Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

15 anos de blog online!

Hoje o blog completa 15 anos de existência. Nasceu totalmente perdido e sem pretensão. Não tinha nem ideia do que queria fazer nos primeiros 3 anos. Não é a toa que boa parte deste "conteúdo" nem existe mais. Não tenho uma data certa, mas sei que o blog foi criado em maio de 2007. Sendo assim sempre comemoro em 6 de maio, Dia Nacional da Matemática.

Em 2007 já existia o Orkut e o YouTube, mas timidamente. Nesta época os blogs faziam sucesso e deixavam pessoas famosas com uma proporção nacional. Uma das plataformas que ajudaram neste processo de popularização foi o Blogger. Lançado em agosto de 1999, foi uma das primeiras ferramentas dedicadas a publicação de blogs.

2007 foi o ano da minha formatura e 2009 foi o ano que comecei a lecionar efetivamente. E foi nesta época que surgiu muito conteúdo relevante por aqui. Em 2010 foi comprado o domínio prof-edigleyalexandre.com, deixando ele ainda mais profissional.

De lá pra cá muita coisa mudou. Obviamente os blogs não morreram, mas "perderam" audiência para mídia em áudio (podcasts) e mais tarde mídia em vídeo como o crescimento gigantesco do YouTube.

Se você é recém chegado aqui, recomendo que leia o post Check list com os melhores posts do blog para Professores de Matemática iniciantes (licenciandos).

Este post apresenta um Check list dos melhores posts do blog para serem lidos passo a passo neste início de ano letivo, que tanto serve para professores iniciantes como também para professores veteranos. Levá-los em consideração vai depender de sua autoavaliação a respeito do seu caráter de professor preocupado com o ensino e aprendizagem. Trata-se de um conjunto de informações e ferramentas importantes que foram centralizadas no aplicativo Trello.
Imagem: freepik.com

Frequência de postagens

Desde o início, o blog nunca foi minha Atividade Principal. Até 2013 eu não recebia renda alguma através dele. Apesar de ser hospedado no Blogger da Google, tem seus custos, como: pagar domínio, servidor de armazenamento na nuvem (hoje eu uso o MEGA e Google Workspace), assinatura de alguma ferramenta online, compra de apps, etc.

Mesmo não sendo minha atividade principal, depois de um dia trabalho na escola, tirava meu tempo para escrever artigos e compartilhar conteúdo de qualidade e relevância destinados a professores, professores iniciantes ou acadêmicos de Matemática com pretensão de seguir na docência. Não é a toa que o blog ganhou o prêmio TOP blog (categoria Educação) por duas vezes consecutivas, escolhido por júri acadêmico e não em quantidade de votos.

Dependendo do ano letivo, as postagens podiam ser diárias, semanais ou mensais. Como o passar dos anos a frequência dos posts caíram devido a outras atividades principais que consomem muito tempo e dedicação exclusiva. Ainda sim, volta e meia lanço algum post, mesmo que a qualidade não seja a que desejo, mas acho interessante compartilhar.

Pausa da carreira de professor

Em 2020 dei uma pausa na minha carreira de professor de Matemática. Os motivos são pessoais e no momento não julgo ser interessante colocar aqui. Quem sabe um dia relato aqui, visto que sou péssimo para gravar vídeos.

Atualmente o projeto que venho me dedicando 100% desde 2019 é o Camisetas de Exatas.

Aberto para redatores

Por quê escreveria para blog? Simplesmente para mostrar o seu trabalho e ser visto na internet por milhares de pessoas ao redor do mundo e em dezenas de idiomas diferentes. Em média, são 50,3 mil visualizações de posts por mês.

Como não posso alimentar o blog com conteúdo de qualidade e relevância todos os dias ou pelo menos uma vez por semana, deixo aqui o espaço aberto para quem quiser escrever para o blog. São dois formatos:

  1. Eu pago para você escrever para o blog. Entre em contato para discutir sobre isso.
  2. Você paga para escrever no blog (guest post ou artigo patrocinado). Acesse a página Anuncie.
Sobre o nível de postagem que pretendo receber, um bom exemplo é o post As leis de probabilidades e seu uso efetivo no Poker (pago) ou A importância da Matemática para a Biologia (guest post gratuito).

Instruções de envio estão na página Envio um artigo.

Para concluir, quero agradecer a todos os leitores que continuam inscritos aqui no blog, mesmo depois do meu problema com o Feedburner perdendo milhares de assinantes. Que Deus abençoe cada um de vocês.

Um forte abraço!


This post first appeared on Prof. Edigley Alexnadre, please read the originial post: here

Share the post

15 anos de blog online!

×

Subscribe to Prof. Edigley Alexnadre

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×