Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Accountability: como pode influenciar sua empresa

Você já ouviu falar sobre o termo Accountability? Caso você tenha uma Empresa ou até mesmo esteja pensando em abrir o seu próprio negócio, então fique sabendo que esse conceito trará novas perspectivas para você.

Quando começamos um empreendimento não basta ter um bom produto ou oferecer um serviço excelente. É preciso saber realmente gerir o seu negócio, funcionários, contas e assim por diante.

Há diferentes técnicas para promover gestão empresarial, sendo que o Accountability é uma metodologia que pode ajudar seu negócio a crescer ainda mais.

Neste artigo iremos abordar justamente isso! Entenda de uma vez do que se trata, qual a sua importância e muito mais. 

O que é Accountability

Accountability é um termo em inglês que faz referência a um conjunto de técnicas realizadas por gestores para prestar contas, além de se responsabilizar por suas ações. 

Como já foi dito, o termo é em inglês, porém não há uma palavra que expresse o conceito em português. De toda forma, podemos dizer que alguns sinônimos são: controle, responsabilização, fiscalização, prestação de contas ou aparência. 

Na verdade, trata-se de um conceito complexo, cujo objetivo é não buscar um culpado quando acontece algo de errado na empresa (e muitos ainda têm o hábito de fazer isso). 

Há quem diga que Accountability está muito relacionado com planejamento estratégico e compromisso também. 

Vale ressaltar que uma empresa que segue as boas práticas de Accountability não aceita corrupção. E, claro, nada de “jeitinho brasileiro” para resolver as coisas. 

E onde é utilizado nesse conceito? É algo principalmente relacionado com a gestão pública (gestão de governadores, prefeitos, dentre outros cargos políticos), mas cabe muito bem na gestão empresarial e até mesmo no RH. 

As coisas ainda estão um pouco confusas? Pode ficar tranquilo, que vamos explicar mais sobre o termo ao decorrer desse artigo. 

Qual a importância do Accountability 

Aplicar as boas práticas definidas pelo Accountability promove diversos benefícios à empresa, sendo que o principal deles é ajudar no atingimento de metas e objetivos. 

E por que isso? Porque as boas práticas melhoram a performance da própria liderança, o que incentiva os colaboradores – isso acaba gerando maior empenho por parte de todos. 

Além disso, quando os gestores apostam numa postura accountable, os colaboradores se sentem mais à vontade para trazer os principais gargalos, dando maiores chances de resolver problemas e otimizar processos. 

Outro ponto promovido é a transparência, característica que vem sendo apontada como uma das mais importantes na relação entre empresa e funcionário. 

Diante de tudo o que foi dito, temos alguns pilares que estão relacionados com as boas práticas de Accountability

  • Incentiva a proatividade entre os colaboradores 
  • Transforma o ambiente, deixando-o muito mais colaborativo 
  • Melhorar o gerenciamento de crises
  • Todos os funcionários, incluindo gestores, acabam sendo responsabilizados de maneira mais justa 
  • Comunicação mais eficaz
  • Melhora o trabalho em equipe 
  • Dá uma visão mais clara sobre o que precisa ser feito para atingir melhores resultados 
  • Resolução de problemas de forma mais eficiente 
  • Tomadas de decisões mais assertivas 

Quais são as 4 bases do Accountability?

Roger Connors, Craig Hichman e Tom Smith escreveram o livro O Princípio de Oz, que trata exatamente sobre o Accountability

Nessa obra foram definidas algumas bases para essa boa prática, as quais se tornaram muito populares e, hoje, sempre são abordadas quando falamos sobre o tema. Esses quatro pilares são: 

See it

“See it” quer dizer “Veja”, e é exatamente sobre isso que se trata esse primeiro tópico. O primeiro pilar está relacionado a identificar o problema, ou seja, a vê-lo. 

Gestores e colaboradores devem focar na identificação dos gargalos da operação, grupo de funcionários e outros itens que não estão de acordo com a política da empresa. 

Aqui, é muito importante que os gestores sejam bem abertos com os seus colaboradores, dando muito espaço de fala para eles.

Afinal, quem mais sabe sobre o que realmente acontece no dia a dia de uma empresa é quem está na operação, quem coloca a mão na massa. Essas pessoas precisam ser ouvidas para que seja possível ver os reais problemas. 

Own it

Depois que todos os problemas forem identificados, está na hora de puxar as responsabilidades para resolvê-los. 

Ou seja, é uma etapa em que a autocrítica é muito exigida, pois tanto os gestores quanto os colaboradores devem refletir sobre como eles influenciam no problema. 

Para conseguir bons resultados nessa etapa de boas práticas de Accountability, você pode ser perguntar: 

  • Qual é a minha contribuição para os problemas que encontramos e os resultados ruins?
  • Qual é a melhor abordagem quando encontrar esse mesmo problema no futuro?
  • Quais são as recomendações que eu posso dar para outra pessoa que enfrenta o mesmo problema?

Solve it

A terceira etapa está relacionada à solução do problema. Aqui é muito importante ser racional e utilizar os conhecimentos práticos e teóricos para conseguir encontrar a resolução dos problemas levantados. 

E resolver o problema não é suficiente, é preciso prever aquilo que pode dar errado no meio do caminho e já se antecipar. 

Uma dica para essa terceira etapa é lidar com os desafios de uma forma mais criativa. Nem sempre o caminha mais tradicional te levará para os melhores resultados. 

Seja persistente e permaneça focado em seus resultados. Todo problema tem solução. Se não há solução, não há problema! 

Do it

E, por fim, a última etapa é o “faça”. É aqui que você irá aplicar tudo o que foi definido anteriormente para conseguir desviar dos problemas e trazer maiores resultados. 

É muito importante lembrar que nada disso é feito de forma individual. Os colaboradores devem atuar nisso de forma conjunta, trazendo diferentes ideias e perspectivas para resolver o problema da melhor maneira possível. 

Accountability x responsabilidade

Será que Accountability é a mesma coisa que responsabilidade? Até citamos os dois como sinônimos, porém, o primeiro termo é muito mais complexo.

A responsabilidade é muito sobre cumprir com as suas obrigações dentro do prazo, fazer um bom trabalho e esse tipo de coisa.

As boas práticas do Accountability, além da responsabilidade, estão ligadas à transparência da equipe, à resolução de problemas e tudo aquilo que foi dito anteriormente. Porém, claro, ambos andam de mãos dadas! 

Metodologias empresariais 

O Accountability é apenas uma das possibilidades para você incrementar processos dentro da sua empresa.

Investir em uma gestão inteligente não é importante somente para ter bons resultados e maior lucratividade, é para promover um ambiente de trabalho agradável para todos os colaboradores.

Todos os departamentos podem ser beneficiados com as boas práticas que foram citadas aqui e as quatro etapas definidas previamente, mas você não pode deixar de investir nos diversos outros modelos de gestão da empresa.

Alguns são complementares a esse inclusive. 

E se caso você erre, fique tranquilo, pois não é incomum não sair como o planejado da primeira vez. O importante é avaliar os resultados e consertar aquilo que não está dando certo.

Em algum momento a sua empresa chegará em um ponto ótimo! Mas, claro, não podemos deixar de investir em melhoria contínua, rever processos e coisas do gênero.

Enfim, aqui você conheceu um pouco sobre Accountability, mas não deixe de conhecer os outros conceitos que podem trazer benefícios à sua empresa.

Leia mais:

  • Finanças Corporativas: conheça os 5 conceitos básicos para a área
  • Planejamento financeiro: quais os benefícios?

O post Accountability: como pode influenciar sua empresa apareceu primeiro em FM2S.



This post first appeared on Blog Lean Seis Sigma FM2S, please read the originial post: here

Share the post

Accountability: como pode influenciar sua empresa

×

Subscribe to Blog Lean Seis Sigma Fm2s

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×