Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Insetos raros que você provavelmente não conhecia

Quando pensamos em Insetos, logo nos vêm à mente borboletas, abelhas e formigas, que são amplamente conhecidos e encontrados em nossos jardins e ambientes urbanos. Entretanto, a vasta diversidade do mundo dos insetos vai muito além desses exemplos comuns. Neste artigo, vamos explorar algumas ordens de insetos verdadeiramente extraordinárias e raras que muitas pessoas provavelmente nunca ouviram falar. Prepare-se para ser surpreendido por esses pequenos seres fascinantes!

1. Mecoptera (Mosquitos-Escorpiões):





Começamos com uma ordem intrigante, a Mecoptera, mais comumente conhecida como "mosquitos-escorpiões". Esses insetos podem parecer aterrorizantes com suas longas antenas, mandíbulas poderosas e asas membranosas. No entanto, não se preocupe! Eles não são perigosos e não representam uma ameaça para os humanos. Seu nome vem da curiosa semelhança de seus órgãos genitais com o ferrão de um escorpião. Esses pequenos predadores são encontrados principalmente em áreas florestais e se alimentam de outros insetos.

2. Strepsiptera:

Macho de strepsiptera


Macho de strepsiptera

Fêmea (lado esquerdo) e macho (lado direito) adultos de strepsiptera 


Os Strepsiptera são uma ordem de insetos parasitas extremamente incomuns. Eles têm um ciclo de vida tão bizarro que dificilmente parece real! A fêmea é uma pequena larva que vive dentro do corpo de outro inseto hospedeiro, enquanto o macho é ainda mais misterioso, parecendo quase um alienígena. Eles vivem apenas o suficiente para se reproduzir e, após o acasalamento, o macho abandona o hospedeiro, deixando-o livre, mas frequentemente debilitado. Esses insetos são tão raros que os cientistas ainda têm muito a descobrir sobre sua biologia e ecologia.

3. Phasmatodea (Folhas-Vivas):




A ordem Phasmatodea, também conhecida como "insetos-folhas" ou "folhas-vivas", é conhecida por sua incrível capacidade de camuflagem. Eles se assemelham a folhas, galhos e até mesmo gravetos, tornando-se praticamente invisíveis aos olhos dos predadores. Esses insetos são mestres do disfarce e podem ser encontrados em uma variedade de habitats, desde florestas tropicais até jardins urbanos. Além de sua habilidade de camuflagem, alguns membros dessa ordem também possuem asas e podem voar.

4. Zoraptera (Zorápteros):



Os Zoraptera são insetos diminutos, medindo apenas alguns milímetros de comprimento. Eles são encontrados em todo o mundo, mas são pouco conhecidos devido ao seu tamanho minúsculo e hábitos discretos. Esses insetos são geralmente encontrados em ambientes úmidos, como folhas em decomposição ou detritos vegetais, onde se alimentam de fungos e bactérias. Eles vivem em colônias pequenas e sociedades complexas, o que torna seu comportamento ainda mais interessante para os pesquisadores.

5. Embioptera (Insetos-Tecelões):



Os embioptera, comumente chamados de "insetos-tecelões" são conhecidos por sua capacidade única de produzir seda e criar abrigos tecendo-a em torno de si mesmos em troncos de árvores ou rochas. As fêmeas são as construtoras, e os machos geralmente vivem juntos em grupos. Esses insetos são geralmente encontrados em regiões tropicais e subtropicais e desempenham um papel vital na ecologia dessas áreas.


6. Mantophasmatodea (Mantophasmatódeos):





Os Mantophasmatodea, também conhecidos como "mantophasmatódeos" ou "gafanhotos-do-mato", são uma ordem de insetos extremamente rara e enigmática. Eles foram descobertos apenas recentemente, em 2002, na Namíbia, África do Sul. Esses insetos têm aparência semelhante a de um pequeno gafanhoto ou louva-a-deus, mas possuem características únicas que os distinguem de outras ordens. Ainda há muito a aprender sobre sua biologia, comportamento e ecologia, tornando-os uma verdadeira joia para os entomologistas.

7. Grylloblattodea (Insetos-Grylloblattodeos):



Os Grylloblattodea, ou "insetos-grylloblattodeos", são encontrados principalmente em regiões frias e montanhosas, como o Alasca e outras áreas do norte. Eles são comumente conhecidos como "insetos-iceberg" devido à sua aparência incomum e adaptação ao frio extremo. Apesar de se assemelharem a uma mistura de gafanhoto e barata, eles não têm relação com esses insetos. Sua dieta é composta principalmente de material vegetal em decomposição, e sua raridade torna-os um tópico empolgante para pesquisadores interessados em insetos adaptados a ambientes extremos.

8. Raphidioptera (Insetos-Neuropteros-Franjas):



Os Raphidioptera, ou "insetos-neuropteros-franjas", são predadores vorazes que se assemelham a pequenos bastões com asas delicadas. Eles possuem mandíbulas fortes e longas, usadas para caçar outros insetos. São conhecidos por sua habilidade de voar silenciosamente e podem ser encontrados em diversas regiões do mundo, desde florestas tropicais até áreas temperadas. Suas asas têm uma aparência franjada, o que lhes rendeu o nome da ordem.

9. Trichoptera (Tricópteros ou Moscas-D'água):


Os Trichoptera, ou "tricópteros", são conhecidos como "moscas-d'água" devido ao fato de serem encontrados principalmente em ambientes aquáticos, como rios, riachos e lagos. Suas larvas, chamadas de "casulos", são construídas com seda e fragmentos de material vegetal, e desempenham um papel importante na purificação da água, pois são excelentes decompositores. Os adultos são frequentemente confundidos com pequenas mariposas, mas suas asas são cobertas por uma camada fina de pelos.

10. Psocoptera (Psocópteros ou Piolhos-de-Livro):



Os Psocoptera, ou "psocópteros", são comumente conhecidos como "piolhos-de-livro" devido à sua preferência por ambientes com alta umidade e matéria orgânica, como pilhas de papel e livros antigos. Eles se alimentam de fungos, esporos e detritos em decomposição e podem ser encontrados em diversos habitats. Alguns psocópteros também têm asas, permitindo que voem em busca de novos locais para se alimentar.

Conclusão

Explorar o mundo dos insetos é uma jornada fascinante, pois revela uma ampla gama de adaptações e peculiaridades em cada ordem. Estes exemplos são apenas uma amostra das muitas ordens de insetos surpreendentes e raras que compõem a biodiversidade do nosso planeta. Cada uma delas tem uma história única a contar e desempenha um papel vital no ecossistema em que vive. À medida que a ciência continua a avançar, é certo que descobriremos mais sobre essas ordens misteriosas e suas extraordinárias características. Ao aprender sobre esses insetos pouco conhecidos, podemos cultivar um maior respeito e apreço por toda a vida que coexiste conosco neste maravilhoso mundo natural.

Por: Jonathan Pena Castro

Fontes: 

Triplehorn, Charles (2005). Borror and DeLong's introduction to the study of insects. Johnson, Norman F., Borror, Donald J. (7th ed.). Belmont, California: Thompson Brooks/Cole

Chapman, R. F. (1998). The Insects; Structure and Function (4th ed.). Cambridge, UK: Cambridge University Press.


This post first appeared on Como Somos Biologia, please read the originial post: here

Share the post

Insetos raros que você provavelmente não conhecia

×

Subscribe to Como Somos Biologia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×