Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Prova de História sobre Iluminismo e Revolução Industrial



Prova de História sobre Iluminismo e Revolução Industrial

Prova de História para o 1º Ano do Ensino Médio

3º Bimestre




O Iluminismo e a Revolução Industrial foram dois movimentos históricos que mudaram o mundo para sempre. O Iluminismo foi um movimento intelectual que promoveu o uso da razão e do conhecimento científico, enquanto a Revolução Industrial foi um processo de transformação econômica e social que levou ao surgimento da indústria moderna.

Nesta postagem você encontrará:
Questões transcritas no corpo da postagem: As questões estão transcritas no corpo da postagem, para facilitar o estudo e a resolução.
Gabarito: O gabarito está disponível no final da postagem, para facilitar a correção.
Prova para download: A prova está disponível para download, também ao final da postagem. Importante lembrar que, para editar a prova, é preciso copiá-la para o seu Drive.
         


O Iluminismo

O Iluminismo foi um movimento intelectual e cultural que surgiu na Europa no século XVIII. Seus principais pensadores defendiam o uso da razão e do conhecimento científico para iluminar as trevas da ignorância e da superstição.

O Iluminismo foi uma reação ao absolutismo, ao mercantilismo e ao poder da Igreja. Os iluministas acreditavam que a razão humana era capaz de resolver os problemas do mundo, e que a sociedade deveria ser baseada nos princípios da liberdade, da igualdade e da fraternidade.




As principais ideias do Iluminismo foram:

Otimismo na capacidade da razão humana: os iluministas acreditavam que a razão humana era capaz de resolver os problemas do mundo.
Valorização do conhecimento científico: os iluministas acreditavam que o conhecimento científico era essencial para o progresso da humanidade.
Defesa da liberdade individual: os iluministas acreditavam que os indivíduos deveriam ser livres para pensar e agir como bem entendessem.
Crítica ao absolutismo e ao poder da Igreja: os iluministas acreditavam que o absolutismo e o poder da Igreja eram obstáculos ao progresso da humanidade.
O Iluminismo teve um impacto significativo na história do mundo. Suas ideias inspiraram as revoluções políticas e sociais que ocorreram na Europa e na América no século XVIII e XIX.

A Revolução Industrial

A Revolução Industrial foi um processo de transformação econômica, social e tecnológica que ocorreu na Europa e nos Estados Unidos no século XVIII. Foi marcado pelo surgimento da máquina a vapor, que substituiu o trabalho humano e animal na produção industrial.

A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, e se espalhou para outros países da Europa e do mundo. Ela foi impulsionada por uma série de fatores, incluindo:

O desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico: a invenção da máquina a vapor foi um marco importante na Revolução Industrial.
O crescimento da população: o aumento da população levou a um aumento da demanda por produtos industrializados.
O acúmulo de capital: o acúmulo de capital permitiu aos empresários investir em novos empreendimentos industriais.
A Revolução Industrial teve um impacto significativo na sociedade. Ela levou ao surgimento de uma nova classe social, a classe operária, e a mudanças nas relações de trabalho. A Revolução Industrial também teve um impacto ambiental, pois levou à poluição do ar e da água.


As principais características da Revolução Industrial foram:

Urbanização: o crescimento da indústria levou ao crescimento das cidades.
Aumento da produção: a produção industrial aumentou significativamente.
Surgimento da classe operária: a classe operária surgiu como resultado da Revolução Industrial.
Mudanças sociais e culturais: a Revolução Industrial levou a mudanças sociais e culturais, como a ascensão da burguesia e a democratização da educação.
A Revolução Industrial foi um evento fundamental na história do mundo. Ela mudou a forma como as pessoas viviam, trabalhavam e se relacionavam.

Continua...

----------------


----------------


Transcrição da Prova:

1. Observe as ideias de três pensadores da Idade Moderna.
- Adam Smith (escocês), em sua obra A riqueza das nações, afirmava que a única fonte de riqueza era o trabalho, e não a terra.
- A ideia central da doutrina de Karl Marx (alemão) é que a “história das sociedades humanas é a história da luta de classes”.
- Thomas Malthus (inglês), em sua obra Ensaio sobre o princípio da população, escreveu que a natureza impõe limites ao progresso material, já que a população cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética.
Pode-se afirmar que
a. Os três pensadores defendem o liberalismo clássico.
b. As três ideias propõem a ditadura do proletariado.
c. Adam Smith propõe o liberalismo clássico, Thomas Malthus e Karl Marx, o socialismo utópico.
d. Thomas Malthus e Adam Smith defendem o pensamento liberal clássico e Karl Marx foi um dos autores do socialismo científico.
e. Karl Marx e Adam Smith são considerados anarquistas, e Thomas Malthus, socialista utópico.

2. A Europa Ocidental vivenciou, entre os séculos XVI e XVIII, inúmeras transformações culturais. É(são) uma dessas transformações:
a. O Movimento Reformista do Século XVI foi caracterizado por uma unificação de pensamento e práticas nos diversos países nos quais se difundiu.
b. O Pensamento Científico, nos Séculos XVII e XVIII, fundamenta-se na Crítica, no Empirismo e no Naturalismo.
c. Os Tribunais da Santa Inquisição foram extintos entre 1545 e 1563, graças à Contrarreforma Religiosa, que alterou os dogmas católicos a partir de um enfoque humanista.
d. As ideias liberais econômicas, na metade do século XVIII, criticavam o Sistema Colonial e defendiam a Manutenção dos Monopólios que eram o principal gerador de riqueza da sociedade.
e. O Movimento Iluminista, no século XVIII, baseava-se no racionalismo e criticava os fundamentos do poder da igreja que apoiava os princípios do poder monárquico absoluto.

3. Identifique, nas sentenças a seguir citadas, aquela que expressa o pensamento de Montesquieu:
a. "É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder".
b. "(...) é preciso (...) encontrar uma forma de associação que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associação, de qualquer força comum, e pela qual, cada um, não obedeça senão a si mesmo, ficando assim tão livre quanto antes."
c. "O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos incapacitados. Não se pode obter tais resultados a não ser por um Poder Democrático."
d. "A única maneira de erigir-se um poder, capaz de defendê-los contra a invasão e danos infligidos, uns contra os outros (...) consiste em conferir todo o poder e força a um só homem."
e. “O homem é o único animal racional, porém, o único que comete absurdos”.

4. Sobre o Iluminismo, movimento filosófico surgido na Europa entre o final do século XVII e início do século XVIII, é correto afirmar que
a. Valorizava a razão como o único meio confiável de alcançar o conhecimento, opondo-se às explicações religiosas para os fenômenos naturais, sociais e políticos.
b. Buscava revitalizar a fé no cristianismo, enfraquecida pela hegemonia do pensamento científico, que florescera nos últimos séculos do período medieval.
c. Pregava a importância dos sentimentos em detrimento da razão e da religião, caracterizando a legitimidade do Romantismo como expressão humana.
d. Defendia a retomada de ideias e valores característicos da Antiguidade Clássica, como o politeísmo, a estratificação social e a vida urbana.
e. Procurava fortalecer os movimentos sociais das minorias à luz de descobertas científicas que afirmavam a inexistência das raças humanas.

5. Encontrar uma forma de associação que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associado com toda a força comum, e pela qual cada um, unindo-se a todos, só obedece contudo a si mesmo, permanecendo assim tão livre quanto antes. Esse, o problema fundamental cuja solução o contrato social oferece. [...] cCada um de nós põe em comum sua pessoa e todo o seu poder sob a direção suprema da vontade geral, e recebemos, enquanto corpo, cada membro como parte indivisível do todo.                                                                 (Jean-Jacques Rousseau. Do contrato social, 1983.)
O texto apresenta características
a. Iluministas e defende a liberdade e a igualdade social plenas entre todos os membros de uma sociedade.
b. Socialistas e propõe a prevalência dos interesses coletivos sobre os interesses individuais.
c. Iluministas e defende a liberdade individual e a necessidade de uma convenção entre os membros de uma sociedade.
d. Socialistas e propõe a criação de mecanismos de união e defesa de todos os trabalhadores.
e. Iluministas e defende o estabelecimento de um poder rigidamente concentrado nas mãos do Estado.

6. Leia o trecho abaixo:
“A respeito do analfabetismo, a Imperatriz Maria Teresa da Áustria impôs a educação obrigatória. Ainda que, a princípio, foi recebida com hostilidade, ela não permitiu que a ignorância dos pais terminasse com a iluminação das crianças.”
Adaptado de María Teresa I de Austria, la Reina que prohibió la quema de brujas. Jornal ABC. Consultado em 15.07.2020
A Imperatriz Maria Teresa foi um claro exemplo de “déspota esclarecido”, pois:
a. Durante seu governo, soube conciliar alguns princípios iluministas como a educação básica, mas sem limitar o poder real com uma Constituição.
b. Entendeu que a Ilustração era a melhor maneira de contentar burguesia, clero e nobreza e por isso levou a cabo um grande projeto educacional para extinguir o analfabetismo do seu reino.
c. Adotou ideias do iluminismo na educação, porém não fez o mesmo em outros âmbitos como a limitação do poder do clero e da nobreza.
d. Tornou-se um paradigma de déspota esclarecido ao se corresponder com personalidades como Voltaire, porém sem deixar que isso afetasse as leis austríacas.
e. Implementou a educação obrigatória para combater o analfabetismo, mesmo enfrentando resistência, demonstrando seu compromisso com os princípios iluministas na área da educação.

7. "A superioridade da indústria inglesa, em 1840, não era desafiada por qualquer futuro imaginável. E esta superioridade só teria a ganhar se as matérias-primas e os gêneros alimentícios fossem baratos. Isto não era ilusão: a nação estava tão satisfeita com o que considerava um resultado de sua política que as críticas foram quase silenciadas até a depressão da década de 80."                                                                     (Joseph A. Schumpeter, "HISTÓRIA DA ANÁLISE ECONÔMICA")
Desta exposição conclui-se por que razão a Inglaterra adotou decididamente, a partir de 1840, o:
a. Isolacionismo em sua política externa.
b. Intervencionismo estatal na economia.
c. Capitalismo monopolista contrário à concorrência.
d. Agressivo militarismo nas conquistas de colônias ultramarinas.
e. Livre-comércio no relacionamento entre as nações.

8. Um fator que contribuiu decisivamente para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII foi:
a. O movimento ludita na Inglaterra com a destruição das máquinas consideradas obsoletas, ao incentivar a invenção de novas máquinas.
b. A concorrência tecnológica entre ingleses e americanos, que estimulou o desenvolvimento econômico.
c. A expulsão das tropas napoleônicas do território inglês, que uniu os interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento.
d. A acumulação de capital resultante da exploração colonial praticada pela Inglaterra através do comércio.
e. A abertura de mercados na Alemanha e na França para a Inglaterra, por meio de um acordo comercial conhecido por Pacto de Berlim.

9. Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela:
a. Foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros.
b. Ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos industriais que participaram da Revolução Industrial.
c. Nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades.
d. Deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a desenvolver novas tecnologias.
e. Foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, à medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.

10. O mundo que hoje conhecemos é filho da Revolução Industrial. Ela abre um período na história humana em que, pela primeira vez, os limites para a produção de riquezas pelos homens foram implodidos e nunca mais deixaram de ser superados e expandidos. Pode-se dizer, sem medo de exagero, que ela virou o mundo de ponta cabeça, fazendo com que hoje pensemos, vivamos, trabalhemos e produzamos de uma forma que está relacionada, direta ou indiretamente, à Revolução Industrial. (MORAES, Luís Edmundo. História Contemporânea. Da Revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Editora Contexto, 2017. p. 47.)
Sobre a Revolução Industrial, é correto afirmar que
a. Ela teve início no século XVIII e a mecanização começou pela indústria de bens de produção, visando a atender o mercado interno alemão.
b. A Inglaterra foi pioneira no processo de industrialização. No século XVIII, os ingleses iniciaram a mecanização da produção pela indústria têxtil de algodão.
c. As primeiras máquinas, criadas no século XVII, eram movidas a energia elétrica, isso proporcionou um inaudito ganho de produtividade na indústria têxtil de lã.
d. As relações de trabalho, na Inglaterra, durante o século XIX, eram fortemente reguladas pelo Estado, garantindo condições de trabalho dignas e direitos previdenciários para os operários, a exemplo das indenizações em razão de acidentes de trabalho.
e. Tendo em vista as condições insalubres do trabalho industrial, no século XIX, apenas homens adultos trabalhavam nas indústrias têxteis inglesas.

11. Em 1848, na região de Manchester, Inglaterra, 99% das mariposas (Biston betularia) eram brancas e 1%, negras. Estas últimas, de fato, eram presas fáceis de capturar por serem bem visíveis sobre os alvos troncos cobertos de liquens. Depois, veio a era do carvão, a poluição matou os liquens e, em 1895, em Manchester, 90% das borboletas eram negras e 10%, brancas, agora, por sua vez, presas fáceis sobre os troncos enegrecidos pelo carvão.
TIEZZI, Enzo. Tempos históricos, tempos biológicos. A terra ou a morte: os problemas da nova ecologia. São Paulo: Nobel, 1988. p.67. Adaptado.
Além do caso das mariposas de Manchester, a Revolução Industrial gerou outros efeitos ambientais na Inglaterra.
Entre eles, a
a. Redução das emissões de poluentes devido à adoção, por parte da burguesia inglesa, de modelos agroecológicos de produção.
b. Extinção de animais de grande porte, largamente utilizados como fonte de energia para a movimentação dos motores das máquinas.
c. Derrubada de florestas para a mineração de carvão e o descarte de esgoto não tratado e de resíduos industriais nos rios.
d. Proliferação de “desertos verdes”, com as plantações de eucalipto e a emissão de materiais particulados na atmosfera.
e. Adoção da monocultura de espécies exógenas, como o milho e a cana-de-açúcar, que contribuíram para a significativa redução da biodiversidade nativa.

12. “[...] No princípio da década de 1830, entre um terço e a metade da força de trabalho (em todas as classes de trabalho) nas indústrias algodoeiras tinha menos de vinte e um anos de idade. No setor de lãs cardadas, a proporção de jovens era ainda maior. Entre os adultos, bem mais da metade eram mulheres. [....] A força de trabalho adulto nas indústrias têxteis do Reino Unido atingia 191.671 pessoas, das quais 102.812 eram mulheres e apenas 88.859, homens.” 
(THOMPSON E. P. A formação da Classe Operária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. V.II p.170)
Sobre a situação dos trabalhadores durante a Revolução Industrial Inglesa, pode-se afirmar:
a. O movimento sindical foi inicialmente organizado através do Ludismo que tinha como base de ação reuniões e assembleias pacíficas que reivindicavam melhores condições de vida e direitos para os trabalhadores.
b. Em virtude das péssimas condições de vida, progressivamente, houve um retorno dos trabalhadores da cidade para o campo, desacelerando o processo industrial na Inglaterra em algumas décadas.
c. Uma legislação específica protegia os menores de idade e não permitia o trabalho de crianças nas fábricas.
d. As cidades, sobretudo, os bairros da classe operária, eram espaços altamente insalubres com péssimas condições de saúde, higiene e moradia. Os baixos salários pagos aos trabalhadores e a péssima alimentação contribuíam para a sua baixa expectativa de vida.
e. Por serem mais especializadas, as mulheres eram mais requisitadas para a indústria de trabalho têxtil e, em muitas situações, tinham salários maiores que os homens nas fábricas.

13. Qual das seguintes opções descreve corretamente o cartismo e o movimento ludita durante a Revolução Industrial?
a. O movimento ludita foi um movimento de trabalhadores que defendia a destruição de máquinas e teares automatizados, enquanto o cartismo buscava reformas políticas e sociais por meio de petições e manifestações.
b. O cartismo e o movimento ludita eram ambos movimentos de trabalhadores que lutavam por melhores condições de trabalho e salários justos, mas o cartismo focava na melhoria das condições nas fábricas, enquanto o movimento ludita buscava reformas políticas.
c. O cartismo era um movimento liderado por empresários que buscavam aumentar a produção industrial, enquanto o movimento ludita era uma resposta dos trabalhadores ao aumento das jornadas de trabalho.
d. Tanto o cartismo quanto o movimento ludita eram movimentos de trabalhadores que protestavam contra as más condições de trabalho e a perda de empregos devido à automação, mas o cartismo usava táticas violentas, enquanto o movimento ludita era pacífico.
e. O cartismo era um movimento político que promovia a igualdade de gênero no ambiente de trabalho, enquanto o movimento ludita era liderado por proprietários de fábricas que buscavam manter a produção tradicional.

14. Como o Iluminismo influenciou os valores políticos e sociais do século XVIII e de que maneira essas ideias iluministas continuam relevantes nos debates contemporâneos sobre sociedade, governo e direitos individuais?

15. Como o Iluminismo influenciou os valores políticos e sociais do século XVIII e de que maneira essas ideias iluministas continuam relevantes nos debates contemporâneos sobre sociedade, governo e direitos individuais?


Gabarito:

1. D
2. E
3. A
4. A
5. C
6. A
7. E
8. D
9. E
10. B
11. C
12. D
13.  A

14. (Sugestão de resposta) O Iluminismo, um movimento do século XVIII, enfatizava a razão, a ciência e a liberdade individual como ferramentas para o progresso humano. Influenciou profundamente os valores políticos e sociais, promovendo o conceito de governo baseado no contrato social e a proteção dos direitos naturais dos cidadãos. Defendeu a igualdade perante a lei, a liberdade de expressão e religião, e a educação universal. Essas ideias moldaram os sistemas políticos modernos, contribuíram para movimentos de justiça social e direitos individuais, e continuam relevantes nos debates contemporâneos sobre governança, liberdade e direitos individuais.

15. (Sugestão de resposta)  A Revolução Industrial foi desencadeada por fatores como avanços tecnológicos, revolução agrícola, disponibilidade de recursos, investimento e capital, e um mercado consumidor em expansão. Isso resultou em uma transição da produção manual para a produção em fábricas, urbanização, mudança social, desenvolvimento tecnológico contínuo, condições de trabalho precárias e impacto global. A Revolução Industrial marcou o início da era moderna e teve efeitos duradouros na forma como vivemos e trabalhamos hoje.


--- Clique aqui para acessar a prova no Drive e fazer uma cópia ---





This post first appeared on Professor Júnior Online, please read the originial post: here

Share the post

Prova de História sobre Iluminismo e Revolução Industrial

×

Subscribe to Professor Júnior Online

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×