Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Explicação de Romanos 14 na visão de um teólogo leigo?



Romanos 14 é um dos textos bíblicos que é mais deturbados nos dias de hoje para justificas o fim da grada do sábado e das festa do senhor mais será que é reaumente isso que esta sendo tratado pelo apostolo Paulo nestes versículos.


Geralmente esse capítulo da bíblia é usado para justificar a heresia de que um cristão pode viver a vida do jeito que bem entende e que o importante é ele achar que está agradando a Deus.


Se ele achar que está agradando a Deus então ele está agradando a Deus porém tal interpretação contradiz todas as escrituras sagradas.


Pois a Bíblia nos diz a forma correta que nós devemos viver as nossas vidas diante de Deus.


A ideia de que podemos viver segundo o que bem entendemos é totalmente estranhas aos ensinamentos de Jesus e os Profetas.


Pois as escrituras sagradas nos ensinam que santo é o dia que o Senhor disser que é santo.


Lícito nos é comer aquilo que Deus permite nada mais nada menos.


Segue abaixo os versículos que são citados para justificar as interpretações de que podemos viver a vida segundo o que bem entendemos sem nos preocupar com aquilo que o senhor nos orientou por meio de seu filho Jesus Cristo.


1Aceitai o que é fraco na fé, sem a preocupação de debater assuntos controvertidos.

2Um crê que pode comer de tudo, e outro, cuja fé é fraca, come somente alimentos vegetais.

3Aquele que come de tudo não deve menosprezar o que não come, e quem não come de tudo não deve condenar quem come; pois Deus o aceitou.

4Quem és tu, que julgas o servo alheio? É para o seu senhor que ele está em pé ou cai. E permanecerá em pé, porquanto o Senhor é capaz de o sustentar.


5Há quem considere um dia mais sagrado do que outro; outra pessoa pode entender que todos os dias são iguais. Cada um deve estar absolutamente convicto em sua própria mente.


6Aquele que guarda um dia especial, para o Senhor assim o considera. Aquele que se alimenta de carne, o faz para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se priva, e também dá graças a Deus.


7Porque nenhum de nós vive exclusivamente para si, e nenhum de nós morre apenas para si mesmo.


8Se vivemos, para o Senhor vivemos; e, se morremos, é para o Senhor que morremos. Sendo assim, quer vivamos ou morramos, pertencemos ao Senhor.


9Porquanto foi por este motivo que Cristo morreu e voltou a viver, para ser Senhor tanto de vivos quanto de mortos.



Os que defendem tal interpretação de que os versículos acima defendem o fim das leis estabelecidas por Deus no velho testamento e confirmadas no novo testamento geralmente não gostam de ler o versículo 14.



TRADUÇÃO BIBLIA CATOLICA AVE MARIA.

"Sei, estou convencido no Senhor Jesus de que nenhuma coisa é impura em si mesma; somente o é para quem a considera impura."


TRADUÇÃO KING JAMES ATUALIZADA.

"Como uma pessoa que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo ritualmente impuro, a não ser para aquele que assim o considera; para esse é impuro."



Como vocês puderam verificar nos versículos acima eu coloquei duas traduções diferentes pois a Bíblia foi originalmente escrita em grego.


Não é que um versículo esteja errado e o outro esteja certo mas na verdade as duas traduções são corretas só que uma é mais fácil de entender do que a outra vejam que na tradução do versículo mais abaixo da Bíblia que king James diz ritualmente impuros esse é o contexto daquilo que está sendo tratado em romanos 14.


Assim como no meio protestante há várias seitas e divisões como por exemplo os luteranos, batistas, Anglicanos e os pentecostais também haviam várias divisões e seitas no meio judaico como os Fariseus, Saduceus, Essênios e Zelotes.


E é claro que assim como nos dias de hoje há discussões teológicas entre os diferentes ramos do protestantismo também haviam discussões teológicas nos meios judaicos acerca dos dias corretos para jejuar e é isso que está sendo tratado nos textos acima os dias corretos para jejuar uns achavam que era no sábado outros no domingo outros na sexta.


E o apóstolo Paulo está explicando que não importa o dia que você escolher para jejuar pois isso é uma questão pessoal.


Se você acredita que o dia que você escolheu é o melhor dia para jejuar então ele é o melhor dia para jejuar.


Porque a questão do dia para jejuar é uma questão ritualística e nada influencia na questão da salvação.



This post first appeared on Mundo Do Boso, please read the originial post: here

Share the post

Explicação de Romanos 14 na visão de um teólogo leigo?

×

Subscribe to Mundo Do Boso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×