Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Porque chulé tem cheiro de queijo?

Você já deve ter notado que o Cheiro de chulé é frequentemente comparado ao cheiro de Queijo. É uma comparação estranha, mas surpreendentemente precisa. Então, por que será que o chulé tem esse cheiro tão peculiar? Vamos explorar essa curiosidade olfativa e descobrir as razões por trás dessa semelhança.


1. Bactérias e fungos, a chave para o mistério:

O odor característico do chulé e do queijo tem uma ligação direta com as bactérias e fungos. em ambos os casos, esses microrganismos desempenham um papel crucial na criação desses odores.

No caso do chulé, o suor dos pés é o principal culpado. Os pés contêm milhões de glândulas sudoríparas que produzem suor para regular a temperatura corporal. Esse suor é composto principalmente de água e sais minerais, mas também contém compostos orgânicos, como ácidos graxos e aminoácidos. Quando o suor entra em contato com as bactérias e fungos presentes na pele dos pés, ocorre um processo de decomposição que libera gases e substâncias químicas odoríferas. Essas substâncias são responsáveis pelo cheiro desagradável do chulé, que pode ser descrito como rançoso e que, surpreendentemente, lembra o cheiro de queijo.


2. O papel dos ácidos graxos:

Os ácidos graxos são um dos principais culpados pelo cheiro de queijo no chulé. Durante a quebra de moléculas de gordura presentes no suor, as bactérias e fungos produzem ácidos graxos voláteis, como o ácido valérico (C4H9—COOH) — nome que vem do latim valere (“planta valeriana”) —, que também é o responsável também pelo cheiro do queijo roquefort. Outros compostos produzidos que apresentam odor desagradável são o ácido butírico (C3H7COOH), o metanotiol (H3C-SH), amônia (NH3) e a butanodiona.

3. O queijo e os microrganismos benéficos:

No queijo, a história é um pouco diferente. Em muitos tipos de queijo, especialmente queijos maturados, como o queijo azul e o queijo camembert são adicionados microrganismos específicos, como o fungo Penicillium roqueforti e Penicillium camemberti, respectivamente. Esses fungos desempenham um papel essencial na formação do sabor e aroma do queijo. O queijo é deixado para maturar, permitindo que esses fungos ajam sobre os componentes do queijo, como as proteínas e gorduras. Durante esse processo de maturação, são produzidos compostos voláteis que conferem ao queijo o seu característico cheiro e sabor.

Queijo azul

Queijo camembert


Conclusão:

Em última análise, a semelhança entre o cheiro de chulé e o cheiro de queijo é resultado da ação dos microrganismos sobre compostos orgânicos. Embora a comparação possa ser desagradável, é uma maneira interessante de entender como os processos biológicos e químicos podem estar por trás de alguns dos odores mais estranhos e familiares que encontramos em nosso dia a dia.

Portanto, da próxima vez que se deparar com um par de meias ou sapatos fedidos, lembre-se de que é a ação das bactérias e fungos degradando os compostos orgânicos produzidos pelo corpo humano que está por trás desse cheiro desagradável, lembrando, de forma curiosa, o aroma do queijo.

Por: Jonathan Pena Castro

Fontes:
1, 2


This post first appeared on Como Somos Biologia, please read the originial post: here

Share the post

Porque chulé tem cheiro de queijo?

×

Subscribe to Como Somos Biologia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×