Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Autogestão: por onde começar?

Trabalhar em um ambiente desestruturado é um problema enorme, principalmente quando você está buscando se destacar profissionalmente. Com isso, a autogestão pode ser a solução. Ou seja, tornar-se mais produtivo e organizado em suas próprias tarefas é uma ótima resposta a um local de Trabalho onde as instruções podem não ser tão claras.

Do mesmo modo que ser líder em seu espaço de trabalho é uma característica imprescindível, você não precisa estar em um cargo de gestão para isso, mas alinhado com o propósito da empresa e com o que deve ser feito.

A autogestão é importante não somente para você que deseja melhorar seu desempenho, mas também cada vez mais adotada por gestores que desejam um local de trabalho com mais saudável e com liberdade.

O que é autogestão

De antemão podemos pensar no significado da palavra, “administração de uma empresa por seus empregados”. Ainda assim, não é exatamente como é empregada hoje em dia, mas ajuda a entender seu funcionamento na prática.

Podemos pensar na autogestão como “gerenciar a si mesmo”, por exemplo você agirá como seu gestor, tornando-se mais regrado, organizado e competente em suas próprias ações.

Além disso, é preciso estar ciente que, a autogestão já é muito utilizada atualmente. Um gerente em um cargo muito elevado não acompanha diretamente todos os seus subordinados, a autogestão ocorre tanto para não ocorrer a sobrecarga de um gestor quanto para a melhor fluidez no trabalho.

O que é autoconhecimento?

Todos têm ideia do que significa autoconhecimento, mas por que ele é importante aqui? Partindo do mesmo exemplo sobre você ser seu próprio chefe, um bom gestor deve conhecer sua equipe e você deve se conhecer para possuir uma boa autogestão.

O ato de enxergar a si mesmo, de uma maneira realista, notando tanto suas qualidades como defeitos pode parecer muito difícil, porém muitas vezes criamos visões fantasiosas de nós mesmos que podem atrapalhar.

Você com certeza não gosta daquele chefe “carrasco” que te cobra o tempo, porém muitas vezes você toma essa exata postura consigo. Por outro lado, um chefe extremamente complacente, à primeira vista parece ótimo, mas ao decorrer do tempo vai notar que isso manteve você na zona de conforto.

Como a autogestão pode impactar seu trabalho?

Existem dois casos muito distintos de onde a autogestão pode impactar em sua carreira. Inicialmente, caso você esteja começando sua carreira agora e deseja se destacar, ou você está a algum tempo no mercado de trabalho e está em um cargo de gestão desejando que seu time tenha maior desempenho.

No início da carreira

Assim como já citado acima, é muito importante que você consiga se organizar em um ambiente que não está organizado ou até mesmo ele tenha processos muito bem definidos, porém você não possui instruções claras em como agir.

Em ambos os casos, a autogestão fará com que se torne mais produtivo, destaque-se em seu ambiente de trabalho e possa monitorar e gerenciar suas atividades desempenhadas.

Para gestores

Um dos grandes desafios para novos gestores é “não fazer”, mas como isso funciona? Por exemplo, como gestor você se torna responsável por uma equipe e muitas vezes seu primeiro reflexo é tomar a frente e executar uma atividade.

Contudo, isso acaba por tirar a autonomia de seus colaboradores, tornando-os dependentes e principalmente desviando de seu foco principal. Existe certa desconfiança quanto a isso, mas a autogestão não significa que a hierarquia desapareça, apenas que você vai cultivar um ambiente de mais liberdade para que seus colaboradores se desenvolvam.

Quais os passos da autogestão?

É importante que seja seguido um roteiro para a implementar a autogestão, afinal se não for feita de uma maneira organizada e controlada, não é diferente de estar em função da confusão do dia a dia.

  1. Entenda o cenário da sua organização
    • Quem são as pessoas relevantes?
    • Qual o propósito da área?
    • Que tensões afetam o setor?
    • Existem restrições envolvidas?
  2. Desenhe as soluções
  3. Organize a solução para a execução
  4. Execute e adapte
  5. Avalie os resultados e comunique

A autogestão durante o home office

Com a pandemia estamos encarando uma nova realidade que ainda está muito presente, o Home Office. da mesma forma que para muitos uma nova forma de trabalhar, trabalhar em casa exige acima de tudo muita disciplina.

Dessa forma existem casos em que você pode montar seus próprios horários, estar alinhado com os propósitos da empresa e ciente de suas responsabilidades é fundamental. Esse excesso de liberdade é prejudicial se não mantida a disciplina.

Ferramentas para se organizar

Para otimizar os processos são necessárias ferramentas para manter o controle. Agora existem diversos métodos, porém iremos comentar brevemente sobre dois deles, o Kanban e a Técnica Pomodoro.

O que é Kanban?

Kanban pode ser traduzido como “quadro de sinais”, ele é uma ferramenta para a gestão de tarefas, possui como foco fazer com que a sua produção tenha menos desperdícios trabalhando com um estoque pequeno.

Como funciona?

O Kanban é um quadro onde são colocados cartões com tarefas, se dividindo em três áreas principais, que são,  “a fazer”, “executando” e “realizado”. Esse quadro pode ser alterado para encaixar mais com a sua empresa, adicionando outras divisões para especificar em que ponto a tarefa está.

O próprio funcionário altera os cartões conforme progride na tarefa, também é necessário ter a noção de quantas tarefas alocar, você pode ter um Kanban para as tarefas da semana ou mês, depende muito de como os projetos em seu trabalho se comportam. Além disso, é possível utilizar este método em vários setores distintos.

Técnica Pomodoro

Acima de tudo é uma técnica para gerenciar seu próprio tempo em ciclos de foco total na atividade desempenhada e ciclos de descanso.

Como funciona?

A técnica funciona da seguinte forma. Durante 25 minutos você mantém o foco na atividade desempenhada alternando com 5 minutos de descanso. Após o descanso você pode voltar para a mesma atividade ou alguma outra, mas é importante que não troque de atividade após apenas um ciclo, depois de quatro ciclos de atividades um descanso maior que 5 minutos é necessário.

Logo essa técnica é eficiente principalmente para pessoas que têm problemas com procrastinação, durante os descansos é interessante não realizar nem uma atividade que exija muito, para voltar com foco máximo.

Curso Autogestão no ambiente profissional

No mês de novembro, a FM2S lançará um curso sobre Autogestão no ambiente profissional. A partir dele, será possível adquirir competências para melhorar sua autonomia na solução de tarefas e problemas.

Temos como foco desse curso ajudar jovens profissionais que estão iniciando no mercado e desejam se destacar dentre os demais. Além disso, utilizamos as medidas de eficácia, propostas no BABok (Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios) para facilitar a visualização do desenvolvimento das competências.

Bem como, poderemos visualizar aonde queremos chegar com o aluno, e dessa forma, desenvolver as seguintes competências:

  • Pensamento criativo
  • Capacidade de gerenciar o tempo
  • Adaptabilidade
  • Capacidade de aprendizado autônomo
  • Solução de problemas
  • Capacidade de aceitar responsabilidades

O que você verá no curso

  • O que é autogestão
  • Como funciona a autonomia
  • Case (como realizar a autogestão)
  • Vantagens da autogestão e autonomia no trabalho

E-book gestão do tempo

Um bom método para melhorar sua carreira é focar nas tarefas do dia a dia dentro da organização em que atua. Além disso, melhorando sua gestão de tempo, você terá mais qualidade de vida dentro e fora do trabalho.

Não só a técnica pomodoro citada, no e-book de gestão do tempo da FM2S, abordamos diversas outras técnicas assim pode escolher a qual faça mais sentido para suas atividades. Além disso, falamos sobre como priorizar tarefas e sistemas mais formais.

Leia mais:

  • Produtividade em equipe: como fazer o seu time ter o melhor desempenho
  • Como um checklist aumenta sua produtividade?
  • Priorização: Sai dessa de “não tenho tempo”

O post Autogestão: por onde começar? apareceu primeiro em FM2S.



This post first appeared on Blog Lean Seis Sigma FM2S, please read the originial post: here

Share the post

Autogestão: por onde começar?

×

Subscribe to Blog Lean Seis Sigma Fm2s

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×