Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que é Planejamento Operacional

Com certeza o termo planejamento operacional não lhe é estranho, não é mesmo? Parece ser algo óbvio, porém, poucos são aqueles que realmente compreendem e aplicam isso no dia a dia empresarial.

Você saberia me responder o que é o plano operacional? Ou, ainda mais, saberia me dizer qual é a sua diferença em relação ao Planejamento estratégico? Talvez você possa ter uma breve ideia, mas não em detalhes.

Sendo algo imprescindível para o sucesso do seu negócio, este artigo irá tratar exatamente sobre isso. Aprenda um pouco mais sobre o conceito de plano operacional e como aplicar isso em sua empresa. 

O que é o planejamento operacional?

Primeiramente, o que seria o planejamento operacional? Este tipo de planejamento é focado em procedimentos e processos. 

É o tipo de planejamento que trabalha mais com os detalhes, com o “COMO e QUANDO nós iremos chegar até onde desejamos”.

É no planejamento operacional que você e toda a sua equipe vão definir o que será feito, ou seja, onde você irá colocar a mão na massa. 

Por que devo fazer o planejamento operacional?

E qual é o motivo de realizar um planejamento operacional? Bem, sem um planejamento da operação você e o seu departamento ficarão totalmente cego, sem saber qual procedimento realizar – mesmo que saiba o direcionamento de onde precisa chegar. 

A partir do momento que uma equipe não possui uma definição do seu operacional, isso acarretará na perda de tempo, dinheiro e, também, aumentará os riscos da operação. 

Ou seja, tudo de pior que pode acontecer para uma empresa, não é mesmo? É o planejamento operacional que irá garantir a assertividade nos passos, assegurando o resultado desejado no tempo desejado.  

Qual a diferença do planejamento operacional para o planejamento estratégico?

Muito se fala sobre planejamento estratégico, não é mesmo? Ele é um conceito diferente do planejamento operacional, porém complementares. 

Podemos dizer que o planejamento da operação está dentro do planejamento estratégico. 

A estratégia é quem trará a visão, ou seja, a ideia de onde deseja chegar e até mesmo quais serão os passos principais para se chegar aonde deseja.

O planejamento operacional é quem dá subsídios para que a estratégia se consolide. 

Vamos a um exemplo bem simples para que você possa entender um pouco melhor a diferença entre esses dois conceitos. 

Supondo que a meta de uma empresa seja dobrar o número da fabricação de produtos para que a empresa consiga atingir uma demanda que vai surgir devido a uma movimentação que ocorrerá em breve no mercado. 

Estabeleceu que será feito um aumento de 25% a cada semana, atingindo 100% a mais no final do mês. Bem, esse seria o planejamento estratégico.

Agora, o planejamento da operação aparece nos pormenores. O planejamento operacional irá tratar sobre COMO será possível atingir esses resultados.

Por exemplo, serão incrementadas mais máquinas, funcionários serão deslocados de setores, irá aumentar o período de fabricação… 

É claro que esse é um exemplo bem simples, mas a partir disso você consegue ter uma ideia melhor da diferença entre um e outro. 

Veja algumas características que o operacional e o estratégico tem como diferença: 

Foco 

O foco do planejamento estratégico é o seu negócio como um todo, buscando quais são as metas a serem definidas para que os resultados sejam bons de modo geral. 

Já o planejamento operacional é realizado de forma mais segmentada. O foco é o processo, então cada departamento toma conta daquilo que lhe cabe. 

Tempo

O planejamento estratégico pode ser feito de 3 até 5 anos, em média, já o operacional costuma ser feito anualmente, ou até para períodos menores. 

Liderança

Normalmente o planejamento estratégico é realizado pelos diretores, ou seja, os cargos mais altos da empresa. Já o planejamento da operação é feito pelos gestores e por quem está mais próximo da operação em si. 

Orçamento

De modo geral, o orçamento do planejamento estratégico é proveniente do orçamento como um todo. Já o orçamento do planejamento operacional provém de cada departamento. 

Qual é a melhor: planejamento estratégico ou planejamento operacional?

E qual dos dois é melhor? Na verdade, não tem como responder esse questionamento, pois está sendo comparado coisas distintas, apesar de complementares. 

Um planejamento operacional sem planejamento estratégico é um tiro no escuro, enquanto a estratégia sem o operacional é apenas uma ideia que não irá sair do papel – ou, se sair, será um grande desastre. 

Por isso, é importante que tanto o estratégico quanto o operacional caminhem juntos. 

Lembrando que não adianta fazer planos mirabolantes ao definir a estratégia, se não há meios operacionais de chegar onde deseja. 

Quais são os exemplos mais comuns de planejamento operacional?

Agora, vamos introduzir alguns novos conceitos. Há dois tipos de planos operacionais: (1) single-use e (2) ongoing

O primeiro é para um período pequeno ou para resolver um problema muito específico. 

Por exemplo, se o orçamento da empresa está quase estourando e é necessária uma rápida ação de corte de gastos. 

Já o segundo tipo é destinado para períodos um pouco maiores e que podem ser alterados de acordo com o desenvolvimento e o feedback. Por exemplo, um projeto para melhorar o nível de satisfação com os funcionários. 

Como colocar o planejamento operacional em prática?

Agora que você já conhece um pouco melhor sobre o planejamento operacional, está na hora de saber como colocá-lo no dia a dia da sua empresa. Após o planejamento estratégico ser definido é preciso começar a colocar a mão na massa! 

  1. O primeiro passo é eleger quem será o responsável por esse planejamento operacional, podendo ser mais de uma pessoa – principalmente no caso de mais departamentos envolvidos. 
  2. Depois é interessante avaliar todas as possibilidades que você tem, incluindo tempo útil, funcionários, possibilidade de maquinaria, logística… 
  3. Isso não é um passo simples, na verdade, é uma etapa muito complexa do planejamento da operação. 
  4. Aqui, é muito importante que os responsáveis conversem com quem REALMENTE está na linha de frente, pois eles trarão a realidade da operação. É uma forma de traçar um plano muito mais eficiente.
  5. Tendo a visão real do que acontece e todas as suas possibilidades, o responsável precisa começar a juntar as peças para que elas se encaixem e, então, desenhem um fluxo de trabalho.
  6. Esse fluxo de trabalho deve chegar a um resultado: aquilo que foi definido no planejamento estratégico.
  7. E esse fluxo não é fixo, muito pelo contrário, ele pode estar sempre mudando. É muito importante investir em melhoria contínua, pois você estará sempre otimizando o seu processo.
  8. Isso é comum, pois é normal não acertar logo de primeira, sendo necessárias várias tentativas para chegar em um resultado ideal.
  9. O planejamento da operação é algo que cabe em qualquer tipo de negócio e, além disso, pode ser usado na sua própria vida pessoal para atingir as suas metas! 
  10. Empresas de todos os portes devem investir em planejamento. Ações tomadas no escuro são arriscadas e não costumam ter resultados atraentes. 
  11. Reflita sobre o planejamento operacional na sua empresa e comece a adotar tanto ele quanto o planejamento estratégico para conseguir os resultados que a sua empresa almeja.

Leia mais:

  • Planejamento financeiro: quais os benefícios?
  • Você já ouviu falar sobre planejamento tático?

O post O que é Planejamento Operacional apareceu primeiro em FM2S.



This post first appeared on Blog Lean Seis Sigma FM2S, please read the originial post: here

Share the post

O que é Planejamento Operacional

×

Subscribe to Blog Lean Seis Sigma Fm2s

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×