Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que é a liberdade de expressão na visão de um leigo?

Um estado onde há liberdade de expressão é um estado onde não há combate a fake News ou desinformação.

Dentro de um estado democrático de direito é necessário fazer uma separação entre o que é uma questão pública e o que é uma questão privada o combate a fake News e desinformações é uma questão privada pois é uma questão de moral cabe a cada um combater as mentiras e as desinformações na sociedade.

E como podemos combater a desinformação no meio da sociedade  é muito simples basta dizermos a verdade pois a verdade é inimiga da mentira.

Ao contrário do que muitos pensam as pessoas são mais inteligentes do que se pensa se você lhe disser a mentira e depois lhes contar a verdade eles irão comparar ambas e chegar à conclusão lógica de quem está falando a verdade e quem está mentindo qual é a verdade e qual é a mentira.

Não cabe ao estado dizer o que é ou não verdade.

Pois dentro da visão de um político a verdade é aquilo que é conveniente e a mentira também.

Se surge dentro da sociedade uma notícia verídica mas que não é do interesse da elite aristocrática do país se eles têm o poder para impedir que tal informação seja divulgada por que eles não fariam isso porque não rotulariam de fake News.

Em todos os regimes totalitários na história seja nazismo, fascismo ou comunismo que são algumas das expressões desses movimentos totalitários sempre houve a utilização desse tipo de argumento de que é necessário combater a mentira e a desinformação para manter a paz na sociedade.

Mas é importante nós deixarmos bem claro que no estado democrático de direitos nunca pode ser crime uma pessoa contar uma mentira ou desinformação não que isso seja certa é óbvio que isto é errado mas isso é algo que deve ficar restrito a os indivíduos combaterem o combate a mentira é uma coisa que deve vir das próprias pessoas e não do governo para que o governo não fique tentado a deturbar os conceitos de verdade e mentira.

Pois a mentira não é derrotada pelo Estado mas pelas pessoas que individualmente analisam aquilo que ouvem determinando por si próprio isso é verdade ou não.

Portanto por essas e tantas outras razões não cabe ao estado o dever de combater as fake News e a desinformação.

Mas sim aos indivíduos que individualmente ouvem e analisam todas as informações que chegam até eles concluindo por si próprio se algo é verdade ou não pois se eles não são capazes de separar a verdade da mentira não deveriam ter de fato liberdade de expressão.

Pois a partir do momento em que há um órgão no setor público ou alguém responsável por dizer o que é ou não verdade ou combater desinformação a partir desse momento não há mais liberdade de expressão.


This post first appeared on Mundo Do Boso, please read the originial post: here

Share the post

O que é a liberdade de expressão na visão de um leigo?

×

Subscribe to Mundo Do Boso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×