Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como fazer uma Tabela Dinâmica Excel em 5 etapas

O que é tabela dinâmica?

Antes de tudo, é importante definir o que é Tabela Dinâmica, no Excel. Na verdade, é uma ferramenta feita para calcular, resumir e analisar os Dados que lhe permitem ver comparações, padrões e tendências nos dados. Ademais, de sua grande facilidade de manuseio, e manipulação de dados. 

Com este recurso, podemos tratar de banco de dados enormes que quando precisarem de alteração, por exemplo, pode ser feito de forma simples e eficiente. Dentre suas diversas aplicações, podemos citar suas principais funções como:

  • Acesso a enormes quantidades de dados;
  • Integração total e conexão fluida dos dados por categorias e subcategorias;
  • Criação de cálculos e fórmulas personalizadas;
  • Maior fluidez na procura e acesso aos dados;
  • Tabelas organizadas e objetivas (linhas x colunas).

Em síntese, a análise de dados pode ajudá-lo a otimizar seus processos, economizar dinheiro e aumentar seus resultados financeiros. Quando você compreende melhor o que seu público deseja, você perde menos tempo com achismo e conteúdo que não correspondem aos interesses de seu público, negócio e análise.

5 Etapas de como fazer uma Tabela Dinâmica no Excel:

1º Etapa: Atalho de seleção

Em primeiro lugar, antes de irmos direto ao botão da Tabela Dinâmica, devemos compreender os dados. Com o que estamos lidando e manipulando. Geralmente, são quantidade de dados enorme, e utilizar atalhos são mais que técnicas de rapidez e automatização, mas te dará maior qualidade e eficiência em seu serviço.

Dando início, temos aqui um exemplo básico de uma Tabela com informações e dados:

Logo, utilizamos nesta Primeira Etapa, o atalho Ctrl + Shift + Space. Dessa forma, selecionando toda a tabela:

2º Etapa: Montar a Tabela Dinâmica

Em seguida, após todo seu banco de dados, estiver selecionado, vá em Inserir e aparecerá a função: Tabela Dinâmica.

Clicando no botão da Tabela Dinâmica, temos a abertura imediata de uma caixinha de funcionalidades. Nela é possível criar uma nova aba, ou na que se encontra mesmo, fazer as devidas análises. Em suma, você já sabe até aqui, tratar bancos de dados, e transportá-los para a Tabela Dinâmica.

Para finalizar esta Segunda Etapa, basta clicarmos em “OK”, e assim, criarmos nossa Tabela Dinâmica, em uma nova Aba “Planilha 2:

3º Etapa: Resumos Gerenciais

Agora, tendo montado a Tabela Dinâmica, precisamos fazer os resumos e as análises, com todas as suas funcionalidades oferecidas, em cima do banco de dados selecionado na primeira etapa. 

Dessa forma, temos nesta etapa as funções reconhecidas em nosso banco de dados em específico, são: Product; Type; Factory; E sale. Localizadas no Campos da Tabela Dinâmica. E embaixo logo temos os quadrantes dinâmicos.

Agora iremos fazer nossa primeira análise de dados, com nossa Tabela Dinâmica. Nesta etapa, analisaremos o tipo(Type) de produto, em uma tabela de Linhas. Para isso, basta pressionar o botão Type e arrastar para o quadrante de Linhas. Dessa forma, imediatamente, aparecerá em formato de Linha, todos os dados que correspondem ao banco de dados selecionado, na coluna de Type (tipo):

Agora, para continuar nossa análise faremos, selecionamos o local de nossas Fábricas (Factory), no quadrante de Colunas:

Por fim, para darmos valores em nossa análise de dados, adicionamos os devidos Valores Vendidos (Sale), de todo banco de dados, relacionado por Fábrica e Tipo. Além disso, a Tabela Dinâmica, soma estes valores totais: localmente, geral e por tipo, ou seja, no quadrante de Valores:

4º Etapa: Formatação e Ajustes

Nesta etapa, após finalizada a devida análise de dados, com a Tabela Dinâmica, formatamos e ajustamos ela, como por exemplo, centralizar as colunas e organizar a disposição de espaço entre elas:

Embora os resultados estejam já: Organizados; Somados; E conectados. Para uma apresentação de relatório como também visualizarmos do que se trata estes valores. É importante colocar a natureza destes dados, ou seja, qualifica-los:

5º Etapa: Consulta Avançada da Tabela Dinâmica

Nesta última etapa, vale ressaltar, como a Tabela Dinâmica é eficaz, quando tratamos da análise de grandes bancos de dados. Isto é, esta função tem como objetivo, mostrar em uma nova aba, separadamente, cada dado/valor, de sua coluna e linha, da célula selecionada.

Para isso dê um duplo clique, e imediatamente aparecerá o resultado, na nova aba (Planilha 7):

Isso pode ser feito, por qualquer valor da Tabela Dinâmica, da sua célula, selecionada. Dessa forma, é possível visualizar melhor o somatório por unidade, por exemplo neste caso, de todos os produtos do tipo(Type) D, de local de fábrica(Factory) BA, da Bahia.

Aprenda tudo sobre Excel, gratuito e com certificado da FM2S

A Tabela Dinâmica é um recurso, tão importante, que é utilizado em todas áreas profissionais que precisam de certa forma, gerar informações precisas, de grandes dados coletados.

Decerto, já sabem o quanto o Excel é uma ferramenta essencial para aumento de produtividade, e qualificação profissional. Por isso, oferecemos nosso curso Excel Essencial, totalmente gratuito e com muito conhecimento, explicado de forma simples, clara e objetiva, todas as funcionalidades para o domínio do software. 

Em suma, você terá uma capacitação técnica completa acerca do software do Excel, ao final do curso, você estará apto:

  • Entender as funcionalidades básicas da ferramenta para construir planilhas;
  • Criar dashboards (painéis) simples com base em informações coletadas de tabelas;
  • Acompanhar o desempenho de indicadores pré-definidos de acordo com suas necessidades;
  • Fazer análises críticas de dados a partir do desenvolvimento de gráficos básicos.

Leia mais:

  • Finanças Pessoais: o que é, 5 top dicas, estratégias e sua importância;
  • Excel: 10 Motivos para aprender e se desenvolver;
  • Power BI: 5 razões para sair do Excel e entrar no BI.

O post Como fazer uma Tabela Dinâmica Excel em 5 etapas apareceu primeiro em FM2S.



This post first appeared on Blog Lean Seis Sigma FM2S, please read the originial post: here

Share the post

Como fazer uma Tabela Dinâmica Excel em 5 etapas

×

Subscribe to Blog Lean Seis Sigma Fm2s

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×