo.

Não havia como prever que, em 5 de fevereiro, teríamos visto o massacre que fizemos, mas a estrutura monetária do VIX estava sinalizando sinais de alerta na semana anterior e, certamente, alguns dias antes.

As curvas dos diversos VIX se invertendo
Repare que os valores dos  indices VIX para o futuro em abril de 2020 estão com uma curva invertida (os mais curtos mais altos):
VIX1Y
Quando isso acontece, você sabe que o que mais assustou os mercados não foi apenas um pontinho de curto prazo. 
A estrutura a termo do VIX  sinalizada,  está perfeitamente invertida dessa maneira, o que não é normal e os investidores levam algum tempo para poder voltar a trabalhar com um susto de volatilidade como esse.
abril de 2020

A backwardation, ou curva invertida dos futuros (inclinação para baixo) significa que o mercado futuro está precificando, em média, que a volatilidade cairá dos níveis atuais.

Historicamente, esse prêmio a ser detectado tem sido muito alto em relação à volatilidade realizada subsequente e, portanto, os traders ganharam dinheiro vendendo os diferentes contratos futuros da VIX, que rolam para baixo, criando um rendimento positivo por ser uma volatilidade curta.

VIX Term Structure de abril 2020

Posições especulativas nas opções e futuros do VIX

Outra maneira de avaliar quando a queda do mercado se esgotou é observar as posições especulativas nas opções e futuros do VIX.
Viemos da maior posição de volatilidade curta de todos os tempos, com 40% de juros em aberto sendo curtos, ou seja, caçadores de rendimento dominando os hedgers de volatilidade.
Os dados estão atrasados ​​em uma semana, mas ainda mostram que as posições curtas de volatilidade foram massivamente cortadas, mas ainda não foram zeradas.
Se as posições especulativas passarem para positivas, isso seria outro sinal de fundo do mercado de ações.

Relação Put / Call Ratio

A relação Put / Call é um indicador que mostra o volume de puts (opção de venda) em relação ao volume de calls (opções de comprar).
As opções de venda são usadas para proteger contra uma queda do mercado -como um seguro- ou apostar em um declínio.
As opções de compra são usadas para proteger contra a força do mercado ou apostar antecipadamente.
Quando a taxa de put/call for superior a 1  o volume de puts excede o volume de calls e abaixo de 1 quando o volume de calls excede o volume de puts.
Normalmente, esse indicador é usado para avaliar o sentimento do mercado.
O sentimento é considerado excessivamente de baixa quando a relação Put / Call é negociada em níveis relativamente altos e excessivamente otimista quando em níveis relativamente baixos.
Veja como as leituras atuais do Put /Call Ratio estão extremas, acima de 1,80, ou seja quase 2 puts para cada call, em 2020:

Conclusão 1

Adicione essas técnicas e análises à sua caixa de ferramentas, acompanhe-as para ver se os sinais dados se estão alinhados com outros indicadores etc.
No final, todas as suas ferramentas ajudarão você a avaliar qual será uma próxima grande mudança nos mercados. É raro que todas as ferramentas estejam alinhadas, portanto, atribua pesos na abordagem das evidências.

Bônus Técnico: O VIX do VIX (VVIX) -A VOLATILIDADE DA VOLATILIDADE

O VIX do VIX (ou VVIX) é uma medida da volatilidade do Índice de Volatilidade do Chicago Board Options Exchange (CBOE).
O VIX da CBOE mede a volatilidade de curto prazo dos índices S&P 500 e o VVIX mede a volatilidade do preço do VIX.
Em outras palavras, o VVIX é uma medida da volatilidade do índice S&P 500 e alude à rapidez com que o sentimento do mercado muda, ou seja, é a aceleração da volatilidade.
Assim como o VIX é calculado a partir das opções do SPX, o VVIX é calculado a partir das opções do VIX.
Vender volatilidade é lucrativo: só que o problema é você conseguir suportar as chamadas de margens de garantia e segurar a posição até o fim.
Mas a distribuição da volatilidade  é diferente de ativos tradicionais.
Em estatística, a distribuição é normal quando tem a forma de um “sino”.
Em estatística , a curtose é uma medida de forma que caracteriza o achatamento da curva da função de distribuição de probabilidade.
Quando a volatilidade está baixa, a volatilidade da volatilidade torna-se instável. Ela pode ter picos maiores com maior cauda à direita.
Por outro lado, em tempos de volatilidade alta, a distribuição dos retornos, tem menor pico, e é  menos inclinada, com 2 caudas: uma à esquerda e outra à direita.

Conclusão 2:

Os retornos percentuais da volatilidade são menos distribuídos normalmente em um ambiente de volatilidade baixa do que em comparação em ambientes de mudança de volatilidade repentina, ou seja, uma sugestão seria a de não vender volatilidade próximo às mínimas, simplesmente porque fatos inesperados acontecem!
Se gostou deixe seu link e se inscreva para receber novos artigos.

Este post Índice VIX, a volatilidade: Modo de usar apareceu primeiro em Blog TRADER BRASIL Escola de Finanças & Negócios | 19 anos de excelência.



This post first appeared on Blog TRADER BRASIL Escola De Finanças & Negócio, please read the originial post: here

Share the post

Índice VIX, a volatilidade: Modo de usar

×

Subscribe to Blog Trader Brasil Escola De Finanças & Negócio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×