Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 habilidades para engenheiros de sucesso

Antes mesmo de ingressarmos na carreira de engenharia, o desejo por ter sucesso e destaque na profissão já existe. Quando já estamos inseridos nesse mercado e parte do caminho já foi trilhado, Essa vontade se torna ainda maior. Mas como conseguir essa posição em um mercado já com tantos profissionais? Confira abaixo dicas para você se destacar na profissão e dez habilidades para engenheiros de sucesso!

Como se destacar na engenharia

Para se destacar na engenharia, é imprescindível que você mantenha um ritmo de estudo e aperfeiçoamento eterno. Claro, não estamos dizendo para se ter o mesmo ritmo de dedicação em horas de quando ainda estava na graduação. Mas se tem um amigo que te fará chegar longe em uma carreira de sucesso é o estudo.

É esse aperfeiçoamento diário ou semanal que vai te permitir estar sempre atento às novidades e demandas do mercado. Afinal, se a sociedade se transforma diariamente, suas necessidades também se tornarão cada dia mais complexas e um bom engenheiro tem que caminhar junto a essa sociedade.

Mas o que estudar para se destacar na engenharia?

Um bom engenheiro é aquele que sabe fazer tudo o que um engenheiro iniciante também sabe. Porém, devido à sua experiência e aperfeiçoamento  na profissão, muitas vezes se dedica mais ao atendimento ao cliente e à gestão das equipes. Logo, para ser um engenheiro de sucesso é preciso também ser um gestor de sucesso

Por isso, além das especializações na área é muito importante que um engenheiro também tenha noções de gestão de projetos e carreira e liderança.

10 habilidades para ser um engenheiro de sucesso

Estar atento ao mercado de trabalho e às mudanças em sua dinâmicas de negócios é o segredo para ter sucesso em qualquer profissão. Quando se trata da área de engenharia, essa exigência se torna ainda maior. Com a altíssima especialização de cada área, somente a graduação pode não ser o suficiente para alcançar os cargos e salários desejados. Por isso, confira aqui uma lista com 10 habilidades que você pode desenvolver para ser um engenheiro de sucesso. 

1º Agilidade

A engenharia trabalha, basicamente, com estruturas, sistemas e arquitetura. Sejam elas de software ou grandes edifícios, saber unir com agilidade a teoria e a prática da profissão pode te levar longe te ajudando a poupar tempo. 

Saber administrar os cálculos de maneira eficiente, cortando processos desnecessários, ao mesmo tempo em que mantém a qualidade e a segurança do serviço ou produto entregue, é uma das habilidades mais procuradas no campo hoje. Um curso de Gestão da Qualidade pode te auxiliar a Desenvolver Essa Habilidade.

Essa habilidade também pode ajudar muito na administração dos seus projetos, a resolver problemas e a equilibrar a vida pessoal com o trabalho

2º Habilidade com cálculos

Na engenharia não há como escapar, ter um interesse profundo por física e matemática é uma habilidade essencial se você quer ser um engenheiro de sucesso. 

A profunda afinidade com essas áreas básicas do conhecimento vão te possibilitar a enxergar os desafios do dia a dia de outras formas, ter novas ideias e solucionar problemas de maneira mais criativa. Além disso, pode ajudar a viabilizar estruturas mais complexas em seus projetos ou previsões estatísticas mais precisas para seus clientes, sendo esse um diferencial mercadológico.

Neste sentido, dominar o Excel pode te ajudar bastante a desenvolver essa habilidade

3º Facilidade com tecnologia

Seja para atuar na engenharia civil, elétrica ou de software, a habilidade tecnológica precisa estar presente. Pois, quando bem usada, pode ser a alinhada nº 1 dos engenheiros.

Dominar softwares de programação pode te ajudar a otimizar tarefas repetitivas e acríticas, com a programação de bots. Esse recurso, além de ser um diferencial, gera economia  de tempo, dinheiro e equipe, permitindo redirecionar os recursos excedentes para projetos mais ousados, criativos e inovadores. 

Mas, para que essa otimização realmente seja eficiente, é preciso, antes, conhecer profundamente os dados da sua empresa. Por isso, um curso de visualização de dados também pode te ajudar a desenvolver essa habilidade. 

4º Visão de mercado e ESG

Antes de criar algo novo, é preciso conhecer muito bem o que existe, a fim de encontrar novos arranjos e soluções. O olhar crítico para esse setor de negócios é essencial para quem deseja criar novas tendências e se destacar.
Por isso, para se ter uma boa visão de mercado na engenharia, é preciso focar no conhecimento e melhoria contínua do profissional. 

5º Autonomia

A proatividade pode até estar batida nos currículos, mas definitivamente é uma habilidade essencial para o desenvolvimento na profissão. Quanto mais autônomo um engenheiro se torna, mais valorizado no mercado esse profissional será. O engenheiro que exerce autonomia em seu trabalho, procurando soluções por si próprio, agiliza processos, desafoga o gestor e ainda atribui mais conhecimentos, tornando a experiência de trabalho muito mais enriquecedora. 

Todos sabemos que um gestor não faz nada sozinho, mas que ninguém pode se tornar um gestor por competência sem gerir com independência aquilo que lhe é atribuído. Por isso, se você deseja crescer na carreira de engenheiro e conquistar a sua autonomia, vale a pena se atentar a como está a sua autogestão no ambiente de trabalho.

6º Boa comunicação e liderança

A comunicação assertiva é uma habilidade de destaque nas atividades de um engenheiro. Diariamente nessa profissão, há a necessidade de contato com administradores, arquitetos, designers e estagiários. Saber se comunicar adequadamente com cada um deles será parte do caminho para uma carreira de sucesso.

Além disso, para que qualquer comunicação seja eficiente é preciso conhecer o público com o qual se fala. Por isso, você precisa conhecer o seu “chão de fábrica” e saber se relacionar desde ao ajudante de pedreiro iniciante até à mais alta gerência da instituição.

A atitude de conhecer e saber conversar com as diferentes camadas da empresa te dá a chance de ser bem quisto e bem visto pelos colegas, além de poder se tornar uma referência na resolução de algum problema específico.  

7º Saber expor suas ideias

Para ter uma carreira de sucesso, não basta saber como conversar com seus colegas e gerentes. É preciso também saber expor as suas ideias e vender o seu valor como profissional. Ter um pensamento estruturado, com lógica e adequado à realidade da empresa que você atua é muito importante. 

O percurso para apresentação de uma ideia na engenharia, deve ser o mesmo que o de se contar uma boa história. Deve ter começo, meio, fim, moral e ser aplicável. Um caminho que pode te ajudar a desenvolver essa habilidade é pelo estudo de apresentações de alto impacto.

8º Saber exercitar a criatividade

Todos já ouvimos que para se ter sucesso, um engenheiro precisa usar a criatividade. Mas como desenvolver essa habilidade tão complexa? E a resposta é simples: perca o medo. Se você deseja ser mais criativo no seu trabalho, você deve se cercar de referências e não ter medo de dar atenção ao que vier à sua cabeça. A autocensura é a principal barreira contra a criatividade. 

Outro ponto a ser trabalhado são as referências. É necessário conhecer muito, para saber um pouco e criar alguma coisa. Leituras, vlogs e passeios por lugares e exposições relacionados à sua área podem dar bons insights.

Por fim: dar tempo para o seu cérebro relaxar. Não adianta consumir tudo o que encontrar de referências, anotar as novas ideias e não conseguir desenvolvê-las por simplesmente estar cansado. Seu cérebro precisa de tempo para processar as novas informações. 

9º Ter um networking prático

O networking não é sinônimo de QI – Quem Indica – mas sim uma técnica de se fazer ouvir pelas pessoas certas na hora certa. Ampliar o círculo de contatos de um engenheiro permite que ele consiga fazer a sua visão chegar a mais pessoas, e melhor ainda, às pessoas certas. 

No entanto, o networking não é apenas frequentar o happy hour da empresa e nem bajular seus coordenadores. O networking é uma técnica de criar relacionamentos profissionais úteis, com uma agenda de contatos e de relações específicas.

10º Se manter atualizado

O dia a dia da profissão exige resoluções de problemas cada vez mais inusitados. Para que o resultado seja o melhor possível em cada situação, você precisará fazer uso de diversas matérias que estudou ao longo da faculdade – até mesmo daquelas que achou não serem tão necessárias assim. 

No campo da engenharia, ter um amplo leque de referências pode te ajudar a desenvolver essa habilidade e a ganhar tempo em cada projeto. Para isso, você pode ler blogs relacionados, acompanhar canais no YouTube , ficar atento às notícias da área e, também, ler livros de quem já passou por situações semelhantes.

Leia mais:

  • Lean Six Sigma: 10 melhores livros
  • Engenheiro: conheça os detalhes da profissão e como se destacar no mercado
  • Autocrítica profissional – uma competência para lideranças

O post 10 habilidades para engenheiros de sucesso apareceu primeiro em FM2S.



This post first appeared on Blog Lean Seis Sigma FM2S, please read the originial post: here

Share the post

10 habilidades para engenheiros de sucesso

×

Subscribe to Blog Lean Seis Sigma Fm2s

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×