Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A divisão territorial do trabalho no Brasil | Concurso SEE MG 2023 – Geografia

Sumário

  • Desigualdades regionais
  • Mercado de trabalho no Brasil
  • PEA – População Economicamente Ativa
  • A taxa de subutilização da força de trabalho
  • Fatores econômicos e sociais

Desigualdades regionais

Vamos tratar sobre a divisão territorial do Trabalho no Brasil

No Brasil, existe uma considerável desigualdade regional no mercado de trabalho. Isso significa que as oportunidades de emprego, os níveis de renda, a qualidade dos empregos e as condições de trabalho podem variar significativamente de uma região para outra do país. Alguns dos fatores que contribuem para essa desigualdade incluem:

  • Desenvolvimento Econômico: Regiões mais desenvolvidas, como o Sudeste e o Sul, tendem a oferecer mais oportunidades de emprego, salários mais altos e melhores condições de trabalho em comparação com regiões menos desenvolvidas, como o Norte e o Nordeste.
  • Setores Econômicos: A estrutura econômica de diferentes regiões pode influenciar as oportunidades de emprego. Por exemplo, áreas com uma forte presença industrial ou tecnológica podem oferecer empregos mais bem remunerados e especializados.
  • Educação e Qualificação: Regiões com um nível mais alto de educação e qualificação da força de trabalho geralmente têm mais oportunidades de emprego em setores de alta demanda, como tecnologia, serviços financeiros e saúde.
  • Infraestrutura e Acesso: A disponibilidade de infraestrutura, como estradas, portos e aeroportos, pode influenciar a localização de empresas e, consequentemente, as oportunidades de emprego. Regiões com acesso facilitado ao transporte e logística tendem a atrair mais empresas e empregos.
  • Recursos Naturais: Em algumas regiões, a disponibilidade de recursos naturais, como agricultura, mineração e petróleo, pode ser um fator importante na criação de empregos, especialmente em áreas rurais.
  • Políticas Públicas: As políticas do governo, como incentivos fiscais e programas de desenvolvimento regional, também podem afetar a distribuição de empregos em diferentes partes do país.​

Mercado de trabalho no Brasil

Fonte: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20770-caracteristicas-do-mercado-de-trabalho-brasileiro.html

Fonte: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20770-caracteristicas-do-mercado-de-trabalho-brasileiro.html

Fonte: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/21039-desigualdades-sociais-por-cor-ou-raca-no-brasil.html

Fonte: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/21039-desigualdades-sociais-por-cor-ou-raca-no-brasil.html

PEA – População Economicamente Ativa

​A PEA, ou População Economicamente Ativa, é um termo que usamos para falar sobre as Pessoas em um país ou região que estão em idade de trabalhar e que estão envolvidas de alguma forma na atividade econômica. Isso inclui todas as pessoas que têm empregos e trabalham para ganhar dinheiro, bem como aquelas que estão procurando emprego.

A PEA é importante porque nos ajuda a entender quantas pessoas estão trabalhando e contribuindo para a economia de um lugar. Ela é geralmente dividida em duas categorias principais:

  1. Ocupados: São as pessoas que têm empregos, seja trabalhando em empresas, fazendas, lojas, hospitais, escolas ou em qualquer outro tipo de trabalho.
  2. Desocupados: São as pessoas que não têm emprego no momento, mas estão procurando trabalho. Elas estão tentando encontrar um emprego, preenchendo candidaturas, indo a entrevistas, e assim por diante.

A PEA não inclui as pessoas que são muito jovens para trabalhar, como crianças, nem aquelas que são aposentadas e não estão mais procurando trabalho ativamente.

É importante monitorar a PEA em um país, pois ela nos ajuda a entender a força de trabalho e a situação do emprego. Isso é relevante para o governo, empresas e economistas, pois ajuda a planejar políticas e entender como a economia está funcionando.

A taxa de subutilização da força de trabalho

​A taxa de subutilização da força de trabalho é uma medida que nos ajuda a entender como as pessoas estão utilizando ou subutilizando seu potencial de trabalho em um país. Ela considera diversas situações, como o desemprego, onde as pessoas não têm trabalho e estão procurando ativamente, bem como o subemprego, em que as pessoas têm um emprego, mas gostariam de trabalhar mais horas.

Além disso, a taxa de subutilização também leva em conta as pessoas que gostariam de trabalhar, mas não estão procurando emprego ativamente no momento. Isso pode incluir aquelas que desistiram de procurar emprego devido à dificuldade de encontrar oportunidades adequadas.

Fonte: https://institutolula.org/crise-amplia-desigualdades-regionais-no-mercado-de-trabalho

Fatores econômicos e sociais

O PMI da indústria é um tipo de nota que ajuda as pessoas a entender como está indo a indústria, que é o lugar onde são feitos produtos, como brinquedos, carros e roupas. Essa nota é como uma espécie de “termômetro” que nos ajuda a saber se as fábricas estão produzindo muitas coisas ou se estão produzindo menos.

Essa nota vai de 0 a 100. Se a nota estiver acima de 50, isso significa que as fábricas estão produzindo mais coisas, e isso é bom para a economia. Se a nota estiver abaixo de 50, isso quer dizer que as fábricas estão produzindo menos, o que pode não ser tão bom para a economia.

Fonte: https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostos-e-gestao-publica/2020/08/banco-central-mostra-indicadores-economicos-positivos-brasil-e-um-dos-que-tera-melhor-recuperacao-da-crise-entre-paises-emergentes

O Brasil é muito forte no agronegócio porque produz uma quantidade enorme de comida e outros produtos agrícolas. O país é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Ele exporta (vende para outros países) muitos desses produtos, como soja, carne, café, açúcar, e suco de laranja. Isso faz com que o agronegócio seja uma parte muito importante da economia brasileira.

Além disso, o Brasil tem tecnologia e pesquisas avançadas na agricultura, o que ajuda os agricultores a produzirem mais comida de forma eficiente. Isso é importante porque ajuda a alimentar não só as pessoas no Brasil, mas também muitas outras em diferentes partes do mundo.

Fonte: https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostos-e-gestao-publica/2020/08/banco-central-mostra-indicadores-economicos-positivos-brasil-e-um-dos-que-tera-melhor-recuperacao-da-crise-entre-paises-emergentes

concessão de crédito rural, que é quando os agricultores recebem empréstimos de dinheiro para investir em suas fazendas e na produção de alimentos, tem sim um impacto no mercado de trabalho no Brasil.

Aqui está como isso acontece:

  1. Mais Investimento nas Fazendas: Quando os agricultores recebem crédito rural, eles têm mais dinheiro para comprar sementes, fertilizantes, equipamentos agrícolas e contratar trabalhadores. Isso significa que eles podem plantar mais, colher mais e, em geral, produzir mais alimentos.
  2. Mais Trabalho na Agricultura: Com mais investimento nas fazendas, a demanda por trabalhadores agrícolas aumenta. Isso cria mais oportunidades de emprego no campo para as pessoas que trabalham nas lavouras, cuidam dos animais, colhem frutas e vegetais, entre outras tarefas.
  3. Efeito em Outros Setores: Além disso, o setor agrícola está ligado a outros setores da economia. Por exemplo, as pessoas que trabalham nas fazendas podem gastar seu dinheiro nas cidades, estimulando o comércio local. Também pode haver um aumento na demanda por transporte e logística para levar os produtos agrícolas para os mercados, o que também cria empregos.
  4. Crescimento Econômico: Quando o crédito rural é bem utilizado e aumenta a produção agrícola, isso pode contribuir para o crescimento econômico do país. Um setor agrícola forte e produtivo é importante porque fornece alimentos para a população e gera renda.

Fonte: https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostos-e-gestao-publica/2020/08/banco-central-mostra-indicadores-economicos-positivos-brasil-e-um-dos-que-tera-melhor-recuperacao-da-crise-entre-paises-emergentes

Fonte: https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-atividades/17637-estudando-a-producao-agropecuaria-do-brasil.html

A geração de empregos no setor industrial é muito importante por várias razões:

  • Oportunidades de Trabalho: A indústria é um dos principais setores econômicos em muitos países. Quando o setor industrial está crescendo, ele cria muitas oportunidades de emprego para pessoas que desejam trabalhar em fábricas, produzindo coisas como carros, eletrônicos, roupas e muito mais.
  • Renda e Qualidade de Vida: Quando as pessoas têm empregos no setor industrial, elas ganham dinheiro, o que lhes permite comprar coisas que precisam e desfrutar de uma vida melhor. Isso inclui comprar alimentos, roupas, moradia e outras necessidades.
  • Desenvolvimento Econômico: A indústria é um motor importante do crescimento econômico. Quando o setor industrial está saudável, ele gera riqueza para o país, o que pode ser investido em melhorias, como infraestrutura, educação e serviços públicos.
  • Inovação e Tecnologia: A indústria muitas vezes está na vanguarda da inovação e tecnologia. Isso significa que, ao trabalhar na indústria, as pessoas podem aprender sobre novas tecnologias e aprimorar suas habilidades, o que pode ser útil em suas carreiras futuras.
  • Diversidade de Empregos: O setor industrial oferece uma variedade de empregos, desde trabalhadores de chão de fábrica que operam máquinas até engenheiros que projetam produtos e gerentes que supervisionam a produção. Isso significa que pessoas com diferentes habilidades e formações podem encontrar empregos na indústria.

Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/19953-com-alta-em-12-locais-industria-tem-crescimento-mais-disseminado-desde-2010

Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/23299-pobreza-aumenta-e-atinge-54-8-milhoes-de-pessoas-em-2017

desemprego ocorre quando as pessoas que querem trabalhar não conseguem encontrar um emprego. Isso pode acontecer por várias razões:

  • Redução de Empregos: Às vezes, as empresas precisam cortar empregos, seja porque estão economizando dinheiro ou porque não estão indo bem nos negócios. Isso leva à perda de empregos para os trabalhadores.
  • Problemas Econômicos: Quando a economia do país não está indo bem, as empresas podem não estar dispostas a contratar novos funcionários. Isso ocorre durante recessões econômicas.
  • Falta de Qualificação: Algumas pessoas podem ter dificuldade em encontrar emprego porque não têm as habilidades ou a educação necessárias para os empregos disponíveis.
  • Mudanças Tecnológicas: Às vezes, a automação e a tecnologia podem substituir empregos que antes eram realizados por pessoas, levando ao desemprego.

Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/23299-pobreza-aumenta-e-atinge-54-8-milhoes-de-pessoas-em-2017

O desemprego tem várias consequências para o Brasil:

  • Problemas Sociais: Quando as pessoas não têm emprego, podem enfrentar dificuldades financeiras e problemas sociais. Isso pode levar a situações de pobreza, desigualdade e até mesmo crimes em algumas áreas.
  • Menos Crescimento Econômico: O desemprego pode afetar o crescimento econômico do país, uma vez que as pessoas sem emprego têm menos dinheiro para gastar, o que pode afetar negativamente a economia como um todo.
  • Pressão sobre os Serviços Públicos: O governo pode precisar fornecer ajuda financeira e serviços para pessoas desempregadas, como seguro-desemprego e assistência social. Isso pode criar pressão sobre os recursos do governo.
  • Falta de Investimento: Quando as pessoas estão preocupadas em encontrar emprego, podem adiar a compra de casas, carros e outros bens. Isso afeta as indústrias que dependem do consumo.
  • Desenvolvimento Regional Desigual: O desemprego nem sempre afeta todas as regiões do Brasil da mesma forma. Algumas áreas podem ter mais empregos do que outras, o que pode levar a desigualdades regionais.

Fonte: https://brasil.un.org/pt-br/190795-banco-mundial-publica-relat%C3%B3rio-sobre-pobreza-e-equidade-no-brasil

Fonte: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/noticias/2023/08/novo-pac-define-prioridades-para-os-proximos-anos-e-garante-mais-recursos-aos-transportes

Outras aulas do concurso SEE MG 2023 – Geografia

Os conflitos geopolíticos contemporâneos | Concurso SEE MG 2023 – Geografia
O Estado-nação, origem e desenvolvimento | Concurso SEE MG 2023 – Geografia


This post first appeared on Portal Geographia, please read the originial post: here

Share the post

A divisão territorial do trabalho no Brasil | Concurso SEE MG 2023 – Geografia

×

Subscribe to Portal Geographia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×