Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Finanças Pessoais: o que é, 5 top dicas, estratégias e sua importância

Quem aí já não cansou de se vê, ganhadores de prêmios, sorteios, etc. E com poucos meses, “torrou” todo dinheiro, e o pior. Não tem mais renda para sustentar, e manter o tal padrão de vida. Aqui é uma prova clara, de como é importante ter conhecimento de finanças Pessoais, para conseguirmos alcançar objetivos e mantermos o que temos.

Enfim, vamos de vez entender e aplicar, as top estratégias e dicas para ser um expert em finanças pessoais? A seguir nosso artigo: Finanças Pessoais: o que é, dicas, estratégias e sua importância.

O que são finanças pessoais?

A princípio, as finanças pessoais correspondem a uma organização financeira, onde tratam de objetivos pessoais. Isto é, dentro de setores de curto ou longo prazo. Por exemplo: aposentadoria, show interessante, faculdade, uma viagem, dentre outros. Mas, além dos “sonhos” e metas, é necessário praticar a economia, diminuir as despesas, e atender as necessidades.

Em suma, percebe-se como a princípio é simples nomear e denotar, quais as prioridades de sua finanças. Porém, ao decorrer dos dias, acabamos se distraindo, e até mesmo perdendo o foco. Ou seja, se não tivermos um plano concreto, não conseguiremos chegar em nossos objetivos. 

Decerto é importante termos uma visão geral e ampla da atual situação financeira em que estamos. E dessa forma, traçar um plano baseado em setores. Sendo elas:

  • Subcategorizar as necessidades;
  • Tributos pessoais;
  • Imprevistos rotineiros.

Por que organizar as finanças pessoais?

É muito importante se alfabetizar financeiramente para aproveitar ao máximo sua renda e suas economias. Onde a alfabetização financeira ajuda a distinguir entre conselhos financeiros bons e ruins e a tomar decisões inteligentes.

Nesse ínterim, temos um novo conceito de finanças pessoais inteligentes, no século em que vivemos. Onde envolve o desenvolvimento de estratégias que incluem: 

  • Orçamento;
  • Criação de um fundo de emergência;
  • Pagamento de dívidas;
  • Uso inteligente de cartões de crédito;
  • Economia para a aposentadoria.

No entanto, conhecimento sem aplicação, é teoria. Em resumo, saber aplicar e utilizar as melhores maneiras de economizar dinheiro, e investi-lo no momento certo, é a chave de virada em sua vida financeira.

Antes de mais nada, citamos em nossos outros artigos, métodos e Insights bem fora da curva de aprendizado. Onde certamente podem te ajudar em outras diversas áreas de finanças.

  • Seis Sigma em finanças: quais são seus benefícios?
  • O que é Gestão Financeira? Como aplicá-la na sua empresa?
  • Final do ano chegou, e agora? Como fazer o balanço?

Top 5 dicas para suas finanças pessoais:

1. Detalhe suas metas financeiras:

Metas de longo prazo: Comprar uma casa; Aposentar mais cedo; Comprar um carro, etc. Esses objetivos são separados de seus objetivos de curto prazo, como economizar para um bom encontro noturno. Mais de 2 anos.

Metas de curto prazo: Como seguir um orçamento, diminuir seus gastos, comprar coisas baratas ou não usar o cartão de crédito. Até 6 meses.

2. Fortaleça o seu plano

Antes de mais nada, construir um fundo de emergência é outro fator chave para o sucesso financeiro e redução do estresse.

Da mesma forma em, contribuir e economizar para as metas de longo prazo, como a aposentadoria, financiamento, Imóvel. Isto é ,independentemente do estágio do seu plano financeiro.

3. Faça e cumpra um orçamento, planeje e organize

Use um software de orçamento em um aplicativo móvel para inserir os gastos em tempo real.

Em seguida, planeje as despesas com antecedência para evitar gastos excessivos. Conforme a lista de planejamento, pois assim terá maior controle em seus gastos rotineiros.

4. Quite dívidas

Venda itens não utilizados ou indesejados em sua casa, para encontrar dinheiro extra para adicionar ao seu plano de pagamento de dívidas.

Ademais, um segundo trabalho pode ajudar a acelerar o processo de quitar dívidas. Afinal, pode ser necessário caso queira fazer mudanças rápidas e duradouras para determinadas situações.

Portanto, procure áreas nas quais você possa cortar seus gastos, e assim aumentar o caixa disponível.

5. Peça conselhos e de estude sobre

Procure na internet algum curso que ofereça aulas ou workshops gratuitos ou de baixo custo sobre finanças pessoais e orçamento. Ou até mesmo algum livro a respeito. 

Em conclusão, encontre um mentor, que esteja disposto a ajudá-lo a formular e trabalhar seu orçamento nos primeiros meses. Onde este mentor ajuda você, caso esteja sobrecarregado com o processo de economia.

Exemplo de 6 Apps organizadores de finanças

Em seguida, mostraremos os melhores Apps de finanças pessoais. Decerto ajudaram como ferramenta, a auxiliar seus gastos, lucros, orçamento, investimentos, e muito mais.

1. Mobills;

Disponível para Android, IOS e web. Contendo guias em que você separa em categorias, seus gastos e ganhos. Além disso, há a funcionalidade de definir limites de gastos, cadastros de cartão de crédito, dentre outros.

2. Organizze;

Atualmente muitas Fintech se popularizaram em meios de créditos. Por exemplo, o Nubank, Itaú, Mercado Pago, etc. Ou seja, este App fornece uma conexão de dados entre eles e assim podendo, organizar e controlar o fluxo entre suas finanças. 

3. Money Lover;

O Money Lover é um App prático, onde é possível conectar o que entra, e o limite a ser gasto. Por fim, ele gera valores baseados com os orçamentos fornecidos pelo usuário. Onde é possível visualizar e compreender seu fluxo de caixa.

4. Toshl Finance;

Neste App, temos o full monitoramento de suas finanças. Em resumo, ele conecta todas as suas contas. Pois assim é necessário introduzir seus gastos, para que o App faça um balanço e lhe entregue um acesso manual e resumido de suas operações financeiras.

5. CoinKeeper;

Apesar deste não ser Brasileiro, ele possui a versão em Português para ser baixado. Com versão grátis de 15 dias, o App tem a exclusividade de analisar ao vivo, o percorrer e fluxo de suas finanças pessoais.

6. Monefy;

Por fim o Monefy, disponível na Google Play e App Store, contendo sua versão gratuita e paga. Vale ressaltar que neste App, a análise de dados em gráficos , apresentadas aos usuários, é excelente. Devido a sua funcionalidade, recomendamos, para auxiliar na finanças e investimentos.

Excel Essencial da FM2S

Concluindo, fechamos com chave de ouro, nosso curso totalmente gratuito que oferecemos para você ! Excel Essencial, aqui exclusivamente da FM2S. Onde é ensinado todas as ferramentas do software, essenciais para controlar todas as suas finanças pessoais, como também do seu negócio.

A partir dela, é possível monitorar atividades, tratar informações e construir dashboards que vão auxiliar na tomada de decisões. principalmente, quando for necessário implantar melhorias ou sistemas no fluxo de trabalho.

Ao final do curso, você estará apto:

  • Entender as funcionalidades básicas da ferramenta para construir planilhas;
  • Criar dashboards (painéis) simples com base em informações coletadas de tabelas;
  • Acompanhar o desempenho de indicadores pré-definidos de acordo com suas necessidades;
  • Fazer análises críticas de dados a partir do desenvolvimento de gráficos básicos.

O post Finanças Pessoais: o que é, 5 top dicas, estratégias e sua importância apareceu primeiro em FM2S.



This post first appeared on Blog Lean Seis Sigma FM2S, please read the originial post: here

Share the post

Finanças Pessoais: o que é, 5 top dicas, estratégias e sua importância

×

Subscribe to Blog Lean Seis Sigma Fm2s

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×