Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Day trade vicia?

Gostou? Incentive o autor!

Day trade vicia?

Ser Trader como profissão é um trabalho de período integral que requer extrema pesquisa e atenção a cada minuto em que você tem uma posição aberta.

Análise Técnica dos Mercados Financeiros

Day trade é perigoso?

Day trade é tão perigoso quanto usar o cartão de crédito.

Se bem utilizado o cartão de crédito é uma ótima ferramenta. Ele possibilita parcelar algumas dívidas sem juros ou pagar com até 40 dias compras do dia a dia, além de oferecer milhas e outras vantagens.

O grande problema é que o cartão proporciona um falso poder de compra e, se a pessoa não tiver autocontrole, poderá se perder, principalmente se tiver vários cartões e abusar dos parcelamentos.

Existem muitas outras enrascadas financeiras que uma pessoa pode se meter, mas em todas elas possuem um elemento em comum, seja por:

  • perda por falta de controle na inadimplência com dívidas exponenciais, como por exemplo: usar e ficar devendo o cartão de crédito e o uso desenfreado do limite de cheque especial e/ou;
  • perda por calote, como por exemplo: comprar uma criptomoeda sem uma custódia confiável, pirâmides financeiras como a do Madoff,  títulos de um boi gordo fantasma ou de um avestruz que já voou.
  • Perda por práticas de jogatina ou vício. (mais a frente falo sobre as diferenças entre jogar e investir)

Saiba qual tipo de trader é você 

As perdas operacionais podem ser tão tóxicas em seus efeitos quanto as drogas e o álcool.

Veja aqui post sobre o falecimento de um trader

Elas destroem os meios de subsistência e os relacionamentos e estimulam o ódio de outros tão viscerais quanto qualquer ideologia distorcida.

É por isso que a vida de muitos traders privados são tragédias particulares, ou tragédias esperando para acontecer. E, como os piores efeitos das drogas e do álcool, esse triste e cotidiano arquiteto da miséria é um espetáculo público.

“Um grande erro que o trader comete, ao assistir às cotações todo tempo, é que ele negocia com muita frequência ” William D. Gann

A coisa mais difícil para os traders é: sentar e esperar.

Por quê? Porque, vivemos em uma sociedade que está em total dopamina, compulsão hipomaníaca.

Isso nunca é mais claramente manifestado do que aqueles que absolutamente precisam estar no mercado o tempo todo, precisam desesperadamente estar negociando e simplesmente não podem esperar.

São ações humanas, e não seres humanos.

Uma das funções da dopamina é a administração do sistema de recompensa do cérebro.

Quando realizamos ações que nosso corpo avalia como benéficas, a dopamina é liberada nessa via, criando assim uma sensação subjetiva de prazer que nos leva a repetir tais comportamentos. Esses comportamentos vão desde as biologicamente programadas, como matar a fome ou a sede, até as que são exclusivamente sociais e aprendidas.

Há confusões acerca dos compostos químicos dopamina e adrenalina, embora o primeiro seja precursor natural da adrenalina e noradrenalina.

O hormônio adrenalina é liberado em momentos de stress, medo, perigo, pavor ou fortes emoções. Por exemplo, um assalto, descida de montanha russa, pulo de asa delta, dentre outros.

A adrenalina serve como um mecanismo de defesa do organismo, preparando-o para uma situação de emergência. Quando a adrenalina é liberada ocorrem reações no corpo que o preparam para um determinado esforço, em resposta a situação de stress.

A Adrenalina Vicia? – Não. Os “viciados em adrenalina” são, na verdade, dependentes psicológicos da sensação de perigo. E o corpo colabora: as descargas de adrenalina tendem a aumentar com a frequência. (Veja a Superinteressante 2016 que trata do assunto)

Imagine alguém falando:

“-Eu li todos os artigos sobre day trading, 99% deles disseram que é uma das coisas mais perigosas do mundo. Mas simplesmente não consigo entender por que, por que day trading é perigoso? É muito mais seguro negociar durante o dia do que manter ações para o dia seguinte  (não seria nem capaz de dormir.) Se eu mantiver uma ação por 60 minutos, por exemplo, as chances da ação cair são bem baixas. Se você segurá-lo por anos, está muito exposto a eventos que podem acabar com seu dinheiro.”

Também manter uma ação durante a noite quando você não tem controle sobre sua ação (o preço pode mudar drasticamente durante a noite) é uma aposta do que as negociações do dia serão. Obviamente quanto mais tempo você der maior a oscilação deverá acontecer. Para cima ou para baixo, mas de zero não passa. Em tese, pois os juros dos títulos suíços estão negativos…

Na verdade, não só o tempo é um fator de risco, mas principalmente o tamanho da posição é um fator de risco, e você precisará negociar um tamanho maior para obter retornos decentes em um prazo mais curto. De novo a tal da alavancagem…

O tamanho da operação (especialmente alavancagem), combinado com a falta de disciplina e planejamento, torna os daytrades “perigosos”.

Em um nível, esse é um tipo de dependência da excitação, mediada em parte pelo neuroquímico chamado dopamina.

É a emoção do jogo e a pressa que advém da antecipação da recompensa.

“Eu tenho que entrar AGORA porque o preço está fugindo de mim. Se eu o seguir dessa vez, tudo ficará bem, porque isso me faz sentir tão bem quando vejo o preço subindo e estou convencido de que posso fazer uma festa neste caso. Por que devo esperar o preço chegar até mim? Talvez não aconteça, e então terei perdido tudo. Não há graça nisso. “Isso soa muito bem, e as vias cerebrais da dopamina, ativadas pelo potencial de recompensa, entram em ação. Os neurônios da dopamina estão disparando em todos os cilindros, e a sensação é de pura alegria. É tudo de bom e maravilhoso … até que não seja.”

De repente, a posição começa a virar contra você. Você seguiu uma tendência, mas o ativo voltou e agora você está olhando para um prejuízo. Como você se sente e o que faz?

Bem, também não há graça nenhuma em perder.

As vias de recompensa da dopamina no cérebro são encerradas e as conexões cerebrais que mediam o medo começam a se ativar. Isso é volatilidade do trader, à medida que as emoções correm de um lado para o outro, de altas a baixas. Os mercados fazem isso com traders impacientes e sem controle, que são gananciosos quando devem ter medo e temerosos quando devem ser gananciosos.

Segundo autor de finanças comportamentais Daniel Kahneman, Prêmio Nobel de Economia, a dor da perda é duas vezes maior do que a alegria do ganho.  O resultado final é confusão, frustração, culpa, auto sabotagem, dependência e toxicidade sistêmica. Tudo isso drena o trader e o deixa se sentindo vazio, confuso, desiludido e simplesmente desgastado.

Há uma vantagem maravilhosa em aguardar os pontos de entrada e saída corretos.

Isso permite que você seja neutro e o libera de procurar freneticamente visões otimistas ou pessimistas para justificar suas posições. É verdade que você não está ganhando dinheiro, mas também (e muito mais importante) não está perdendo. Você pode dedicar um tempo para refletir, estudar, aprimorar e refinar seu plano de negociação, adotar alguns exercícios saudáveis e hábitos alimentares e se tornar uma pessoa melhor.

Simplesmente esperar, sem estresse, pela oportunidade certa, permite que você se torne um observador mais racional e imparcial.

Quando você começou a negociar, o que ouvia constantemente?

Preserve sua capital. Preserve sua capital. Você ouviu, mas talvez não tenha escutado ou não entendeu. Se você não tem capital financeiro para usar, está fora do jogo.

Se você está perseguindo ou entrando apenas por entrar e está sendo chicoteado diariamente por perdas, gota por gota, ou em pedaços maiores, está fora do jogo. Se você está cortando seus trades vencedores muito rapidamente e deixando seus perdedores correrem, está fora do jogo.

Afinal qual a diferença entre jogar e investir? Veja aqui

Se você esperar, reservar um tempo, avaliar a situação e atacar como uma pantera na oportunidade certa, suas chances de longevidade de trader aumentam significativamente.

Você preservou Seu Capital financeiro e o implantou adequadamente com uma boa relação risco / retorno.

No entanto, há algo muito mais importante sobre o capital. É financeiro e psicológico.

Seu capital financeiro é crítico, é claro. Dinheiro é dinheiro, e dinheiro compra coisas e faz algumas pessoas felizes. Se você não tem dinheiro, está fora do jogo. No entanto, o dinheiro é um subproduto do grande jogo da negociação.

Seu capital psicológico é a essência da pessoa que você é … como trader, investidor ou ser humano. A regra número um do investimento é: preservar seu capital psicológico. Isso significa tornar-se emocionalmente, mentalmente, fisicamente e espiritualmente forte e saudável.

Afaste-se de si mesmo e olhe com um olhar crítico, quase como se estivesse aconselhando outra pessoa o que fazer, como negociar ou como viver. Quando você é capaz de se remover de si mesmo, minimiza a carga emocional. Como as emoções costumam ser o maior inimigo do profissional, você se coloca em uma posição neutra. Você permite que as partes mais novas e pensantes do seu cérebro coloquem em perspectiva o cérebro primitivo mais antigo, impulsionado pela dopamina.

Esta é a jornada mais difícil que você tem como trader. Seu capital psicológico é tudo que você realmente tem. Você pode sair e ganhar mais dinheiro, pode entregar seu dinheiro a outra pessoa para gerenciar ou pode parar de negociar e investir em um fundo ou em alguma nova atividade. Você tem infinitas opções sobre o que fazer com seu dinheiro. Mas você tem apenas um corpo, uma mente e um espírito.

Quando você está estressado, privado de sono, contaminado com pensamentos preocupantes contínuos ou em um estado tóxico por causa de negócios ruins, junk food, ambiente desagradável ou relacionamentos disfuncionais, você não tem nada além de desespero, auto-aversão, raiva ou depressão. Você está em um estado de doença mental e física e serra de fita e absolutamente não deve estar negociando.

No final, se você perder sua saúde, você perde tudo. O dinheiro pode ser capaz de amenizar essa miséria, como colocar um curativo em uma grande ferida aberta.

Curso Trader Completo

No entanto, a ferida se abre, é infectada e só piora sistematicamente, a menos que você lide com a fonte. Como sempre, você tem o poder de ser o melhor que pode ser em todos os aspectos da vida. É realmente incrível quando você pensa sobre isso. Você é o problema e você é a solução. Encontre a liberdade e a serenidade que acumulam quando você recondiciona e restaure seu capital psicológico.

Se você deseja ter uma imagem verdadeira de quem você realmente é, o que é capaz de fazer e se tornar um profissional e um ser humano, pare de olhar para fora de si mesmo. Vá para dentro, pois as respostas estão todas lá. Prometo que será a jornada mais incrível da sua vida.

Veja aqui 10 passos para se tornar um trader

Este post Day trade vicia? apareceu primeiro em Blog TRADER BRASIL Escola de Finanças & Negócios | 18 anos de excelência.



This post first appeared on Blog TRADER BRASIL Escola De Finanças & Negócio, please read the originial post: here

Share the post

Day trade vicia?

×

Subscribe to Blog Trader Brasil Escola De Finanças & Negócio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×