Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Desafios para a produção de material didático na EAD: do professor conteúdista ao professor questionador

Como a evolução da tecnologia tem afetado a produção de material didático na educação a distância?

Qual é o papel do Professor na curadoria e filtragem de informações fornecidas pela IA em cursos de EAD?

Quais são os desafios enfrentados pelos professores na produção de conteúdo de qualidade para a EAD?

Como a formação de professores para trabalhar em projetos de EAD deve ser adaptada para atender às necessidades dos estudantes no século XXI?

A evolução da tecnologia na educação a distância tem mudado significativamente a forma como o material didático é produzido e entregue aos estudantes. 

Antigamente, o material didático chegava em formato de livro impresso, complementado com vídeos em videocassete ou CD-ROM/DVD-ROM. 

A produção do livro impresso exigia originalidade por parte de um Professor Conteudista e toda uma equipe de trabalho, equivalente a uma gráfica.

Com a evolução da interação hipermidiática, surgiu a oportunidade de testar a curadoria digital. Naquele momento, o professor, em grande medida, já era curador dos hiperlinks que selecionava para incluir no material didático. 

Foi dado o passo para o professor abandonar o papel de conteudista e assumir o papel de curador, criando uma trilha de aprendizagem em que a conexão do estudante com fontes de informação em diversas linguagens, assumindo o papel de orientar o estudante na leitura da informação por ele selecionada.

Com a chegada da Inteligência Artificial e especialmente do ChatGPT, o papel do professor responsável pelo material didático em cursos de educação a distância sofre mais uma evolução. 

De professor curador, passa a professor questionador. 

Que questionamentos fazer ao ChatGPT para que os estudantes possam ter acesso à informação realmente necessária? 

Como filtrar a informação veiculada pelo ChatGPT para que a informação tenha veracidade?

O professor conteudista escrevia, o professor curador seleciona, o professor com a IA questiona. 

O ChatGPT tem a informação. 

O professor questiona o ChatGPT para obter informações e, após analisar sua veracidade, as disponibiliza aos estudantes. 

A luta contra o plágio sempre esteve presente, então não é uma situação que esteja espeficiamente sendo analisada hoje em dia. 

A questão crucial é o desafio para o professor fazer as perguntas certas ao ChatGPT e analisar o conteúdo fornecido pela IA.A formação de professores para trabalhar em projetos de EAD deve abandonar a ideia de simplesmente selecionar a informação sobre a qual questionar os estudantes, imitando a proposta tradicional. 

Os professores precisam assumir o humilde papel de antecipar as perguntas que os estudantes farão. Eles precisam ter um profundo conhecimento da informação para selecionar o discurso do ChatGPT.

Não se trata de reescrever um documento escrito por outro (no caso do professor conteudista), ou de organizar a trilha de aprendizagem para o estudo de documentos de outros (no caso do professor curador). 

O professor questionador terá que ter a coragem de pensar primeiro no estudante e nas informações que o estudante precisa. 

Depois, ele deverá questionar o ChatGPT da maneira adequada para que a informação retorne de acordo com a necessidade do estudante e, por fim, analisar essa informação.

Em outras palavras, para continuar produzindo conteúdo de qualidade para a EAD, é preciso abandonar definitivamente a era do professor conteúdista contratado barato para "fazer uma apostila" e selecionar professores questionadores que ofereçam aos estudantes as informações de que eles realmente precisam para uma aprendizagem adequada ao ensino do século XXI.

#tecnologia #educaçãoadistância #materialdidático #curadoriadigital #professorquestionador #InteligênciaArtificial #ChatGPT #aprendizagem #EAD #ensinodoSéculoXXI #professorconsciente




This post first appeared on Conexões Em Pauta, please read the originial post: here

Share the post

Desafios para a produção de material didático na EAD: do professor conteúdista ao professor questionador

×

Subscribe to Conexões Em Pauta

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×