Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os 7 pecados matemáticos e suas explicações corretas [vídeo]

O termo pecado vem do grego hamartáno e do hebraico hhatá, que traz o significado de "errar" um alvo ou um objetivo específico. No contexto matemático abordado de forma humorística, pecado é quando o aluno comete um erro que não era para cometer. 😁 Geralmente são erros básicos, principalmente no Ensino Fundamental 2. Tais erros acabam virando grandes memes na internet.

Em janeiro deste ano, lancei uma estampa em minha loja de camisetas de exatas,  com o texto Os 7 pecados matemáticos e uma lista numerada com cada erro que são muito comuns. São eles:
$$\\ 1) \left ( x+y \right )^{2}=x^{2}+y^{2} \\ 2) \cfrac{\not{x}+y}{\not{x}}=y \\ 3) \sqrt{x+y}=\sqrt{x}+\sqrt{y} \\ 4) x^{m}+x^{n}=x^{m+n} \\ 5) \sqrt[\not{2}]{\left ( -2 \right )^{\not{2}}}=-2 \\ 6) 1^{0}=0 \\ 7) x \cdot x = 2 \cdot x$$


O Professor Vagner Lampert (do canal Vavá Matemática) gostou da ideia da camiseta, comprou uma e fez melhor ainda, gravou 3 vídeos explicando cada um destes erros matemáticos.

Professores podem utilizar esses vídeos em suas aulas para reforçarem sobre esses equívocos cometidos por alunos, afim de atentar para a importância de propriedades matemáticas simples, e que facilitam alguns cálculos em vez de deixá-los longos e complicados. Dominar bem essas propriedades trará boas consequências para conteúdos futuros no Ensino Médio e também para quem quer cursar faculdade nas áreas de exatas. 

[##youtube## Parte 1] [##youtube## Parte 2] [##youtube## Parte 3]

No vídeo Os 7 Pecados matemáticos - Parte 1, é explicado o erro $1) \left ( x+y \right )^{2}=x^{2}+y^{2}$ e o erro $2) \cfrac{\not{x}+y}{\not{x}}=y$. Na parte 2, os erros $3) \sqrt{x+y}=\sqrt{x}+\sqrt{y}$ e $4) x^{m}+x^{n}=x^{m+n}$.

[##youtube## INSCREVA-SE EM VAVÁ MATEMÁTICA]
Inscreva-se no canal Vavá Matemática no YouTube

Sobre a camiseta

A estampa é produzida com impressão digital (DTG) e o processo é realizado com o que há de mais moderno no mercado, em impressora específica para malharia, imprimindo a arte com qualidade de definição excepcional e textura mínima sob a malha.

Malha 100% Algodão, fios penteados 30.1, acabamento reforçado na gola e nos ombros, gramatura 165 G. As cores da camiseta e da estampa podem variar de acordo com cada monitor. Devido ao processo de aquecimento para customização, as medidas podem sofrer variações de até 3 cm.

Camiseta Os 7 pecados matemáticos - Nível Fundamental
[##external-link## Ver camiseta no site]

Modelos

  • Unissex, baby look e unissex plus size.

Tamanhos

  • Unissex: P, M, G, GG e XGG.
  • Baby look: P, M, G e GG.
  • Unissex plus size: 4 tamanhos diferentes (ver tabela no site).

Formas de Pagamento

  • Cartão de crédito;
  • PIX;
  • Boleto.

Envio para todo Brasil

Seu pedido será estampado sob medida após o término da campanha e o prazo de entrega é de 6 a 14 dias úteis após a produção. Você receberá e-mails de quando a camiseta for produzida e enviada (com rastreio).


This post first appeared on Prof. Edigley Alexnadre, please read the originial post: here

Share the post

Os 7 pecados matemáticos e suas explicações corretas [vídeo]

×

Subscribe to Prof. Edigley Alexnadre

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×