Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

6 Curiosidades sobre o Catar, país sede da Copa do Mundo 2022     

Quando o assunto é Copa do Mundo, entre tantas curiosidades, uma delas é conhecer o local onde irá acontecer o evento, e saber um pouco mais sobre as particularidades do local. Por isso, o melhor a se fazer é explorar as peculiaridades do país sede do Mundial, e aproveitar para conhecer as belezas de Catar.

O que se pode dizer sobre o Catar, é que hoje, ele é o país mais comentado do Mundo, uma vez que, neste ano, o que está chamando a atenção do mundo para este país, é nada mais, nada menos, que o maior evento em nível global que irá acontecer, que é a Copa do Mundo Fifa 2022 entre novembro e dezembro. O Catar é uma região não muito conhecida aqui no Brasil, talvez por falta de divulgação. Diante de tanta beleza, podemos afirmar que estamos diante de uma região esplêndida, que encanta os turistas. Estamos falando de um país que está localizado no Golfo Pérsico, ao norte da Arábia Saudita que fica na Ásia Ocidental. Atualmente, ele é considerado o país mais rico do mundo, e o maior resultado disso tudo vem da economia de exportação de petróleo.

Mas, se você ainda não conhece as particularidades do Catar, e pretende viajar para assistir o campeonato mundial ao vivo, nós selecionamos algumas curiosidades e informações importantes sobre o Catar, que fará a diferença durante a sua estadia. Demograficamente falando, o Catar é considerado o menor país a sediar uma Copa do Mundo, pois possui apenas 2,7 milhões de habitantes.  

O Catar ocupa a 167ª posição do mundo em área espacial. Trata-se de um país geograficamente pequeno. Porém, isso não é uma barreira para que ele seja destaque econômico, ele é considerado o país mais rico do mundo, em se tratando do PIB per capita, que se estima em mais de US$ 71.734 por habitante. O país é rico em recursos naturais, sendo que, a maior rendo vem da exploração de petróleo e gás natural.

1. Curiosidades sobre o Catar 

A população do Catar é de aproximadamente 2.743.901 milhões de habitantes. Considerando que 75,9% da população são estrangeiros, oriundos, especialmente da Índia. No Catar existe comunidades nepalenses, filipinas, paquistanesas e de outras nacionalidades. Já do Brasil, aproxima-se de 800 brasileiros vivendo no país. Uma curiosidade é que quase 90% da população do país vive nas áreas urbanas. Outra curiosidade é que entre a população do país existe aproximadamente 2.455.079 homens e apenas 779.306 mulheres.

2. Doha, a capital de Catar

Doha, a capital do Qatar é uma cidade que se difere de muitas que conhecemos nos países ocidentais. A cultura oriental está presente em Doha de forma explicita por todos os lugares. Vestida pelo manto cultural da região, podemos certificar por todos os lados o contraste exuberante, não só na culinária local, mas também no vestuário das pessoas. Seguindo os costumes dos povos da região, os homens usam túnica branca, chinelo e turbante. Enquanto que as mulheres usam vestidos preto, cobrem suas cabeças com uma burca, mantendo seu corpo invisível aos olhos.

A população procura manter estes costumes passado de pais para filhos em todas as circunstâncias, seja circulando pelos shoppings nababescos, prédios arrojados, antigos souqs, restaurantes luxuosos, aterros marítimos ousados, ou até mesmo no seu dia a dia.

Nos demais aspectos, Doha é uma cidade que segue os parâmetros de todas as capitais espalhadas pelo mundo. A cidade é moderna com grandes atrações. Os visitantes vão encontrar muita diversão, nas agitadas noites nas casas noturnas de Doha.

3 – Os melhores hotéis de Catar

Como o assunto é conhecer o Catar, é importante lembrar que, a infraestrutura do Catar conta com os melhores restaurantes e hotéis, com os mais altos padrões. O maior destaque para Catar é que ele é conhecido como um país muito luxuoso, o que faz dele um grande destaque. E isto está claro, quando falamos sobre os hotéis. Eles são considerados os melhores pelos altos padrões, superando as expectativas dos turistas. Entre eles estão:

  • Mondrian Hotel: hotel futurista projetado por Marcel Wanders. Destaca-se pelo seu elevador feito com ouro 24 quilates;
  • Four Season: Este tem acesso a uma praia particular e cinco piscinas;
  • The Ritz Carlton: Em suas dependências, conta com um cais privativo e quadra de tênis coberta;
  • Sheraton Grand Doha Resort: Neste você irá encontrar uma estrutura icônica sobreposta por muito luxo.  

4 – Conheça a culinária e os melhores restaurantes

Os restaurantes de Catar estão qualificados entre os melhores do mundo. Podemos dizer que Homus é o principal prato do país. Homus é uma pasta cremosa que tem como ingredientes o grão-de-bico com especiarias, e sempre é servido com chapati (pão amassado). As sobremesas têm os sabores dos doces típicos do Oriente Médio, e estão entre os melhores do mundo. O destaque desta iguaria são os bolinhos fritos de cardamomo e açafrão luqaimat e o khanfaroosh, uma espécie de disco de massa frito feito com água de rosas, açafrão, mel e açúcar de confeiteiro.

Os famosos restaurantes do país, além de servir as comidas típicas do Oriente Médio, existe grandes variedades dos pratos típicos da culinária internacional. Entre os melhores restaurantes do Catar, podemos destacar alguns, como vemos em seguida:

  • Yasmine Palace: esse restaurante está localizado no luxuoso bairro The Pearl, e é lembrado por dar aos seus clientes a oportunidade de experimentar a culinária árabe;
  • Damasca One: além de poder desfrutar de uma comida deliciosa, os clientes também podem divertir assistindo aos shows temáticos à noite. O Damasca One também oferece shisha (narguilé) para os clientes; 
  • Parisa Soug Wagif: localizado no coração de Doha, este restaurante serve os deliciosos pratos da culinária persa;
  • Zengo: Aqui o cliente pode degustar a melhor da cozinha asiática. Destaca-se pela sua localização, por estar no ponto mais alto de Doha, e tem uma vista maravilhosa. 

5. Copa do Mundo Fifa 2022

A Copa do Mundo 2022 será a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio. Para avivar as lembranças de todos, este megaevento é uma competição internacional organizada pela Federação Internacional de Futebol, que acontece a cada quatro anos. A Copa do Mundo teve início em 1930, com a primeira competição sediada pelo Uruguai. Neste ano, o evento irá estrear no dia 21 de novembro, às 7h (horário local) no Estádio Al Bayt, em Al Khor.

O evento irá contar com 32 seleções competindo em 64 jogos, incluído o grande dia da final. Para os amantes que gostam de seguir todas as informações, e gostaria de acompanhar deste o primeiro dia, e não vê a hora de ver a bola rolar no gramado, pode acessar  o site da FIFA. 

6. Álbum de figurinhas da Copa do Mundo 2022

Quem nunca ouviu falar do álbum de figurinhas da Copa do Mundo? Esta tradição começou no ano de 1970, e surgiu da ideia de dois irmãos. Giuseppe e Bruno Panini fundaram uma empresa na cidade de Modena, que fica na Itália. Passaram-se mais de 60 anos e até hoje este livro, que tornou um ícone, ainda continua a ser um sucesso e o mais esperado para os colecionadores.

O pequeno livro, que também é chamado de “álbum de figurinhas”, com curiosidades visionárias sobre os jogadores da Copa do Mundo, que este ano acontecerá no país de Qatar, Oriente Médio, pode ser encontrado nas bancas de todo o Brasil.  

Neste ano, esta tradição veio recheada de surpresas. O lançamento ocorreu em seu site oficial com a pré-venda do álbum da Copa do Mundo de 2022 a partir do dia 15 de julho. No Brasil, o álbum de figurinhas foi disponibilizado para vendas nas bancas, no dia 19 de agosto deste ano.

Na edição de 2022, a Panini disponibilizou o álbum em duas versões: álbum com capa dura (normal, prata ou dourada), e álbum na versão brochura. Além dessas duas edições, os colecionadores podem adquirir um box com o álbum de capa dura e envelopes de figurinhas através do site da empresa, além de um kit com o álbum na versão cartão.

Ao todo são 670 cromos a serem distribuídos no álbum, e também há um espaço para colagem das 8 figurinhas especiais da patrocinadora Coca-Cola, elevando o total para 678.

Em seguida destacamos os nomes dos jogadores que fazem parte da lista “rara”. São 14 na categoria lendários e 6 na categoria novatos:

  • Giovanni Reyna (EUA)
  • Luis Suárez (Uruguai)
  • Kevin de Bruyne (Bélgica)
  • Robert Lewandowski (Polônia)
  • Almoez Ali (Catar)
  • Gavi (Espanha)
  • Heung-Min Son (Coreia do Sul)
  • Luka Modric (Croácia)
  • Raphaël Varane (França)
  • Sadio Mané (Senegal)
  • Alphonso Davies (Canadá)
  • Ryan Gravenberch (Holanda)
  • Neymar Jr (Brasil)
  • Kylian Mbappé (França)
  • Lionel Messi (Argentina)
  • Dusan Vlahovic (Sérvia)
  • Jude Bellingham (Inglaterra)
  • Cristiano Ronaldo (Portugal)
  • Christian Eriksen (Dinamarca)
  • Guillermo Ochoa (México)

E você? O que achou de mais interessante sobre as curiosidades sobre o Catar?

Deixe nos comentários.



This post first appeared on Portal Geographia, please read the originial post: here

Share the post

6 Curiosidades sobre o Catar, país sede da Copa do Mundo 2022     

×

Subscribe to Portal Geographia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×