Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Só o ser humano fica calvo?

Não, alguns outros mamíferos também podem experimentar a Alopecia, que é a perda de pelos do corpo. Entretanto apesar de existir alguns exemplos, a alopecia é rara em animais selvagens.

Todos os fios capilares envelhecem, tornam-se mais finos e perdem sua cor e qualidade naturais. A distinção crucial reside no fato de que a alopecia androgenética, também conhecida como calvície, é determinada principalmente por fatores genéticos, como o próprio nome sugere.

Macaco Cacajao calvus, uma das espécies de macaco que fica calvo. Crédito da foto: Nayeryouakim

Em homens, a calvície é mais prevalente devido à conexão entre a queda de certos pelos corporais, como o cabelo, e a presença de um subproduto da testosterona chamado dihidrotestosterona, ou DHT. Quanto mais receptores de DHT os folículos capilares possuem, maior a probabilidade de desenvolver calvície.

Além da idade, existem várias razões primárias para a perda de cabelo, incluindo estresse, infecções e dermatites. Em tais casos, o organismo prioriza certos órgãos e áreas em detrimento de outros, como unhas e cabelos, afetando assim seu crescimento e saúde. Uma dieta desequilibrada, carente em proteínas (uma vez que o cabelo é essencialmente composto de queratina), também pode contribuir para esse problema. Durante períodos de gravidez e amamentação, é comum ocorrerem casos temporários de alopecia.

Dentro da categoria dos primatas, os que mais se assemelham aos humanos em termos de calvície são os macacos de cauda curta, como as espécies Cacajao calvus e Saguinus bicolor da Amazônia brasileira, que apresentam uma notável perda de pelos na região da cabeça. No entanto, a alopecia é rara em animais selvagens, devido a razões evolutivas.

Sauins-de-coleira (Saguinus bicolor), outra espécie de primata que apresenta calvície. Créditos da foto: Bruno Kelly.

Os pelos desempenham um papel importante na regulação da temperatura corporal e podem servir como um mecanismo de camuflagem. Com tanta utilidade, a pressão seletiva ao longo da evolução foi suficiente para que a maioria dos mamíferos mantivesse uma pelagem permanente durante toda a vida. No caso do Homo sapiens, que historicamente utilizou peles de animais para se proteger, essa pressão evolutiva não se aplicou da mesma maneira.

Por: Jonathan Pena Castro
,
Fontes: 1, 2


This post first appeared on Como Somos Biologia, please read the originial post: here

Share the post

Só o ser humano fica calvo?

×

Subscribe to Como Somos Biologia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×