Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Qual tipo de trader é você?

Gostou? Incentive o autor!

Qual tipo de trader é você?

Existem várias maneiras de operar no Mercado financeiro. Nenhuma delas é a certa e sim a que melhor se adapta a sua personalidade, seu tempo, sua experiência e obviamente a melhor é aquela em que você ganha dinheiro com consistência. De preferência sem emoção.

O Trader pode inclusive fazer vários desses tipos de estratégias ao mesmo tempo, como gestor de seu próprio fundo de investimentos particular.

Os Traders podem experimentar cada uma dessas técnicas, mas devem se estabelecer em um único nicho, combinando seu conhecimento, personalidade, tempo de dedicação e experiência com investimentos com o estilo no qual são motivados a dedicar mais pesquisas, educação e prática.

Eis aqui uma lista bem abrangente, mas não definitiva dos diversos tipos de traders:

Quais os diferentes tipos de trader? 

Scalper 5 a 15 minutos no máximo

Escalpelamento é a forma de negociação mais a curto prazo.

Os scalpers mantêm posições abertas apenas por segundos ou minutos. Essas operações de curta duração visam pequenos movimentos de preços intradiários.

O objetivo é fazer muitas negociações rápidas com ganhos de lucro menores, mas permitir que os lucros se acumulem ao longo do dia devido ao grande número de negociações sendo executadas em cada sessão de negociação.

Normalmente usam grandes lotes e alavancagem para ganhar com pequenas variações.

Eles também tendem a negociar apenas os horários mais movimentados do dia de negociação, durante divulgação de indicadores econômicos, quando há mais volume de negociação e, frequentemente, volatilidade.

Os cambistas buscam os spreads mais apertados possíveis, simplesmente porque eles entram no mercado com tanta frequência, então pagar um spread maior consumirá lucros em potencial.

Observação da Trader Brasil: não recomendamos para um investidor amador pois é quase impossível você ter uma relação de retorno para risco razoável com um horizonte de ganhar 0,05 você vai arriscar 0,02? isso acontecerá num piscar de olhos. Para nós não dá. Mas existem pessoas que dizem que usando técnicas e ferramentas avançadas de tape reading conseguem. Particularmente com o uso de algoritmos de high frequency trading acreditamos ser bem possível.

Day trade – 1 dia no máximo

Para aqueles que não se sentem confortáveis com a intensidade da negociação scalping, mas ainda não desejam manter posições durante a noite, as negociações durante um dia podem ser adequadas.

Os daytraders  entram e saem de suas posições no mesmo dia (diferentemente dos traders de swing e de posição), eliminando o risco de grandes movimentos noturnos.

No final do dia, eles fecham sua posição com lucro ou prejuízo. Faça chuva ou faça sol.  É um mandamento, a regra de ouro e como punição por não cumprí-la o mercado pode abrir em gap para o lado oposto à sua operação como castigo aumentando o prejuízo da day trolha .

As negociações geralmente são realizadas por um período de horas e, como resultado, requerem tempo suficiente para analisar os mercados e monitorar frequentemente as posições ao longo do dia.

Assim como os scalpers,  os daytraders dependem de pequenos ganhos frequentes para obter lucros e tendem a operar com alavancagem.

lembrando que o tamanho da operação (especialmente no uso da alavancagem), combinado com a falta de disciplina e planejamento, pode tornar os daytrades “perigosos”.

Momentum de horas a 1 semana

Na negociação de momento, o trader identifica uma ação que está “rompendo” e salta para capturar o máximo de momento possível no caminho para cima ou para baixo. Eles se concentram em ações que estão se movendo significativamente em uma direção em alto volume.

O prazo típico para negociação de momento é de várias horas a vários dias, dependendo da rapidez com que a ação se move e quando muda de direção.

Os investidores de momento procuram ações que estão se movendo significativamente em uma direção em alto volume.

Esses traders tentam aumentar o impulso para o lucro desejado.

Swing trading –normalmente 1-2 semanas mas podem ser até 2-3 meses

Ao contrário dos traders do dia que ocupam posições por menos de um dia, os traders de swing mantêm posições por vários dias, embora algumas vezes até algumas semanas.

A melhor coisa sobre o SWING TRADER é que ele não exige tempo diário no terminal, e você não corre o risco de tomar uma grande perda, porque você está longe da tela quando o mercado faz o seu movimento. Ele permite que você tenha uma vida profissional –e ainda ganhar dinheiro nos mercados! Mas como tudo que se faz bem na vida irá requerer boa dedicação, muito estudo e bastante disciplina.

Isso o torna um estilo de negociação popular para aqueles que têm outros compromissos (como um emprego em período integral) e gostariam de negociar no lazer. No entanto, ainda é necessário dedicar algumas horas por dia para analisar os mercados.

Na linha TRADER BRASIL ESCOLA DE FINANÇAS & NEGÓCIOS nós ensinamos nossos alunos a “comprar no atacado”, quando os preços são favoráveis, e “vender no varejo” para outros investidores iniciantes . Essa é uma das nossas estratégias preferidas e com um índice de acerto bem consistente.

Tipo Patinhas -ótimo exemplo de “buy and hold”

Trader de Posição “buy & hold” / Investidor – 6 meses a vários anos

Os fundamentalistas negociam empresas com base em análises fundamentais, que examinam eventos corporativos, particularmente relatórios de ganhos reais ou previstos, divisão de ações, reorganizações ou aquisições.

O preço das ações de uma empresa-alvo geralmente aumenta quando uma aquisição é anunciada. Uma equipe de analistas qualificados de um investidor institucional julgará se é provável que a aquisição ocorra ou não, com base em vários fatores, como preço, ambiente regulatório e adequação entre os serviços (ou produtos) oferecidos por ambas as empresas. Se a aquisição não ocorrer, o preço das ações poderá sofrer. Se houver potencial suficiente de alta, o investidor poderá comprar ações da empresa-alvo para vender depois que a ação corporativa estiver concluída e o preço das ações da empresa-alvo se ajustar.

Os traders de posição estão focados no movimento de preços a longo prazo, buscando lucros potenciais máximos a serem obtidos com as principais mudanças nos preços.

Como resultado, as negociações geralmente duram um período de semanas, meses ou até anos. Os traders de posição tendem a usar gráficos de preços semanais e mensais para analisar e avaliar os mercados, usando uma combinação de indicadores técnicos e análises fundamentais para identificar possíveis níveis de entrada e saída.

Como os traders de posição não estão preocupados com flutuações ou recuos menores de preços, suas posições não precisam ser monitoradas da mesma maneira que outras estratégias de negociação, em vez disso, ocasionalmente, monitorando para acompanhar a tendência principal.

Não é o preço de venda que os interessa, e sim a geração de caixa e dividendos que serão distribuídos. Tratam seus investimentos como se fossem a mesma coisa que uma fatia de uma empresa fechada.

A bolsa poderia ficar fechada por dez anos que esse investidor ainda sim obteria seu retorno com o negócio. Estando a bolsa fechada, não haveria marcação a mercado do seu ativo, a volatilidade estando em zero. Então será que o risco de se administrar um negócio acabaria? Lógico que não.

Value investors ou “ANTI-Trading” (variação do position trader acrescentando o fator de timing)

Esta estratégia tenta aproveitar o melhor do timing das oscilações, ignorando o pior. Este tipo busca valor com oportunidade, ou seja, o preço de compra importa e muito.

Howard Marks argumenta:

“Para alcançar resultados superiores, um investidor deve ser capaz – com alguma regularidade – de encontrar assimetrias: casos em que o potencial de superação excede o risco de queda (grande vantagem e uma pequena desvantagem). É disso que se trata o investimento bem-sucedido ”.

Investidores de valor tem uma visão diferente. Acham que é a probabilidade de perda permanente de capital que constitui o risco real e não a volatilidade (o sobe e desce das cotações) em si (veja artigo Volatilidade é risco?) . Em tese se aproveitam da oscilação para capturar distorções nos preços.

Seguindo a lógica de Buffet, muitos investidores de valor (value investors) não estão preocupados com a volatilidade. Em vez disso, eles concentram seus esforços de gerenciamento de risco em diminuir a probabilidade de perda de capital permanente.

Afinal, estes investidores acreditam ter a força emocional para superar os altos e baixos de curto prazo, desde que a estratégia e os resultados de longo prazo sejam sólidos.

Monoativo: Especialista em 1 ação ou 1 ativo

Este tipo de operação, o trader é um especialista em uma determinada ação de uma empresa ou outro ativo como bonds.

Ele sabe de tudo que se passa na empresa, conversa regularmente com o RI, sabe das questões judiciais e quando vão ser julgadas, quais são os principais acionistas, onde e por qual corretora opera, e uma infinidade de outras especificidades.

Conhecemos um mega especialista em Eletrobrás. Só opera este papel.

Ele gostava de operar long short Elet3 x Elet6 no pregão, mas fazia trades em ambas as direções no papel Elet6, tanto vendido como comprado. Ele sabia tudo da empresa: fundamentos, questões governamentais, mercadológicas e até mesmo as fofocas e fake news!

Short Sellers- de 1 dia a 1 -2 anos

Os ursos ou  vendedores a descoberto (veja video ursos x touros) –short sellers– apostam e lucram com uma queda no preço de um ativo. Então eles procuram ativos sobrevalorizados ou que possivelmente contenham algum tipo de fraude para apostarem contra determinada empresa.

Os chamados vendedores a descoberto apostam contra ações – e obtêm lucro – pegando emprestado os títulos de investidores que os possuem, vendendo-os pelo preço de mercado e esperando que eles diminuam antes de comprá-los de volta e retornar ao proprietário.

Por pegarem os títulos emprestados eles pagam uma taxa de juros por este empréstimo.

Dito isto, manter uma posição vendida em uma ação pode ser extremamente caro e arriscado. Se uma ação obtiver ganhos significativos, os vendedores a descoberto podem ser prejudicados pela perda, o que significa que precisam comprar as ações de volta por mais do que pagaram originalmente. E  soma a este valor os juros gastos em manter uma posição aberta.

Como escolher os shorts
Como você escolhe ações para vender a descoberto? É mais fácil dizer o que não fazer:

  • A avaliação absurda não é motivo suficiente para ser short.
  • Jim Cramer disse algo como: “Um preço absurdo é como o infinito. Duas vezes o infinito ainda é infinito. O dobro de um preço absurdo ainda é absurdo. ”Como Keynes teria dito,“ o mercado pode permanecer irracional por mais tempo do que você pode permanecer solvente ”.
  • Não venda nos fortes movimentos de aumento de preços. Aguarde o momentum  esmaecer.
  • Não “shorteie” até zero, mesmo que seja possível. Além disso, se uma ação for deslistado, pode ser muito difícil cobrir sua posição vendida.
  • Evite shorts cheios de gente que muitos falam. Além de ser difícil emprestar ações, essas são as situações com maior probabilidade de sofrer um pequeno aperto ou “short squeeze“. short squeeze também podem ocorrer se aqueles que possuem ações o movem de sua conta de margem para sua conta em dinheiro, reduzindo o estoque disponível para empréstimo e possivelmente forçando os corretores a recomprar as ações que foram vendidas em prejuízo das correntistas.

Os sinais de que uma empresa pode ser merecedora de um short de suas ações incluem equipes de gerenciamento egoístas, contabilidade fraca, balanços fracos, modismos que podem estar terminando etc. Certifique-se de ter uma visão melhor do que todos os profissionais que possuem as ações. Essa é uma tarefa difícil.

Long Short ou Pairs Trading- de 1 dia a 1 -2 anos

A estratégia de Long & Short consiste em uma operação casada, na qual um investidor mantêm uma posição vendida em uma ação e comprada em outra no intuito de obter um residual financeiro da operação quando liquidá-la.

Exemplo: Compra de ITSA4 e venda de ITUB4 (Veja o racional case deste trade aqui)

Nesta estratégia, o trader pode ganhar SE:

  1. ITSA4 subir mais que ITUB4
  2. ITSA4 cair menos que ITUB4
  3. ITSA4 subir e ITUB4 cair , aqui gerando alfa duplo.

Obs: Alfa é mede a capacidade ou a habilidade do gestor para gerar valor para um determinado fundo de investimento. Muito usada no mercado financeiro, com a finalidade de medida de desempenho, demonstrando quando uma estratégia, trader ou gerente de portfólio conseguiu ultrapassar o retorno de mercado em algum período específico.

investidor contrário

Contrarian Trader

Contrarian Trader é um estilo de investimento no qual os investidores propositadamente vão contra as tendências predominantes do mercado vendendo quando outros estão comprando e comprando quando a maioria dos investidores está vendendo.

Os investidores contrários acreditam que as pessoas que dizem que o mercado está subindo o fazem apenas quando estão totalmente investidos e não têm mais poder de compra. Neste ponto, o mercado está no auge. Portanto, quando as pessoas prevêem uma recessão, elas já venderam tudo então o mercado só pode subir nesse momento.

Um investidor contrário entra no mercado quando outros se sentem negativos em relação a ele. O contrarian acredita que o valor do mercado ou das ações está abaixo do seu valor intrínseco e, portanto, representa uma oportunidade.

Em essência, uma abundância de pessimismo entre outros investidores empurrou o preço das ações abaixo do que deveria ser, e o investidor contrário o comprará antes que o sentimento mais amplo retorne e que os preços das ações se recuperem.

Trader de Intervalo  – Range Trader

Opera quando o ativo está dentro uma zona de suporte e resistência.

Um intervalo é um conjunto de preços marcados por um preço baixo e um preço alto. O par de moedas é negociado dentro desse intervalo, com base na teoria de que não importa quão alta ou baixa uma moeda fique (exceto o país que implode e a moeda desaparece), seu valor acabará se corrigindo e retornando a um nível de preço anterior. Essa flutuação não acontecerá apenas uma vez, mas muitas e muitas vezes – e o operador da faixa está posicionado para lucrar o máximo de vezes possível.

Social traders ou Signal trader

Copia trades que viu alguém postando em alguma midia social.

Social Trading é o processo pelo qual investidores utilizam conteúdos de diferentes fontes da “web 2.0” para tomar decisões financeiras e de negociações.

No Social Trading utiliza-se novas formas de se analisar dados, de modo que pode-se copiar traders, técnicas e estratégias. Antes do social trading investidores e traders utilizavam apenas análise técnica e análise fundamentalista para tomar suas decisões de investimentos. Usando o social trading investidores puderam integrar indicadores sociais em straeu processo de tomada de decisões.

Através dessas redes sociais de investimentos uma pessoa pode diminuir sua curva de aprendizado de como investir. Traders podem interagir uns com os outros, observar e copiar as operações (trades) que são realizadas. Podem assim aprender o que fez um trader de sucesso decidir entrar em cada uma de suas trades. Copiando todas as trades de alguém pode-se aprender quais estratégias funcionam e quais não funcionam.

Principais características do Social trader

Fluxo de Informação – Social Trading envolve o livre fluxo da informação entre investidores e especuladores individuais. O acesso à informação sempre foi de extrema importância em negociações financeiras e esse fluxo proporcionado por essas redes sociais pode ser benéfico para os investidores individuais.

Trading cooperativo – Social trading oferece aos traders a oportunidade de trabalhar juntos em times que podem negociar nos mercados colaborativamente, seja agrupando recursos, seja compartilhando pesquisas, análises e informação.

Monetização – Permitem diferentes tipos de forma de monetização para investidores que gerenciam recursos ou “emitem sinais” que são copiados por outros traders. Também oferecem opção de renda passiva para pessoas que não possuem tempo para operar diariamente.

Transparência  – A maioria das plataformas de social trading exibem estatísticas de cada um dos traders, bem como posições abertas e já fechadas. Aquelas que são mais “sociais” permitem também chat entre traders e oferecem feeds de conversas nos quais os traders podem discutir sobre suas estratégias e desempenho.

Traders de notícias – Trading the News– curto prazo

Notícias como doenças infecciosas, atividades terroristas, furacões, negociação canceladas podem instantaneamente mexer com os mercados.

O ditado “compre no boato, venda na notícia” reconhece que os rumores têm um efeito no preço de um título e as notícias podem ter o efeito oposto. Por esse motivo, os traders de notícias concentram-se nas negociações no período que antecede as notícias ou imediatamente após o momento em que o mercado ainda está reagindo às notícias. Esses períodos são caracterizados por uma alta volatilidade que cria uma oportunidade de lucro.

Os traders de notícias tentam lucrar com o calendário econômico ou o conteúdo provável dos anúncios de notícias programados em sua maior parte.

Quando as notícias são agendadas, como nas divulgações de lucros ou nas reuniões do Federal Reserve, as negociações de notícias são mais sobre como jogar as probabilidades da provável significância do anúncio. De fato, o Federal Reserve tentou suavizar o impacto de suas proclamações no mercado prenunciando todas as principais decisões políticas com bastante antecedência, mas mesmo esses sinais políticos se tornaram eventos negociáveis.

O impacto desses eventos é concentrado em um prazo mais curto, devido aos meios de comunicação amplamente aprimorados em todo o planeta. Portanto, o efeito é mais pronunciado e nítido. Mas podemos usar “eventos” para ganhar dinheiro?

Aparentemente, não é assim tão fácil. Uma teoria financeira conhecida, a hipótese de mercado eficiente (EMH), sugere que é impossível vencer o mercado. Como os preços das ações e outros valores mobiliários refletem todas as informações relevantes disponíveis. Portanto, todos os investidores têm acesso à mesma informação e ninguém poderá lucrar com ninguém. Portanto, não há “almoço grátis” para ninguém.

Os traders filtram as notícias para medir um sinal para os mercados de negociação. No entanto, os volumes de notícias são gigantescos;e  um humano não pode ler todas as notícias produzidas diariamente. No entanto já existem traders que replicam essa abordagem baseada em notícias para negociar de maneira automatizada  com auxílio de plataformas como a Bloomberg News   .

Estes traders automatizam a leitura do terminal Bloomberg com leitura automática de palavras chaves como Downgrade, Upgrade, Hurricane, terremoto, tsunami, ataque terrorista, e fazem alguma rotina automatica de programação, comprando ou vendendo algum índice negociado 24 horas online como o SP500.

Arbitragem – imediata

Os negociadores de arbitragem compram e vendem ativos em um esforço para lucrar com diferenças de preço de instrumentos financeiros idênticos ou similares, em diferentes mercados ou de diferentes formas.

A arbitragem existe como resultado de ineficiências do mercado – fornece um mecanismo para garantir que os preços não se desviem substancialmente do valor justo por longos períodos de tempo.

Esse tipo de negociação geralmente é associado a fundos de hedge e pode ser uma maneira bastante fácil de ganhar dinheiro quando funciona.

Algo trading

Um robô de investimento é uma ferramenta que realiza a negociação de ativos financeiros de forma automática, técnica chamada, no inglês, de algorithmic trading ou algo trading.

A maioria dos “algo tradings” disponíveis para investidores individuais são evoluções das plataformas de análise técnica, que se sofisticaram e permitem a programação de estratégias, o roteamento de ordens para as corretoras e o gerenciamento de riscos.

Em geral, é o próprio investidor que faz a programação, mas existem programas prontos no mercado (conhecidos popularmente como “black boxes”).

Em geral, voltado para as operações especulativas ativas e de prazo mais curto. Exceto no caso dos já mencionados sistemas “black box”, a parametrização (que é a “inteligência” por trás das decisões) é definida pelo próprio investidor, que é responsável por desenvolver, testar e monitorar a estratégia.

**

Não existe um tipo melhor. Se você errar um trader de posição buy &hold, o risco é perder todo o capital, ou seja vira pó. Ou seja todos os tipos tem risco com exceção da arbitragem (em tese).

Não é possível ter risco em investimentos de longo prazo?

Fale isso para os acionistas da OGX, da Mesbla , da Enron, da Minasfer, da Kodak, da BlackBerry ou da Blockbuster.

O trader é só um investidor do mercado financeiro que busca ganhar dinheiro com operações , aproveitando-se da volatilidade do mercado.

Estude duro, simule, aprenda, leia, escute, erre e comece de novo, se espelhe nos grandes, seja disciplinado, curioso e paciente e faça parte dos 3%.

Ou achou VOCÊ que seria fácil?

Um abraço e bons trades.

www.TraderBrasil.com 

Este post Qual tipo de trader é você? apareceu primeiro em Blog TRADER BRASIL Escola de Finanças & Negócios | 18 anos de excelência.



This post first appeared on Blog TRADER BRASIL Escola De Finanças & Negócio, please read the originial post: here

Share the post

Qual tipo de trader é você?

×

Subscribe to Blog Trader Brasil Escola De Finanças & Negócio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×