Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Diamante e grafite têm a mesma constituição

Quem diria que aquele lápis ou lapiseira que usa na na sua vida diaria poderia ser um “parente” de uma pedra preciosa. Pois é isso mesmo! A Grafite  e o Diamante são minerais formados a partir do mesmo elemento químico.

O carbono puro – elemento químico que também está presente em todos os seres vivos – é a base da formação do grafite e do diamante. Na natureza, o carbono tem seus átomos agrupados e quando expostos a fatores ambientais diferentes, como temperatura e pressão, podem ser cristalizados, ou seja, formam minerais.

Porém, para a formação do grafite e do diamante no solo existem diferenças fundamentais. Na constituição do grafite é preciso ter condições de pressão e temperatura bem menores do que na do diamante, que precisa de muita compressão e calor para ser formado.
Molécula de Grafite
Molécula de Diamante

Estas diferenças fazem com que o diamante e o grafite, embora formados unicamente do mesmo material, sejam minerais distintos, com diferentes características. E a                                                  diferença está na estrutura.

O diamante é um mineral resultante de uma ligação muito forte entre os átomos de carbono. Essa característica na constituição faz dele um mineral muito duro e, assim, com grande capacidade de riscar. 


This post first appeared on Clube Dos Minerais, please read the originial post: here

Share the post

Diamante e grafite têm a mesma constituição

×

Subscribe to Clube Dos Minerais

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×