Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Quem é Javier Gerardo Milei o candidato a presidência na argentina?


A postagem abaixo foi tirada da Wikipédia e não representa a opinião deste blog.

Javier Gerardo Milei (Buenos Aires, 22 de outubro de 1970) é um economista, político, professor, escritor e deputado argentino, líder da coalizão política La Libertad Avanza. Milei atualmente é candidato a eleição presidencial na Argentina em 2023, sendo visto como um dos favoritos,  com Victoria Villarruel como sua candidata a vice.

Politicamente, Milei tem sido descrito como de extrema-direita, ultraconservador, e libertário de direita. Mas vocês já sabem como funciona a imprensa esquerdista. Embora se identifique como minarquista ou "libertário liberal" , ele adere à filosofia do anarco-capitalismo.  Em questões econômicas, alinha-se com a Escola Austríaca e afirma que a Argentina é um inferno fiscal. Ele defende uma redução rápida nos gastos do governo para alcançar um orçamento equilibrado. Milei ganhou amplo reconhecimento por meio de aparições regulares na televisão, onde criticava os governos de Cristina Fernández de KirchnerMauricio Macri e Alberto Fernández, citando o que ele viu como gastos desenfreados e falta de ajuste fiscal como preocupações.  Em questões sociais, ele é caracterizado como um radical conservador.

As posições políticas de Milei geraram polêmica. Ele se opõe ao aborto, inclusive em casos de estupro,  rejeita a inclusão de educação sexual nas escolas,  expressou ceticismo sobre vacinas contra a COVID-19,  apoia a venda e distribuição de armas de fogo para a população civil,[24][25] favorece a legalização de comércio de órgãos.

Essa parte aqui é a cara da esquerda (promove teorias da conspiração comuns a extrema-direita como a idea de "marxismo cultural"  e nega o aquecimento global.) sempre que alguém desmascara a esquerda elas tenta rotulas quem o fés de louco e conspiracionista.  

Devido a essas controvérsias e suas políticas econômicas e sociais conservadoras radicais,  sua vitória nas eleições primárias de 2023 foi considerada inesperada, e suas falas levaram à sua caracterização como um populista de direita.

Fontes:https://pt.wikipedia.org/wiki/Javier_Milei

Início da vida e juventude

Nasceu em 1970, filho de um motorista de ônibus, em uma família de ascendência italiana.  Milei frequentou o colégio Cardenal Copello e decidiu seguir carreira em economia aos 12 anos, depois que a Administração da Economia de José Alfredo Martínez de Hoz levou o país à hiperinflação. No final da adolescência e início da idade adulta, ele foi goleiro do Chacarita Juniors até 1989. Ele também cantou na banda "Everest", que tocava principalmente covers dos Rolling Stones.

Carreira

Formado em Economia pela Universidade de Belgrano (Licenciatura) e com dois Mestrados no Instituto de Desarrollo Económico e Social (IDES) e na Universidade Torcuato di Tella. Ele se tornou economista-chefe da Máxima AFJP (empresa de previdência privada), economista-chefe do Estudio Broda (empresa de assessoria financeira) e consultor governamental do Centro Internacional para a Arbitragem de Disputas Sobre Investimentos. Ele também era economista sênior do HSBC.

Foi assessor econômico de Antonio Domingo Bussi quando este, embora indiciado por crimes contra a humanidade cometidos durante a ditadura, foi eleito deputado em 1999.

Desde 2012, dirige a divisão de Estudos Econômicos da Fundación Acordar, um think tank de âmbito nacional. Ele também é membro do B20, do Grupo de Política Econômica da Câmara de Comércio Internacional (um consultor do G20) e do Fórum Econômico Mundial. É especialista em crescimento econômico e já foi professor de diversas disciplinas econômicas em universidades argentinas e no exterior. Ele é autor de 9 livros. Atualmente, trabalha para o magnata argentino Eduardo Eurnekián.

Por mais de 21 anos, ele foi professor universitário de macroeconomia, economia do crescimento, microeconomia e matemática para economistas. Desde 2016 ele tenta fundir os conceitos da economia austríaca com os do monetarismo, pois entende que Ben Bernanke foi o maior banqueiro central de todos os tempos, ponto de vista rejeitado pelos economistas austríacos. "Além de sua carreira acadêmica, Milei é o anfitrião de seu próprio programa de rádio chamado Demoliendo mitos (Demolindo mitos), com participações frequentes do economista alberdiano e empresário Gustavo Lazzari e outras personalidades, como o advogado também alberdiano Pablo Torres Barthe e a cientista política libertária María Zaldívar.

Javier Milei tem tido um grande destaque nos meios de comunicação argentinos, especialmente desde 2014, sendo frequentemente convidado para programas de televisão e rádio para apresentar as suas análises económicas sob o prisma da escola austríaca, que rejeita a intervenção do Estado. De acordo com a empresa de consultoria Ejes de Communicación, em 2018 foi o economista mais convidado pelos canais argentinos. Em 2019, a revista Noticias classificou-o entre as pessoas mais influentes da Argentina.

Carreira política

A mídia internacional e os acadêmicos descreveram o pensamento político de Javier Milei como de extrema-direita[40][41][42] e fortemente conservador. Milei é seguidor do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro e do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Ele também é próximo do partido de extrema-direita espanhol Vox e do político extremamente conservador e ex-candidato presidencial chileno José Antonio Kast. Milei assinou a Carta de Madrid, um documento elaborado pelo Vox que descreve grupos de esquerda como inimigos do Ibero-América, envolvida em um "projeto criminoso" que está "sob o guarda-chuva do regime cubano". Ele assinou o documento junto com outros políticos como Rafael López Aliaga do Peru, José Antonio Kast do Chile e Eduardo Bolsonaro do Brasil, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Milei se opõe ao aborto, mesmo nos casos em que uma mulher ou menina tenha sido abusada sexualmente, chamando-o de “homicídio agravado pelo vínculo”.

Milei é um crente na teoria da conspiração do marxismo cultural. Sobre o aquecimento global, Milei nega sua existência, dizendo que é uma invenção do marxismo cultural. Milei também relaciona o marxismo cultural com o Ministério da Mulher e diz que se for eleito presidente encerrará aquele ministério. Ele também mencionou o marxismo cultural para se referir contra o movimento LGBT.[49][50][51]

Javier Milei afirma ser anarco-capitalista. Ele se referia frequentemente a Carlos Menem, presidente da Argentina de 1989 a 1999, e seu ministro da Economia, Domingo Cavallo.

Milei criou o partido "La Libertad Avanza" e surpreendeu nas eleições primárias de setembro de 2021, ficando em terceiro lugar na cidade de Buenos Aires com 13,66% dos votos. Fazendo campanha sob o lema "Não vim aqui para liderar cordeiros, mas para despertar leões", denunciou a "casta política", que disse ser composta de "políticos inúteis e parasitas que nunca trabalharam".

Considera que as desigualdades sociais são naturais e que o governo não deve procurar reduzi-las, acrescentando que a justiça social é um "conceito aberrante" e um "roubo". Valoriza o espírito empresarial e o sucesso individual.

Em matéria de política externa, declarou que gostaria de se alinhar com os Estados Unidos e Israel, caso fosse eleito Presidente. Anunciou também que fará de Israel o seu primeiro destino como Presidente. Em 2023, denunciou a adesão da Argentina aos BRICS.

Vida pessoal

Milei foi apelidado de "el Peluca" (a peruca) por causa de seu penteado excêntrico.[57] Ele tem dito repetidamente que ele não penteia o cabelo, e por esta razão o seu penteado recebeu significativa atenção da mídia.[58] Sobre sua vida romântica, ele sugeriu em uma entrevista ao La Nación que ele é um campeão do amor livre, e em um programa de TV local afirmou que ele participou de vários trios e que ele é um instrutor de Tantra, nas suas palavras “capaz de ficar três meses sem ejacular” (sic). No entanto, ele se identifica como um católico, que rejeita o Magistério da Igreja. Com relação ao aborto, ele expressou publicamente uma forte posição pró-vida.

Ele possui cinco mastins ingleses, sendo o progenitor 'Conan', a quem ele considera seu 'filho', e quatro dos filhotes de Conan chamados Milton (para Milton Friedman), Murray (para Murray Rothbard), Robert e Lucas (ambos para Robert Lucas)

Ele declarou que atualmente nunca visita seus pais e que "os dois estão mortos" para ele.

Críticas

Foi apontado que uma questão importante é que Milei faz uso constante de fórmulas matemáticas e gráficos ao longo de seus escritos para ilustrar seus pontos, o que contradiz claramente as visões austríacas céticas sobre o uso da matemática na economia, considerada por eles como uma ciência social. Este é o principal obstáculo para enquadrar Milei como um economista 'austríaco'. Embora sua estrutura conceitual seja decididamente austríaca, sua metodologia em geral não o é.

Ele se destacou por sua maneira às vezes agressiva de debater e pelo uso recorrente de linguagem chula, o que gerou várias polêmicas. Em 25 de agosto de 2021, ele insultou o chefe do governo da cidade de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta, chamando-o de "esquerdista de merda", e "careca nojento", e afirmou que poderia "esmagá-lo" politicamente. Ele defendeu suas declarações dizendo que Rodríguez Larreta estava usando "fundos públicos para perseguir oponentes".

O seu partido, A liberdade avança, é suspeito de ter pedido aos seus candidatos que comprassem o seu lugar nas listas eleitorais por várias dezenas de milhares de dólares, no período que antecedeu as eleições gerais de 2023. Empresários, advogados e políticos anteriormente próximos de Javier Milei testemunharam este facto. Segundo eles, foram exigidos pelo menos 10.000 dólares para uma candidatura e até 250.000 dólares para os lugares mais cobiçados.



This post first appeared on Mundo Do Boso, please read the originial post: here

Share the post

Quem é Javier Gerardo Milei o candidato a presidência na argentina?

×

Subscribe to Mundo Do Boso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×