Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Visualizando conjuntos numéricos: do zero aos Complexos

Cada estudante carrega consigo um modo particular de enxergar a Matemática, seja em uma simples tabuada de multiplicação, passando por propriedades algébricas e chegando na Matemática mais avançada. Existem alunos que tem facilidade em Entender o que é uma diferença de dois quadrados, por exemplo, apenas em sua forma algébrica pura. Há outros, que seu entendimento só ficará claro quando a visualização algébrica, através de formas geométricas (interativas ou não) é apresentada. Basta ver o artigo Visualizando propriedades algébricas e diversos materiais criados com o GeoGebra.

Não há nada de errado quando você não consegue entender algum tema, porque não consegue visualizá-lo. A abstração algébrica e geométrica não é clara para todos, principalmente para os que acabaram de entrar numa faculdade de Matemática, e são apresentadas logo de cara diversas demonstrações matemáticas. Com uma base matemática sólida, construída durante a fase escolar, é possível abstrair muita matemática sem a necessidade de visualizá-la.


No entanto, se unirmos essas duas formas de entender um determinado assunto matemático, elas colaborarão e muito para o aprendizado de temas simples e complexos. Não devemos tratar assuntos supostamente triviais só porque são triviais. A importância deve a mesma em qualquer tema.

Um bom exemplo, é o estudo dos Conjuntos Numéricos:
  • Naturais $(\mathbb{N})$
  • Inteiros $(\mathbb{Z})$
  • Racionais $(\mathbb{Q})$
  • Irracionais $(\mathbb{I})$
  • Reais $(\mathbb{R})$
  • Complexos $(\mathbb{C})$
No Brasil, eles são estudados no Ensino Fundamental 2 e Médio. Entender como cada um surgiu, suas funções, conceitos, aplicações, etc., é muito importante para avançar em estudos matemáticos de qualquer nível de ensino.

Visualizando conjuntos numéricos: do zero aos Complexos

Se tiver interessado em visualizá-los através de ótimas explicações e animações com estes conjuntos, recomendo assistir o vídeo abaixo, juntamente com seus alunos.


Este vídeo foi criado e produzido pelo professor Julio Lombaldo em seu canal no YouTube. Se achou interessante e deseja apoiar o seu trabalho, considere inscrever-se através do botão abaixo.

[##youtube## Canal Prof. Julio Lombaldo]


This post first appeared on Prof. Edigley Alexnadre, please read the originial post: here

Share the post

Visualizando conjuntos numéricos: do zero aos Complexos

×

Subscribe to Prof. Edigley Alexnadre

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×