Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Breve História e Modernização de Israel (Animação)

#israel #palestina #geografia #história #modernização
3 GEO DOTS
DOWNLOAD VÍDEO MP4 (HOTMART)

Nesta animação sobre a História e modernização de Israel você entenderá de modo simplificado um pouco sobre a História Antiga de Israel, chegando até a criação do moderno Estado de Israel em 1948, e também os impasses com a Palestina evidenciados em nossos tempos contemporâneos.

Hoje falaremos sobre o Estado de Israel desde sua fundação recente. Vamos contextualizar esse povo também na História Antiga, mas com uma olhar para o Israel contemporâneo. Para começo de conversa, devemos diferenciar o povo israelita bíblico do israelense.

Israelense é qualquer pessoa natural ou habitante de Israel, enquanto israelita se refere à religião judaica ou ao povo de Israel no sentido bíblico. Estão situados no Oriente Médio, região estratégica asiática em termos econômicos e geopolíticos, visto que conecta a Ásia, Europa e África.

Atualmente existem aproximadamente 6,8 milhões de judeus vivendo em Israel, cerca de 71% da população, de acordo com dados da Jewish DataBank.

Historicamente falando, o povo de Israel tem como seu patriarca Abrão, posteriormente chamado de Abraão, pois viria a ser o pai de muitas nações, como está previsto em Gênesis capítulo 17 e Gênesis capítulo 22. De acordo
com a Bíblia, sua posteridade seria incontável como as estrelas do céu e a área que está na praia do mar.

Abraão liderava uma tribo, por volta de 2000 a.C., originário de Ur dos Caldeus da Mesopotâmia (atual Iraque), que em dado momento se estabelece em Canaã (Terra Prometida), de acordo com a narrativa bíblica. Abraão foi o pai de Isaque, que foi pai de Jacó, depois chamado de Israel, após a luta com o Anjo do Senhor, de acordo com Gênesis 32.

Após tempos de paz e prosperidade dos judeus sob os reis Davi e Salomão, por exemplo, momento esse em que foi construído o Templo de Jerusalém, algum tempo depois os judeus foram expulsos daquela região pelos romanos no ano de 70 d.C.

Agora, voltando ao Israel contemporâneo, durante o século XX temos o movimento sionista, com a pretensão em construir um Estado judeu em Israel,
no território palestino que até então era protetorado britânico da Palestina.

O drama dos sobreviventes do Holocausto promovido pelos nazistas motivou a comunidade internacional a dividir a região em dois Estados: um judeu e um árabe.

Em 1947 temos então o plano de partilha da ONU, logo em seguida em 1948, a criação do Estado de Israel, porém, não houve a criação do Estado palestino. A proposta de criação do Estado de Israel, foi aceita pela Assembleia Geral da ONU, mas rejeitada pelos árabes palestinos e por países próximos, como Egito, Síria, Iraque, Líbano e Jordânia.

A partir de então, os conflitos se multiplicaram e as sucessivas derrotas árabes na Guerra da Partilha, na Guerra dos Seis Dias e na Guerra do Yom Kippur consolidaram territorialmente Israel e dificultaram a criação do Estado Palestino.

Sobre as guerras mencionada e o restante falaremos numa próxima oportunidade. Abraços!

Espero que tenham gostado do conteúdo. Deixe seu gostei e compartilhe com os amigos. Inscreva-se e fique por dentro!

CRUZADINHA SOBRE ORIENTE MÉDIO

Formação Territorial dos Estados Unidos da América

O Oriente Médio é uma região importante da Ásia?

Sim, o Oriente médio é uma região estratégica em termos econômicos e geopolíticos, visto que conecta a Ásia, a Europa e a África. Além disso nesse território estão localizadas as maiores jazidas de petróleo do mundo, que enriqueceram monarcas e xeques e transformaram áreas desérticas em cidades com centros de alto luxo.

A região é composta de 15 países e ocupa uma área de 6,8 milhões de km², na qual se concentra uma população de aproximadamente 350 milhões de habitantes, a maioria árabes de religião muçulmana. Israel, cuja população é predominantemente judaica, é uma exceção.

No Oriente Médio existem tensões e conflitos, como entre israelenses, (judeus) e árabes (muçulmanos). A posse das jazidas de petróleo e o controle do seu fluxo também motivam enfrentamentos entre os países.



This post first appeared on Portal Geographia, please read the originial post: here

Share the post

Breve História e Modernização de Israel (Animação)

×

Subscribe to Portal Geographia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×