Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

As novas dimensões do espaço rural: turismo, lazer e conservação ambiental | Concurso SEE MG 2023 – Geografia

Sumário

  • Introdução
  • ​A mudança no cenário do turismo rural: evolução histórica
  • ​Impactos Econômicos e Sociais
  • O papel das atividades de lazer em espaços rurais: a essência do lazer em ambientes rurais
  • Formas de atividades de lazer
  • Benefícios das atividades de lazer em áreas rurais
  • ​Conservação ambiental em áreas rurais
  • A paisagem de conservação rural
  • Desafios na conservação do ambiente rural
  • ​Iniciativas de Conservação em Espaços Rurais
  • ​Alcançando o equilíbrio
  • ​Estudos de colaboração
  • ​Desafios para a obtenção de sinergias
  • Os impactos socioeconômicos
  • Práticas e Políticas Sustentáveis
  • Tendências e desafios futuros

Introdução

Imagem: Pixabay

As áreas Rurais, anteriormente associadas principalmente à agricultura e à reclusão, estão a mudar dramaticamente nos dias modernos. Devido às mudanças nas expectativas da sociedade e nas preocupações ambientais, as áreas rurais assumiram novas dimensões no século XXI.​

​A mudança no cenário do turismo rural: evolução histórica

As zonas rurais têm sido historicamente vistas como locais de trabalho, onde as pessoas trabalhavam na agricultura e noutras indústrias primárias. No entanto, as zonas rurais tiveram de se adaptar às novas disposições econômicas, uma vez que a globalização e a urbanização estão em ascensão. O papel do Turismo neste cenário tornou-se crucial.

O turismo rural como conceito tem uma longa história. As áreas rurais eram vistas como refúgios de paz e beleza natural pelos primeiros exploradores, que as procuravam como santuários. O Movimento Romântico na Europa impulsionou os habitantes das cidades a irem para o campo, onde o conceito moderno de turismo rural surgiu pela primeira vez no final do século XVIII. Isto sinalizou o início do turismo rural como uma indústria lucrativa.

Manifestações Contemporâneas

O turismo rural evoluiu significativamente nos últimos anos. Inclui uma variedade de especialidades, incluindo turismo de aventura, turismo patrimonial e ecoturismo. Cada especialidade atende a vários interesses dos viajantes e proporciona experiências distintas.

O agroturismo, por exemplo, convida os turistas a se envolverem diretamente com a vida rural. Os visitantes podem participar de atividades agrícolas, provar produtos locais e obter informações sobre práticas agrícolas sustentáveis. Isto não só proporciona uma fonte de rendimento adicional para as comunidades rurais, mas também promove uma compreensão mais profunda do processo agrícola.

O ecoturismo, por outro lado, atrai entusiastas da natureza e conservacionistas. Os espaços rurais, muitas vezes ricos em biodiversidade, tornam-se refúgios para quem procura conectar-se com o meio ambiente. A ênfase está em viagens responsáveis, impacto ecológico mínimo e apoio aos esforços de conservação.

O turismo patrimonial potencializa o significado histórico e cultural dos espaços rurais. Aldeias históricas, sítios arqueológicos e artesanato tradicional atraem turistas interessados em explorar as raízes culturais de uma região. Isto não só preserva as tradições locais, mas também gera receitas para a preservação do património.

O turismo de aventura aproveita as paisagens acidentadas frequentemente encontradas nas áreas rurais. Atividades como caminhadas, escalada e rafting atraem os caçadores de emoções. As comunidades rurais têm a oportunidade de diversificar os seus rendimentos através do turismo de aventura, salvaguardando ao mesmo tempo o seu ambiente natural.

​Impactos Econômicos e Sociais

O turismo rural tem um grande impacto na economia e na sociedade. O turismo deu às comunidades rurais que anteriormente enfrentavam dificuldades económicas e declínio populacional, nova vida e vitalidade. As receitas relacionadas com o turismo ajudam a diversificar as economias locais e a diminuir a dependência de indústrias estabelecidas como a agricultura. Além disso, os empregos são oferecidos pelas indústrias associadas ao turismo, o que frequentemente inverte as tendências de migração das áreas rurais para as urbanas.

O turismo rural promove a preservação cultural e a coesão comunitária, além das suas vantagens económicas. Os habitantes locais são instados a promover os seus costumes e modo de vida, a fim de gerar um sentimento de orgulho patrimonial. Visitantes e moradores locais interagem, promovendo intercâmbios interculturais que beneficiam ambas as partes.

O papel das atividades de lazer em espaços rurais: a essência do lazer em ambientes rurais

A busca por experiências e atividades de relaxamento e diversão é conhecida como lazer e é um componente vital da vida humana. No meio rural, o lazer tem um significado especial, muitas vezes caracterizado por um ritmo mais lento e uma relação mais próxima com a natureza.

As áreas rurais proporcionam um refúgio da agitação da vida urbana. A paz e a beleza da natureza que se encontram nas localidades rurais fazem delas o cenário perfeito para atividades de lazer. Quando realizadas em ambientes rurais, atividades como caminhadas, observação de pássaros, pesca e camping ganham uma nova dimensão.

Formas de atividades de lazer

1. Caminhadas e passeios pela natureza: As áreas rurais estão repletas de trilhas para caminhadas e reservas naturais. A caminhada permite que o indivíduo mergulhe no mundo natural, proporcionando rejuvenescimento físico e mental.

2. Pesca e Pesca: Rios, lagos e riachos rurais oferecem excelentes oportunidades para os entusiastas da pesca. Não é apenas um esporte; é um meio de se conectar com a natureza e praticar a paciência.

3. Acampamento e retiros ao ar livre: Acampar em ambientes rurais permite que os indivíduos se desconectem do mundo digital e abracem a simplicidade da vida na natureza. Fogueiras, observar as estrelas e contar histórias ao ar livre são momentos preciosos.

4. Ciclismo e mountain bike: As estradas abertas e as trilhas off-road das áreas rurais oferecem aos ciclistas oportunidades de explorar a paisagem enquanto se mantêm ativos.​

5. Atividades artísticas e criativas: Muitos espaços rurais inspiram artistas e indivíduos criativos. O entorno natural serve de musa e tela.

6. Retiros de bem-estar: Os espaços rurais também são ideais para retiros de bem-estar, oferecendo experiências de ioga, meditação e spa em ambientes tranquilos.

Benefícios das atividades de lazer em áreas rurais

As oportunidades de lazer são vantajosas tanto para as pessoas quanto para as comunidades em áreas remotas. Os indivíduos podem escapar do estresse da vida moderna participando de atividades de lazer em áreas rurais. Passar tempo ao ar livre tem sido associado a níveis mais baixos de estresse, melhor saúde mental e maior bem-estar geral.

O crescimento de pequenas empresas, como pousadas, restaurantes de bairro e aluguel de equipamentos para atividades ao ar livre, como resultado do fluxo de turistas em busca de experiências de lazer, também beneficia as comunidades nas áreas rurais.

Além disso, as atividades de lazer promovem um senso de orgulho e propriedade entre os residentes rurais. Elas demonstram o apelo exclusivo da vida rural e oferecem oportunidades de intercâmbio cultural entre visitantes e moradores locais.

​Conservação ambiental em áreas rurais

​As áreas rurais estão na vanguarda porque a conservação ambiental é tão urgentemente necessária. A expansão urbana, o desmatamento, a poluição e as práticas agrícolas insustentáveis colocam em risco as paisagens naturais, a biodiversidade e os ecossistemas. As áreas rurais ganharam relevância renovada como refúgios para a biodiversidade e a preservação ambiental devido às suas enormes extensões de natureza selvagem indomada e ecossistemas distintos.

A paisagem de conservação rural

1. Hotspots de biodiversidade: Os espaços rurais geralmente abrigam flora e fauna únicas, inclusive espécies ameaçadas de extinção. Essas áreas servem de refúgio para essas espécies e desempenham um papel fundamental na conservação da biodiversidade global.

2. Serviços ecossistêmicos: As paisagens rurais oferecem serviços ecossistêmicos essenciais, como ar e água limpa, polinização e sequestro de carbono. Esses serviços são vitais para a manutenção da vida na Terra.

3. Patrimônio histórico e cultural: Muitas áreas rurais possuem significado cultural e histórico ligado às suas paisagens. Preservar essas paisagens significa salvaguardar o patrimônio cultural.

4. Resiliência climática: Os espaços rurais podem aumentar a resiliência climática por meio de práticas como reflorestamento e gestão sustentável da terra, que atenuam os impactos das mudanças climáticas.

Desafios na conservação do ambiente rural

​Embora as zonas rurais sejam fundamentais para os esforços de conservação, não estão imunes a desafios:

1. Conflitos de uso da terra: Equilibrar a conservação com o uso da terra para agricultura, habitação e turismo pode levar a conflitos. Os conservacionistas e as comunidades locais podem ter interesses concorrentes.

2. Exploração de recursos: A extração de recursos naturais, como os minerais e a madeira, pode prejudicar os ambientes rurais e os ecossistemas se não for gerida de forma sustentável.

3. Desenvolvimento de infra-estruturas: A construção de estradas e infra-estruturas para o turismo e o desenvolvimento pode perturbar os ecossistemas e os habitats da vida selvagem.

4. Espécies invasoras: Os espaços rurais são vulneráveis a espécies invasoras que podem ameaçar a biodiversidade nativa.

5. Alterações climáticas: As zonas rurais não estão imunes aos impactos das alterações climáticas, incluindo fenómenos meteorológicos extremos e alterações nos ecossistemas.

​Iniciativas de Conservação em Espaços Rurais

Os esforços de conservação nas zonas rurais envolvem frequentemente múltiplas partes interessadas, incluindo agências governamentais, ONG e comunidades locais:

1. Áreas Protegidas: O estabelecimento e a gestão de áreas protegidas e parques nacionais ajudam a conservar habitats críticos e a biodiversidade.

2. Conservação Baseada na Comunidade: Envolver as comunidades locais nos esforços de conservação promove um sentido de propriedade e responsabilidade.

3. Agricultura Sustentável: A promoção de práticas agrícolas sustentáveis reduz o impacto ambiental da agricultura nas zonas rurais.

4. Turismo e Conservação: As práticas de turismo sustentável podem contribuir para os esforços de conservação, gerando fundos para protecção e sensibilização.

5. Regulamentos e Políticas: Os regulamentos e políticas governamentais podem desempenhar um papel significativo na promoção de práticas de conservação.

​Alcançando o equilíbrio

Nas áreas rurais, há uma linha ténue a percorrer entre a preservação ambiental, o relaxamento e o turismo. Quando habilmente geridos, estes aspectos podem apoiar-se mutuamente e proporcionar resultados que são simultaneamente sustentáveis e vantajosos para ambas as partes.

1. Práticas de turismo sustentável: O turismo nas zonas rurais precisa de abraçar a sustentabilidade para alcançar a sinergia. Isto inclui reduzir os efeitos negativos do turismo no ambiente, honrar os costumes nativos e apoiar iniciativas de conservação. As regiões rurais podem continuar a atrair turistas sem sacrificar a sua beleza natural ou legado cultural graças a práticas de turismo sustentável.

2. Turismo orientado para a conservação: O turismo nas regiões rurais deve abraçar a sustentabilidade se quiser trabalhar em harmonia. Isto implica respeitar as culturas nativas, reduzir o impacto ambiental do turismo e ajudar a promover iniciativas de conservação. Através da utilização de métodos de turismo sustentável, as regiões rurais podem continuar a atrair turistas sem pôr em perigo a sua beleza natural ou o seu legado cultural.

3. Actividades de lazer que promovem a conservação: As actividades recreativas nas zonas rurais podem ser planeadas para promover a responsabilidade ambiental. Os programas que permitem às pessoas participar na monitorização de animais ou na plantação de árvores, por exemplo, podem ser simultaneamente divertidos e benéficos para a conservação.

4. Parcerias e colaborações: A colaboração entre os governos locais, as ONG, o sector do turismo e a população local é crucial. As parcerias podem facilitar o desenvolvimento de comportamentos sustentáveis, o estabelecimento de áreas protegidas e a salvaguarda de tesouros culturais.

​Estudos de colaboração

1. Costa Rica: A Costa Rica é bem conhecida pela sua estratégia eficaz de ecoturismo. Ao mesmo tempo que promove o turismo responsável, o governo e as comunidades locais colaboraram para criar uma rede de locais protegidos. O aumento da conservação da biodiversidade e o crescimento económico são produtos desta combinação.

2. Butão: Através do seu quadro da Felicidade Nacional Bruta, o Butão adoptou uma abordagem global do desenvolvimento. Esta abordagem inclui um turismo sustentável, consciente do ambiente e culturalmente sensível. Uma forma de turismo de elevado valor e de baixo impacto é assegurada pelas restrições impostas pelo país ao número de visitantes e aos requisitos de despesas diárias mínimas.

3. Ilhas Galápagos: As Ilhas Galápagos emergiram como um líder em viagens ambientalmente conscientes. Directrizes rigorosas, visitas guiadas e quotas turísticas reduziram os efeitos negativos do turismo neste ecossistema. As receitas relacionadas com o turismo ajudam a financiar importantes iniciativas de conservação.

​Desafios para a obtenção de sinergias

1. Excesso de turismo: As zonas rurais populares podem ser afectadas pelo excesso de turismo, que conduz à degradação ambiental e a conflitos com as populações locais. O equilíbrio entre turismo e conservação pode ser difícil quando os destinos ficam congestionados.

2. Ganhos económicos a curto prazo vs. sustentabilidade a longo prazo: Pode haver a tentação de dar prioridade aos ganhos económicos a curto prazo em detrimento da sustentabilidade a longo prazo. Isto pode levar a práticas insustentáveis que prejudicam o ambiente e a cultura local.

3. Desenvolvimento de infra-estruturas: O desenvolvimento de infra-estruturas para acolher turistas pode ter impactos ambientais negativos. Estradas, hotéis e outras instalações podem perturbar as paisagens naturais e os ecossistemas.

4. Envolvimento da comunidade: Envolver as comunidades locais na conservação e na gestão do turismo pode ser um desafio, uma vez que exige uma análise cuidadosa das suas necessidades e perspectivas.

Os impactos socioeconômicos

1. Benefícios Económicos do Turismo Rural e Lazer

A integração de atividades turísticas e de lazer em espaços rurais produz benefícios económicos substanciais, muitas vezes transformando as economias locais:

– Criação de Emprego: As empresas relacionadas com o turismo, como hotéis, restaurantes, operadores turísticos e lojas de artesanato, criam oportunidades de emprego nas zonas rurais. Estes empregos não só oferecem meios de subsistência aos residentes locais, mas também podem reduzir a migração das zonas rurais para as urbanas.

– Diversificação de rendimentos: As comunidades rurais que antes dependiam exclusivamente da agricultura ou das indústrias primárias beneficiam agora da diversificação de rendimentos. As actividades de turismo e lazer proporcionam fontes adicionais de receitas, tornando as comunidades mais resilientes às flutuações económicas.

– Desenvolvimento de infra-estruturas: O afluxo de turistas exige o desenvolvimento de infra-estruturas. Estradas, redes de transporte e instalações públicas melhoradas melhoram a qualidade de vida dos residentes rurais e atraem mais investimentos.

– Preservação Cultural: O turismo celebra frequentemente a cultura e as tradições locais, promovendo a preservação cultural e a sensibilização para o património. O artesanato tradicional, a música e as tradições culinárias podem tornar-se fontes de rendimento para as comunidades rurais.

2. Bem-estar da comunidade

Para além dos ganhos económicos, as novas dimensões do espaço rural têm um impacto significativo no bem-estar da comunidade:

– Coesão Social: O turismo e as atividades de lazer incentivam as interações entre visitantes e habitantes locais. Estas interações promovem a coesão social, criam oportunidades de intercâmbio cultural e constroem um sentimento de orgulho comunitário.

– Saúde e Bem-estar: O acesso à natureza e às atividades de lazer no meio rural promove a saúde física e mental. Os espaços rurais oferecem ambientes propícios à recreação e relaxamento ao ar livre, contribuindo para o bem-estar geral.

– Educação e Conscientização: O turismo e as atividades de lazer muitas vezes educam os visitantes sobre os ecossistemas locais, os esforços de conservação e o patrimônio cultural. Este aspecto educativo pode levar a uma maior valorização dos ambientes e culturas rurais.

3. Preservação e Revitalização Cultural

O turismo rural e as atividades de lazer constituem uma plataforma para a preservação e revitalização das tradições culturais:

– Atrações Culturais: Os visitantes são atraídos para as áreas rurais pelas suas ofertas culturais distintas. As festas, o artesanato, o folclore e a culinária tradicional são abraçados como atrativos, promovendo a preservação do patrimônio cultural.

– Revitalização das Tradições: À medida que as comunidades se envolvem com os turistas, muitas vezes redescobrem e revitalizam práticas tradicionais que corriam o risco de desaparecer na obscuridade. Esta renovação reforça a identidade cultural.

– Receitas de Atividades Culturais: As atividades culturais, como espetáculos, oficinas e mercados de artesanato, tornam-se fontes de renda para artistas e artesãos locais. Isso reforça os esforços de preservação cultural.

4. Desafios e Preocupações

Embora os impactos socioeconómicos do turismo rural e das atividades de lazer sejam geralmente positivos, existem desafios e preocupações que devem ser abordados:

– Natureza sazonal do turismo: Em algumas zonas rurais, o turismo pode ser altamente sazonal, conduzindo a flutuações nos rendimentos e no emprego. Isto pode representar desafios para a sustentabilidade durante todo o ano.

– Mercadorização Cultural: Existe o risco de que as práticas e tradições culturais possam ser mercantilizadas para consumo turístico, diluindo potencialmente a sua autenticidade.

– Gentrificação: À medida que as zonas rurais atraem mais turistas, o valor das propriedades pode aumentar, potencialmente deslocando residentes de longa data e alterando o carácter das comunidades.​

Práticas e Políticas Sustentáveis

Promoção do Turismo Responsável e da Conservação

Práticas e políticas sustentáveis são fundamentais para garantir a coexistência harmoniosa do turismo, do lazer e da conservação ambiental nos espaços rurais:

1. Regulamentos e Políticas Governamentais

– Zoneamento e Uso do Solo: Os governos podem estabelecer regulamentos de zoneamento que designem áreas para turismo, conservação e agricultura. Isto garante que as atividades turísticas não invadam regiões ecologicamente sensíveis.

– Quotas de visitantes: A implementação de quotas de visitantes para áreas sensíveis ajuda a controlar o impacto do turismo no ambiente. Esta estratégia tem sido empregada com sucesso em destinos como as Ilhas Galápagos.

– Avaliações de Impacto Ambiental: A obrigatoriedade de avaliações de impacto ambiental para projectos de desenvolvimento turístico garante que as potenciais consequências ecológicas sejam minuciosamente avaliadas e mitigadas.

– Incentivos à Conservação: Para que os proprietários de terras e as comunidades participem em actividades de conservação, os governos podem oferecer incentivos. As vantagens ou subsídios fiscais relacionados com a sustentabilidade promovem a gestão ambiental.

2. Certificação e Educação em Turismo Sustentável

– Programas de certificação: Tornar as empresas de turismo ecológicas e éticas elegíveis para programas de certificação permite que os viajantes tomem decisões informadas. EarthCheck e o Conselho Global de Turismo Sustentável são dois exemplos.

– Educação Turística: Os habitantes locais podem adquirir as competências e conhecimentos necessários para participar de forma responsável nas actividades turísticas através de programas que os formem. Também inclui orientação responsável e conservação de recursos.

– Formação Comunitária: Os programas para educar os habitantes locais podem proporcionar às pessoas as competências e conhecimentos necessários para participarem de forma responsável em actividades relacionadas com o turismo. Isto inclui orientação responsável, conservação de recursos e gestão de resíduos.

3. Financiamento da Conservação

– Receitas do Ecoturismo: O dinheiro obtido com actividades relacionadas com o turismo pode ser parcialmente destinado a iniciativas de conservação. Através deste método, garante-se que o turismo apoia diretamente a proteção ambiental.

– Fundos de Conservação: Uma fonte sustentável de financiamento para áreas protegidas e projectos de conservação pode ser encontrada através da criação de fundos de conservação especializados, que são frequentemente apoiados por impostos ou taxas relacionadas com o turismo.

4. Desenvolvimento Sustentável de Infraestruturas

– Infra-estruturas de baixo impacto: A aposta numa concepção de baixo impacto e amiga do ambiente é essencial ao estabelecer infra-estruturas em zonas rurais. Isto inclui a utilização de técnicas de construção sustentáveis, fontes de energia renováveis e tratamento de águas residuais.

– Transportes: A pegada de carbono do turismo pode ser reduzida através da promoção de métodos de mobilidade ecológicos, incluindo carros eléctricos ou híbridos, esquemas de partilha de bicicletas e transportes públicos eficazes.

5. Parcerias e envolvimento das partes interessadas

– Envolvimento comunitário: Envolver as comunidades locais nos processos de tomada de decisões sobre turismo e conservação garante que as suas vozes sejam ouvidas e as suas necessidades sejam consideradas.

– Colaboração com ONG: A colaboração com organizações não governamentais (ONG) e grupos de conservação pode alavancar conhecimentos e recursos adicionais para os esforços de conservação rural.

– Parcerias com a Indústria do Turismo: Incentivar parcerias entre a indústria do turismo e as organizações de conservação pode levar a soluções inovadoras que beneficiam ambos os sectores.

Tendências e desafios futuros

1. Turismo Sustentável e Responsável

– Crescente procura por viagens sustentáveis: Os turistas procuram cada vez mais experiências de viagem que se alinhem com os seus valores. Espera-se que o turismo sustentável e responsável continue a ganhar popularidade.

– Tecnologia e Turismo Sustentável: A tecnologia, como a blockchain, pode aumentar a transparência nas cadeias de abastecimento, permitindo aos turistas verificar a autenticidade das declarações ecológicas feitas pelas empresas.

– Regulamentação e Certificação: Os governos podem introduzir regulamentações e requisitos de certificação mais rigorosos para garantir que as empresas de turismo aderem a práticas sustentáveis.

2. Digitalização e Turismo Rural

– Reservas e Marketing Online: Para atingir um público maior, as empresas rurais provavelmente utilizarão o marketing digital e plataformas de reservas online. A necessidade de manter o carácter rural deve ser ponderada com o potencial desta tendência para aumentar o turismo.

– Turismo de Realidade Virtual (VR): A tecnologia VR pode permitir que potenciais turistas experimentem virtualmente espaços rurais, o que pode promover o turismo e reduzir a pegada física em áreas sensíveis.

3. Mudanças Climáticas e Conservação

– Adaptação climática: As zonas rurais terão de se adaptar aos impactos das alterações climáticas, que podem afectar o turismo e os esforços de conservação. As estratégias para a resiliência climática tornar-se-ão essenciais.

– Tecnologias de Conservação: Os avanços nas tecnologias de conservação, como a deteção remota e a IA para monitorização da vida selvagem, podem ajudar nos esforços de conservação em espaços rurais.

4. Envolvimento e Empoderamento da Comunidade

– Turismo de Base Comunitária: Capacitar as comunidades locais para assumirem um papel de liderança no turismo e na conservação pode aumentar a autenticidade das experiências e garantir uma distribuição justa de benefícios.

– Preservação Cultural: Os esforços para preservar e revitalizar as culturas e tradições locais serão cruciais para manter o apelo único dos espaços rurais.

5. Overturismo e gestão de destinos

– Mitigação do excesso de turismo: São necessários métodos eficazes para reduzir os efeitos negativos do excesso de turismo e, ao mesmo tempo, maximizar os benefícios económicos do turismo em áreas rurais que ficam lotadas.

– Planos de gestão de destinos: Planos robustos de gestão de destinos serão essenciais para equilibrar eficazmente as necessidades de turismo, lazer e conservação.

6. Conectividade e Desenvolvimento Rural

– Infraestrutura Digital: A Internet de alta velocidade e a melhoria da infraestrutura digital podem melhorar a qualidade de vida das populações rurais e atrair trabalhadores remotos e nómadas digitais para essas áreas.

– Turismo Inteligente: Ao fornecer informações e serviços em tempo real e evitar impactos ambientais, a incorporação de tecnologias inteligentes pode melhorar a experiência do visitante.

Em conclusão, as novas dimensões do espaço rural, incluindo o turismo, o lazer e a protecção ambiental, apresentam oportunidades para o desenvolvimento económico, o bem-estar social e a preservação ecológica, mas a criação de um equilíbrio harmonioso entre estes factores exige práticas sustentáveis, leis éticas e ajuste constante às novas tendências e problemas. A capacidade de lidar com estas complicações mantendo a autenticidade e a beleza natural que tornam as regiões rurais distintas e atraentes será crucial para o futuro dos espaços rurais neste cenário.



This post first appeared on Portal Geographia, please read the originial post: here

Share the post

As novas dimensões do espaço rural: turismo, lazer e conservação ambiental | Concurso SEE MG 2023 – Geografia

×

Subscribe to Portal Geographia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×