Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

História e Curiosidades sobre Nigéria

Hoje vamos conhecer aqui sobre a História e Curiosidades sobre Nigéria. A Nigéria oficialmente conhecida como República Federal da Nigéria é um estado federal na África Ocidental, sua história remonta a 13.000 a.C. com a civilização inicial da cultura NOK, várias comunidades africanas antigas que habitavam a área que começou em 1500 a.C. 

Nigeria NFT Geography Card Game
🎮 VER NFT NA ALGOGEMS 💎

História inicial da Nigéria (500 a.C. – 1500 d.C.) 

Entre 500 a.C. e 200 d.C., a civilização Nok que vivia no norte da Nigéria viveu e se deu bem no território. Eles fizeram esculturas de terracota em tamanho natural que estão entre as primeiras figuras reconhecidas na África Subsaariana.

Outras cidades mais ao norte, como Katsina e Kano, também têm uma história que data de cerca de 999 d.C. Durante esta época, o Império Kanem-Bornu e os reinos Hausa prosperaram como pontos comerciais entre o oeste e o norte da África.

No século 10, o povo Igbo do Reino Nri se fundiu. O reino, no entanto, perdeu seu poder para os britânicos em 1911. Acredita-se que a cidade de Nri seja a pedra angular da cultura Igbo.

Nos séculos 12 e 14, respectivamente, os reinos Yoruba de Ife e Oyo na região sudoeste da Nigéria alcançaram proeminência. A primeira evidência da civilização humana na localização atual de Ife remonta ao século IX, cuja cultura principal incluía esculturas de bronze e terracota.

Idade Média na Nigéria (1500 – 1800)

Oyo estava em seu apogeu e foi capaz de expandir sua influência desde o oeste da Nigéria até o atual Togo, no final do século XVII e início do século XVIII. O Império de Benin tinha soberania sobre a região entre os séculos XV e XIX. O Império Fulani, também conhecido como Califado de Sokoto, foi então desenvolvido no início do século 19 por Usman dan Fodio, que liderou uma jihad bem-sucedida.

O império governou o que é atualmente o centro e o norte da Nigéria e sua soberania durou até 1903, quando foi dividido em várias colônias européias. A população do território negociava muito com mercadores do norte da África e as cidades da região se transformaram em centros regionais para as rotas comerciais que se estendiam ao oeste, centro e norte da África.

Foi no século 16 que os exploradores portugueses e espanhóis começaram o comércio direto com os locais em Calabar e o porto que eles batizaram de Lagos. Foram essas interações comerciais que levaram ao comércio atlântico de escravos e o porto de Calabar se tornou uma das maiores estações de comércio de escravos na África Ocidental durante o período transatlântico de escravos. Outras estações de escravos foram Bonny Island na Baía de Biafra e Badagry, Lagos na Baía de Benin.

Nigéria britânica (1800 – 1960) 

Vários estados europeus e atores não estatais, por exemplo, Portugal, Holanda, Grã-Bretanha e organizações privadas, bem como vários países africanos e atores não estatais estiveram ativamente envolvidos no comércio de escravos. Foi em 1807 que a Grã-Bretanha aboliu o comércio transnacional de escravos.

Após as Guerras Napoleônicas, a Grã-Bretanha criou o Esquadrão da África Ocidental em um esforço para acabar com o comércio transnacional de escravos. Em 1851, os britânicos bombardearam Lagos enquanto intervinham na luta pelo poder da soberania de Lagos, depuseram Oba Kosoko que favorecia o comércio de escravos e nomearam Oba Akitoye em seu lugar.

Em 1º de janeiro de 1852, o tratado entre a Grã-Bretanha e Lagos foi assinado e em agosto de 1861 Lagos foi anexado como uma colônia da Coroa por meio do Tratado de Cessão de Lagos. Em 1856, a Grã-Bretanha fretou a Royal Niger Company e em 1900 a região da empresa ficou sob a liderança do governo britânico, que então consolidou seu controle sobre a área da atual Nigéria.

A Nigéria tornou-se então um protetorado britânico em 1º de janeiro de 1901, tornando-se assim uma seção do Império Britânico. No final do século 19 e início do século 20, os reinos soberanos que mais tarde se tornariam a Nigéria lutaram contra as tentativas da Grã-Bretanha de ampliar seu território.

Benin foi conquistado pelos britânicos em 1897, que também dominaram outros oponentes na Guerra Anglo-Aro que ocorreu de 1901-1902. O Níger foi oficialmente fundido como a Colônia e Protetorado da Nigéria em 1914. A Nigéria permaneceu dividida administrativamente nos Protetorados do Sul e do Norte e na Colônia de Lagos. 

Instituições de ensino ocidentais foram estabelecidas nos Protetorados por missões cristãs. As missões cristãs, no entanto, não foram incentivadas a operar suas missões na região norte do país que era islâmica.

Após a Segunda Guerra Mundial, houve demandas de independência pelos habitantes locais e constituições consecutivas estabelecidas pela Grã-Bretanha ajudaram a mover a Nigéria para um governo autônomo. Em meados do século 20, uma grande onda de soberania varreu o continente africano e a Nigéria alcançou sua independência em 1º de outubro de 1960. A Nigéria conquistou a independência do domínio colonial em 1960.

Independência

A Federação da Nigéria obteve total independência em 1º de outubro de 1960. A Nigéria conquistou a independência do império britânico em 1960, inicialmente adotando um estilo de governo britânico com Abubakar Tafawa Balewa como o primeiro chefe de governo nigeriano (primeiro-ministro).

O país tinha então uma população de mais de 45 milhões de pessoas. O governo era formado por uma aliança de partidos conservadores: o Conselho Nacional da Nigéria e Camarões, dominado principalmente por cristãos e igbos, e o Congresso do Povo Nigeriano (NPC), dominado por pessoas de fé islâmica e nortistas.

O partido de oposição era formado pelo liberal Grupo de Ação (AG), dominado pelos iorubás. A primeira República Federal foi criada em 1963 e em 1965 foram realizadas eleições e o Partido Nacional Democrático da Nigéria assumiu o poder na região oeste do país. Desde então, a Nigéria foi governada por líderes militares por 29 anos.

Em 15 de janeiro de 1966, o primeiro golpe foi executado por soldados de Igbo sob a liderança dos majores Chukwuma Kaduna Nzeogwu e Emmanuel Ifeajuna. Um contra-golpe ocorreu no mesmo ano, executado por militares do norte, resultando no tenente-coronel Gowon como chefe de estado.

Região Leste, em maio de 1967, declarou sua soberania como nação conhecida como República de Biafra e era liderada pelo tenente-coronel Emeka Ojukwu. Em 6 de julho de 1967, a Guerra Civil da Nigéria começou quando o governo atacou Biafra em Garkem. A guerra terminou em janeiro de 1970 e estima-se que entre 1 e 3 milhões de pessoas na antiga Região Leste morreram de guerra, fome e doenças.

O governo nigeriano declarou guerra e após 30 meses de luta, Biafra se rendeu. Em 15 de janeiro de 1970, o conflito terminou oficialmente.

A geração de lucro do petróleo foi extremamente grande na Nigéria e foi maior durante a década de 1970, quando se tornou o país mais rico da África. O país aderiu à OPEP e as receitas do petróleo geradas ajudaram a enriquecer a economia. Muito, entretanto, não foi feito para melhorar os padrões de vida dos habitantes locais; o governo militar não investiu em infraestrutura nem ajudou no crescimento das empresas, levando a uma luta política no país.

Em dois anos, o lucro do estado aumentou quase 50%, para um recorde histórico de N5,3 bilhões em 1976. A Nigéria aumentou os lucros quando ingressou na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em 1971, e acredita-se que a descoberta de petróleo influenciou o curso da guerra civil. Uma sucessão de governos militares cada vez mais repressivos governou a Nigéria por 29 dos 33 anos seguintes, até a restauração da democracia em 1999.

Efeitos negativos deste golpe foram; 

  • O movimento Biafra ;
  • Corrupção;
  • Os nigerianos agora vivem com medo de que um golpe seja um possível resultado de uma crise política.

Democratização da Nigéria (1999-presente) 

A democracia foi reconquistada pelo condado em 1999, depois que Olusegun Obasanjo foi eleito presidente da Nigéria. Ele foi reeleito novamente em 2003. Nas eleições gerais de 2007, Umaru Yar’Adua chegou ao poder sob o Partido Democrático do Povo (PDP). Ele faleceu em maio de 2010 e foi substituído pelo Dr. Goodluck Jonathan, que venceu as eleições gerais de 2011, mas foi derrotado nas eleições gerais de março de 2015 por Muhammadu Buhari.

A Nigéria moderna foi formada em 1914. A área de terra conhecida hoje como Nigéria foi formada em 1914, quando as autoridades coloniais fundiram os Protetorados do Norte e do Sul da Nigéria, para formar o Protetorado e a Colônia da Nigéria. Foi chamado de Amalgamação da Nigéria. Isso reuniu mais de 400 grupos étnicos e tribos no que era então a maior colônia britânica do mundo. O nome “Nigéria” também é derivado de fontes coloniais. 

A Nigéria voltou ao regime civil em 1999. A transição de 1999 da Nigéria de militar para civil, governo democrático, foi um momento decisivo na história nigeriana, representando o início do governo ininterrupto mais longo desde a independência em 1960.

A eleição presidencial ocorreu em fevereiro de 1999, e Olusegun Obasanjo, que como chefe de estado em 1976-79 supervisionou a última transição do regime militar, foi declarado vencedor.

 A Nigéria tornou-se a maior economia da África em 2013/4. Em abril de 2014 — olhando para o ano financeiro anterior — o departamento de estatísticas da Nigéria confirmou a rebase do produto interno bruto (PIB) da economia nigeriana para US$ 509,9 bilhões. Isso o colocou bem acima do PIB nominal da África do Sul de US$ 322 bilhões e elevou a Nigéria à posição de maior economia da África.

Informações e Dados sobre a Nigéria

Nigéria: oficialmente República Federal da Nigéria .

País: África Ocidental. 

Área: 356.669 milhas quadradas (923.768 quilômetros quadrados). 

Capital: Abuja. 

Idiomas: Inglês (oficial) Hausa, Yoruba, Igbo (Ibo), Fulani, mais de 500 idiomas indígenas adicionais. Religiões: Cristianismo (protestante, outros cristãos, Católica Romana), Islã, crenças tradicionais. Moeda: Naira. 

Área do terreno: 351.649 milhas quadradas (910.771 quilômetros quadrados); área total: 356.667 milhas quadradas (923.768 quilômetros quadrados)

Presidente: Muhammadu Buhari (2015) 

População (2022 est.): 225.082.083 (taxa de crescimento: 2,53%); taxa de natalidade: 34,19/1000; taxa de mortalidade infantil: 56,68/1000; expectativa de vida: 61,33 

Maiores cidades: Lagos (2022 est.), 15,388 milhões; Kano, 4,219 milhões; Ibadan, 3,756 milhões; Port Harcourt 3,325 milhões; Cidade de Benin, 1,841 milhão Etnia/raça: Hausa 30%, Yoruba 15,5%, Igbo (Ibo) 15,2%, Fulani 6%, Tiv 2,4%, Kanuri/Beribéri 2,4%, Ibibio 1,8%, Ijaw/Izon 1,8%, outros 24,9% (2018 est. ) 

Taxa de alfabetização: 62% (2018 est.)

Resumo econômico: PIB/PPC (estimativa de 2020): US$ 1.013.530.000.000; per capita US$ 4.900 Taxa de crescimento real: 0,8%. Inflação: 11,3%. 

Desemprego: 16,5%. 

Terra arável: 37,3%. 

Agricultura: cacau, amendoim, dendê, milho, arroz, sorgo, milheto, mandioca (tapioca), inhame, borracha; bovinos, ovinos, caprinos, suínos; madeira; peixe. Força de trabalho: 60,08 milhões (2017 est); agricultura 70%, indústria 10%, serviços 20% (est. 1999). 

Indústrias: petróleo bruto, carvão, estanho, columbita; óleo de palma, amendoim, algodão, borracha, madeira; couros e peles, têxteis, cimento e outros materiais de construção, produtos alimentares, calçado, produtos químicos, fertilizantes, impressão, cerâmica, aço, construção e reparação de pequenos navios comerciais.

Recursos naturais: gás natural, petróleo, estanho, columbita, minério de ferro, carvão, calcário, chumbo, zinco, terras aráveis. 

Exportações: $ 39,94 bilhões (est. 2020): petróleo e derivados de petróleo 95%, cacau, borracha. Importações: US$ 72,18 bilhões (estimativa de 2020): máquinas, produtos químicos, equipamentos de transporte, produtos manufaturados, alimentos e animais vivos. 

Principais parceiros comerciais: EUA, Brasil, Espanha, China, Reino Unido, Holanda, França, Alemanha (2012).

Comunicações: Telefones, Broadcastmedia (hosts de internet e usuários de internet) 

Transporte: Ferrovias, Rodovias, Hidrovias, Portos e portos, Aeroportos. Governo: Governo multipartidário em transição de regime militar para regime civil. 

Geografia: um terço maior que o Texas e o país mais populoso da África. Situado no Golfo da Guiné, na África Ocidental. Seus vizinhos são Benin, Níger, Camarões e Chade. O curso inferior do rio Níger flui para o sul através da parte ocidental do país até o Golfo da Guiné. Pântanos e florestas de mangue margeiam a costa sul; interior são florestas de madeira.

 A Nigéria consiste em planaltos e planícies entre eles, que são as principais bacias hidrográficas alimentado especialmente pelo rio Níger. tem um desenvolvimento de uma economia mista baseada em grande parte produção de petróleo e agricultura; fabricação está crescendo em importância. Serviços, comércio e transporte empregam mais de dois quintos da força de trabalho. Nigéria é uma república federal com dois poderes legislativos corpos; seu chefe de estado e de governo é o presidente.

Curiosidades sobre a Nigéria

  • A Nigéria tem a maior população de qualquer país da África (cerca de 120 milhões) e a maior diversidade de culturas, modos de vida, cidades e terrenos. Com uma área total de 923.768 km2. (356.668 milhas quadradas)
  • A Nigéria é o 14º maior país da África. A sua costa, no Golfo da Guiné, estende-se por 774 km (480 milhas).
  • A Nigéria compartilha sua fronteira internacional de 4.470 km (2.513 milhas) com quatro vizinhos: Chade, Camarões, Benin e Níger.
  • Até 1989 a capital era Lagos, com uma população de cerca de 2.500.000 habitantes, mas o governo mudou recentemente a capital para Abuja. (Nigeriaembassygermany.org) 
  • Um nigeriano foi o primeiro africano a receber o Prêmio Nobel de Literatura. Wole Soyinka foi o primeiro africano a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, que ele ganhou em 1986.
  • A Nigéria conquistou sua primeira medalha de ouro olímpica em 1996.
  • A modelo nigeriana Agbani Darego foi a primeira mulher africana a vencer o concurso de Miss Mundo 
  • Os nigerianos se tornaram os primeiros africanos a se qualificar para o evento de bobsled nas Olimpíadas de 2018. 
  • Originalmente, o dia da Democracia da Nigéria era comemorado em 29 de maio, todos os anos desde que o general Olusegun Obasanjo se tornou presidente em 1999.
  • No entanto, em 12 de junho de 2018, o general Muhammadu Buhari, como presidente, anunciou uma mudança nesta data de 29 de maio para junho 12, a partir do ano de 2019. Era para comemorar a eleição de 12 de junho de 1993 e os acontecimentos que a cercaram.

Mapas do continente africano



This post first appeared on Portal Geographia, please read the originial post: here

Share the post

História e Curiosidades sobre Nigéria

×

Subscribe to Portal Geographia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×