Recentemente notamos um enorme aumento, proporcionalmente, no número de mulheres traders que começaram a operar na bolsa de valores e levam muito á sério seus investimentos.

E não, esta não é a dona de casa entediada que não tem nada a ver com seu tempo, uma vez que ela já deixou as crianças na escola.

As senhoras que estão envolvidas são geralmente mulheres de carreira que estão desenvolvendo uma paixão pela negociação e descartando a atitude do “Clube do Bolinha”.

O professor Flávio Lemos no seu livro “Análise Técnica dos Mercados Financeiros”,  diz para seus alunos e alunas que, normalmente, os melhores operadores são mulheres. Fácil de explicar: as mulheres, em geral, são mais organizadas, detalhistas e pacientes para executar o planejamento das operações.

Escrevemos este artigo que fala porque as mulheres tornam-se  as melhores traders. 

Ao contrário, os homens, até em função do hormônio testosterona, são muito mais competitivos, torcedores emocionais e irracionais em matérias de investimento.

Muitos, infelizmente, acham que o planejamento é uma perda de tempo.

As mulheres também trazem uma mentalidade diferente para o mercado de ações. Elas investem com um objetivo de longo prazo em mente, como poupar para educação escolar ou aposentadoria para crianças. Os homens, por outro lado, veem o mercado de ações em termos competitivos e tentam vencer o mercado.

Não é de admirar que algumas mulheres sejam boas traders.

Eu estava tendo essa discussão com minha esposa recentemente e perguntei-lhe se achava que as mulheres seriam melhores traders porque não tinham ego ou tinham mais cérebro. Ela olhou para mim e disse: “Mais cérebros”, e eu, como qualquer bom marido simplesmente disse: “Eu concordo totalmente”.

Até a próxima, espero que todos tenham uma excelente semana.