Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Curso Andaime Fachadeiro

Curso Andaime Fachadeiro

O Andaime Fachadeiro deve ser produzido com aço de alta resistência e galvanizado a fogo e atender a NR-18 e NR 12 com a finalidade de proporcionar segurança aos trabalhadores.
Na parte frontal do andaime é necessário montar uma barra diagonal para sustentação longitudinal, no mínimo, a cada cinco módulos de andaime: A diagonal deve ser encaixada na parte superior do quadro lateral. Na extremidade inferior do quadro lateral oposto deve-se fixar a meia-braçadeira no tubo da estrutura. Antes de parafusar, alinhar e arrumar os quadros.

Conteúdo Programático: Curso Andaime Fachadeiro
Conceitos;
Conscientização da importância de estudo do Manual técnico de Instruções do equipamento;
Características técnicas do Andaime Fachadeiro;
Componentes Básicos do Andaime Fachadeiro;
Disposições Gerais;
Ferramentas Necessárias para Montagem;
Sequência de Montagem;
Opções de Montagem;
Sequência de Desmontagem;
Capacidades;
Descritivo dos Componentes;
Linha de Andaimes e Escoras Metálicas;
A importância do conhecimento da tarefa;
Análise de posto de trabalho (levantamento de peso, postura);
Consequências da Habituação do risco;
Entendimentos sobre Ergonomia;
Fator medo;
Impacto e fatores comportamentais na segurança;
Percepção dos riscos e fatores que afetam as percepções das pessoas;
Riscos ergonômicos;
Requisitos da Atividade:
Treinamento Específico no Equipamento;
Treinamento de NR 35 Segurança nos trabalhos em Altura
Treinamento de Utilização de EPI e EPC
Equipe de Resgate full time;
Laudo de Inspeço Técnica de Conformidade do Equipamento com ART;
Laudos dos Pontos de Ancoragem com ART

Normas Regulamentadoras: NR 11, NR 12, NR 31, NR 06, NR 17, NR 16, NR 15
Carga Horária:
Curso Andaime Fachadeiro

Participantes sem Experiência: Capacitação – Carga horária mínima = 40 horas/aula
Participantes com Experiência: Capacitação – Carga horária mínima = 16 horas/aula
Atualização (Reciclagem) –  Carga horária mínima = 08 horas/aula

Certificado: Será expedido o Certificado para cada participante que atingir o aproveitamento mínimo de 70% (teórico e prático) conforme preconiza as Normas Regulamentadoras.

Atualização (Reciclagem): É recomendável anualmente ou se ocorrer evento que indique a necessidade de atualização.

Saiba mais sobre Curso Andaime Fachadeiro
NR 18.15.1.1 Os projetos de andaimes do tipo fachadeiro, suspensos e em balanço devem ser acompanhados pela respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica.
18.15.2.4 As montagens de andaimes dos tipos fachadeiros, suspensos e em balanço devem ser precedidas de projeto elaborado por profissional legalmente habilitado.
ANDAIMES FACHADEIROS
18.15.19 Os andaimes fachadeiros não devem receber cargas superiores às especificadas pelo fabricante. Sua carga deve ser distribuída de modo uniforme, sem obstruir a circulação de pessoas e ser limitada pela resistência da forração da plataforma de trabalho.
18.15.20 Os acessos verticais ao andaime fachadeiro devem ser feitos em escada incorporada a sua própria estrutura ou por meio de torre de acesso.
18.15.21 A movimentação vertical de componentes e acessórios para a montagem e/ou desmontagem de andaime fachadeiro deve ser feita por meio de cordas ou por sistema próprio de içamento.
18.15.22 Os montantes do andaime fachadeiro devem ter seus encaixes travados com parafusos, contrapinos, braçadeiras ou similar.
18.15.23 Os painéis dos andaimes fachadeiros destinados a suportar os pisos e/ou funcionar como travamento, após encaixados nos montantes, devem ser contrapinados ou travados com parafusos, braçadeiras ou similar.
18.15.24 As peças de contraventamento devem ser fixadas nos montantes por meio de parafusos, braçadeiras ou por encaixe em pinos, devidamente travados ou contrapinados, de modo que assegurem a estabilidade e a rigidez necessárias ao andaime.
18.15.25 Os andaimes fachadeiros devem ser externamente cobertos por tela de material que apresente resistência mecânica condizente com os trabalhos e que impeça a queda de objetos. (Alterado pela Portaria SIT n.º 201, de 21 de janeiro de 2011).
18.15.25.1 A tela prevista no subitem 18.15.25 deve ser completa e ser instalada desde a primeira plataforma de trabalho até dois metros acima da última. (Inserido pela Portaria SIT n.º 201, de 21 de janeiro de 2011)
RECOMENDAÇÕES
Antes do início dos trabalhos no andaime o usuário deve apurar se, nas instalações de trabalho disponíveis, há riscos aos trabalhadores.
A montagem, mudança de lugar e desmontagem do andaime só pode ser realizada com a utilização de equipamentos de segurança adequados.
Os componentes do andaime nunca devem ser jogados. Eles devem ser alcançados de maneira a impossibilitar sua queda.
Antes de cada utilização do andaime deve ser feita uma verificação quanto ao seu estado.
No que se refere ao seguinte manual, salientamos que os andaimes somente poderão ser montados, desmontados ou alterados de lugar, por funcionários tecnicamente aptos e sob a supervisão de pessoas capacitadas, ou seja, que tenham recebido informações adequadas especificamente para este serviço.
Todas as informações, em especial as referentes à estabilidade das variantes de montagem, somente são válidas com a utilização de peças originais, identificadas de acordo com as indicações.
A utilização de peças de outros fabricantes pode ocasionar falta de segurança e ter, por consequência, estabilidade insuficiente.
Durante a montagem, mudança de lugar e desmontagem, assim como durante a utilização do andaime, devem ser observadas as disposições legais relativas à instalação e utilização de andaimes.
O presente manual deve estar disponível para a pessoa capacitada supervisora e para os funcionários envolvidos.
Necessidade de aterramento dos andaimes conforme NBR 05419.
UTILIZAÇÃO
Antes da utilização, o usuário deve verificar a adequação do andaime escolhido para os trabalhos a serem executados. Ele é responsável pela análise do andaime antes da utilização, verificando possíveis falhas visíveis. Caso sejam percebidas falhas, as peças danificadas não poderão ser utilizadas, sendo necessária sua substituição. Alterações posteriores no andaime contam como montagem, mudança de lugar ou desmontagem, e somente poderão ser executadas por trabalhadores capacitados. Estas alterações devem ser verificadas e liberadas pelo montador do andaime. As normas legais devem ser observadas.



This post first appeared on Cursos E Treinamentos De Segurança E Saúde Do Trabalho, please read the originial post: here

Share the post

Curso Andaime Fachadeiro

×

Subscribe to Cursos E Treinamentos De Segurança E Saúde Do Trabalho

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×